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PROJECTOS DE INVESTIMENTO DA ADM, E.P. (AS CIDADES AEROPORTUÁRIAS DE MAPUTO E NACALA)

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Apresentação em tema: "PROJECTOS DE INVESTIMENTO DA ADM, E.P. (AS CIDADES AEROPORTUÁRIAS DE MAPUTO E NACALA)"— Transcrição da apresentação:

1 PROJECTOS DE INVESTIMENTO DA ADM, E.P. (AS CIDADES AEROPORTUÁRIAS DE MAPUTO E NACALA)

2 MODERNIZAÇÃO E EXPANSÃO DO AEROPORTO INTERNACIONAL DE MAPUTO 1ª Fase (edifícios) concluída em ª Fase iniciou em Janeiro de 2013 Reparação de todos os pavimentos, incluindo pistas, caminhos de circulação e placa de estacionamento de aeronaves. 2ª Fase iniciou em Janeiro de 2013 Reparação de todos os pavimentos, incluindo pistas, caminhos de circulação e placa de estacionamento de aeronaves.

3 AEROPORTO INTERNACIONAL DE NACALA Conversão do Aeródromo Militar em Aeroporto civil. Acolher voos intercontinentais. Capacidade de 500 Mil passageiros por ano. Projecto executivo concluído, obras em curso. Projecto executivo concluído, obras em curso. Realização física 36% Previsão de conclusão: Abril 2014 Realização física 36% Previsão de conclusão: Abril 2014

4 AEROPORTO INTERNACIONAL DE NACALA PRINCIPAIS FRENTES: PISTA: Iniciada última camada (de desgaste) no primeiro troço de metros. PLACA: Concluído primeiro stand de betão e iniciada construção dos restantes dois. Construção de camada em solo cimento nas outras áreas, incluindo no caminho de circulação. PLACA: Concluído primeiro stand de betão e iniciada construção dos restantes dois. Construção de camada em solo cimento nas outras áreas, incluindo no caminho de circulação. TERMINAL DE PASSAGEIROS: Estrutura metálica em fase de conclusão, em curso cobertura do edifício e construção de alvenarias internas

5 AEROPORTO INTERNACIONAL DE NACALA OUTROS TRABALHOS EM CURSO: Terraplanagens, acessos, sistema de drenagem e fundações para a torre de controlo. Após assinatura do despacho conjunto, formada comissão para transferência do Aeródromo Militar para a ADM. Contratada consultoria para promoção do aeroporto e desenvolvimento conceito Aeroporto cidade. Recrutamento pessoal (interno e externo) e seu treinamento.

6 AEROPORTO INTERNACIONAL DE NACALA ASFALTAGEM DO ACESSO PRINCIPAL

7 AEROPORTO INTERNACIONAL DE NACALA TERMINAL DE PASSAGEIROS EM CONSTRUÇÃO

8 O paradigma das cidades aeroportuárias de Maputo e Nacala A realização dos projectos de investimento em Maputo e Nacala acarreta eventos complementares associados O dinamismo económico e a legislação moçambicana propiciam a realização do projecto de cidades aeroportuárias A ADM adopta um sistema de escrituração contabilística favorável à implantação das cidades aeroportuárias As sociedades constituídas investirão na preparação de site e colocação de infraestruturas básicas.

9 Maputo Airport City (SF Plus, S.A. / AGS Moçambique, S.A.) Maputo apresenta-se como uma das capitais africanas com maior potencial de crescimento e de afirmação. Próxima da fronteira com a Africa do Sul, Maputo torna-se o ponto de entrada perfeito, quer para negócios, quer para lazer. Situada na principal porta de entrada de Moçambique, a CIDADE AEROPORTUÁRIA DE MAPUTO, oferecerá uma diversidade de serviços a todos os que chegam ao país e necessitem de uma infraestrutura moderna e de alta qualidade de apoio às suas actividades. CONCEITO

10 Maputo Airport City (SF Plus, S.A. / AGS Moçambique, S.A.) CONCEITO No estudo preliminar realizado, é proposto um programa com funções diversas que vão desde um hotel de gama alta, apoiado por um centro de conferências e eventos, um complexo comercial, passando por um hotel de conveniência, uma clínica e um centro de negócios para empresas que necessitem de uma localização exclusiva. Existe igualmente a preocupação de garantir todos os serviços de apoio ao viajante, como a localização das empresas de rent-a-car e serviços de logística.

11 Maputo Airport City (SF Plus, S.A. / AGS Moçambique, S.A.) EN1EN1 Nova Circular de Maputo Ferrovias existentes AeroportoAeroporto MAPUTO [CENTER] EN4 CHIANGO MATOLA EN2EN2 CONECTIVIDADE - AUTOMÓVEL FACIM

12 Maputo Airport City (SF Plus, S.A. / AGS Moçambique, S.A.) IDENTIFICAÇÃO LOTES Lote A: Lote B: Lote C: Lote D: Lote E: Lote F: Lote G: Lote H: Lote I: Lote J: m m m m m m m m m m2 IDID C E J FH B A G

13 Maputo Airport City (SF Plus, S.A. / AGS Moçambique, S.A.) IMAGENS VIRTUAIS – HOTEL GAMA ALTA

14 Maputo Airport City (SF Plus, S.A. / AGS Moçambique, S.A.) lote A Área do lote: m2 Hotel Gama Alta [252 quartos] Área estacionamento (3 pisos subterraneos) - opcional 652 lugares Piso 0 [Lobby, áreas comuns, restaurante premium, Centro de Congressos] m m2 Pisos 1-5 [Hotel – quartos e circulação] m2 Área Bruta Construção m2

15 Maputo Airport City (SF Plus, S.A. / AGS Moçambique, S.A.) Lote B Área do lote: m m2 Áreas comerciais, Escritórios Premium Área estacionamento (3 pisos subterraneos) - opcional 320 lugares Piso 0 [Comércio Standard e premium ]3.203 m m2 Pisos 1-4 [Escritórios Premium ]7.424 m2 Área Bruta Construção m2

16 Maputo Airport City (SF Plus, S.A. / AGS Moçambique, S.A.) Lote C Área do lote: m m2 Clinica Área estacionamento (3 pisos subterraneos) - opcional 303 lugares Piso 0 [Comércio]3.028 m m2 Pisos 1-4 [Clinica]7.084 m m2 Área Bruta Construção m2

17 Maputo Airport City (SF Plus, S.A. / AGS Moçambique, S.A.) IMAGENS VIRTUAIS

18 Maputo Airport City (SF Plus, S.A. / AGS Moçambique, S.A.) Lote D Área do lote: m m2 Hotel Standard [162 quartos] Área estacionamento (3 pisos subterraneos) - opcional 385 lugares Pisos 1-2 [Hotel – áreas comuns e comércio premium ] m m2 Pisos 3-5 [Hotel- quartos]6.075 m2 Área Bruta Construção m2

19 Maputo Airport City (SF Plus, S.A. / AGS Moçambique, S.A.) Lote E Área do lote: m m2 Pavilhão multiusos Piso m m2

20 Maputo Airport City (SF Plus, S.A. / AGS Moçambique, S.A.) IMAGENS VIRTUAIS

21 Maputo Airport City (SF Plus, S.A. / AGS Moçambique, S.A.) Lote F Área do lote: m2 Comércio e Supermercado Área estacionamento (3 pisos subterraneos) - opcional lugares Piso 1 [Comércio e supermercado]7.318 m m2 Área Bruta Construção7.318 m m2

22 Maputo Airport City (SF Plus, S.A. / AGS Moçambique, S.A.) Lote G Área do lote: m m2 Comércio e Escritórios Exclusive Área estacionamento (3 pisos subterraneos) - opcional 296 lugares Piso 0 [Comércio]2.619 m m2 Pisos 1-4 [Escritórios Exclusive]7.000 m2 Área Bruta Construção9.619 m2

23 Maputo Airport City (SF Plus, S.A. / AGS Moçambique, S.A.) Lote H Área do lote: m m2 Comércio e Escritórios Premium Área estacionamento (3 pisos subterraneos) - opcional 251 lugares Piso 0 [Comércio]2.514 m m2 Pisos 1-4 [Escritórios Premium]5.736 m2 Área Bruta Construção8.250 m2

24 Maputo Airport City (SF Plus, S.A. / AGS Moçambique, S.A.) Lote I Área do lote: m m2 Serviços Aeroportuários Área estacionamento (3 pisos subterraneos) - opcional 282 lugares Pisos 1-5 [Serviços Aeroportuários e Escritórios]8.604 m m2 Área Bruta Construção8.604 m2

25 Maputo Airport City (SF Plus, S.A. / AGS Moçambique, S.A.) IMAGENS VIRTUAIS

26 Maputo Airport City (SF Plus, S.A. / AGS Moçambique, S.A.) Lote JLote J Estacionamento e Rent-a -car 106 lugares

27 Maputo Airport City (SF Plus, S.A. / AGS Moçambique, S.A.) ÁREA DESPORTIVA E DE LAZER Área desportiva e de lazer m m2

28 Maputo Airport City (SF Plus, S.A. / AGS Moçambique, S.A.) CALENDÁRIO DE EXECUÇÃO E COMERCIALIZAÇÃO Dinamização prioritária dos l otes considerados desocupados ou de rápida desocupação (variável crítica): Lotes A, B, C, D, seguindo-se F, E, G, H, I, J Duração global do Projecto: 21 meses (Início das Infraestruturas até f im da c omercialização) Comercializaçãodecadaloteatéfinaldotrimestreseguinteaodaconclusãodostrabalhosde infraestruturas

29 NACALA AIRPORT CITY LOCALIZACAO Localizada na Provincia de Nampula, a cidade portuaria de Nacala assume-se como um dos principais polos de desenvolvimento de Mocambique Cerca de trinta projectos de 12 projectos de grande envergadura no valor de USD 7.7 Mil Milhões deverão correr nas zonas que circundam Nacala Localizado a meio caminho entre a cidade e a Praia Fernao Veloso, o futuro Aeroporto Internacional de Nacala assume um papel estratégico no dominio da logistica A implantacao de uma cidade aeroportuaria em Nacala circunscreve uma oportunidade surgida neste contexto

30 Nacala Airport City | Moçambique

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32 Nacala Airport EN8 Fernão Veloso

33 Nacala Airport City | Moçambique Pela sua localização geográfica estratégica, o Aeroporto de Nacala pode vir a desenvolver-se acomodando uma série de vocações paralelas, que não deverão ser Ignoradas, designadamente: O & D – Aeroporto de origem e destino, associado ao desenvolvimento económico da região e, consequentemente, acréscimo de procura; Hub entre voos internacionais e domésticos/internacionais de médio curso; Hub de carga – em aviões dedicados ou carga em aviões de transporte de passageiros; Hub de carga intermodal (ar, terra e mar) Centro estratégico de aviação geral; Aeroporto Sede de companhias de aviação

34 Nacala Airport City | Moçambique No sentido de dar sequência à estratégia de desenvolvimento da cidade aeroportuária de Nacala, entende-se que é essencial a existência de actividades complementares entre si e que serão agregadoras do investimento público e privado, como: Free Trade Hotelaria e Turismo Industria, JIT (just In Time) Manufacturing e Fiextec (Stocks, Montagem e Reparação) Distribuição Logística Retalho e Serviços E-commerce Ensino e Investigação Tecnológica Escola de Formação Aeronáutica Cluster de Saúde e Turismo Medico Escritórios Centro de Exposições e de Conferências Institucional Habitação Desporto

35 Nacala Airport City | Moçambique Zona de expansão A Zona A: Esta zona está localizada na parte norte da AIP, sendo delimitada a Norte pela Base Aérea e a Sul pelo novo acesso ao terminal. A Nascente e Poente são delimitadas respectivamente pela plataforma do terminal e pela ENS. Pela sua posição estratégica, esta zona servirá como uma plataforma institucional ligada às actividades do Aeroporto, onde actividades como instalações da administração local e central, exposições e conferências, zona free trade, hotelaria e turismo, zonas de desporto, centro de lazer e centro clinico com turismo e saúde.

36 Nacala Airport City | Moçambique Zona B: A zona é delimitada a Norte pelo acesso do novo terminal e a sua pela via existente de ligação ao Bairro Chivato. No seu sentido Poente-Nascente é delimitado respectivamente pela ENS e pelo corredor verde proposto. Esta zona servirá como uma plataforma urbana, com grande vocação para usos mistos. Poderá albergar actividades ligadas à habitação, comercio e serviços. Este conjunto de funções permitirá a definição de uma estratégia de frente urbana ao longo da ENS. A Sul está ainda prevista a possibilidade de localização de um centro de investigação tecnológica.

37 Nacala Airport City | Moçambique Zona de expansão Zona C: Esta zona é estruturada pela aerovia e é delimitada a Norte pela zona de expansão do terminal de cargas e a Sul pela via existente de ligação ao Bairro Chivato. No seu sentido Nascente-Poente é delimitada respectivamente pelo limite do Aeroporto e pelo corredor verde via variante proposta. Propõe –se uma plataforma dedicada ao tranding, que beneficia da proximidade ao terminal de cargas e da ligação a aerovia, podendo albergar actividades ligadas a industria, hub de carga intermodal (R.R.A.W), just-In-time manufacturing, comercio electrónico e distribuição, montagem reparação, retalho, serviços, armazenagem e distribuição que tirem o partido do interface Aeroporto-Porto de Nacala. Poder-se-à pensar na criação de uma zona franca de vocação empresarial, complementar a prevista para zona da Matola. A zona de expansão do terminal, dada a existência de uma depressão e de uma linha de água, obrigaria a grandes aterros para cumprir as necessidades dos serviços aeroportuários. Assim esta expansão do terminal deveria ocorrer nos terrenos a Norte do novo terminal de passageiros. A zona expansão e identificada abaixo, com cerca de 300m de largura e cerca de 50 Há, é de elevado potencial imobiliário e poderá ser utilizada para ampliação da Zona C.

38 Nacala Airport City | Moçambique Zona D: A Zona D de expansão dos serviços e de apoio ao Aeroporto, é delimitada a Norte pelo novo acesso ao terminal e a sul pela zona de expansão do terminal de cargas. A Nascente e Poente são delimitadas respectivamente pela plataforma da gare e pela Zona G, adiante referida. Trata-se de uma zona de gestão dos ADM, que terá como função garantir a capacidade de resposta e adaptação a necessidades específicas do Aeroporto e que beneficia de uma localização estratégica e de acessibilidade.

39 Nacala Airport City | Moçambique Zona E: A Zona E corresponde à faixa de expansão da plataforma urbana (B) e será delimitada a Norte pelo alinhamento do prolongamento da via existente que serve a base aérea e a sul pelo alinhamento da estrada que liga ao Bairro Chivato. À Nascente é delimitada pela EN8 e a Poente define-se um afastamento de referência de 350m que poderá ser variável e adaptado a qualquer acidente geográfico ou urbano existente. De referir que a estratégia de ocupação definida para esta zona poderá fazer sentido no âmbito de um estudo mais alargado de estruturação urbana da EN8.

40 Nacala Airport City | Moçambique Zona F: A Zona F corresponde ao limite Sul da AIP. Propõe-se nesta zona, pela sua localização mais próxima das populações existente, um polo de educação e saúde. Esta zona poderá albergar, pela sua acessibilidade, um centro de ensino especializado, um hospital e uma zona de culto ligado aos cemitérios existentes no local. A nascente é delimitada pelo troço mais setentrional da aerovia, a Norte-Poente pela Zona B, e a Sul, como foi dito, pela estrada que liga ao Bairro Chivato.

41 Nacala Airport City | Moçambique Zona G: A Zona G, pela sua localização estratégica no término da aerovia atravessada por esta e já na proximidade do novo terminal, terá um caracter fundamentalmente ligado as actividades comerciais e empresariais. É limitada a Norte pelo novo acesso ao terminal, a Sul pela Zona C, a Nascente pela Zona D e a Poente pelo corredor verde

42 Projectos de cidades aeroportuárias- Conclusão Ganhos com a implantacao das cidades aeroportuarias Alargamento imediato do Activo Fixo da ADM Crescimento da componente não aviação da receita em cerca de 20% Alargamento da oferta em bens e servicos para toda uma envolvente que gravita em torno das zonas aeroportuárias Descongestionamento particular da Cidade de Maputo onde o crescimento do número de veiculos é hoje insustentável

43 OBRIGADO


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