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Universidade Católica Portuguesa Faculdade de Ciências Económicas e Empresariais Tel.: 351217270250 Fax: 351217270252 Economia Aplicada.

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1 Universidade Católica Portuguesa Faculdade de Ciências Económicas e Empresariais Tel.: 351217270250 Fax: 351217270252 fbranco@fcee.ucp.pt Economia Aplicada MBA Fernando Branco Ano lectivo 2003-2004 Trimestre de Inverno Sessão 1 1ª Parte

2 Universidade Católica Portuguesa Faculdade de Ciências Económicas e Empresariais Tel.: 351217270250 Fax: 351217270252 fbranco@fcee.ucp.pt Economia AplicadaMBA Ano lectivo 2003-2004 Trimestre de Inverno Sessão 1 ©Fernando Branco O que é Economia? Ciência que estuda o problema de afectação de recursos escassos a diferentes usos. Três questões fundamentais: –O quê? –Como? –Para quem? Microeconomia e Macroeconomia.

3 Universidade Católica Portuguesa Faculdade de Ciências Económicas e Empresariais Tel.: 351217270250 Fax: 351217270252 fbranco@fcee.ucp.pt Economia AplicadaMBA Ano lectivo 2003-2004 Trimestre de Inverno Sessão 1 ©Fernando Branco Estado Uma economia de mercado Famílias Organizações Factores de produção Bens e Serviços Fluxo realFluxo monetário

4 Universidade Católica Portuguesa Faculdade de Ciências Económicas e Empresariais Tel.: 351217270250 Fax: 351217270252 fbranco@fcee.ucp.pt Economia AplicadaMBA Ano lectivo 2003-2004 Trimestre de Inverno Sessão 1 ©Fernando Branco Microeconomia e Macroeconomia Microeconomia: –Estuda as decisões e interacções dos agentes económicos individuais; –Procura, oferta e mercados. Macroeconomia: –Estuda a evolução da economia agregada resultante das decisões e interacções individuais; –Crescimento do produto, desemprego, inflação.

5 Universidade Católica Portuguesa Faculdade de Ciências Económicas e Empresariais Tel.: 351217270250 Fax: 351217270252 fbranco@fcee.ucp.pt Economia AplicadaMBA Ano lectivo 2003-2004 Trimestre de Inverno Sessão 1 ©Fernando Branco Todos os dias somos confrontados com situações que estão ligadas a aspectos microeconómicos. Alguns exemplos: –Práticas de Centros de Inspecções Automóveis; –Notícias económicas na imprensa. Porquê Microeconomia?

6 Universidade Católica Portuguesa Faculdade de Ciências Económicas e Empresariais Tel.: 351217270250 Fax: 351217270252 fbranco@fcee.ucp.pt Economia AplicadaMBA Ano lectivo 2003-2004 Trimestre de Inverno Sessão 1 ©Fernando Branco Práticas dos Centros de Inspecções Automóveis Três centros próximos na Margem Sul têm diferentes políticas: –Em Azeitão inspecciona-se apenas por marcação; –No Muxito inspecciona-se apenas por ordem de chegada; –Em Corroios faz-se uma parte por marcação e outra por ordem de chegada. Porque se usam estratégias diferentes? Quais as vantagens?

7 Universidade Católica Portuguesa Faculdade de Ciências Económicas e Empresariais Tel.: 351217270250 Fax: 351217270252 fbranco@fcee.ucp.pt Economia AplicadaMBA Ano lectivo 2003-2004 Trimestre de Inverno Sessão 1 ©Fernando Branco Microeconomia no Economist http://www.economist.com/

8 Universidade Católica Portuguesa Faculdade de Ciências Económicas e Empresariais Tel.: 351217270250 Fax: 351217270252 fbranco@fcee.ucp.pt Economia AplicadaMBA Ano lectivo 2003-2004 Trimestre de Inverno Sessão 1 ©Fernando Branco Porquê Microeconomia com ênfase na empresa? Empresa Gestor Mercados dos Factores Mercados dos Produtos Estado

9 Universidade Católica Portuguesa Faculdade de Ciências Económicas e Empresariais Tel.: 351217270250 Fax: 351217270252 fbranco@fcee.ucp.pt Economia AplicadaMBA Ano lectivo 2003-2004 Trimestre de Inverno Sessão 1 ©Fernando Branco Seis Aspectos Microeconómicos Essenciais a uma Boa Gestão Objectivos / Restrições; Lucros: natureza e importância; Incentivos e sinalização; Funcionamento dos mercados; Valor intertemporal do dinheiro; Análise marginal.

10 Universidade Católica Portuguesa Faculdade de Ciências Económicas e Empresariais Tel.: 351217270250 Fax: 351217270252 fbranco@fcee.ucp.pt Economia AplicadaMBA Ano lectivo 2003-2004 Trimestre de Inverno Sessão 1 ©Fernando Branco Objectivos / Restrições Identificação de objectivos: –Decisões escolhidas em função dos objectivos; –Diferentes divisões da empresa podem ter diferentes objectivos. Escassez de recursos: –Impõe restrições; –Limita as possibilidades.

11 Universidade Católica Portuguesa Faculdade de Ciências Económicas e Empresariais Tel.: 351217270250 Fax: 351217270252 fbranco@fcee.ucp.pt Economia AplicadaMBA Ano lectivo 2003-2004 Trimestre de Inverno Sessão 1 ©Fernando Branco Lucros: natureza e importância Lucro contabilístico Lucro económico: –Custo de oportunidade. Exemplo: Operação de uma pizzaria. O objectivo de maximização do lucro.

12 Universidade Católica Portuguesa Faculdade de Ciências Económicas e Empresariais Tel.: 351217270250 Fax: 351217270252 fbranco@fcee.ucp.pt Economia AplicadaMBA Ano lectivo 2003-2004 Trimestre de Inverno Sessão 1 ©Fernando Branco Operação de uma pizzaria António tem uma pizzaria na Baixa de Lisboa. A loja é sua e ele é o único trabalhador. Os proveitos anuais são de 30000 euros. Os custos anuais são de 14000 euros. O resultado anual é de 16000 euros. Este não é o lucro económico!

13 Universidade Católica Portuguesa Faculdade de Ciências Económicas e Empresariais Tel.: 351217270250 Fax: 351217270252 fbranco@fcee.ucp.pt Economia AplicadaMBA Ano lectivo 2003-2004 Trimestre de Inverno Sessão 1 ©Fernando Branco Operação de uma pizzaria António poderia ganhar 12000 euros anuais trabalhando num restaurante. O espaço da loja podia ser alugado por 6000 euros anuais. O lucro económico é apenas de: António deveria fechar a pizzaria, empregar-se num restaurante e arrendar a loja!

14 Universidade Católica Portuguesa Faculdade de Ciências Económicas e Empresariais Tel.: 351217270250 Fax: 351217270252 fbranco@fcee.ucp.pt Economia AplicadaMBA Ano lectivo 2003-2004 Trimestre de Inverno Sessão 1 ©Fernando Branco Incentivos e sinalização As pessoas reagem a estímulos: é necessário alinhar os incentivos com os objectivos. Exemplo: Os contratos por objectivos no futebol profissional. As decisões das pessoas afectam o que os outros pensam da situação. Exemplo: Deuladeu Martins e o pão para os castelhanos.

15 Universidade Católica Portuguesa Faculdade de Ciências Económicas e Empresariais Tel.: 351217270250 Fax: 351217270252 fbranco@fcee.ucp.pt Economia AplicadaMBA Ano lectivo 2003-2004 Trimestre de Inverno Sessão 1 ©Fernando Branco Funcionamento dos mercados Toda a troca exige duas partes: procura e oferta. Interesses de consumidores e produtores. Rivalidade entre consumidores: Leilões. Rivalidade entre produtores: Comunicações móveis em Portugal. A capacidade de gestão é melhorada se se compreender bem o funcionamento de mercados de factores e de produtos.

16 Universidade Católica Portuguesa Faculdade de Ciências Económicas e Empresariais Tel.: 351217270250 Fax: 351217270252 fbranco@fcee.ucp.pt Economia AplicadaMBA Ano lectivo 2003-2004 Trimestre de Inverno Sessão 1 ©Fernando Branco Valor intertemporal do dinheiro Muitas decisões têm implicações em distintos momentos do tempo (por exemplo, investigação e desenvolvimento). Exemplo: Pesquisa de novos medicamentos. Um euro hoje vale mais do que um euro dentro de um ano: o custo de oportunidade é o juro que se ganha em um ano.

17 Universidade Católica Portuguesa Faculdade de Ciências Económicas e Empresariais Tel.: 351217270250 Fax: 351217270252 fbranco@fcee.ucp.pt Economia AplicadaMBA Ano lectivo 2003-2004 Trimestre de Inverno Sessão 1 ©Fernando Branco Pesquisa de novos medicamentos O tempo é fundamental no desenvolvimento de um novo medicamento: demora em média 10 anos e custa $300M. As receitas vêm mais tarde e por isso as empresas farmacêuticas só desenvolvem produtos de que esperem pelo menos $350M de receita anual. O resultado é que não são desenvolvidos medicamentos para as doenças dos países sub- desenvolvidos (Economist, 99/08/14).

18 Universidade Católica Portuguesa Faculdade de Ciências Económicas e Empresariais Tel.: 351217270250 Fax: 351217270252 fbranco@fcee.ucp.pt Economia AplicadaMBA Ano lectivo 2003-2004 Trimestre de Inverno Sessão 1 ©Fernando Branco Análise marginal Uma técnica fundamental para a boa gestão: –Decidir comparando benefícios marginais e custos marginais. Exemplos: –Decisões discretas: quantas máquinas adquirir? –Decisões contínuas: que orçamento de publicidade?

19 Universidade Católica Portuguesa Faculdade de Ciências Económicas e Empresariais Tel.: 351217270250 Fax: 351217270252 fbranco@fcee.ucp.pt Economia AplicadaMBA Ano lectivo 2003-2004 Trimestre de Inverno Sessão 1 ©Fernando Branco Quantas máquinas adquirir?

20 Universidade Católica Portuguesa Faculdade de Ciências Económicas e Empresariais Tel.: 351217270250 Fax: 351217270252 fbranco@fcee.ucp.pt Economia AplicadaMBA Ano lectivo 2003-2004 Trimestre de Inverno Sessão 1 ©Fernando Branco Que orçamento de publicidade? Benefícios: Custos: Benefícios Marginais: Custos Marginais: Decisão óptima:

21 Universidade Católica Portuguesa Faculdade de Ciências Económicas e Empresariais Tel.: 351217270250 Fax: 351217270252 fbranco@fcee.ucp.pt Economia AplicadaMBA Ano lectivo 2003-2004 Trimestre de Inverno Sessão 1 ©Fernando Branco Estrutura da Disciplina Informações na página da Web: www.fcee.ucp.pt/mba/eapl/ www.fcee.ucp.pt/mba/eapl/


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