A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

© ATM SGPS, SA Solução de Monitorização - ATM 17 de Abril de 2008 – Vila Galé Porto Play João Neves – Director Comercial –

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "© ATM SGPS, SA Solução de Monitorização - ATM 17 de Abril de 2008 – Vila Galé Porto Play João Neves – Director Comercial –"— Transcrição da apresentação:

1 © ATM SGPS, SA Solução de Monitorização - ATM 17 de Abril de 2008 – Vila Galé Porto Play João Neves – Director Comercial – Rui Sousa – Especialista de Soluções – Paulo Brandão – Director Técnico –

2 © ATM SGPS, SA © ATM SGPS, SA Agenda Introdução Apresentação Técnica Nagios Caso Práctico Leiria Região Digital Coffee-Break Caso Práctico Sub-Região Saúde de Aveiro Apresentação Técnica Nagios (2ª parte) Oferta Complementar Almoço Fim Solução de Monitorização - ATM

3 © ATM SGPS, SA © ATM SGPS, SA Serviços / Indústria Infra-estruturas Networking Integrator Software Facturação 2007: 24M 80 colaboradores Fundada em 1989 (19 anos) Clientes distribuídos por mais de 500 locais > estações de trabalho > servidores > Local Area Networks Administração Pública, Central e Local Saúde (Adm. Central, Local, Hospitais) Indústria e Serviços 17 acordos DGP Solução de Monitorização - ATM

4 © ATM SGPS, SA © ATM SGPS, SA Acordos Técnico-Comerciais Solução de Monitorização - ATM

5 © ATM SGPS, SA © ATM SGPS, SA Certificações Técnicas ATM Informatica Solução de Monitorização - ATM

6 © ATM SGPS, SA © ATM SGPS, SA Serviços ATM - Factor central na estratégia Solução de Monitorização - ATM

7 © ATM SGPS, SA © ATM SGPS, SA Organização certificada NP EN ISO 9001 (2000) Serviços ATM - Qualidade e Excelência Membro associado do itSMF Portugal Organização independente, sem fins lucrativos, que promove o desenvolvimento e adopção standards e melhores práticas para os serviços de gestão de TI Adopção das metodologias ITIL® no desenvolvimento de todas as actividades Solução de Monitorização - ATM

8 © ATM SGPS, SA © ATM SGPS, SA Negócio cada vez mais suportado nos SI Aumento da complexidade das soluções de SI Geralmente, aumento da resiliência (capacidade de manter certo QOS perante a falha) As necessidades de monitorização Solução de Monitorização - ATM

9 © ATM SGPS, SA © ATM SGPS, SA Efeito secundário: Diminuição da atenção sobre a infra-estrutura Se está sempre a funcionar, então não necessita de atenção Na realidade, então, diminuição da resiliência (sem que exista percepção do facto) Exemplo: falha de 1 disco de um RAID Desta forma, avarias simples levam à paragem de sistemas complexos As necessidades de monitorização Solução de Monitorização - ATM

10 © ATM SGPS, SA © ATM SGPS, SA Solução de monitorização Sistema de Monitorização e Alerta Não baseado na falha total da infra-estrutura Com interfaces rápidas e eficazes com equipa de suporte Integrado com sistemas de registo de incidentes – Service Desk Sem necessidade de interacção humana até à falha Solução de Monitorização - ATM

11 © ATM SGPS, SA © ATM SGPS, SA Aumento da procura de HW (CPU, RAM, disco) possibilitou descida de custo de HW No entanto, as capacidades são limitadas Geralmente, o consumo de recursos (CPU, RAM, disco, table spaces,...,...) não é medido. As necessidades de análise de tendências Solução de Monitorização - ATM

12 © ATM SGPS, SA © ATM SGPS, SA Alterações podem ter impacto não previsto, apesar de Change e Capacity Management Esse impacto pode ficar escondido, apesar dos sinais já existirem As necessidades de análise de tendências Solução de Monitorização - ATM

13 © ATM SGPS, SA © ATM SGPS, SA Solução de análise de tendências Sistema de captura e armazenamento de métricas Mantêm histórico de longo prazo de valores pré-definidos Traça gráficos sem necessidade de manipulação de tabelas Permite pela sua análise, prever necessidades futuras... mas essencialmente, prever atempadamente. Solução de Monitorização - ATM

14 © ATM SGPS, SA © ATM SGPS, SA Previsão Serviços TI até 2011 Fonte: Gartner, Maio de 2007 Serviço PrincipalServiços Detalhados Taxa Crescimento Anual Suporte de Produtos Manutenção e Suporte de Hardware 2,3% Suporte de Software 4,9% Serviços Profissionais Consultadoria 5,3% Desenvolvimento & Integração 6,2% Gestão TI 6,6% Gestão de Processos 8,6% Solução de Monitorização - ATM

15 © ATM SGPS, SA Solução de Monitorização Como controlar o meu datacenter???!!!

16 © ATM SGPS, SA Porquê monitorizar? Como você pode reduzir os custos operacionais e ainda modernizar? Novas Iniciativas IT Budget Gap Custos IT Costs IT Budget

17 © ATM SGPS, SA Desafios do negócio e da tecnologia As 7 TOP Tecnologias 1.SOA 2.GRID 3.Virtualization 4.Mobility 5.VoIP 6.Window/Linux Integration 7.Web 2.0 Client Server CIO Focus Prespectiva histórica Desde 2005… Internet Adaptive/ Predictive Fuel business growth & keep it running Keep the business running

18 © ATM SGPS, SA Porquê monitorizar? 1.Identificar o que está a acontecer neste momento 2.Identificar o que aconteceu no passado 3.Planear upgrades ou alterações 4.Diagnosticar incidências rapidamente 5.Garantir que os serviços disponíveis para os seus utilizadores estão a funcionar em pleno 6.Determinar o estado de saúde da infra-estrutura a qualquer momento 7.Assegurar que os sistemas de segurança estão a funcionar correctamente 8.Garantir uma melhor qualidade de serviço 9.Reduzir custos operacionais 10.Conhecer e controlar de uma forma mais eficaz toda a plataforma tecnológica instalada.

19 © ATM SGPS, SA O desafio da ATM Encontrar uma solução de monitorização que reunisse as seguintes características: Aumentar a produtividade – capaz de dar a informação certa no momento certo; Rápido retorno de investimento – simplicidade na instalação, agilidade na implementação Flexibilidade - Capacidade de adaptação às futuras necessidades Relatórios – análise de métricas (SLAs) e desempenho Plataforma OpenSource – libertadade para adequar a ferramenta a novos requisitos Baixo Custo de Propriedade (TCO)

20 © ATM SGPS, SA A solução ATM Know-how na Integração de plataformas Ferramentas de configuração Serviços especializados Suporte Valor ATM da solução Flexibilidade Confiável Inovação O melhor dos projectos Open Source Compreensível Adequada para pequenas, médias e grandes organizações Custo de propriedade mais baixo Adaptável às necessidades

21 © ATM SGPS, SA Arquitectura da Solução

22 © ATM SGPS, SA Caso Prático Associação de Municípios de Leiria (Leiria Região Digital) Engº Vítor Távora

23 © ATM SGPS, SA Intervalo Coffee-Break

24 © ATM SGPS, SA Caso Prático Sub-Região de Saúde de Aveiro Dr. Alberto Neiva

25 © ATM SGPS, SA Demonstração Demo!

26 © ATM SGPS, SA Vantagens da Solução Monitorização Preventiva Alarmística ( , SMS) Ideal para ambientes heterogéneos (diferentes sistemas operativos) Integração com dispositivos de rede (Switchs, routers, firewalls) Capacidade de adaptação às necessidades do cliente Baixo custo de implementação

27 © ATM SGPS, SA Vantagens da Solução Arquitectura Modular Integração numa só ferramenta de toda a gestão de servidores, dispositivo de rede, protocolos e ambientes aplicacionais. DISPOSITIVOS, PROTOCOLOS E AMBIENTES Sistemas Operativos Windows Unix Linux Netware Dispositivos de rede SNMP Switches Routers Firewalls Load Balancers Web & App Servers MS IIS iPlanet Apache JBoss BEA Weblogic IBM Websphere Mail Servers Web HTTP(S) XML SOAP Citrix Synthetic Transactions Web Services Aplicações Exchange VOIP Citrix Scalix Sendmail Lotus Notes Printers Bases de dados Standard RDBMS UNIX/Linux SQL MSSQL Server MySQL Postgres Oracle Hardware Sun Microsystems HP Fujitsu Siemens IBM DELL Outros

28 © ATM SGPS, SA Vantagens da Solução Flexibilidade – Capacidade de adaptação a diferentes infra- estruturas: Agentes (Plug-ins) Sensores activos Sensores passivos Captura de Logs Captura de SNMP Traps Router at Branch Office Distributed Application LOAD BALANCER FIREWALL SWITCHES FIREWALL WEB SERVERS APP SERVERS DB SERVERS APP SERVERS WEB SERVERS WEB SERVERS DB SERVERS STORAGE USERS WEB SERVERS APP SERVERS ROUTERS SWITCHES A A Agent based Passive SNMP Traps Active Polling Agent-less [13/J[13/J Event Logs A GW Monitoring Server

29 © ATM SGPS, SA Vantagens da Solução Relatórios – Análise de tendências – Histogramas de métricas pré-definidas

30 © ATM SGPS, SA Requisitos da Solução Software Sistemas Operativos: Red Hat Enterprise Linux 5 Server, 32 or 64-bit Red Hat Enterprise Linux 4, 32 or 64-bit CentOS 5, 32 or 64-bit CentOS 4, 32-bit Novell SuSE Linux Enterprise Server (SLES) 10, 32 or 64-bit Novell SuSE Linux Enterprise Server (SLES) 9, 32-bit Browsers: Firefox 2.x Internet Explorer 6.x ou Internet Explorer 7.x Hardware: Até 150 dispositivos: – 1 CPU, 2.8 GHz P4 ou superior – 2 GB RAM – 80 GB de disco Acima de 150 dispositivos: – 2 CPU, 3.2 GHz P4 ou superior – 4 GB RAM – 160 GB de disco

31 © ATM SGPS, SA © ATM SGPS, SA Oferta complementar ATM Recolha de notificações directamente para Service Desk ATM No caso da existência de acordos de manutenção entre o cliente e a ATM, Service Desk poderá iniciar intervenção quase em simultâneo com o cliente. Monitorização remota Wallboards, notificações, análise de tendências na ATM Toda a operação da solução feita por técnico qualificados Cliente não usa recursos humanos próprios Solução de Monitorização - ATM

32 © ATM SGPS, SA © ATM SGPS, SA Oferta complementar ATM Suporte Solução de Monitorização - ATM

33 © ATM SGPS, SA © ATM SGPS, SA Oferta complementar ATM Suporte ATMCare Bronze Horário de cobertura: 09:00 às 12:30, 14:00 às 18:00 5 dias por semana, excepto feriados oficiais Tempo de resposta NBD Ideal para PC, impressoras, equipamento pouco críticos Solução de Monitorização - ATM

34 © ATM SGPS, SA © ATM SGPS, SA Oferta complementar ATM Suporte ATMCare Solução de Monitorização - ATM

35 © ATM SGPS, SA © ATM SGPS, SA Oferta complementar ATM Suporte ATMCare Solução de Monitorização - ATM

36 © ATM SGPS, SA © ATM SGPS, SA Oferta complementar ATM Suporte ATMCare À la carte, contratos à medida das necessidades Todos os parâmetros alinhados conforme a necessidade do cliente Solução para necessidades não enquadráveis nos modelos Bronze, Silver, Gold: Horários de cobertura nocturnos Contratos de longa duração Tempos de reparação Reposição de serviço determinados Penalizações por tempo de paragem do sistema Solução de Monitorização - ATM

37 © ATM SGPS, SA © ATM SGPS, SA Oferta complementar ATM Suporte Engenharia Especializada – Pacotes de horas (25, 50, 100, 200, 500) de duração anual – Administração de Sistemas, Administração de Segurança, Manutenção Preventiva, DBA Oracle, DBA SQL Server – Mais do que man-power pré-comprado: SLA (4 horas tempo de resposta on-site) Facilitador de relação (substitui orçamento, aprovação, programação de intervenção) Acesso a Engenheiros Especializados sem correspondente custo em recursos humanos de difícil rentabilização Solução de Monitorização - ATM

38 © ATM SGPS, SA © ATM SGPS, SA Oferta complementar ATM Suporte Outsourcing – As organizações devem concentrar os seus recurso no seu negócio. Pela especificidade do negócio (recursos de TI estão desalinhados com o negócio e não é considerado o realinhamento) Pela dimensão da organização (sem massa crítica para DI com know-how especializado) Pela complexidade das TI em uso – Serviço prestado é baseado nas melhores práticas recomendadas (ITIL®), com diferentes níveis de envolvimento cliente/fornecedor. – Pode ser combinado com ATMStart e ATMCare Solução de Monitorização - ATM

39 © ATM SGPS, SA © ATM SGPS, SA Oferta complementar ATM Catálogo de Serviços Levantamento de necessidades existentes nas organizações Inventariação de infra-estruturas Equipamentos Serviços Relações entre ambos Identificação de riscos, acções urgentes Desenho de soluções em todas as áreas da oferta da ATM Consultoria Solução de Monitorização - ATM

40 © ATM SGPS, SA © ATM SGPS, SA Oferta complementar ATM Catálogo de Serviços (cont.) Auditorias de Segurança (base comparativa ISO27001) Serviços ITIL® Avaliação de maturidade de processos de gestão de TI (base comparativa ITIL®) Desenvolvimento de processos de gestão de TI, implementação de Service Desk, desenho do Catálogo de Serviços Formação ITIL® - Foundation Certificate 15% (50% fim de 2008) de recursos humanos com Foundation Certificate in IT Service Management Consultoria Solução de Monitorização - ATM

41 © ATM SGPS, SA FIM João Neves – Director Comercial – Rui Sousa – Especialista de Soluções – Paulo Brandão – Director Técnico – 10 de Abril de 2008 – Vila Galé Ópera Lisboa


Carregar ppt "© ATM SGPS, SA Solução de Monitorização - ATM 17 de Abril de 2008 – Vila Galé Porto Play João Neves – Director Comercial –"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google