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Planejamento Estratégico Sumário Executivo Missão, Visão e Valores 1.

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Apresentação em tema: "Planejamento Estratégico Sumário Executivo Missão, Visão e Valores 1."— Transcrição da apresentação:

1 Planejamento Estratégico Sumário Executivo Missão, Visão e Valores 1

2 Sumário Executivo 2 Resumo dos principais temas abordados no plano, incluindo: Perfil da empresa. Metas. Recomendações. Situação do mercado. Não apresentar apenas tópicos. Desenvolvido após o término do plano. Fonte: KOTLER, P. Administração de marketing. São Paulo: Atlas, KOTLER, P.; KELLER, K. L. Administração de marketing. São Paulo: Pearson, 2006.

3 Exemplo de Sumário Executivo (Simplificado) 3 Fonte: CHURCHILL, G. A. Marketing. São Paulo: Saraiva, A loja Estrela é especializada em moda infanto-juvenil, tendo como principais clientes o público de classe C que reside na cidade de Mogi das Cruzes, o qual se interessa por seus produtos devido aos preços baixos e a boa qualidade. A tradição da empresa na região gera fidelidade dos clientes com a marca. No entanto, atualmente o setor de vestuário apresenta diversos desafios, principalmente com a entrada de novos competidores, os quais apresentam preços bem abaixo da média do mercado, conquistando grande parte dos clientes da empresa. Para o ano de 2010, os proprietários da loja Estrela pretendem expandir os negócios para a cidade de Suzano, com a abertura de duas novas lojas. Espera-se que tal expansão gere um aumento de 10% nas vendas da empresa, alcançando um faturamento de R$ 200 milhões. A expansão para a cidade de Suzano marca uma nova etapa da trajetória da empresa, que servirá de sustentação para a o crescimento do negócio nos próximos cinco anos. Adaptado de CHURCHILL (2000:565)

4 Sumário Executivo 4 Um exemplo de Sumário Executivo pode ser encontrado em: KOTLER, P.; KELLER, K. L. Administração de marketing. 12 ed. São Paulo: Pearson, Página 59 (quadro Exemplo de plano de marketing, item 1.0 Resumo executivo). Fonte: KOTLER, P. Administração de marketing. São Paulo: Atlas, KOTLER, P.; KELLER, K. L. Administração de marketing. São Paulo: Pearson, 2006.

5 Base para a formulação de estratégias. Fornecem uma direção para a empresa. Missão, Visão e Valores Fonte: COSTA, E. A. Gestão estratégica. 2 ed. São Paulo: Saraiva,

6 A missão é a razão de ser da empresa. (OLIVEIRA, 2001:128). A declaração de missão indica, em termos gerais, as fronteiras para as atividades de uma organização. (ETZEL, 2001:53). A missão da empresa exerce a função orientadora e delimitadora da ação empresarial, e isto dentro de um período de tempo, normalmente, longo, em que ficam comprometidos valores, crenças, expectativas, conceitos e recursos. (OLIVEIRA, 2001:129). Missão Fonte: KOTLER, P. Administração de marketing. São Paulo, Atlas, OLIVEIRA, D. P. R. Planejamento estratégico. São Paulo: Atlas, ETZEL, M. J. Marketing. São Paulo: Makron Books,

7 Missão A missão deve ser entendida como uma identificação a ser seguida, mas nunca algo específico a ser alcançado. A missão deve ser entendida como uma identificação a ser seguida, mas nunca algo específico a ser alcançado. (OLIVEIRA, 2001:130) Fonte: OLIVEIRA, D. P. R. Planejamento estratégico. São Paulo: Atlas,

8 Exemplo de Missão: O propósito da Motorola é atender honoravelmente às necessidades da comunidade fornecendo produtos e serviços de qualidade superior e preço; ao fazer isso, procuramos obter o lucro adequado e necessário para o crescimento da empresa, dando oportunidade para que nossos funcionários e acionistas conquistem objetivos pessoais razoáveis. (KOTLER, 1998:77)Missão Fonte: KOTLER, P. Administração de marketing. São Paulo, Atlas,

9 Missão Aberta: não determina os produtos e serviços ofertados pela empresa, direcionando-se à satisfação de necessidades. Missão Fechada: apresenta claramente os produtos e serviços oferecidos pela empresa.Missão Fonte: OLIVEIRA, D. P. R. Planejamento estratégico. São Paulo: Atlas, OLIVEIRA (2001:132) 9

10 Ao definir sua Missão, a empresa deixa claro quais são as áreas mais relevantes para a alocação de recursos. Deve ser compreendida por todos os colaboradores, pois determina a forma como as decisões devem ser tomadas. Serve como orientação, mantendo uma unidade entre as ações, mesmo que as pessoas estejam distantes umas das outras.Missão Fonte: KOTLER, P. Administração de marketing. São Paulo, Atlas,

11 Características necessárias à Missão: Não ser muito ampla ou muito restrita, estabelecendo metas em número adequado: Inadequado: Temos como foco a excelência no atendimento ao cliente, o alcance dos melhores preços do mercado, atingir um grande número de revendedores e sermos reconhecidos como a empresa pioneira no setor. Refletir as políticas e valores da empresa, os quais definem a maneira como a empresa se relacionará com os seus diversos públicos (clientes, stakeholders, fornecedores, entre outros). Missão Fonte: KOTLER, P. Administração de marketing. São Paulo, Atlas, ETZEL, M. J. Marketing. São Paulo: Makron Books, KOTLER (1998:77) 11

12 Cuidados ao elaborar a Missão: Não restringir o foco de atuação da empresa: Foco no Produto x Foco no Mercado. Fabricante de Computadores = Negócio de tratamento de informações. (OLIVEIRA, 2001:131). Voltar-se às necessidades do cliente, não apenas aos produtos. Ser realista e refletir as capacidades da organização. Apresentar elementos que motivem os colaboradores. Ser facilmente compreendida. Flexível.Missão Fonte: OLIVEIRA, D. P. R. Planejamento estratégico. São Paulo: Atlas, OLIVEIRA (2001:131) 12

13 Aspectos que definem a Missão: História da empresa: uma missão que se afaste da história da empresa torna-se inconsistente. Ex.: SBT voltando-se a programas voltados a intelectuais. Foco dos diretores e proprietários: caso estejam buscando promover mudanças na empresa, será necessário rever a missão. Ambiente de mercado: deve refletir a situação mercadológica. Ex.: Fabricantes de casacos de pele de animais. Recursos: a missão deve estar alinhada com as capacidades da organização. Competências distintivas: foco no que a empresa faz melhor que seus concorrentes.Missão Fonte: KOTLER, P. Administração de marketing. São Paulo, Atlas, KOTLER (1998:76) 13

14 A missão pode deixar de ser adequada, por conta de mudanças ocorridas no ambiente. Nesse caso, os executivos devem promover mudanças na Missão da organização. a empresa deve redefinir sua missão se esta perder a credibilidade ou não mais estar definindo um curso de ação ótimo para a empresa. (KOTLER, 1998:77). No entanto, a missão volta-se ao longo prazo, e não deve ser alterada em curto períodos de tempo.Missão Fonte: KOTLER, P. Administração de marketing. São Paulo, Atlas, COSTA, E. A. Gestão estratégica. 2 ed. São Paulo: Saraiva,

15 Visão: maneira como a empresa gostaria de se ver no futuro. (COSTA, 2007:35). Visão é um modelo mental de um estado ou situação altamente desejável, de uma realidade futura possível para a organização. (COSTA, 2007:36). Deve ser compartilhada entre todos na empresa, de modo a orientar as decisões.Visão Fonte: COSTA, E. A. Gestão estratégica. 2 ed. São Paulo: Saraiva,

16 O compartilhamento da Visão permite: Ter clareza sobre como a empresa deseja ser no futuro. Direcionar as ações, decisões e estratégias. Facilitar a comunicação. Motivar e inspirar colaboradores.Visão Fonte: COSTA, E. A. Gestão estratégica. 2 ed. São Paulo: Saraiva,

17 Valores: características, virtudes, qualidades da organização que podem ser objeto de avaliação, como se estivessem em uma escala, com gradação entre avaliações extremas. São atributos realmente importantes para a organização, virtudes que se pretende preservadas e incentivadas e às quais deve ser dado mérito. (COSTA, 2007:39).Valores Fonte: COSTA, E. A. Gestão estratégica. 2 ed. São Paulo: Saraiva,

18 Exemplos de Missão, Visão, Princípios e Valores podem ser encontrados em: EDP Bandeirantes: Nestlé: Missão e Valores Princípios Fontes: Acesso em 11 ago


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