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TecSis – Assistência Técnica de Informática. Estudo Preliminar Definição do Problema PROBLEMA A empresa não guarda a informação dos aparelhos rececionados.

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1 TecSis – Assistência Técnica de Informática

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3 Estudo Preliminar Definição do Problema PROBLEMA A empresa não guarda a informação dos aparelhos rececionados. Não guarda a informação dos clientes, para futuras estatisticas. Está sujeito a entregar um aparelho a um cliente errado. Não guarda a informação do circuito do aparelho até estar reparado. Não consegue fazer chegar a informação a tempo ao cliente. Não tem um historial das avarias básicas do aparelho.

4 TecSis – Assistência Técnica de Informática Solução Viável SOLUÇÃO Um software que: Registe os dados do cliente. Faça a receção dos aparelhos, imprima etiqueta de leitura ótica. Registe o sintoma dado pelo cliente. Faça o acompanhamento da reparação nos devidos departamentos e guarde a informação. Disponibilize a informação na oficina e na receção e na internet acessível ao cliente, do estado do aparelho. Registe datas de entrega e datas de saída.

5 TecSis – Assistência Técnica de Informática Gestão eficaz; clientes, aparelhos, stocks. tempos de entrega. atendimento on-line. Evitar; perdas de informação. gastos desnecessários. enganos nas entregas. O SI requerido vai resolver

6 TecSis – Assistência Técnica de Informática A produtividade. Os ganhos. Custos operacionais. Gestão de cliente com a entrega de um cartão magnético. O SI requerido vai melhorar

7 TecSis – Assistência Técnica de Informática Este estudo teve como proposta avaliar a implementação de um programa de gestão de oficina informática. A partir do qual se desenvolverá o programa propriamente dito. O estudo preliminar sistematizado neste trabalho aponta para o alcance dos objetivos pretendidos. Considerações finais

8 TecSis – Assistência Técnica de Informática

9 Estudo de Viabilidade Custos de Hardware Servidor1(HP )2,174 Rede Informática11,500 Leitores óticos4(4*60)240 UPS (5,000W)1355 Gaveta de dinheiro POS160 Impressora Laser1Brother HL Impressora de Etiquetas1Brother QL Postos de trabalho4(800*4)3,200 Total Hardware7,671

10 TecSis – Assistência Técnica de Informática Estudo de Viabilidade Custos do Sistema de Informação Custos Fixos4 trab(15M*5meses)75,000 Custos Variáveis1*3meses(1,000*3meses)3,000 Instalação2 sem2 técnicos3,750 Formação1 sem1 formador938 Custo de desenv do Proj82,688

11 TecSis – Assistência Técnica de Informática Estudo de Viabilidade Ponto critico das VENDAS

12 TecSis – Assistência Técnica de Informática Estudo de Viabilidade Custos de Hardware

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14 Gestão de Oficina TecSis – Assistência Técnica de Informática Diagrama de Contexto Clientes Fornecedores Contabilidade Primeiro Nível (entidades externas) Técnicos Enc. Entrega Entrega aparelhos Entrega Entrega docs Informação Entrega aparelhos Dev aparelhos Fabricante Dev aparelhos Ped de Repç Garantia

15 Diagrama de Contexto Segundo Nível (1. Clientes) Departamen to Técnico Entrega do aparelho cliente Receção do Receção do aparelho Clientes Fornecedores Contabilidade Técnicos Fabricante aparelhosclientes fornecedores Gestão Geral fornecedores aparelhos Comprovativo de saída Entrega do aparelho Comprovativo de entrada Inf do histórico Inf do cliente Inf do aparelho Envio do aparelho em garantia Inf de dados Aparelho a reparar Inf do cliente Inf do aparelho Inf do cliente Enc de peças Envio de inf * TecSis – Assistência Técnica de Informática

16 Diagrama de Contexto Receção Ficha de Cliente clientes Cadastro do aparelho Comprovativ o de entrega do aparelho Atribuição do cartão de cliente Clientes aparelhos Guarda a Inf do cliente Inf do cliente Guarda a Inf do aparelho Guarda a entrada e estado do aparelho Inf da situação atual do aparelho Inf do cliente Guarda inf da entrada do aparelho Entrega do cartão * TecSis – Assistência Técnica de Informática

17 Diagrama de Contexto Departamento Técnico Ficha de Cliente aparelhos clientes Cadastro do aparelho Histórico de avarias Ordem de serviço técnicos Fabricante Aparelho em garantia clientes Inf do técnico Dados do cliente Dados do aparelho Fornecedor fornecedor Dados do fornecedor Pedido de peças Dados do aparelho Dados do cliente Inf do técnico Inf de avarias do aparelho Dados do cliente * TecSis – Assistência Técnica de Informática

18 Diagrama de Contexto Entrega do aparelho ao cliente Ficha de Cliente clientes Cadastro do aparelho Comprovativ o de saída do aparelho Clientes aparelhos Actualiza a Inf do cliente Inf do cliente Guarda a Inf do aparelho Guarda estado final do aparelho Inf da situação atual do aparelho Guarda inf da entrada do aparelho Comprovativo de saída * TecSis – Assistência Técnica de Informática

19 Diagrama de Contexto Gestão geral Ficha de Cliente clientes Cadastro do aparelho Comprovativ o de saída do aparelho aparelhos Actualiza a Inf do cliente Guarda a Inf do aparelho Guarda estado final do aparelho Guarda inf da entrada do aparelho Comprovativo de saída Contabilidade Envio de docts * TecSis – Assistência Técnica de Informática

20 Diagrama de Contexto cadastro do aparelho Novo aparelho clientes Inf do cliente * TecSis – Assistência Técnica de Informática aparelhos marca OrdemDeserviço Comprovativ o desaída clientes aparelhos Ordem de Serviço modelo nr. de série Estado do aparelho Inf do aparelho Inf do cliente Inserir dados Dados finais Inserir dados

21 TecSis – Assistência Técnica de Informática


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