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1 Copyright © 2005 ACNielsen a VNU business ADIPA 30º Aniversário Perspectivas de evolução no sector Alimentar FIL - Alimentária, 10 Abril 2005.

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1 1 Copyright © 2005 ACNielsen a VNU business ADIPA 30º Aniversário Perspectivas de evolução no sector Alimentar FIL - Alimentária, 10 Abril 2005

2 Copyright © 2005 ACNielsen a VNU business 2 Agenda Cash&Carry Retalho Principais tendências

3 Copyright © 2005 ACNielsen a VNU business 3 Área I - Grande Lisboa Área II - Grande Porto Área III N - Litoral Norte Área III S - Litoral Sul Área IV - Interior Norte Área V - Sul % N.º LOJAS % VOL. VENDAS Recenseamento 2004 É o Litoral Norte que concentra a maior parte da facturação dos Cash, o que é normal atendendo a que também é aí que existe o maior numero de Mercearias e de lojas da Restauração POPULAÇÃO INE hab. 28.4% 12.5% 22% 13.2% 12.9% Área I Área III N Área III S Área IV Área V 11% Área II 17,9% 21,5% 6,2% 11% 32,1% 31,3% 15,4% 14,3% 10,5% 6,3% 17,9% 15,6% UNIVERSO CASH&CARRY 162 lojas milhões de euros

4 Copyright © 2005 ACNielsen a VNU business 4 Recenseamento % da facturação tanto do Retalho Alimentar como da Restauração, é feita em Lisboa+Litoral Norte, sendo o peso do Algarve importante na Restauração UNIVERSO RESTAURAÇÂO (inclui Fast Food)) lojas milhões de euros 11,8% 10,5% 16,3% 20,2% 12,3% 19,1% 21,9% 8,3% 7,5% 9% 33,1% 30,2% Área I - Grande Lisboa Área II - Grande Porto Área III N - Litoral Norte Área III S - Litoral Sul Área IV - Interior Norte Área V - Sul 36% 22,8% 7,9% 12% 12,1% 14,2% 9,7% 27% 18,9% 9,5% 15,4% 14,6% UNIVERSO ALIMENTAR lojas milhões Euros % N.º LOJAS % VOL. VENDAS

5 Copyright © 2005 ACNielsen a VNU business 5 Cash&Carry Facturação Nº Lojas - 1% Cash&Carry é um Mercado maduro em Portugal

6 Copyright © 2005 ACNielsen a VNU business Recheio atinge a liderança nos últimos 2 anos Ranking de Insígnias – Cash & Carry

7 Copyright © 2005 ACNielsen a VNU business 7 Nota : Inclui apenas os mercados estudados pela ACNielsen nos Cash&Carry Ano 2003 vs 2004 Ranking Peso das Vendas em Valor - 15 Categorias - Ranking Variação Vendas Valor - 15 Categorias - Categorias de Bebidas lideram o ranking em Facturação Ano 2004

8 Copyright © 2005 ACNielsen a VNU business 8 Bebidas são a única área a crescer Cervejas tem um crescimento significativo em 2004 nos Cash&Carry. Terá sido o Euro? 20% crescimento Jun/Jul Var. Vendas Valor vs Classes de Produtos Bebidas Nota : Inclui apenas os mercados estudados pela ACNielsen nos Cash&Carry

9 Copyright © 2005 ACNielsen a VNU business 9 Principais Categorias Alimentares decrescem significativamente -6,3 -7,7 -4,5 -5,1 -7,2 TOTAL PROD ALIMENTARES ZONA NORTE ZONA SUL C&C PEQUENOS C&C GRANDES Var. Vendas Valor vs Classes de Produtos Produtos Alimentares Nota : Inclui apenas os mercados estudados pela ACNielsen nos Cash&Carry

10 Copyright © 2005 ACNielsen a VNU business 10 Agenda Cash&Carry Retalho

11 Copyright © 2005 ACNielsen a VNU business 11 Os vossos clientes: Quem tem aumentado mais a facturação? Os empresários da Restauração ou os do Retalho Tradicional? Recenseamento 2002 Facturação Anual por Loja (1000 euros)

12 Copyright © 2005 ACNielsen a VNU business 12 Restauração contínua a crescer em nº Lojas e Facturação Caracterização da Restauração (INCIM) Facturação Euros Nº Lojas Índice Nielsen Consumo Imediato * Alteração nos Tipos de Loja (saiem as Tabernas e entra a Restauração Moderna incluindo o Fast Food) +3,7%

13 Copyright © 2005 ACNielsen a VNU business 13 Facturação Euros * Alteração da definição Caracterização da Restauração (INCIM) Mercado atomizado dominado pelos Snacks e Cafés (85% facturação)

14 Copyright © 2005 ACNielsen a VNU business 14 Contínua Concentração do Retalho Alimentar Português Facturação Nº Lojas Índice Nielsen Alimentar +3,7%

15 Copyright © 2005 ACNielsen a VNU business 15 6% das lojas valem 84% da facturação Índice Nielsen Alimentar Facturação Total Loja Euros Evolução Volume Vendas Global

16 Copyright © 2005 ACNielsen a VNU business 16 Quota dos Discounts em Portugal aproxima-se rápidamente da média europeia

17 Copyright © 2005 ACNielsen a VNU business 17 No passado nunca entrava num Discount, agora compro regularmente em Discounts. 58% Não me importo com o ambiente dentro do Discount – desde que o preço seja ok." 78% Os discounts oferecem a mesma qualidade que os Hipermercados e Supermercados 84% Comprar em Discounts é socialmente tão aceitável, como comprar noutro lado qualquer. 91% Source: Shopperstudy Devido ao comportamento hibrido Discounts já não tem problemas de imagem Nordics

18 Copyright © 2005 ACNielsen a VNU business Balanço de Poder em Rápida Evolução Retalhistas estão a aumentar a sua força face ás Marcas Vendas Mundiais (Bn ) Top 5 Marcas Top 5 Retalhistas

19 Copyright © 2005 ACNielsen a VNU business 19 Agenda Cash&Carry Retalho Tendências futuras

20 Copyright © 2005 ACNielsen a VNU business 20 Mais 3 biliões de habitantes nos proximos 50 anos… Fonte: CIA World Fact Book

21 Copyright © 2005 ACNielsen a VNU business 21 Dados para 2000 e 2050 Fonte: United Nations World Population Prospects (Revisão 2000) …mas não na Europa

22 Copyright © 2005 ACNielsen a VNU business 22 População por Idades em 2050: 14% 0-14, 49% 15-59, 37% 60+ Fonte: United Nations World Population Prospects (Revisão 2000) A sociedade Europeia está a envelhecer significativamente Europa 2000 Europa 2050

23 Copyright © 2005 ACNielsen a VNU business 23 Principais tendências Na Europa ­ Menos População e mais idosa ­ Maior fragmentação da unidade familiar Ambiente competitivo da Distribuição está definido ­ Principais Organizações ­ Tendência para a Concentração Acesso ao Consumidor ­ Internet está a tornar-se uma fonte reconhecida para a educação do consumidor e para a publicidade dos produtos Consumidores a mudar ­ Mais conhecedores e exigentes (face ao marketing utilizado) Cash ­ Restauração é cada vez mais o Mercado Alvo, face à diminuição do pequeno retalho alimentar ­ Comércio integrado como factor de competitividade (Preço), para o pequeno retalho alimentar

24 Copyright © 2005 ACNielsen a VNU business 24 Tendências Concentração Comodismo Distribuição/Disponibilidade Simplificação População a Envelhecer Envelhecer Consumidor + Informado PreçoConfiança Globalização Rapidez

25 Copyright © 2005 ACNielsen a VNU business 25


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