A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

BFR julho/2009 Page 1 Análise de Vibrações Melhoria contínua e Efeitos colaterais BELFORD ROXO André Marchiori Julho / 2009.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "BFR julho/2009 Page 1 Análise de Vibrações Melhoria contínua e Efeitos colaterais BELFORD ROXO André Marchiori Julho / 2009."— Transcrição da apresentação:

1 BFR julho/2009 Page 1 Análise de Vibrações Melhoria contínua e Efeitos colaterais BELFORD ROXO André Marchiori Julho / 2009

2 BFR julho/2009 Page 2 Conseqüências do monitoramento por análise de vibrações Cultura da empresa – Agora todos nos procuram ! Hora de repensar suas sistemáticas Casos não detectáveis – Ou... A falha era detectável ? Efeitos colaterais de um monitoramento bem feito. Análise de vibrações e Confiabilidade A importância de um sistema de gestão

3 BFR julho/2009 Page 3 Cultura da empresa : Agora todos nos procuram A importância do relato do problema Será que todos contam tudo ? Acompanhamento do reparo Veja com quem faz ! Ouvir a opinião de todos Manutenção, produção e projetos !! Buscar apoio e consolidar estudos A importância de quem fabrica o equipamento. Apresentar soluções SIMPLES e com resultados previstos. Quanto custa e a economia prevista.

4 BFR julho/2009 Page 4 Caso exemplo : Perda de rendimento em bombas magnéticas A importância do relato do problema As bombas magnéticas são retiradas por baixo redimento Ao desmontarmos as bombas na Oficina, é verificado sistematicamente excesso de graxa no interior da bomba. Isso provoca aumento de temperatura e em seguida o escorregamento do induzido (acoplamento magnético) do equipamento. Danos severos nas bombas com custo elevado de reparo. O plano de lubrificação com previsão (devido ao tipo de graxa) de lubrificação semanal. Adequação de juntas para montagem dos rolamentos – Participação EFETIVA do grupo da Oficina de Manutenção. Cultura da empresa : Agora todos nos procuram

5 BFR julho/2009 Page 5 Cultura da empresa : Agora todos nos procuram Bomba magnética após desmontagem

6 BFR julho/2009 Page 6 Cultura da empresa : Agora todos nos procuram Caso exemplo : Perda de rendimento em bombas magnéticas Soluções propostas : Economia de R$ ,00 em 5 anos Substituição dos rolamentos para com lubrificação definitiva (2RS ou Solid Oil). Definição de estratégia de substituição – Primeiro as reservas que tem as bombas principais operando com algum indício de problema. Criação de um ponto específico para detecção do escorregamento das bombas (0 – 200 Hz; 800 Linhas) SIMPLES !!!

7 BFR julho/2009 Page 7 Cultura da empresa : Agora todos nos procuram Bomba magnética identificada com escorregamento

8 BFR julho/2009 Page 8 Hora de repensar suas sistemáticas O histórico de seus equipamentos é uma ferramenta muito poderosa. USE-O !! Será que o equipamento resiste mais um mês ? Será foi que foi Alarme falso ? Aprenda a utilizar todos os recursos que você tem a mão. Software e hardware devem ser dominados: Seu tempo é muito valioso Não tenha paradigmas. Vença-os embasado pela técnica. Você segue a frase: time que está ganhando não se mexe ? Saber diferenciar o excesso de zelo, do zelo necessário. Não existe sorte. Confie em seus recursos.

9 BFR julho/2009 Page 9 Hora de repensar suas sistemáticas Probabilidades e suas amplitudes Espectro resultante GERAL Caso Exemplo : Revisão dos níveis de alarmes de bombas centrífugas: AutoStat, Estatística, bom senso e transpiração

10 BFR julho/2009 Page 10 Caso Exemplo : Revisão dos níveis de alarmes de bombas centrífugas: AutoStat, Estatística, bom senso e transpiração Hora de repensar suas sistemáticas Utilize o bom senso: confira com a curva de tendência e avalie a solução!!! Defina um percentual de incremento para os níveis, de acordo com o que se deseja : Reduzir as intervenções ? Manter o equipamento operando mais tempo ? Tolerar mais um tipo de problema ?...em suma defina uma META !

11 BFR julho/2009 Page 11 Hora de repensar suas sistemáticas Resultado : Redução de 35% no número de solicitações de intervenções pela preditiva, sem com isso verificarmos um aumento de falhas não anunciadas detectáveis. Planilha de estudos

12 BFR julho/2009 Page 12 Casos não detectáveis – Ou... A falha era detectável ? Precisamos saber o que procuramos ! Análise de vibrações não faz milagres...embora sempre tente. Causa Raiz precisa ser determinada. A falha do equipamento foi uma consequência de outro problema ? Selos mecânicos – Um caso a parte. MUITO $$ !! O papel do técnico que faz as medições de vibrações. Inspeções visuais, pequenas ações durante a medição. Temos ferramentas para identificar o que procuramos ? Procure justificar através de fatos e dados. Isso CONVENCE !

13 BFR julho/2009 Page 13 Casos não detectáveis – Ou... A falha era detectável ? Estudos de motores elétricos queimados Estudos de motores elétricos queimados Foi a idade ??? Nota : 609 motores reservas.

14 BFR julho/2009 Page 14 Efeitos colaterais de um monitoramento bem feito. Os retentores falham ! Motores Queimam ! Os equipamentos ficam operando muito além do projetado. E aí ?? Muitos equipamentos para analisar. - PeakVue em rota como alarme definitivo de rolamentos. - Rotas que podem ter sua periodicidade revisada. Conflito com a vida útil estimada em HORAS pelo fabricante do equipamento. Depois desse tempo, o risco é todo seu. Ser dedo-duro de uma operação ou manutenção inadequada do equipamento. Uma falha não surge sozinha de um dia para o outro.

15 BFR julho/2009 Page 15 Efeitos colaterais de um monitoramento bem feito. Estatísticas de retentores.

16 BFR julho/2009 Page 16 Efeitos colaterais de um monitoramento bem feito. PeakVue em rota como alarme definitivo de rolamentos Falha na gaiola do rolamento

17 BFR julho/2009 Page 17 Caso de ventilador: durou 6 anos pós-falha não anunciada. Efeitos colaterais de um monitoramento bem feito.

18 BFR julho/2009 Page 18 Análise de vibrações e Confiabilidade Confiabilidade. O que é ? É a capacidade de uma pessoa ou sistema de realizar e manter sua função sob condições de rotina, assim como sob condições hostis ou inesperadas Confiabilidade em equipamento rotativos Monitoramento por análise de vibrações, e mais... ferramentas que dão suporte a decisões. Programas de RCM com melhorias implementadas. O histórico de falhas e de vibrações é fundamental.

19 BFR julho/2009 Page 19 Equipamentos iguais com comportamento totalmente diferente; Pós-manutenção o equipamento 2 já apresentou níveis mais altos. Manutenção recomendada com horas : Já passamos de !! Análise de vibrações e Confiabilidade Compressor de parafuso que vibra em níveis altíssimos mantido em operação por análises ferrográficas.

20 BFR julho/2009 Page 20 As análises ferrográficas : fortes aliadas das análises de vibrações. A Análise da amostra indica que o lubrificante está em condição de uso. As características analisadas indicam um desempenho satisfatório do sistema. Metais : Baixa concentração de partículas metálicas Ausência de desgaste severo Contaminantes: Baixa concentração de contaminantes. Análise de vibrações e Confiabilidade

21 BFR julho/2009 Page 21 A importância de um sistema de gestão Treinamento e padronização de atividades Planos de ação e métodos de análise e solução de problemas. Evitar reuniões tipo feira !!...e improdutivas. PDCA – Metas, Registros de ocorrências, melhorias. Sistema de gestão abrange as atividades de manutenção : A preditiva é parte integrante das atividades rotineiras.

22 BFR julho/2009 Page 22 A importância de um sistema de gestão Ajuste de bases com analisador de vibrações. Resultado : Economia prevista de R$ ,00 em dois anos (AÇÃO SIMPLES!!)

23 BFR julho/2009 Page 23 Alinhamento a laser: Não confundir com A intenção de alinhar com o laser. A importância de um sistema de gestão Alinhamentos complexos e com condições totalmente adversas aos mecânicos : Falta de posicionadores, pintura excessiva nos parafusos, tubulações desalinhadas.

24 BFR julho/2009 Page 24 OBRIGADO PELA SUA ATENÇÃO!! Qualquer caminho serve quando não se sabe onde quer chegar. William Sheakspeare


Carregar ppt "BFR julho/2009 Page 1 Análise de Vibrações Melhoria contínua e Efeitos colaterais BELFORD ROXO André Marchiori Julho / 2009."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google