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Rio: o desafio da mobilidade. Manifestações Mudança de percepção da sociedade na solução da mobilidade urbana Transporte público de qualidade rapidez.

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Apresentação em tema: "Rio: o desafio da mobilidade. Manifestações Mudança de percepção da sociedade na solução da mobilidade urbana Transporte público de qualidade rapidez."— Transcrição da apresentação:

1 Rio: o desafio da mobilidade

2 Manifestações Mudança de percepção da sociedade na solução da mobilidade urbana Transporte público de qualidade rapidez regularidade conforto

3 Distribuição Modal % VIAGENS DIÁRIAS - RMRJ PDTU, 2003

4 Distribuição Modal em Londres TFL, 2010

5 Evolução da frota de automóveis AUMENTO DA RENDA INCENTIVOS FISCAIS NA PRODUÇÃO FACILIDADE DE FINANCIAMENTO NA COMPRA BAIXA QUALIDADE NO TRANSPORTE PÚBLICO +35%

6 Previsão do congestionamento LIGAÇÕES CRÍTICAS Barra da Tijuca/Jacarepaguá Zona Sul/Centro Zona Oeste/Baixada Centro Niterói/S. Gonçalo Centro Zona Norte Barra da Tijuca/Jacarepaguá

7 Plano de Transporte 2016 Plano de Transporte consolidou diversos projetos já existentes e nunca implantados Jogos Olímpicos é o grande motivador, com prazo limite para implantação Forte investimento nos sistemas de média e alta capacidade (R$ 18 bi) melhorias no sistema ferroviário melhorias e ampliação do sistema metroviário implantação da rede de BRT implantação da rede de VLT no Centro implantação da rede de BRS

8 Rede de Transporte 2010 TremMetrô

9 Rede de Transporte 2012 BRTTremMetrô

10 Rede de Transporte 2014 BRTTremMetrô

11 Rede de Transporte 2016 BRTVLTTremMetrô

12 17% 52% Evolução das viagens Nº de viagens/dia em transporte de alta capacidade em 2016

13 Melhorias do Sistema Ferroviário Reforma de estações Aquisição de novas composições Novo sistema de controle/sinalização Instalação de bicicletários nas estações

14 Melhorias e Ampliação do Sistema Metroviário Construção da Linha 4 Gávea - Jd. Oceânico (11 km) Ampliação da Linha 1 Gen. Osório - Gávea (3 km) e Saens Pena - Uruguai (1 km) Aquisição de novas composições

15 Implantação da rede de BRT Sistema tronco-alimentador, eixo troncal segregado do tráfego geral Paradas em estações com baias, permitindo serviços expressos e paradores Estações centrais acessíveis, com plataformas niveladas ao piso do veículo Cobrança de tarifa dentro das estações Operação através de Centro de Controle, assegurando intervalos regulares, monitoramento em tempo real das estações, da via e dos veículos e informação em tempo real aos usuários Preferência de passagem nas interseções semaforizadas Veículos de grande capacidade (140 a 250 pax) e climatizados

16 BRT Transoeste Junho, 20122º semestre, 20131º semestre, 2016 Sta. Cruz Integraçãotrem Paciência Integração trem Campo Grande Integração trem AlvoradaIntegraçãoTranscarioca Jd. Oceânico Integração metrô Linha 4 Salvador Allende IntegraçãoTransolímpica

17 BRT Transoeste Extensão: 57 km, incluindo túnel de 1.1 km Estações: 58 Frota: 103 ônibus articulados (ago/2013) Demanda: /dia (ago/2013) e /dia (2016)

18 BRT Transoeste Tempo de Viagem de Santa Cruz a Alvorada - 63% sem BRT com BRT

19 BRT Transcarioca 1º semestre, 2014 AlvoradaIntegraçãoTransoeste MadureiraIntegraçãotrem Vicente de Carvalho Integração Metrô Linha 2 OlariaIntegraçãotrem Galeão IntegraçãoTransolímpica IntegraçãoTransbrasil

20 BRT Transcarioca Extensão: 39 km Estações: 44 Frota: 157 ônibus articulados (2014) Demanda prevista: /dia (2014) Redução prevista no tempo de viagem Galeão - Alvorada: 67%

21 BRT Transolímpica 1º semestre, 2016 DeodoroIntegraçãoTransbrasiltrem Salvador Allende IntegraçãoTransoeste IntegraçãoTranscarioca

22 BRT Transolímpica Extensão: 23 km, junto com via expressa com túnel de 1.5 km Estações: 14 Frota: 60 ônibus articulados Demanda prevista: /dia (2016) Redução prevista no tempo de viagem Deodoro - Recreio: 64%

23 BRT Transbrasil 1º semestre, 2016 DeodoroIntegraçãoTransolímpicatrem Centro IntegraçãoTranscarioca Margaridas Missões Central do Brasil IntegraçãoTremMetrô

24 BRT Transbrasil Extensão: 31 km Estações: 24 Frota: 550 ônibus articulados Demanda prevista: /dia (2016) Redução prevista no tempo de viagem Deodoro - Centro: 40%

25 Implantação da rede de VLT no Centro Extensão: 28 km Estações: 42 Nº linhas: 6 Demanda prevista: /dia

26 Implantação da rede de BRS Abrangência: Leblon, Ipanema, Copacabana, Botafogo, Jd. Botânico, Flamengo, Centro, Maracanã, Tijuca, Vila Isabel e Méier Extensão: 50 km (atuais 24 km) Frota de ônibus contemplada: (total 8.800) Redução média no tempo de viagem: 20%

27 Considerações Finais A sociedade passa a entender que a mobilidade urbana depende de transporte público; o automóvel deixa de ser protagonista No período estão sendo investidos nos sistemas de média e alta capacidade cerca de 18 bilhões de reais; jamais se investiu este montante em transporte público na cidade Em 2016 a cidade terá uma rede de alta capacidade (trem, metrô e BRT) com mais de 360 km de extensão, com uma cobertura espacial que abrangerá todas as regiões da cidade Em 2016 os usuários de transporte público que não dependerão mais das condições de trânsito das ruas passarão dos atuais 17% para 52%; não está computada ainda a possível migração dos usuários de automóvel para o transporte público O volume de ônibus circulando nas ruas da cidade reduzirá 26% com a implantação dos BRTs, com a consequente redução de congestionamento, emissão de poluentes e nível de ruído

28 Considerações Finais

29 Mobilidade Carioca Obrigado Carlos Maiolino Secretaria Municipal de Transportes Rio de Janeiro


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