A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Resumo Por Carolina.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Resumo Por Carolina."— Transcrição da apresentação:

1 Resumo Por Carolina

2 DIREITOS E DEVERES DOS CONSUMIDORES
Dever de consciência crítica (questionar, opinar, tomar atitudes); Dever de agir (combater a passividade, intervir); Dever de preocupação social (repercussões do nosso consumo, reconhecer grupos desfavorecidos); Dever de consciência ambiental (saber consequências ambientais do consumo, responsabilidades na conservação dos recursos); Dever de solidariedade (proteger e promover os interesses coletivos dos consumidores ) Direito à proteção da saúde e segurança; Direito à qualidade dos bens e serviços; Direito à proteção dos interesses económicos; Direito à prevenção e à reparação dos prejuízos; Direito à formação e à educação para o consumo; Direito à informação para o consumo; Direito à representação e consulta; Direito à protecção jurídica e a uma justiça acessível e pronta.

3 Bens Bens Produtos que satisfazem as nossas necessidades.
Duradouros – o seu uso não os destrói, no máximo desgasta. Não duradouros - destruídos no consumo. Produção – consumo intermédio. Consumo – consumo final. Substituíveis – usados alternativamente para satisfazer a mesma necessidade. Complementares – 2 ou +. Se for preciso usar conjuntamente para satisfazer uma necessidade. Livres – bens da Natureza que satisfazem necessidades não económicas. Escassos – a sua obtenção exige atividade produtiva. Satisfazem necessidades económicas. Materiais – podem ser armazenados. Serviços – não se podem armazenar.

4 Produção É produção quando se destina ao mercado ou se recorre a trabalho remunerado. Não é produção quando há autoconsumo ou trabalhos domésticos. Indústrias Transformadoras Pesadas (capital-intensivas) Manda o fator capital Ligeiras (trabalho-intensivas) Domina o fator trabalho Indústrias transformadoras Modernas Usam tecnologias modernas Tradicionais Usam tecnologias tradicionais

5 Importância da classificação da atividade económica por sectores de atividade
A classificação da atividade económica por sectores de atividade (classificação de Colin Clark) é útil, já que : dá a conhecer a importância de cada um dos setores produtivos; é um indicador de desenvolvimento da economia.

6 Importância da classificação da atividade económica por sectores de atividade
Quanto mais desenvolvida é uma economia, maior é a importância do sector terciário, relativamente aos outros sectores. Significa que a população desse país não só satisfaz as necessidades básicas, como tem acesso a serviços como a educação, a saúde, lazer, serviços de limpeza, etc. O desenvolvimento da banca, etc. significa que o país tem, também, os restantes sectores desenvolvidos.


Carregar ppt "Resumo Por Carolina."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google