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ORGANIZAÇÃO Todos nós nascemos e passamos toda a nossa vida dentro das organizações.

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Apresentação em tema: "ORGANIZAÇÃO Todos nós nascemos e passamos toda a nossa vida dentro das organizações."— Transcrição da apresentação:

1 ORGANIZAÇÃO Todos nós nascemos e passamos toda a nossa vida dentro das organizações.

2 Segundo Chiavenato, 1999 – pode-se conceituar organização como unidades ou entidades sociais em que as pessoas interagem entre si para alcançar objetivos comuns.

3 Nesse sentido, a palavra organização significa qualquer empreendimento humano criado e moldado intencionalmente para atingir determinados objetivos. As organizações podem ser empresas, órgãos públicos, bancos, universidades e inúmeros outros tipos.

4 As organizações são unidades sociais (ou agrupamentos humanos), intencionalmente construídas e reconstruídas, a fim de atingir objetivos específicos.

5 Dentro desse enfoque social, a organização pode ser visualizada sob dois aspectos: Organização Formal Organização Informal

6 ORGANIZAÇÃO FORMAL baseada em uma divisão racional do trabalho, na diferenciação e integração de seus órgãos e representada através do organograma.

7 ORGANIZAÇÃO INFORMAL que emerge espontânea e naturalmente entre as pessoas que ocupam posições na organização formal e a partir dos relacionamentos interpessoais.

8 Uma organização nunca constitui uma unidade pronta e acabada, mas um organismo social, vivo e sujeito a mudanças.

9 Combina em sua dinâmica pessoas, estrutura, tecnologia e ambiente que juntos interagem formando um sistema imensamente complexo cuja compreensão é desafiante.

10 As organizações constituem sistemas abertos, onde a troca com o meio é ação fundamental para sua sobrevivência.

11 Toda organização atua em um determinado ambiente e sua existência e permanência no mercado dependem da maneira como ela se relaciona com esse meio ambiente. AMBIENTE ENTRADA ORGANIZAÇÃO SAÍDA AMBIENTE RETROAÇÃO Cultura Organizacional

12 Conceito A Cultura Organizacional é o modo de vida próprio que cada organização desenvolve com seus participantes. A cultura da organização repousa sobre um sistema de crenças e valores, tradições e hábitos, uma forma aceita e estável de interações e de relacionamentos sociais típicos de cada organização. Mas a cultura da organização não é estática, ela sofre alterações dependendo das condições externas e internas.

13 Muitas vezes vemos culturas que conseguem se renovar mantendo sua integridade e personalidade, enquanto outras permanecem amarradas a padrões antigos e ultrapassados.

14 O Boticário Fórmulas inovadoras, qualidade e relações éticas transformam pequena farmácia na maior rede de franquias de cosméticos do mundo. O espírito empreendedor de Miguel Krigsner, fundador do Boticário, aliado ao desejo de inovar e atender cada cliente de forma personalizada, transformou uma pequena farmácia de manipulação aberta em 1977, no Centro de Curitiba (PR), na maior rede de franquias de perfumaria e cosméticos do mundo. O Boticário não cresceu por acaso. Conquistou o público com produtos inovadores, relações éticas com parceiros e com a comunidade e com a prática de valores que norteiam a atuação dos colaboradores desde o início.

15 O grande passo para a futura expansão do negócio foi a abertura da loja, em 1979, no Aeroporto Afonso Pena, que atende Curitiba e região. Pessoas de várias regiõesdo país encontraram ali produtos diferenciados. A qualidade despertou em que os experimentava o interesse de revendê-los pelo Brasil. Um ano depois foi inaugurada a primeira franquia O Boticário, em Brasília. Em 1985 já eram cerca de 500 lojas espalhadas pelo Brasil. Atualmente, O Boticário é a maior rede de franquias de perfumaria e cosméticos do mundo, com mais de lojas no Brasil e presença em mil pontos de venda e 73 lojas exclusivas de outros 15 países.

16 A demanda cresceu. Em 1982 foi inaugurada a fábrica em São José dos Pinhais, na Grande Curitiba. Hoje, ela emprega funcionários e tem área construída de 39 mil m². A linha que começou na década de 70 com dois produtos – um creme hidratante e um shampoo à base de algas marinhas – conta hoje com cerca de 600 itens, divididos em perfumaria, maquiagem, cuidados para o corpo, cuidados faciais, protetores solares, desodorantes, sabonetes e shampoos..

17 O Boticário sempre buscou modernizar-se em sua trajetória, mas nunca deixou de disseminar valores. Hoje cria, produz, distribui e vende seus produtos, integração que é reflexo do trabalho de todos os colaboradores, fornecedores e franqueados. Desde aquela época muita coisa mudou, mas a essência do Boticário continua a mesma – levar beleza, satisfação e a possibilidade da transformação a cada consumidor.

18 Reconhecer que a Cultura Organizacional tem propriedades comuns não significa, entretanto, que não possa haver subculturas. A maioria das grandes organizações tem uma cultura dominante e numerosos conjuntos de subculturas.

19 Cultura Dominante e Subculturas Uma cultura dominante expressa os valores centrais que são partilhados pela maioria dos membros da organização. Quando falamos sobre a cultura de uma organização, estamos nos referindo à sua cultura dominante. BOTICÁRIO _ Acreditamos que para ser uma empresa bem- sucedida, é preciso ir além do lucro financeiro. Uma gestão de sucesso contribui para a preservação do meio ambiente e é capaz de ter práticas socialmente responsáveis permeando o seu negócio.

20 Cultura Dominante e Subculturas. É esta visão macro de cultura que dá a uma organização sua personalidade distinta. Subculturas tendem a desenvolver-se em grandes organizações para refletir problemas, situações ou experiências comuns que os membros enfrentam.

21 Estas subculturas têm a probabilidade de ser definidas pelas designações de departamentos e separação geográfica.

22 O departamento de compras, por exemplo, pode ter uma subcultura que seja unicamente partilhada pelos membros desse departamento. Ela incluirá os valores centrais da cultura dominante mais os valores adicionais singulares dos membros do departamento de compras.

23 Funções da Cultura A cultura desempenha várias funções dentro de uma organização. Primeira, ela tem um papel de definição de fronteira: isto é, cria distinções entre uma organização e outras.

24 Segunda, transmite um sentido de identidade para os membros da organização.

25 Terceira, a cultura facilita a geração de comprometimento a alguma coisa maior do que o auto-interesse de alguém. Com uma administração ética e transparente, O Boticário conduz seus negócios baseado em valores sólidos de respeito aos seres humanos e ao meio ambiente. Assumimos compromissos de promover os direitos humanos, a erradicação do trabalho infantil, o comércio justo, a conservação da natureza e o cumprimento das Metas do Milênio.

26 Quarta, ela intensifica a estabilidade do sistema social. A cultura é a cola social que ajuda a manter a organização junta, fornecendo padrões apropriados para o que os empregados devem dizer e fazer.

27 Finalmente, a cultura serve como um mecanismo de fazer sentido e controle que guia e molda as atitudes e comportamento dos empregados. É esta última função que é de interesse especial para nós.

28 A cultura define as regras do jogo:

29 A empresa ideal é a Escola de Samba Flávio Toledo Um mestre da organização empresarial!

30 Flávio Toledo disse isto, em uma sessão de treinamento para executivos: A mais perfeita empresa, a mais surpreendente que eu conheço do ponto de vista operacional, é a escola de samba.

31 Que outra instituição deste mundo consegue capitalizar todos os esforços de 10 mil sambistas, a maioria moradores de morro ou comunidades, sem formações específicas... Eles comparecem pontualmente durante semanas no mesmo local. Ensaiam coreografias, decoram a letra e a melodia de sambas muitas vezes complicadíssimos, fazem pesquisas históricas, concebem cenografias holywoodianas, confeccionam milhares de adereços e organizam centenas de costureiras num barracão que é uma linha de montagem...

32 Os sambistas lidam com milhões de dólares, muitos pagam a fantasia, obedecem aos fiscais, chegam com antecedência na concentração e ajudam em tudo, até mesmo na hora de empurrar os carros alegóricos... Sambam por uma hora e ainda choram se a escola perde.

33 É incrível! Você organiza e manda em gente que não tem contrato – não ganha para – não são promovidos...

34 É que numa escola de samba os objetivos e valores dos sambistas são rigorosamente os mesmos da diretoria. Todos querem a mesma coisa – desfilar bem e ser campeão! EXISTE O DESEJO

35 Ninguém convence ninguém! Persuasão X Convencimento Treinamento – objetivos – valores Se há estranheza se transforma em adestramento! Ensinar o cão a buscar o chinelo, o jornal... – Exige uma política de recompensa! ESTÍMULO

36 A cena clássica todos reunidos num auditório O presidente da empresa discursando estamos hoje aqui reunidos para comemorar mais um sucesso do nosso plano de redução de custos operacionais... Parabéns a todos! Continuamos contando com a sua colaboração!

37 Ou mesmo o inverso: o clássico memorando sobre o uso do telefone da empresa para chamadas pessoais: Caso esses abusos não terminem, seremos obrigados a proibir o uso dos nossos telefones para assuntos particulares! Assinado A Diretoria – ou a Gerência

38 Conflito desejo e valor do funcionário com o da empresa

39 Voltemos à escola de samba O sambista é funcionário e na empresa ele chega atrasado

40 Toma café durante 40 minutos Lê dois jornais no banheiro – zero hora / meio hora / expresso Arranja atestado médico para justificar a falta

41 FALTA O QUÊ? DESEJO X VALOR FUNCIONÁRIO X SAMBISTA

42 Na escola de samba o cara chega com antecedência ao ensaio – participa – conversa – se relaciona – ensaia até acabar e ainda ajuda na limpeza da quadra e ainda sai contente

43 Na empresa trabalha mal

44 Na quadra dá o sangue – se esforça – espera... É CAMPEÃ!!!

45 Freud explica: O ser humano é programado para procurar o prazer e fugir da dor.

46 Sintonia entre valores empresa funcionário sociedade

47 O CAMINHO SEGURO PARA O SUCESSO DE UMA TAREFA É FAZER COM QUE AS PESSOAS NELA ENVOLVIDAS TENHAM PRAZER EM EXECUTÁ-LA!

48 Vamos terminar com um samba enredo!

49 O Homem Falou Gonzaguinha Pode chegar que a festa vai é começar agora E é prá chegar quem quiser, deixe a tristeza prá lá E traga o seu coração, sua presença de irmão Nós precisamos de você nesse cordão Pode chegar que a casa é grande e é toda nossa Vamos limpar o salão, para um desfile melhor Vamos cuidar da harmonia, da nossa evolução Da unidade vai nascer a nova idade Da unidade vai nascer a novidade E é prá chegar sabendo que a gente tem o sol na mão E o brilho das pessoas é bem maior, irá iluminar nossas manhãs Vamos levar o samba com união, no pique de uma escola campeã Não vamos deixar ninguém atrapalhar a nossa passagem Não vamos deixar ninguém chegar com sacanagem Vão'bora que a hora é essa e vamos ganhar Não vamos deixar uns e outros melar Oô eô eá, e a festa vai apenas começar(vamos lá meu amor )


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