A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Decisões de Localização Definições, importância e técnicas. Prof.Adriana Marotti – Eng.Produção.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Decisões de Localização Definições, importância e técnicas. Prof.Adriana Marotti – Eng.Produção."— Transcrição da apresentação:

1 Decisões de Localização Definições, importância e técnicas. Prof.Adriana Marotti – Eng.Produção

2 Importância da Localização Decisão de localização pode ter impactos significativos nos: –Investimentos –Recursos necessários –Custos da operação

3 Importância da Localização..e também: –Receitas –Capacidade de prestar serviço adequado Exemplos: –Localização fábrica : custos de mão de obra, procximidade de matérias primas –Localização posto bombeiros: proximidade dos clientes –Loja fast-food: proximidade dos clientes

4 Importância da Localização Mudança de localização: –Processo difícil e custoso, mas pode ocorrer quando: Mudanças na demanda de produtos e serviços Mudanças no fornecimento de recursos ou custos de produção

5 Importância da Localização Alteração de Capacidade ( ou ) –Mudança de local (maior/menor) –Ampliação ou redução do local já existente –Construção de nova planta

6 Fatores que Impactam na Localização LOCALIZAÇÃO RECURSOS OPERACIONAIS REQUISITOS DE MERCADO Terreno e edificações Custo Disponibilidade Fatores institucionais Nível de serviço Adequação do local Imagem do local

7 Fatores que Impactam na Localização Recursos Operacionais Terreno e edificações: –Custo Disponibilidade e custo de recursos: –Matéria prima –Mão de obra (nível de qualificação) –Infra-estrutura (Transporte, Comunicações e Energia)

8 Fatores que Impactam na Localização Fatores institucionais: –Legislação (ambiental, trabalhista) –Taxas e impostos –Estabilidade jurídica e política Conceito de Cluster ou Arranjo Produtivo Local : agrupamento de empresas de um mesmo setor, segue a lógica de compartilhar recursos – Ex. Cosméticos em Diadema, confecções no Bom Retiro, etc.

9 Fatores que Impactam na Localização Requisitos de Mercado Nível de Serviço –Proximidade do mercado consumidor – velocidade e disponibilidade de atendimento Adequação –Características intrínsecas do local Imagem –Importância como marca no consumidor

10 Objetivos de uma decisão de localização Busca-se o equilíbrio entre: –Custos que se alterem em função da localização; –Capacidade de prestar serviços adequados aos clientes; –Potencial de receita da operação. Estratégias de : –Maximização dos Lucros –Redução de custos

11 Escolha do local Métodos Método da Pontuação Ponderada: identifica-se critérios e atribui-se pesos a eles. Avalia-se cada um dos critérios para cada localidade e calcula-se um escore para cada localidade; Abordagem qualitativa, com decisão baseada na avaliação de especialistas Utilizada para problemas mais complexos...Decisão de localização pode não ser baseada em motivos técnicos, mas considera fatores políticos, históricos, pessoais.

12 Método da Pontuação Ponderada Exemplo Qual melhor localização, dada a tabela abaixo? Local CritériosPesoABC Custo do local Impostos locais Disponibilidade de mão-de-obra Acesso a auto-estradas Acesso a aeroporto Potencial para expansão Escore calculado O escore é calculado como o somatório dos produtos das notas pelos respectivos pesos, para cada localidade do Local C é o maior. Logo, de acordo com este critério, este é o local C deveria ser o escolhido.

13 Escolha do local Métodos Método do Centro de Gravidade: encontra a localização que minimiza os custos de transporte. Obtém-se tal localização fazendo um cálculo análogo ao cálculo do centro de gravidade, usado em Física. Utiliza-se um sistema de coordenadas para identificar a localização e grandezas que impactam no custo do transporte como peso. Abordagem quantitativa – para problemas mais simples Não considera outros aspectos da localização, além do posicionamento físico.

14 Uma empresa que opera com 4 lojas de artigos para jardinagem decidiu manter todos os estoques num único armazém. Cada loja, em vez de manter grandes estoque de produtos, fará seus pedidos ao armazém, que enviará estoques de reposição quando necessário. A localização das lojas é mostrada no mapa a seguir. Cada uma das lojas tem tamanho diferente e diferentes volumes de vendas.A tabela 1 mostra o número de caminhões de produtos vendidos a cada semana. Em que região o armazém^deveria estar localizado? Método do Centro de Gravidade Exemplo

15 x y A B C D LOJA A LOJA B LOJA C LOJA D TOTAL LOJA A LOJA B LOJA C LOJA D TOTAL ONDE LOCALIZAR O ARMAZÉM?

16 Método do Centro de Gravidade Exemplo x y A B C D Xg = (1x5 + 5x10 + 5x12 + 9x8) / 35 = 187/35 = 5,34 Yg = (2x5 + 3x10 + 1x12 + 4x8) / 35 = 84/35 = 2,34

17 Cálculos do exemplo anterior: Xg = (1x5 + 5x10 + 5x12 + 9x8) / 35 = 187/35 = 5,34 Yg = (2x5 + 3x10 + 1x12 + 4x8) / 35 = 84/35 = 2,34 Logo, as coordenadas da localização ótima (aquela que minimiza os custos de transporte) são: (5,35 ; 2,34) Veja a localização no mapa, no próximo slide. Quais as premissas que são adotadas neste modelo?

18 Método do Centro de Gravidade Exemplo anterior: localização ótima indicada x y A B C D (5,34 ; 2,4)

19 EXERCICIO É necessário determinar a localização de um hospital para atender a sete regiões delimitadas pelo último Censo. Os pacientes sairão das regiões delimitadas pelo censo para o hospital quando precisarem atendimento de saúde. Onde vc indicaria a construção do Hospital? A B C D E F G

20 A B C D E F G

21 6,67;3,02


Carregar ppt "Decisões de Localização Definições, importância e técnicas. Prof.Adriana Marotti – Eng.Produção."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google