A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

6º Ano de Catequese: Lição 3 e 4 Paróquia de Nossa Senhora Auxiliadora 12-10-2013Catequistas: Rosário e Regina Catequistas: Rosária Veiga e Regina Corte-Real.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "6º Ano de Catequese: Lição 3 e 4 Paróquia de Nossa Senhora Auxiliadora 12-10-2013Catequistas: Rosário e Regina Catequistas: Rosária Veiga e Regina Corte-Real."— Transcrição da apresentação:

1 6º Ano de Catequese: Lição 3 e 4 Paróquia de Nossa Senhora Auxiliadora Catequistas: Rosário e Regina Catequistas: Rosária Veiga e Regina Corte-Real

2 6º Ano de Catequese: Paróquia de Nossa Senhora Auxiliadora Catequistas: Rosária Veiga e Regina Corte-Real Magnificat A minha alma glorifica o Senhor * E o meu espírito se alegra em Deus, meu Salvador. Porque pôs os olhos na humildade da sua Serva: * De hoje em diante me chamarão bem aventurada todas as gerações. O Todo-Poderoso fez em mim maravilhas: * Santo é o seu nome. A sua misericórdia se estende de geração em geração * Sobre aqueles que o temem. Manifestou o poder do seu braço * E dispersou os soberbos. Derrubou os poderosos de seus tronos * E exaltou os humildes. Aos famintos encheu de bens * E aos ricos despediu de mãos vazias. Acolheu a Israel, seu servo, * Lembrado da sua misericórdia, Como tinha prometido a nossos pais, * A Abraão e à sua descendência para sempre

3 Quem é então Jesus? -Jesus é um _________ do século I -Jesus viveu no tempo em que a _P________ estava ocupada pelos romanos -Jesus é um homem que viveu como ____________ -Jesus percorreu a sua terra falando _______ e ______________________.

4 Quem é então Jesus? -Jesus é um judeu do século I -Jesus viveu no tempo em que a Palestina estava ocupada pelos romanos -Jesus é um homem que viveu como carpinteiro -Jesus percorreu a sua terra falando de Deus e espalhando o bem

5

6 O que podemos dizer sobre: (consultar página 23) -Como era o Povo de Jesus? -A Sociedade da época de Jesus? -A Religião dos Judeus? Quem são os: Saduceus? Fariseus? Zelotes?

7 Saduceus eram aristocratas. Homens ricos e ocupavam cargos poderosos, incluindo o cargo de primeiro sacerdote e de sumo sacerdote. Trabalhavam muito duro para manter a paz seguindo as decisões de Roma (Israel sob o controle romano). Estavam mais preocupados com a política do que com o lado religioso. Sendo ricos não se relacionavam bem com o homem comum. Os Fariseus eram em sua maioria empresários de classe média e tinham contato constante com o homem comum. Tinham o apoio do povo. Os Zelotes por sua vez eram radicais. Tinha a pretensão de expulsar pelas armas os dominadores pagãos, e cometiam atentados terroristas contra os representantes do Império. Por isso, eram cruelmente perseguidos pelo poder romano. A base social do partido dos zelotes era formada pelo pequeno campesinato e outros segmentos pobres da sociedade. Sua doutrina era um misto de religiosidade extremada e ultranacionalismo político. Entre os 12 discípulos, havia dois zelotas: Simão, o Zelota (não confundir com Simão Pedro), e Judas Iscariotes, aquele que o traiu.

8 O convite de Jesus «procurai em primeiro lugar o Reino de Deus e a sua justiça» diz-nos como viver a vida cristã: Não vos preocupeis com as comidas, as bebidas, os vestidos, disto se preocupam os pagãos. A vinda de Jesus ao mundo é o acontecimento mais importante da história da salvação! com o coração fixo no Reino de Deus.

9 O Novo Testamento relata sua humildade e obediência à mensagem de Deus e faz dela um exemplo para cristãos de todas as idades. Fora das informações fornecidas no Novo Testamento pelos Evangelhos sobre a dama da Galileia, a devoção cristã e a teologia construíram uma imagem de Maria, que cumpre a previsão atribuída a ela no Magnificat: «Doravante todas as gerações me chamarão bem- aventurada.» (Lucas 1:48)MagnificatLucas 1:48 O nome "Maria" vem do grego Μαρία, que é uma forma abreviada de Μαριάμ. O nome do Novo Testamento foi baseado em seu nome original em hebraico, מִרְיָם ou Miryam.gregohebraico Maria, a mãe de Jesus, é chamada pelo nome cerca de vinte vezes no Novo Testamento.

10 Arcanjo Arcanjo O Mensageiro de Deus "Aquele que leva a Boa Nova." Vídeo da Anunciação (5:46 min)

11 Quando o Anjo Gabriel apareceu a Maria para lhe comunicar a sua maternidade divina, disse-lhe: «O Espírito Santo virá sobre ti e a força do Altíssimo estenderá sobre ti a sua sombra. Por isso, aquele que vai nascer é Santo e será chamado Filho de Deus». (Lc 1,35)

12 Não esqueçamos que amanhã é Domingo, Dia Santo, assim, dia de MISSA


Carregar ppt "6º Ano de Catequese: Lição 3 e 4 Paróquia de Nossa Senhora Auxiliadora 12-10-2013Catequistas: Rosário e Regina Catequistas: Rosária Veiga e Regina Corte-Real."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google