A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

O uso da tecnologia para gestão e avaliação institucional Elisa Wolynec

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "O uso da tecnologia para gestão e avaliação institucional Elisa Wolynec"— Transcrição da apresentação:

1 O uso da tecnologia para gestão e avaliação institucional Elisa Wolynec email: elisaw@techne.com.br elisaw@techne.com.br www.techne.com.br

2 Agenda Evolução do cenário - Internet Evolução do cenário - Internet Estratégias para o sucesso da IES Estratégias para o sucesso da IES Uso de tecnologia x custos Uso de tecnologia x custos Instrumentos de gestão e avaliação Instrumentos de gestão e avaliação

3 Mudanças de cenário A nível global há uma evolução do cenário em relação à forma como os negócios são efetuados através da Internet A nível global há uma evolução do cenário em relação à forma como os negócios são efetuados através da Internet Empresas de comércio eletrônico puro compradas pelas tradicionais do mercado Empresas de comércio eletrônico puro compradas pelas tradicionais do mercado Comércio eletrônico (B2C) de varejo é mais uma forma importante, porém não substitui ou elimina os negócios tradicionais. Comércio eletrônico (B2C) de varejo é mais uma forma importante, porém não substitui ou elimina os negócios tradicionais. É uma evolução do comércio É uma evolução do comércio

4 Peter Drucker Previu o fim do Campus Universitário Previu o fim do Campus Universitário Substituição dominante por EAD Substituição dominante por EAD EAD – modo dominante de ensino Empresas globais liderando EAD EAD diminui custos Resultados EAD será mais uma forma de ensino EAD será mais uma forma de ensino Terá domínio na Educação continuada Terá domínio na Educação continuada Modo dominante Ensino distribuído Ensino distribuído Combina presencial e EAD Combina presencial e EAD Incorpora muito trabalho prático desenvolvido em colaboração Incorpora muito trabalho prático desenvolvido em colaboração Evolução do cenário Previsão

5 Industrialização UNEXT UNEXT Columbia Business School Columbia Business School Stanford University Stanford University University of Chicago University of Chicago Carnegie Mellon University Carnegie Mellon University London School of Economics London School of Economics PENSARE PENSARE Duke Duke Wharton Wharton Stanford Stanford INSEA D INSEA D London School of Economics London School of Economics EAD – modo dominante de ensino Empresas globais liderando EAD EAD diminui custos Resultados bem mais modestos UNEXT – vendida para grupo canadense UNEXT – vendida para grupo canadense PENSARE – em vias de ser comprada por DUKE Corporate Education PENSARE – em vias de ser comprada por DUKE Corporate Education Evolução do Modelo de Negócios Previsão

6 Depende do modelo adotado Se o professor ou tutor tiver que responder muitas questões individuais o número de horas de instrutor por aluno aumenta. Se o professor ou tutor tiver que responder muitas questões individuais o número de horas de instrutor por aluno aumenta. O retorno do investimento efetuado para desenvolver o material didático só ocorre com número muito grande de alunos O retorno do investimento efetuado para desenvolver o material didático só ocorre com número muito grande de alunos EAD – modo dominante de ensino Empresas globais liderando EAD EAD diminui custos Diminuição de custos Ocorre com revisão do modelo de ensino Ocorre com revisão do modelo de ensino Uso de tecnologia para substituir parte da interação professor x aluno Uso de tecnologia para substituir parte da interação professor x aluno Ensino centrado em projetos Ensino centrado em projetos Evolução do Modelo de Ensino Previsão

7 Reformulação dos cursos Conteúdo Conteúdo Método de Ensino Método de Ensino Formação Profissional Uso de tecnologia Qualidade Diminuição de Custos Ensino centrado em projetos Trabalho prático Trabalho prático Trabalho em equipe Trabalho em equipe Aprender fazendo Aprender fazendo Diminuir a carga horária das aulas Substituir parte da carga horária por trabalhos efetuados pelos alunos Substituir parte da carga horária por trabalhos efetuados pelos alunos Conflito com legislação Conflito com legislação Estratégias para o Sucesso

8 Os modos de aprendizado PráticaColaboraçãoAudio Visual AudioVisualLeitura 10% 20% 30% 50% 70% 80% Taxas de Retenção Online Training Needs A New Course, August 2000 The Forrester Report: Os modos mais eficientes de aprendizado envolvem colaboração e prática

9 Uso de tecnologia A informática como instrumento Os cursos devem incorporar a tecnologia como uma ferramenta de trabalho Os cursos devem incorporar a tecnologia como uma ferramenta de trabalho A comunidade acadêmica tem que estar conectada A comunidade acadêmica tem que estar conectada É a reprodução, na escola, do ambiente de trabalho que os alunos encontrarão no desempenho da profissão. É a reprodução, na escola, do ambiente de trabalho que os alunos encontrarão no desempenho da profissão. Formação Profissional Qualidade Diminuição de Custos Estratégias para o Sucesso

10 Resultados do uso de tecnologia Maior auto-confiança dos alunos Maior auto-confiança dos alunos Maior motivação e dedicação ao aprendizado Maior motivação e dedicação ao aprendizado Maior interação entre estudantes e educadores Maior interação entre estudantes e educadores A tecnologia é um catalizador para o trabalho em grupo, para o aprendizado colaborativo e ajuda no envolvimento de estudantes que raramente participam em discussões na classe. A tecnologia é um catalizador para o trabalho em grupo, para o aprendizado colaborativo e ajuda no envolvimento de estudantes que raramente participam em discussões na classe. O aprendizado é mais rápido. O aprendizado é mais rápido. 2000 Report on the Effectiviness of Technology in Schools in Schools – 135 p 2000 Report on the Effectiviness of Technology in Schools in Schools – 135 p www.siia.net www.siia.net S IIA – Software & Information Industry Association www.siia.net

11 Qualidade Qualidade no ensino e no aprendizado O sucesso vai, cada vez mais, depender do valor que o curso agregar ao aluno O sucesso vai, cada vez mais, depender do valor que o curso agregar ao aluno A socialização dos resultados da avaliação dos cursos está sensibilizando a sociedade, tanto os alunos, pais e os empregadores A socialização dos resultados da avaliação dos cursos está sensibilizando a sociedade, tanto os alunos, pais e os empregadores Formação Profissional Uso de tecnologia Diminuição de Custos Para garantir a qualidade Não basta contratar mestres e doutores Não basta contratar mestres e doutores É preciso monitorar continuamente o desempenho É preciso monitorar continuamente o desempenho É preciso uma comunidade acadêmica engajada com o projeto pedagógico É preciso uma comunidade acadêmica engajada com o projeto pedagógico É preciso controlar o cumprimento do projeto pedagógico pelos professores É preciso controlar o cumprimento do projeto pedagógico pelos professores Estratégias para o Sucesso

12 Uso de tecnologia Qualidade Diminuição de Custos Formação Profissional Tecnologia Usada mantendo o método tradicional de aulas só aumenta custos Usada mantendo o método tradicional de aulas só aumenta custos Exemplo de diminuição de custos Uso de notebooks de propriedade dos alunos Uso de notebooks de propriedade dos alunos Referência Improving Learning and Reducing Costs, de Carol A. Twigg - http://www.center.rpi.edu (Center for Academic Transformation) Improving Learning and Reducing Costs, de Carol A. Twigg - http://www.center.rpi.edu (Center for Academic Transformation) http://www.center.rpi.edu Há vários exemplos de diminuição significativa de custos Há vários exemplos de diminuição significativa de custos Estratégias para o Sucesso

13 Tecnologia x Custos Planejamento do uso da tecnologia Planejamento do uso da tecnologia Começar pelo básico: automatizar adequadamente os processos administrativos Começar pelo básico: automatizar adequadamente os processos administrativos Secretaria Acadêmica Virtual Secretaria Acadêmica Virtual Oferecer serviços e informações aos alunos pela Internet Oferecer serviços e informações aos alunos pela Internet Facilitar o trabalho administrativo dos docentes através da Internt Facilitar o trabalho administrativo dos docentes através da Internt Introduzir mecanismos de monitoramento e avaliação Introduzir mecanismos de monitoramento e avaliação Produzir informações que instrumentem a tomada de decisão pelos dirigentes Produzir informações que instrumentem a tomada de decisão pelos dirigentes

14 Mudanças na forma de ensinar Aprendizado ativo Aprendizado ativo Alunos trabalham em projetos, em grupo Alunos trabalham em projetos, em grupo Apresentam o trabalho em Web Pages ou ppt Apresentam o trabalho em Web Pages ou ppt Trocam e-mails com o professor e com os colegas Trocam e-mails com o professor e com os colegas Usam a Internet para complementar as informações das aulas Usam a Internet para complementar as informações das aulas Notebooks dos alunos – diminuição de custos e melhoria da qualidade Notebooks dos alunos – diminuição de custos e melhoria da qualidade

15 NetLibrary www.netlibrary.com E-books E-books Dirigido para bibliotecas acadêmicas Dirigido para bibliotecas acadêmicas A IES aluga o acervo de seu interesse A IES aluga o acervo de seu interesse Os usuários da biblioteca tem acesso ao acervo, podendo ler on- line ou fazer download do livro, lendo com um e-reader Os usuários da biblioteca tem acesso ao acervo, podendo ler on- line ou fazer download do livro, lendo com um e-reader Podem imprimir um número limitado de páginas Podem imprimir um número limitado de páginas

16 MetaText www.metatext.com Livros didáticos com multimídia preparados para ensino presencial ou via Web. Livros didáticos com multimídia preparados para ensino presencial ou via Web. Possuem animações e outros instrumentos pedagógicos Possuem animações e outros instrumentos pedagógicos Os professores podem customizar o conteúdo Os professores podem customizar o conteúdo O professor pode utilizar capítulos de diferentes livros O professor pode utilizar capítulos de diferentes livros Os alunos podem comprar capítulos de livros Os alunos podem comprar capítulos de livros

17 Conteúdo para EAD – e-packs Conteúdo Conteúdo McGraw-Hill McGraw-Hill Harcourt College Harcourt College Prentice Hall Prentice Hall e-pack é conteúdo didático já pronto para rodar no WebCT ou no Blackboard e-pack é conteúdo didático já pronto para rodar no WebCT ou no Blackboard Pode ser customizado pelo professor Pode ser customizado pelo professor Acompanha o que o aluno utilizou Acompanha o que o aluno utilizou Possui testes de avaliação do aprendizado Possui testes de avaliação do aprendizado Tenha mais tempo para ensinar! Tenha mais tempo para ensinar!

18 Gestão Profissionalizada Estudo realizado pelo CRE: Formative Evaluation of University Strategy for new tecnologies in teaching and learning – Maio de 2000, mostra que: Estudo realizado pelo CRE: Formative Evaluation of University Strategy for new tecnologies in teaching and learning – Maio de 2000, mostra que: As instituições estão modernizando o ensino e a gestão. As instituições estão modernizando o ensino e a gestão. A maioria das funções administrativas está sendo realizada através da Internet. A maioria das funções administrativas está sendo realizada através da Internet. A automação inteligente dos processos gera uma base de informações que pode ser utilizada para apoio à decisão A automação inteligente dos processos gera uma base de informações que pode ser utilizada para apoio à decisão

19 Aluno Online MatrículaHorárioAgenda Calendário de Provas Notas e Faltas Situação Financeira AtestadosApostilasE-mail Consultas diversas e-business na gestão Reitor Online Coordenador Online MonitoramentoAvaliaçãoPlanejamento Docente Online Agenda Marca provas Envia Notas e faltas Envia avisos aos aluno E-mail dos docentes Informações Secretaria Virtual Imprime atestados Imprime atestados Encerra período letivo Encerra período letivo Acompanha a Matrícula Acompanha a Matrícula Enturmação Enturmação Facilita a vida dos alunos e docentes, economiza recursos, aumenta a satisfação de alunos e docentes.

20 Coordenador Online Gerente de negócios do curso sob coordenação Através da Internet permite obter gráficos de desempenho: Através da Internet permite obter gráficos de desempenho: Por turma Por turma Disciplina Disciplina Turno Turno Docente Docente Compara com períodos letivos anteriores Compara com períodos letivos anteriores O gráfico é dinâmico: pode-se mudar as variáveis através de escolhas na tabela abaixo do gráfico O gráfico é dinâmico: pode-se mudar as variáveis através de escolhas na tabela abaixo do gráfico Exporta os dados para o Excel Exporta os dados para o Excel

21 Reitor Online Através da Internet permite obter gráficos de desempenho: Através da Internet permite obter gráficos de desempenho: Acadêmico Acadêmico Financeiro Financeiro Para todos os cursos Para todos os cursos Compara com períodos letivos anteriores Compara com períodos letivos anteriores O gráfico é dinâmico: pode-se mudar as variáveis através de escolhas na tabela abaixo do gráfico O gráfico é dinâmico: pode-se mudar as variáveis através de escolhas na tabela abaixo do gráfico Exporta os dados para o Excel Exporta os dados para o Excel

22 Cursos Instrumentos eficientes para organizar as grades curriculares Instrumentos eficientes para organizar as grades curriculares Compartilhar a mesma disciplina entre cursos Compartilhar a mesma disciplina entre cursos Manter as grades curriculares e as ementas das disciplinas temporalmente Manter as grades curriculares e as ementas das disciplinas temporalmente Gestão acadêmica e financeira integrada permitindo cobrança por crédito e/ou por disciplina Gestão acadêmica e financeira integrada permitindo cobrança por crédito e/ou por disciplina Gestão integrada de todos os tipos de cursos Gestão integrada de todos os tipos de cursos

23 Monitoramento Avaliação dos cursos (conteúdo programático, metodologia) pelos alunos Avaliação dos cursos (conteúdo programático, metodologia) pelos alunos Avaliação dos docentes pelos alunos Avaliação dos docentes pelos alunos Acompanhamento do plano pedagógico do curso Acompanhamento do plano pedagógico do curso

24 DisciplinaDisciplina Plano Pedagógico Principais tópicos abordados em cada aula EmentaEmenta Diário de classe eletrônico + Publicação Eletrônica do material didático LYCEUM 3.0 Web Page da Disciplina Acesso via Aluno Online

25 Portal Informações para a comunidade acadêmica e visitantes Informações para a comunidade acadêmica e visitantes Notícias institucionais Notícias institucionais Agenda de Eventos Agenda de Eventos Mural dos alunos – Grêmio Estudantil Mural dos alunos – Grêmio Estudantil Emprego e Estágios Emprego e Estágios Webmail para alunos, docentes, ex-alunos Webmail para alunos, docentes, ex-alunos Listas de discussão Listas de discussão

26 Para garantir o sucesso O Ensino Superior está passando por mudanças aceleradas no Brasil O Ensino Superior está passando por mudanças aceleradas no Brasil A concorrência está intensa, a nível local e global A concorrência está intensa, a nível local e global Os seus estudantes esperam que a instituição utilize as novas tecnologias e ofereça serviços personalizados. Os seus estudantes esperam que a instituição utilize as novas tecnologias e ofereça serviços personalizados. Já não basta reter os estudantes, é preciso cultivar um relacionamento duradouro. Já não basta reter os estudantes, é preciso cultivar um relacionamento duradouro. Qualidade no ensino e instrumentos de gestão avançados são imprescindíveis para o sucesso. Qualidade no ensino e instrumentos de gestão avançados são imprescindíveis para o sucesso.

27 Dentro de cada instituição instituição de ensino há pessoas que vão mudar o mundo. Você é uma delas. Você muda vidas ao tomar decisões. Por enxergar além do que está ao seu seu redor. Por entender o que é necessário para moldar o futuro. E agindo sobre o que você sabe ser possível.


Carregar ppt "O uso da tecnologia para gestão e avaliação institucional Elisa Wolynec"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google