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Merchandising Profª Claudia Regina Bouman Propaganda e Marketing Merchandising.

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Apresentação em tema: "Merchandising Profª Claudia Regina Bouman Propaganda e Marketing Merchandising."— Transcrição da apresentação:

1 Merchandising Profª Claudia Regina Bouman Propaganda e Marketing Merchandising

2 Profª Claudia Regina Bouman Propaganda e Marketing Estágios Processo de Decisão de Compra Busca de Informação Reconhecimento do problema Avaliação alternativas Decisão de compra Comportamento pós-compra

3 Merchandising Profª Claudia Regina Bouman Propaganda e Marketing Decisão de Compra Intenção de compra não é compra IntençãoCompra Outros Risco Imprevisto

4 Merchandising Profª Claudia Regina Bouman Propaganda e Marketing Papéis no processo de compra iniciador decisor influenciador compradorusuário

5 Merchandising Profª Claudia Regina Bouman Propaganda e Marketing Tipos de compra Compra rotineira Solução complexa de problemas O que Onde Quanto Quando Comprar

6 Merchandising Profª Claudia Regina Bouman Propaganda e Marketing Modelo de Comportamento do Consumidor - Estímulo Resposta Estímulo Processo Resposta

7 Merchandising Profª Claudia Regina Bouman Propaganda e Marketing ò Sinalização ò Posição na prateleira ò Expositores e displays Uma mídia importante para transmitir mensagens e fechar vendas é o PDV (Paco Underhill) ñ Tornam mais provável ou não a compra de um produto

8 Merchandising Profª Claudia Regina Bouman Propaganda e Marketing... o primeiro produto que os consumidores vêem, nem sempre terá vantagem? ò a função é a antecipação visual (Paco Underhill)

9 Merchandising Profª Claudia Regina Bouman Propaganda e Marketing Durante a compra, a Visão é o primeiro sentido humano responsável pelo processo de escolha. É o primeiro estímulo que faz o cérebro reagir na direção do produto. O Merchandising trabalha essa primeira impressão. (Regina Blessa)

10 Merchandising Profª Claudia Regina Bouman Propaganda e Marketing Experiência de Compra Qual é a finalidade da visita?

11 Merchandising Profª Claudia Regina Bouman Propaganda e Marketing ò À medida que produtos e serviços tornam-se commodities, experiências de compra é que importam mais; ò Era da experiência de compra - Experiences will matter most. Goods and services are no longer enough;

12 Merchandising Profª Claudia Regina Bouman Propaganda e Marketing Comunicação Integrada FUNDAMENTOS MERCHANDISING CONSUMIDOR PRODUTO PUBLICIDADEPROPAGANDA EMBALAGEM SERVIÇOS PATROCÍNIOS IMAGEM DA EMPRESA PROMOÇÕES ATENDIMENTO BOCA A BOCA

13 Merchandising Profª Claudia Regina Bouman Propaganda e Marketing "O Merchandising compreende um conjunto de operações táticas efetuadas no ponto-de- venda, para colocar no mercado,o produto ou serviço certo: ò no lugar certo ò na quantidade certa, no preço certo ò no tempo certo ò com o impacto visual adequado e ò na exposição correta. Bud Wilson O que é Merchandising

14 Merchandising Profª Claudia Regina Bouman Propaganda e Marketing É o conjunto de atividades de marketing e comunicação destinadas a identificar, ambientar e promover no ponto-de-venda. ò marcas ò produtos ò serviços Comitê POPAI Brasil O que é Merchandising

15 Merchandising Profª Claudia Regina Bouman Propaganda e Marketing MERCHANDISING E PROMOÇÃO DE VENDAS A diferença entre Merchandising e Promoção de Vendas é que a Promoção de Vendas é feita por tempo determinado enquanto Merchandising é constante.

16 Merchandising Profª Claudia Regina Bouman Propaganda e Marketing $ MERCHANDISING CONSUMIDOR PRODUTO MERCHANDISING AMBIENTE

17 Merchandising Profª Claudia Regina Bouman Propaganda e Marketing Técnicas de Merchandising ò objetivo ò direto Comunicar a Vantagem ò simples ò esclarecedor

18 Merchandising Profª Claudia Regina Bouman Propaganda e Marketing Material Promocional Destacar - cor - forma - impacto visual Critérios Básicos de Eficácia ò áreas de maior tráfego ò ângulo de visão ò exposto de forma acessível ò evitar conflito entre produto exposto e produto ofertado

19 Merchandising Profª Claudia Regina Bouman Propaganda e Marketing Exibitécnica Como caminhar pela loja ò estimular o consumidor a caminhar pela loja ò criar espaços de valorização por toda a loja

20 Merchandising Profª Claudia Regina Bouman Propaganda e Marketing Exibitécnica Visibilidade cria Venda (Regina Blessa)

21 Merchandising Profª Claudia Regina Bouman Propaganda e Marketing Exibitécnica Vantagens ò facilita a compra Para o consumidor: ò economiza tempo ò lembra necessidades

22 Merchandising Profª Claudia Regina Bouman Propaganda e Marketing Exibitécnica Vantagens ò cria fidelidade à loja Para o varejista: ò atrai novos consumidores ò aumenta sua lucratividade ò valoriza o espaço de sua loja

23 Merchandising Profª Claudia Regina Bouman Propaganda e Marketing Exibitécnica Vantagens ò aumenta a rotatividade dos produtos Para o fornecedor: ò cria fidelidade ao produto e à marca ò bloqueia as atividades da concorrência

24 Merchandising Profª Claudia Regina Bouman Propaganda e Marketing Exibitécnica Disposição de Produto ò separação ò visibilidade ò acessibilidade ò disponibilidade ò localização ò agrupamento ò posicionamento ò comunicação ò volume

25 Merchandising Profª Claudia Regina Bouman Propaganda e Marketing Exibitécnica Disposição de Produto 3,00m

26 Merchandising Profª Claudia Regina Bouman Propaganda e Marketing Exibitécnica Áreas Negativas ò entrada ò saída ò corredores estreitos ò colunas ò empilhamento elevado ò acima de 1,80 m ò proximidade do piso Observar as áreas negativas

27 Merchandising Profª Claudia Regina Bouman Propaganda e Marketing Exibitécnica Áreas Positivas ò área central da loja ò 3 a 4 m após a entrada ò ilhas ò corredores largos ò corredores de fluxo obrigatório ò prateleiras na altura dos olhos 1,60 m

28 Merchandising Profª Claudia Regina Bouman Propaganda e Marketing COMPORTAMENTO DO CONSUMIDOR

29 Merchandising Profª Claudia Regina Bouman Propaganda e Marketing Comportamento do Consumidor O que leva o consumidor a: ò comprar em uma loja em lugar de outra ò comprar uma marca ao invés de outra ò comprar um produto no lugar de outro

30 Merchandising Profª Claudia Regina Bouman Propaganda e Marketing Comportamento do Consumidor Expectativa do Consumidor Construir relacionamentos duradouros Relacionar-se é inerente ao ser humano

31 Merchandising Profª Claudia Regina Bouman Propaganda e Marketing Como construímos Relacionamentos? ò Marcas ò Produtos ò Lojas ò Serviços

32 Merchandising Profª Claudia Regina Bouman Propaganda e Marketing Uma Loja é um Sistema de Valores ò Confiança ò Histórias ò Educação ò Informação ò Talento ò Visão

33 Merchandising Profª Claudia Regina Bouman Propaganda e Marketing Desenhar o ritmo de vida do Consumidor ò atender as expectativas do consumidor ò respeito o tempo do consumidor ò identificar o comportamento de compra

34 Merchandising Profª Claudia Regina Bouman Propaganda e Marketing O papel do Visual Merchandising é trazer o cliente potencial para dentro da loja e eliminar a resistência

35 Merchandising Profª Claudia Regina Bouman Propaganda e Marketing O que é preciso para uma boa exposição? ò na quantidade certa ò no preço certo ò na posição correta ò com impacto visual ò o produto certo ò no lugar certo

36 Merchandising Profª Claudia Regina Bouman Propaganda e Marketing ò A Arquitetura e Projeto de Interiores são ferramentas que definem a Ambientação da Loja

37 Merchandising Profª Claudia Regina Bouman Propaganda e Marketing ò A Comunicação Visual e o Visual Merchandising definem a Atmosfera da Loja

38 Merchandising Profª Claudia Regina Bouman Propaganda e Marketing Somos uma civilização visual Merchandising Visual É a técnica de apresentação que potencializa a exposição e o giro

39 Merchandising Profª Claudia Regina Bouman Propaganda e Marketing A fachada e a entrada da loja estabelecem o convite à visitação do consumidor A primeira impressão é a que fica.

40 Merchandising Profª Claudia Regina Bouman Propaganda e Marketing a cada momento, algo novo e diferente acontece. O lay-out, propõe ser conquistado pelo ambiente.

41 Merchandising Profª Claudia Regina Bouman Propaganda e Marketing Circulação - o caminho que o consumidor deverá percorrer O ato de passear pela loja deve ser agradável, é um momento de intimidade, de escolha, e de decisão.

42 Merchandising Profª Claudia Regina Bouman Propaganda e Marketing Efeito da luz - sensações

43 Merchandising Profª Claudia Regina Bouman Propaganda e Marketing Corprovoca sensações

44 Merchandising Profª Claudia Regina Bouman Propaganda e Marketing Ponto focal é o ponto para o qual nossos olhos são atraídos independente de nossa vontade.

45 Merchandising Profª Claudia Regina Bouman Propaganda e Marketing Vitrine: local onde a mensagem da marca e do produto conquista o consumidor

46 Merchandising Profª Claudia Regina Bouman Propaganda e Marketing Planejamento da Exposição ò estabelecer as linhas de produtos e marcas ò definir a localização de cada produto no ò equipamento ò sinalizar a marca, a promoção, o preço ò coordenar os itens complementares ò definir os volumes mínimos e máximos ò programar a troca

47 Merchandising Profª Claudia Regina Bouman Propaganda e Marketing PLANEJAMENTO DE AÇÕES DE MERCHANDISING

48 Merchandising Profª Claudia Regina Bouman Propaganda e Marketing Promocional Objetivo ò aumentar o giro de linha de produtos definidos Ex.: decoração Inverno (creme hidratante, chá,queijo, vinho, etc) Planejamento de Ações de Merchandising

49 Merchandising Profª Claudia Regina Bouman Propaganda e Marketing Planejamento de Ações de Merchandising Institucional ò criar ambiente e clima festivo e favorável à compra Ex.:Páscoa Objetivo

50 Merchandising Profª Claudia Regina Bouman Propaganda e Marketing ò produto e marca ò tempo ò duração ò espaço necessário ò preço ò materiais de PDV ò quantidade ò tipo de ação ò tipo de loja ò perfil de consumidor ò frequência ò seleção de equipe ò treinamento Planejamento de Ações de Merchandising

51 Merchandising Profª Claudia Regina Bouman Propaganda e Marketing ò análise da situação do produto/ marca frente ao mercado e à concorrência ò ações realizadas pela empresa e pela concorrência e resultados obtidos ò preparar diagnóstico e recomendações A - Definir o Problema Planejamento de Ações de Merchandising

52 Merchandising Profª Claudia Regina Bouman Propaganda e Marketing ò definir quais os resultados qualitativos e quantitativos esperados Ex.: aumento do giro do produto, ò ampliação do espaço no PDV B - Objetivo Gerais do Plano ò novos adotantes ò lançar produto Planejamento de Ações de Merchandising

53 Merchandising Profª Claudia Regina Bouman Propaganda e Marketing ò como os objetivos serão atingidos C - Estratégias ò quais as ferramentas que deverão ser utilizadas Planejamento de Ações de Merchandising

54 Merchandising Profª Claudia Regina Bouman Propaganda e Marketing ò a quem se destina a ação D - Públicos ò com quem queremos falar ò como eles são ò quantos eles são ò quanto consomem Planejamento de Ações de Merchandising

55 Merchandising Profª Claudia Regina Bouman Propaganda e Marketing Dimensionar os recursos disponíveis E - Verba Mensurar a aplicação Planejamento de Ações de Merchandising

56 Merchandising Profª Claudia Regina Bouman Propaganda e Marketing F1 - Tipo F - Ação de Merchandising selecionar o tipo de ação mais adequado ao produto/ marca/ público Planejamento de Ações de Merchandising

57 Merchandising Profª Claudia Regina Bouman Propaganda e Marketing F2 - Tema F - Ação de Merchandising é o conceito central, a mensagem que queremos transmitir Planejamento de Ações de Merchandising

58 Merchandising Profª Claudia Regina Bouman Propaganda e Marketing F3 - Justificativa F - Ação de Merchandising razões que levaram a escolha e definição do tipo de ação Planejamento de Ações de Merchandising

59 Merchandising Profª Claudia Regina Bouman Propaganda e Marketing F4 - Mecânica F - Ação de Merchandising detalhamento minucioso de todo o processo operacional de organização e implementação da ação Planejamento de Ações de Merchandising

60 Merchandising Profª Claudia Regina Bouman Propaganda e Marketing F4 - Mecânica F - Ação de Merchandising ò O que ò Quando - cronograma ò Como ò Onde ò Para quem ò Quem Planejamento de Ações de Merchandising

61 Merchandising Profª Claudia Regina Bouman Propaganda e Marketing Atividades de planejamento ò planejar o orçamento promocional anual, montando e organizando métodos e processos de controle e aplicação de verbas Planejamento

62 Merchandising Profª Claudia Regina Bouman Propaganda e Marketing Planejamento Atividades promocionais ò desenvolvimento de ações cooperadas ò supervisão da execução das ações ò criação e produção dos materiais

63 Merchandising Profª Claudia Regina Bouman Propaganda e Marketing Planejamento Atividades administrativas ò controle de aplicação de verbas ò controle de distribuição de material ò avaliação e controle de execução e final das ações ò elaboração de relatórios

64 Merchandising Profª Claudia Regina Bouman Propaganda e Marketing Planejamento Administração ò ordenar, organizar, racionalizar e controlar as atividades operacionais necessárias à implementação da ação planejada, durante todo o seu período de execução, adotando os procedimentos cabíveis a cada situação

65 Merchandising Profª Claudia Regina Bouman Propaganda e Marketing Planejamento Administração ò permitir a implementação de normas e atitudes de avaliação dos resultados, a qualquer momento do período da ação, possibilitando as correções e mudanças de rumo, sempre que se fizerem necessárias

66 Merchandising Profª Claudia Regina Bouman Propaganda e Marketing Planejamento Montagem e organização do processo administrativo-operacional ò comentários (considerações iniciais) ò objetivos da ação ò idéia básica (mecânica) ò histórico do cliente e descritivo do produto


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