A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

PROFESSOR: DEMETRIUS SÉRIE: 2º ANO DISCIPLINA: FÍSICA 1.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "PROFESSOR: DEMETRIUS SÉRIE: 2º ANO DISCIPLINA: FÍSICA 1."— Transcrição da apresentação:

1 PROFESSOR: DEMETRIUS SÉRIE: 2º ANO DISCIPLINA: FÍSICA 1

2 O QUE É TEMPERATURA? Fisicamente, temperatura é o grau de agitação médio das partículas que constituem um corpo. Mesmo no estado sólido, as partículas possuem movimento vibratório.

3 CALOR Calor é energia! Existindo dois corpos com temperaturas diferentes, o calor fluirá espontaneamente do corpo de maior para o de menor temperatura. Ou seja, o calor é energia térmica em trânsito. Atingido o equilíbrio térmico entre os corpos, o fluxo de calor termina.

4 As ideias de quente e frio se referem a sensações (sem significado físico) e, portanto, são imprecisas para definição de temperatura.

5 A ESCALA CELSIUS ANDERS CELSIUS ( ) Adota-se duas temperaturas fáceis de ser reproduzidas: a de fusão e a de ebulição da água, a 1 atm (pontos fixos). Atribui-se um valor arbitrário a essas temperaturas (no caso, 0°C e 100°C). Entre as duas marcações, são feitas 100 divisões. Tanto a escala Celsius quanto qualquer outra que possua 100 divisões inteiras entre esses dois pontos fixos, é classificada como centígrada.

6 A ESCALA FAHRENHEIT GABRIEL DANIEL FAHRENHEIT ( ) Usada mais amplamente na Inglaterra e em países que por ela foram colonizados. Adotou como pontos fixos a temperatura mais baixa de Copenhague (0°F) e a da sua esposa em estado febril (100°F).

7 Correspondência entre as escalas Celsius e Fahrenheit Vantagens da escala Fahrenreit - Temperatura sempre positiva nos países de clima frio. -Para a previsão do tempo, quase não se usa valores decimais. -Útil para a definição do estado febril. Δ°C 100 = Δ°F 180

8 EXEMPLO Converta: a) 55° C em °F b) 50°F em °C

9 ESCALA KELVIN LORD KELVIN ( ); Escala absoluta de temperatura; Na temperatura ZERO (zero absoluto), o movimento das partículas cessaria; Não existe valores negativos; A variação de temperatura na escala Kelvin é a mesma na escala Celsius.

10

11 TERMOSCÓPIO DE GALILEU Antecessor do termômetro; Antecessor do termômetro; Usado pelos médicos da época para medição da temperatura corporal. Usado pelos médicos da época para medição da temperatura corporal.

12 Vamos fazer alguns exercícios do livro? PÁGINAS: 6, 7, 14, 15, 17 e 21. BONS ESTUDOS!


Carregar ppt "PROFESSOR: DEMETRIUS SÉRIE: 2º ANO DISCIPLINA: FÍSICA 1."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google