A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

UFCD 0664 – Aplicações informáticas de contabilidade

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "UFCD 0664 – Aplicações informáticas de contabilidade"— Transcrição da apresentação:

1 UFCD 0664 – Aplicações informáticas de contabilidade

2 Requisitos da informação contabilistica
a informação contabilística deve : ser relevante e comunicada oportunamente para poder ser útil à tomada de decisões. conter dados fiáveis, que sejam credíveis e neutros, de modo a assegurar a qualidade da decisão. permitir a comparação, quer da empresa, ao longo dos vários exercícios económicos, quer das empresas entre si.

3 Requisitos da informação contabilistica
conteúdo da informação contabilística : o núcleo central da observação contabilística é o conjunto de bens, direitos e obrigações pertencentes a um qualquer titular.

4 Objectivo da contabilidade
representar e medir aquele conjunto em cada momento, bem como interpretar as suas variações, fornecendo : informação económica (capacidade da organização para gerar lucros) informação patrimonial e financeira (conjunto de bens, direitos e obrigações da organização, bem como a forma de se financiar )

5 Suportes da informação contabilística
A contabilidade desenvolve ações que se consubstanciam numa sucessão de fases que vão da observação, recolha, registo e análise de dados à comunicação da informação produzida aos seus utilizadores. Constitui, pois um sistema de informação aberto, uma vez que está sempre a aceitar a entrada de novos dados e a produzir para o exterior novas informações. A entrada de dados terá sempre de ser suportada por documentos apropriados, que comprovem a autenticidade dos mesmos. (quer internos , quer externos) A informação produzida deverá obedecer aos fins a que se destina e poderá ser suportada por documentos apropriados ou visualizada através de meios eletrónicos adequados.

6 A evolução e o papel da contabilidade como instrumento de gestão
Génese da contabilidade : necessidade sentida pelo homem de preencher as deficiências de memória, mediante adequado processo de classificação e registo.

7 A evolução e o papel da contabilidade como instrumento de gestão
Método contabilístico: conjunto de registos relativos às grandezas que se pretendem observar e às variações aumentativas e diminutivas que essas grandezas possam sofrer

8 A evolução e o papel da contabilidade como instrumento de gestão
Desenvolvimento dos princípios contabilísticos: com a revolução industrial e o desenvolvimento das unidades de produção capitalista aperfeiçoou-se progressivamente o método contabilístico.

9 A evolução e o papel da contabilidade como instrumento de gestão
Evolução da contabilidade como instrumento de gestão: transformação progressiva da contabilidade numa fonte de informações de apoio à tomada de decisões.

10 Listagem de conceitos e termos essenciais
Relevância = qualidade que a informação contabilística tem para influenciar as decisões dos seus utentes Fiabilidade = qualidade que se traduz no facto de a informação transmitir apropriada e corretamente os dados que tem por finalidade apresentar. Credibilidade = informação liberta de erros Neutralidade = informação tem de estar isenta de juízos prévios Comparabilidade = registo de operações efetuado de forma consistente e normalizada Contabilidade = (latu sensu) ciência dos processos descritivo-quantitativos utilizados na análise, registo, interpretação e controlo dos factos de gestão. Visa “quantificar” tudo o que ocorre numa unidade económica fornecendo, simultaneamente, dados para a tomada de decisões da gestão.

11 As divisões da contabilidade
Sendo o objetivo da contabilidade quantificar o que ocorre numa unidade económica, torna-se necessário estabelecer critérios com vista à classificação dos acontecimentos ou factos a relevar. Tendo em conta o tipo de factos e o período a que a relevação dos mesmos respeita, teremos:

12 As divisões da contabilidade
Área de relacionamento em que se desenvolvem as operações (externas e internas), e teremos : Contabilidade externa, geral ou financeira, que regista as operações externas da empresa, ou seja, aquelas que respeitam à empresa no seu todo.

13 As divisões da contabilidade
Contabilidade interna, que regista as operações realizadas no seio da empresa ( também dita de exploração ou de custos)

14 Período a que a relevação dos factos respeita
contabilidade previsional exprime os resultados das previsões e permite a elaboração de planos de atividade fundamentados também designada por orçamentologia, ou seja, a ciência dos orçamentos

15 Período a que a relevação dos factos respeita
Contabilidade histórica dá a conhecer o que efetivamente ocorreu e proporciona uma visão retrospetiva da gestão. Reflete o passado da organização, mas é fundamental para o estabelecimento e controlo da contabilidade previsional.

16 Conceitos fundamentais da contabilidade
O património Noção: - o conjunto de valores utilizados pela unidade económica no exercício da sua atividade Elementos constitutivos : - a soma dos elementos materiais, mais os direitos, menos as obrigações perante terceiros

17 Conceitos fundamentais da contabilidade
Valor do Património : - a quantia que seria preciso dar para o obter, isto é, para receber em troca todo o ativo, ficando ao mesmo tempo com o encargo de pagar todo o passivo.

18 Listagem de conceitos e termos essenciais
Património = conjunto de valores sujeitos a uma gestão e afetos a determinado fim Ativo = conjunto de valores que se possui e se tem a receber Passivo = conjunto de valores que se tem de pagar Capital Próprio = expressão numérica do valor do património, ou conjunto de valores que pertencem efetivamente aos proprietários da empresa

19 Factos patrimoniais Por via de regra, o património de uma empresa está sujeito a uma contínua transformação ao longo do tempo. As variações no património estão associadas a factos patrimoniais : acontecimentos ou fenómenos que transformam ou modificam o património. Os factos patrimoniais classificam-se em dois grupos:

20 Factos patrimoniais Factos permutativos, quando provocam alterações na composição do património, mas não no seu valor (ex. receber de um cliente) Factos modificativos, quando produzem, além de variações na composição, também alterações no valor do património. A observação, classificação, registo e controlo dos factos patrimoniais, constitui o trabalho contabilístico corrente.


Carregar ppt "UFCD 0664 – Aplicações informáticas de contabilidade"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google