A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

A Controvérsia em torno da Clonagem As diferentes partes ou grupos intervenientes na controvérsia em torno da clonagem ; Os críticos da clonagem repetem.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "A Controvérsia em torno da Clonagem As diferentes partes ou grupos intervenientes na controvérsia em torno da clonagem ; Os críticos da clonagem repetem."— Transcrição da apresentação:

1 A Controvérsia em torno da Clonagem As diferentes partes ou grupos intervenientes na controvérsia em torno da clonagem ; Os críticos da clonagem repetem uma questão frequentemente associada às controvérsias da ciência. Quanto mais próximos chegamos de ser capazes de clonar um humano, mais quente fica o debate. Mesmo considerando todos os benefícios que a clonagem pode realizar, os oponentes dizem que trará o mesmo tanto de prejuízos. Outra questão é como regular os procedimentos de clonagem.

2 Não há uma lei federal proibindo a clonagem nos Estados Unidos, mas vários estados aprovaram suas próprias leis para banir a prática. A U.S. Food ad Drug Administration (FDA- Administração de Alimentos e Medicamentos dos EUA) (em inglês) também diz que qualquer pessoa nos Estados Unidos que queira tentar a clonagem humana precisa primeiro obter permissão. No Japão, a clonagem humana é um crime que pode ser punido com até 10 anos de prisão. A Inglaterra permitiu a clonagem de embriões humanos, mas está trabalhando para aprovar uma legislação para interromper a clonagem humana total As diferentes partes ou grupos intervenientes na controvérsia em torno da clonagem ;

3 Os diferentes tipos de abordagem e perspectivas (científica, ética/moral e religiosa) Apesar das leis serem um dos empecilhos para se prosseguir com a clonagem humana no momento, alguns cientistas acreditam que a tecnologia não está pronta para ser testada em humanos. Ian Wilmut, um dos co-criadores da Dolly, disse até que os projectos de clonagem humana podem ser irresponsáveis do ponto de vista criminal. A tecnologia de clonagem está ainda nos seus estágios iniciais e quase 98% das tentativas terminam em fracasso, ou os embriões são inadequados para implantação no útero ou morrem em algum momento durante a gestação ou logo após o nascimento.

4 Os clones que sobrevivem sofrem de anormalidades genéticas. Alguns clones nascem com corações defeituosos, problemas nos pulmões, diabetes, problemas nos vasos sanguíneos e mau funcionamento do sistema imunológico. Um dos casos mais famosos foi uma ovelha clonada que nasceu mas sofria de hiperventilação crónica causada pelas artérias mal-formadas que iam para os pulmões. Os oponentes da clonagem salientam que é possível usar a eutanásia nos clones defeituosos de outros animais, mas isso será muito mais problemático do ponto de vista moral se ocorrer durante o processo de clonagem humana. Os defensores da clonagem respondem que agora é mais fácil tirar os embriões defeituosos antes que sejam implantados na mãe. O debate sobre a clonagem humana está apenas começando, mas à medida que a ciência avança, pode se tornar o maior dilema ético do século XXI Os diferentes tipos de abordagem e perspectivas (científica, ética/moral e religiosa)

5 A relação das diferentes partes ou grupos com a ciência e comunidade científica ; Os argumentos de natureza científica que estão na base de diferentes pontos de vista sobre a clonagem (benefícios e prejuízos); Existem, é claro, vários problemas técnicos e mesmo dificuldades éticas, como a origem dos óvulos utilizados para a clonagem. Ainda assim, como escreveu Wilmut, "a clonagem promete benefícios tão grandes que seria imoral deixar de fazê- la".

6 Outro campo promissor para a clonagem está no desenvolvimento e testes de novos medicamentos. Hoje, apesar dos avanços médicos, milhares de pacientes ainda morrem todos os anos pelo que se chama de causas iatrogênicas ligadas a medicamentos. É que algumas pessoas não metabolizam como esperado as drogas ministradas. Acredita-se que o efeito potencialmente fatal de alguns medicamentos esteja ligado aos genes que especificam as enzimas hepáticas que decompõem os fármacos. Ao clonar células hepáticas de pessoas suscetíveis a certos medicamentos, entenderíamos melhor os riscos da iatrogenia e empresas farmacêuticas poderiam testar com muito mais rapidez e segurança os novos produtos que levam ao mercado. Diferentemente da reparação de órgãos, que exigiria amplo domínio de técnicas de clonagem e anos e anos de testes clínicos antes de ser liberada para uso em pacientes, as pesquisas sobre doenças a partir de células clonadas podem começar imediatamente. Como não envolvem a aplicação de células- tronco em pacientes, não representam riscos para a saúde.

7 A utilização do conhecimento científico (referente à clonagem) pelas diferentes partes interessadas O nascimento de Dolly "provocou uma enorme onda de criatividade e acho que veremos os resultados daqui a 20 ou 30 anos", garante este especialista, menosprezando os lentos progressos feitos neste campo. "A descoberta da clonagem foi tão revolucionária quanto a do ADN nos anos 50, e foram precisos entre 30 a 40 anos para começar a ver os seus benefícios práticos", acrescenta Best. E mesmo que a clonagem reprodutiva humana tenha sido proibida pela Organização das Nações Unidas para a Educação, Ciência e Cultura, a clonagem terapêutica ainda alimenta muitas esperanças. O problema é que ninguém controla ainda a produção do material genético de células embrionárias. E o único cientista que supostamente teria conseguido a transferência nuclear a partir de um embrião obtido por clonagem, o sul coreano Hwang Woo-suk, revelou-se uma fraude. Trabalho elaborado por Adrian Szatmari


Carregar ppt "A Controvérsia em torno da Clonagem As diferentes partes ou grupos intervenientes na controvérsia em torno da clonagem ; Os críticos da clonagem repetem."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google