A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Instituto Superior Técnico Secção Autónoma de Engenharia Naval Tecnologia de Estaleiros Navais Ensaios Não Destrutivos Análise por Ultra-sons Trabalho.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Instituto Superior Técnico Secção Autónoma de Engenharia Naval Tecnologia de Estaleiros Navais Ensaios Não Destrutivos Análise por Ultra-sons Trabalho."— Transcrição da apresentação:

1 Instituto Superior Técnico Secção Autónoma de Engenharia Naval Tecnologia de Estaleiros Navais Ensaios Não Destrutivos Análise por Ultra-sons Trabalho realizado por: Rui Do Vale Gomes nº 45077

2 Ensaios Não Destrutivos: são ensaios utilizados sobretudo durante a fase de produção, e que não ponham em causa a integridade dos componentes já produzidos. Inspecção Visual Líquidos Penetrantes Líquidos Penetrantes Partículas Magnéticas Partículas Magnéticas Ataques Químicos Ataques Químicos Ataque Anódico Ataque Anódico Correntes Induzidas Eddy Current Correntes Induzidas Eddy Current Ultra-sons Ultra-sons Radiografia Radiografia Emissão Acústica Emissão Acústica Vibrações Vibrações

3 Propriedades dos Ultra-sons: São ondas mecânicas com frequências acima dos 18 kHz. São ondas mecânicas com frequências acima dos 18 kHz. Têm a característica de sofrerem reflexão quando encontram descontinuidades no meio em que se propagam. Têm a característica de sofrerem reflexão quando encontram descontinuidades no meio em que se propagam. Os processos de análise por Ultra-sons são utilizados nos mais variados ramos da ciência e da engenharia. Os processos de análise por Ultra-sons são utilizados nos mais variados ramos da ciência e da engenharia.

4 Princípio de funcionamento: Transdutor: tranforma um sinal eléctrico em vibração mecânica na faixa dos Ultra-sons... A onda mecânica é injectada na peça a analisar… As ondas que encontram descontinuidades são reflectidas... Receptor: transforma as ondas reflectidas em sinais eléctricos… O sinal eléctrico é recebido pelo osciloscópio para ser analisado pelo técnico especializado.

5 Variantes do processo: 1 - Ondas Longitudinais 2 - Ondas Transversais Os tipos de análise com Ultra-sons utilizados na construção e reparação naval dividem-se em dois grupos:

6 Ondas Longitudinais

7 Ondas Transversais:

8

9 Equipamento: Transdutor Receptor Osciloscópio

10 Limitações do processo: O processo requere técnicos qualificados e experientes. O processo requere técnicos qualificados e experientes. A superfície da peça deve estar limpa e possuir baixa rugosidade. A superfície da peça deve estar limpa e possuir baixa rugosidade. Deverá existir baixa impedância acústica na interface sonda-superfície da peça. Deverá existir baixa impedância acústica na interface sonda-superfície da peça. Necessidade de contacto directo da sonda com a peça poderá limitar o campo de aplicações do processo. Necessidade de contacto directo da sonda com a peça poderá limitar o campo de aplicações do processo.

11 Vantagens do processo: Económico Económico Rápido Rápido Fiável Fiável Equipamentos simples e fáceis de transportar. Equipamentos simples e fáceis de transportar.


Carregar ppt "Instituto Superior Técnico Secção Autónoma de Engenharia Naval Tecnologia de Estaleiros Navais Ensaios Não Destrutivos Análise por Ultra-sons Trabalho."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google