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1 Profª Clarissa Ivanne C. de Araújo Zootecnista – ETE Palmares ESCOLA TÉCNICA ESTADUAL DE PALMARES ETE PALMARES Demandas Inelástica e Elástica.

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1 1 Profª Clarissa Ivanne C. de Araújo Zootecnista – ETE Palmares ESCOLA TÉCNICA ESTADUAL DE PALMARES ETE PALMARES Demandas Inelástica e Elástica

2 2 É a última milha que o produto percorre antes de chegar às mãos do consumidor.É a última milha que o produto percorre antes de chegar às mãos do consumidor.

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6 6 FORNECEDORFORNECEDORMANUFATURADISTRIBUIDORVAREJO CADEIA DE SUPRIMENTOS informação

7 7 Tipos de demandaTipos de demanda –Demanda Inelástica –Demanda Elástica

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9 9 Demandas ContínuasDemandas Contínuas Produtos SubstitutosProdutos Substitutos Pouca sensibilidade para mudanças de preçosPouca sensibilidade para mudanças de preços

10 10 Tipos de produtosTipos de produtos –Commodities –Vício –Produtos de marca

11 11 Produtos POUCO ATRATIVOS para uma loja virtual;Produtos POUCO ATRATIVOS para uma loja virtual; Commodities – preços muito baixos, pouca rentabilidade.Commodities – preços muito baixos, pouca rentabilidade.

12 12 O Commodity é vendido na web por supermercados Delivery.O Commodity é vendido na web por supermercados Delivery. Pão de Açúcar – Baixo faturamento

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14 14 Produtos de MARCA sugere STATUS;Produtos de MARCA sugere STATUS; Rejeição por compra virtual;Rejeição por compra virtual; Necessidade de se sentir único.Necessidade de se sentir único.

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16 16 Demandas Descontínuas;Demandas Descontínuas; Produtos personalizados;Produtos personalizados; Conhecimento do mercado para analisar possíveis padrões de consumo.Conhecimento do mercado para analisar possíveis padrões de consumo.

17 17 Tipos de produtosTipos de produtos –Produtos tecnológicos –Inovadores –Demanda temporal e volátil

18 18 Produtos ATRATIVOS para uma loja virtual;Produtos ATRATIVOS para uma loja virtual; Cliente buscando diferenciação com preço baixo.Cliente buscando diferenciação com preço baixo.

19 19 Os produtos de demanda elásticas permitem compras com entregas postergadas;Os produtos de demanda elásticas permitem compras com entregas postergadas; Lojas Virtuais possuem entregas postergadas.Lojas Virtuais possuem entregas postergadas.

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22 22 Surgimento de novas necessidades;Surgimento de novas necessidades; Maior variedade de produtos;Maior variedade de produtos; Cliente mais exigente.Cliente mais exigente.

23 23 O que o cliente virtual quer?O que o cliente virtual quer? Mais personalização dos produtos e serviços.Mais personalização dos produtos e serviços.

24 24 Entregas postergadas: possibilita venda de produtos customizados;Entregas postergadas: possibilita venda de produtos customizados; Produtos customizados: adequado às necessidades dos clientes atuaisProdutos customizados: adequado às necessidades dos clientes atuais

25 25 Geladeiras – Brastemp You;Geladeiras – Brastemp You; Tênis, roupas acessórios – Nike;Tênis, roupas acessórios – Nike; Carros – GM;Carros – GM; Computadores – Dell.Computadores – Dell.

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30 30 Manufaturas criando novo canal de distribuição;Manufaturas criando novo canal de distribuição; Internet permitindo a manufatura se aproximar do cliente final.Internet permitindo a manufatura se aproximar do cliente final.

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32 32 Manufaturas obtendo informações direto dos clientes;Manufaturas obtendo informações direto dos clientes; Análise dos padrões de consumos de clientes – percepção de tendências.Análise dos padrões de consumos de clientes – percepção de tendências.

33 33 Complexidade na distribuição – Logística;Complexidade na distribuição – Logística; Concorrência com canais tradicionais – tradicionais clientes.Concorrência com canais tradicionais – tradicionais clientes.

34 34 A manufatura concorre com os diversos canais de vendas e relacionamento existentes;A manufatura concorre com os diversos canais de vendas e relacionamento existentes; Os modelos de negócios se baseiam no canal escolhido.Os modelos de negócios se baseiam no canal escolhido.

35 35 PDV (Ponto de Venda)PDV (Ponto de Venda) Call CenterCall Center Mala DiretaMala Direta WebWeb

36 36 Modelos de negócios com:Modelos de negócios com: –Dois canais –Três canais

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