A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Análise de Vibrações Melhoria contínua e Efeitos colaterais

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Análise de Vibrações Melhoria contínua e Efeitos colaterais"— Transcrição da apresentação:

1 Análise de Vibrações Melhoria contínua e Efeitos colaterais
BELFORD ROXO André Marchiori Julho / 2009

2 Cultura da empresa – Agora todos nos procuram !
Conseqüências do monitoramento por análise de vibrações Cultura da empresa – Agora todos nos procuram ! Hora de repensar suas sistemáticas Casos não detectáveis – Ou... A falha era detectável ? Efeitos colaterais de um monitoramento bem feito. Análise de vibrações e Confiabilidade A importância de um sistema de gestão

3 Cultura da empresa : Agora todos nos procuram
A importância do relato do problema Será que todos contam tudo ? Acompanhamento do reparo Veja com quem faz ! Ouvir a opinião de todos Manutenção, produção e projetos !! Buscar apoio e consolidar estudos A importância de quem fabrica o equipamento. Apresentar soluções SIMPLES e com resultados previstos. Quanto custa e a economia prevista.

4 Cultura da empresa : Agora todos nos procuram
Caso exemplo : Perda de rendimento em bombas magnéticas A importância do relato do problema As bombas magnéticas são retiradas por baixo redimento Ao desmontarmos as bombas na Oficina, é verificado sistematicamente excesso de graxa no interior da bomba. Isso provoca aumento de temperatura e em seguida o escorregamento do induzido (acoplamento magnético) do equipamento. Danos severos nas bombas com custo elevado de reparo. O plano de lubrificação com previsão (devido ao tipo de graxa) de lubrificação semanal. Adequação de juntas para montagem dos rolamentos – Participação EFETIVA do grupo da Oficina de Manutenção.

5 Cultura da empresa : Agora todos nos procuram
Bomba magnética após desmontagem

6 Cultura da empresa : Agora todos nos procuram
Caso exemplo : Perda de rendimento em bombas magnéticas Soluções propostas : Economia de R$ ,00 em 5 anos Substituição dos rolamentos para com lubrificação definitiva (2RS ou Solid Oil). Definição de estratégia de substituição – Primeiro as reservas que tem as bombas principais operando com algum indício de problema. Criação de um ponto específico para detecção do escorregamento das bombas (0 – 200 Hz; 800 Linhas) SIMPLES !!!

7 Cultura da empresa : Agora todos nos procuram
Bomba magnética identificada com escorregamento

8 Hora de repensar suas sistemáticas
O histórico de seus equipamentos é uma ferramenta muito poderosa. USE-O !! Será que o equipamento resiste mais um mês ? Será foi que foi “Alarme falso” ? Aprenda a utilizar todos os recursos que você tem a mão. Software e hardware devem ser dominados: Seu tempo é muito valioso Não tenha paradigmas. Vença-os embasado pela técnica. Você segue a frase: time que está ganhando não se mexe ? Saber diferenciar o excesso de zelo, do “zelo necessário”. Não existe sorte. Confie em seus recursos.

9 Hora de repensar suas sistemáticas
Caso Exemplo : Revisão dos níveis de alarmes de bombas centrífugas: AutoStat, Estatística, bom senso e transpiração Espectro resultante GERAL Probabilidades e suas amplitudes

10 Hora de repensar suas sistemáticas
Caso Exemplo : Revisão dos níveis de alarmes de bombas centrífugas: AutoStat, Estatística, bom senso e transpiração Utilize o bom senso: confira com a curva de tendência e avalie a solução!!! Defina um percentual de incremento para os níveis, de acordo com o que se deseja : Reduzir as intervenções ? Manter o equipamento operando mais tempo ? Tolerar mais um tipo de problema ? ...em suma defina uma META !

11 Hora de repensar suas sistemáticas
Planilha de estudos Resultado : Redução de 35% no número de solicitações de intervenções pela preditiva, sem com isso verificarmos um aumento de falhas não anunciadas “detectáveis”.

12 Casos não detectáveis – Ou... A falha era detectável ?
Precisamos saber o que procuramos ! Análise de vibrações não faz milagres...embora sempre tente. Causa Raiz precisa ser determinada. A falha do equipamento foi uma consequência de outro problema ? Selos mecânicos – Um caso a parte. MUITO $$ !! O papel do técnico que faz as medições de vibrações. Inspeções visuais, pequenas ações durante a medição. Temos ferramentas para identificar o que procuramos ? Procure justificar através de fatos e dados. Isso CONVENCE !

13 Casos não detectáveis – Ou... A falha era detectável ?
Estudos de motores elétricos queimados Foi a “idade” ??? Nota : 609 motores reservas.

14 Efeitos colaterais de um monitoramento bem feito.
Os retentores falham ! Motores Queimam ! Os equipamentos ficam operando muito além do projetado. E aí ?? Muitos equipamentos para analisar. - PeakVue em rota como alarme definitivo de rolamentos. - Rotas que podem ter sua periodicidade revisada. Conflito com a vida útil estimada em HORAS pelo fabricante do equipamento. Depois desse tempo, “o risco é todo seu”. Ser “dedo-duro” de uma operação ou manutenção inadequada do equipamento. Uma falha não surge “sozinha” de um dia para o outro.

15 Efeitos colaterais de um monitoramento bem feito.
Estatísticas de retentores.

16 Efeitos colaterais de um monitoramento bem feito.
PeakVue em rota como alarme definitivo de rolamentos Falha na gaiola do rolamento

17 Efeitos colaterais de um monitoramento bem feito.
Caso de ventilador: durou 6 anos pós-falha não anunciada.

18 Análise de vibrações e Confiabilidade
Confiabilidade. O que é ? “É a capacidade de uma pessoa ou sistema de realizar e manter sua função sob condições de rotina, assim como sob condições hostis ou inesperadas” Confiabilidade em equipamento rotativos Monitoramento por análise de vibrações, e mais ... ferramentas que dão suporte a decisões. Programas de RCM com melhorias implementadas. O histórico de falhas e de vibrações é fundamental.

19 Análise de vibrações e Confiabilidade
Compressor de parafuso que vibra em níveis altíssimos mantido em operação por análises ferrográficas. Equipamentos iguais com comportamento totalmente diferente; Pós-manutenção o equipamento “2” já apresentou níveis mais altos. Manutenção recomendada com horas : Já passamos de !!

20 Análise de vibrações e Confiabilidade
As análises ferrográficas : fortes aliadas das análises de vibrações. A Análise da amostra indica que o lubrificante está em condição de uso. As características analisadas indicam um desempenho satisfatório do sistema. Metais: Baixa concentração de partículas metálicas Ausência de desgaste severo Contaminantes: Baixa concentração de contaminantes.

21 A importância de um sistema de gestão
Treinamento e padronização de atividades Planos de ação e métodos de análise e solução de problemas. Evitar reuniões tipo “feira” !!...e improdutivas. PDCA – Metas, Registros de ocorrências, melhorias. Sistema de gestão abrange as atividades de manutenção : A preditiva é parte integrante das atividades rotineiras.

22 A importância de um sistema de gestão
Ajuste de bases com analisador de vibrações. Resultado : Economia prevista de R$ ,00 em dois anos (AÇÃO SIMPLES!!)

23 A importância de um sistema de gestão
Alinhamento a laser: Não confundir com “A intenção de alinhar com o laser”. Alinhamentos complexos e com condições totalmente adversas aos mecânicos : Falta de posicionadores, pintura excessiva nos parafusos, tubulações desalinhadas.

24 OBRIGADO PELA SUA ATENÇÃO!!
“Qualquer caminho serve quando não se sabe onde quer chegar.” William Sheakspeare OBRIGADO PELA SUA ATENÇÃO!!


Carregar ppt "Análise de Vibrações Melhoria contínua e Efeitos colaterais"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google