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Profª Clarissa Ivanne C. de Araújo Zootecnista – ETE Palmares

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Apresentação em tema: "Profª Clarissa Ivanne C. de Araújo Zootecnista – ETE Palmares"— Transcrição da apresentação:

1 Profª Clarissa Ivanne C. de Araújo Zootecnista – ETE Palmares
ESCOLA TÉCNICA ESTADUAL DE PALMARES ETE PALMARES Canais de Distribuição Demandas Inelástica e Elástica Profª Clarissa Ivanne C. de Araújo Zootecnista – ETE Palmares

2 O que são os Canais de Distribuição?
É a “última milha” que o produto percorre antes de chegar às mãos do consumidor.

3 Canais de Distribuição
Suprimentos Distribuição Cadeia de Suprimentos

4 Os canais servem para possibilitar
Canais de Distribuição Os canais servem para possibilitar capilaridade dos produtos ao mercado

5 Canais de Distribuição
Canais bem modelados permitem fluxo de informação mais veloz Fluxo físico mais acertivo

6 Canais de Distribuição
CADEIA DE SUPRIMENTOS FORNECEDOR FORNECEDOR MANUFATURA DISTRIBUIDOR VAREJO informação INFORMAÇÃO RÁPIDA E ASSERTIVA INTEGRAÇÃO Canal de Relacionamento e Venda

7 Os canais são modelados de acordo com o tipo de demanda
Canais de Distribuição Os canais são modelados de acordo com o tipo de demanda Tipos de demanda Demanda Inelástica Demanda Elástica

8 Canais de Distribuição
Demanda Inelástica Ano 1 Ano 2 Ano 3 Demanda Sazonalidade Demanda Sazonalidade Demanda Sazonalidade Tempo Tempo Tempo

9 Canais de Distribuição
Demanda Inelástica Demandas Contínuas Produtos Substitutos Pouca sensibilidade para mudanças de preços

10 Canais de Distribuição
Demanda Inelástica Tipos de produtos Commodities Vício Produtos de marca

11 Canais de Distribuição
Demanda Inelástica Produtos POUCO ATRATIVOS para uma loja virtual; Commodities – preços muito baixos, “pouca rentabilidade”.

12 Canais de Distribuição
Demanda Inelástica O Commodity é vendido na web por supermercados Delivery. Pão de Açúcar – Baixo faturamento

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14 Canais de Distribuição
Demanda Inelástica Produtos de MARCA sugere STATUS; Rejeição por compra virtual; Necessidade de se sentir único.

15 Canais de Distribuição
Demanda Elástica Ano 1 Ano 2 Ano 3 Demanda Demanda Demanda Tempo Tempo Tempo

16 Canais de Distribuição
Demanda Elástica Demandas Descontínuas; Produtos personalizados; Conhecimento do mercado para analisar possíveis padrões de consumo.

17 Canais de Distribuição
Demanda Elástica Tipos de produtos Produtos tecnológicos Inovadores Demanda temporal e volátil

18 Canais de Distribuição
Demanda Elástica Produtos ATRATIVOS para uma loja virtual; Cliente buscando diferenciação com preço baixo.

19 Canais de Distribuição
Demanda Elástica Os produtos de demanda elásticas permitem compras com entregas postergadas; Lojas Virtuais possuem entregas postergadas.

20 Os produtos com Canais de
Canais de Distribuição Os produtos com Canais de Demanda Elástica são os mais complexos de serem Modelados

21 Mudança de perfil do consumidor.... .....novos paradigmas estão
Canais de Distribuição Mudança de perfil do consumidor.... .....novos paradigmas estão surgindo no mercado consumidor....

22 FACILIDADE DE COMUNICAÇÃO
Canais de Distribuição FACILIDADE DE COMUNICAÇÃO SEM PRECEDENTES Surgimento de novas necessidades; Maior variedade de produtos; Cliente mais exigente.

23 Adequação das lojas virtuais a
Canais de Distribuição Adequação das lojas virtuais a esta nova realidade O que o cliente virtual quer? Mais personalização dos produtos e serviços.

24 Produtos Customizados
Canais de Distribuição Produtos Customizados Entregas postergadas: possibilita venda de produtos customizados; Produtos customizados: adequado às necessidades dos clientes atuais

25 Exemplo de Produtos Customizados
Canais de Distribuição Exemplo de Produtos Customizados Geladeiras – Brastemp You; Tênis, roupas acessórios – Nike; Carros – GM; Computadores – Dell.

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30 Customização Realizada por Manufaturas
Canais de Distribuição Customização Realizada por Manufaturas Manufaturas criando novo canal de distribuição; Internet permitindo a manufatura se aproximar do cliente final.

31 Desintermediação do Canal de Suprimentos
Canais de Distribuição Desintermediação do Canal de Suprimentos Canal Tradicional Distribuidor Varejo Novo Canal Fornecedor Manufatura Cliente

32 Manufatura como Varejo - Vantagens
Canais de Distribuição Manufatura como Varejo - Vantagens Manufaturas obtendo informações direto dos clientes; Análise dos padrões de consumos de clientes – percepção de tendências.

33 Manufatura como Varejo - Desvantagens
Canais de Distribuição Manufatura como Varejo - Desvantagens Complexidade na distribuição – Logística; Concorrência com canais tradicionais – tradicionais clientes.

34 Manufatura como Varejo
Canais de Distribuição Manufatura como Varejo A manufatura concorre com os diversos canais de vendas e relacionamento existentes; Os modelos de negócios se baseiam no canal escolhido .

35 Tipos de Canais Existentes
Canais de Distribuição Tipos de Canais Existentes PDV (Ponto de Venda) Call Center Mala Direta Web

36 Pode-se usar um ou mais canais
Canais de Distribuição Pode-se usar um ou mais canais Modelos de negócios com: Dois canais Três canais

37 Canais de Distribuição
Call Center Dell e Submarino Cliente Internet

38 Canais de Distribuição
Call Center Ponto Frio PDV Cliente Internet

39 Canais de Distribuição
O objetivo é determinar o melhor modelo de relacionamento e venda para o consumidor; Meta: envolver todos os membros do canal no processo de venda.

40 Os canais deixaram de ser uma operação e passaram a ser uma
Canais de Distribuição Os canais deixaram de ser uma operação e passaram a ser uma “ESTRATÉGIA”.


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