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1. 2 3 VERDADEIRO ESPÍRITO EMPREENDEDOR 4 Módulo I - MERCADO UNIDADE 4 - Dimensionando o mercado Nesta unidade, você terá todas as informações para.

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3 3 VERDADEIRO ESPÍRITO EMPREENDEDOR

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5 Módulo I - MERCADO UNIDADE 4 - Dimensionando o mercado Nesta unidade, você terá todas as informações para dimensionar o mercado do seu futuro negócio. Você verá que a tarefa não é fácil, mas fundamental na viabilidade de um pequeno negócio. Competências da unidade: Ao final dessa unidade, você será capaz de: compreender a dimensão de mercado; desenvolver a autoconfiança e a independência para realizar a pesquisa de mercado. 5

6 Que bom que vocês dois já estão aqui. Gostaria de propor- lhes uma pequena discussão sobre dimensão do mercado, apenas para abrir o apetite de vocês, que tal? 6

7 Já me deu água na boca, este tema, Jasmim. Acho muito interessante falarmos sobre isso. Inclusive, tenho uma surpresa. Bom, na verdade, a surpresa é um novo capítulo da história de Neide. Lembram-se dela? Mas pensarei a respeito do seu almoço, Branca! 7

8 Que saudade da Neide, claro que me lembro dela, Henrique. Talvez a Neide tenha as mesmas dúvidas que eu, ou as soluções para as dúvidas que eu tenho. Estou ansiosa para começar. 8

9 Você acompanhará, agora, mais um capítulo no quadrinho a História de Neide, a qual finalmente se convenceu que montar o negócio, e sem uma pesquisa de mercado, era arriscado demais. Orientados, Neide e Francisco elaboraram um questionário e foram a campo pesquisar o mercado. Francisco ficou encarregado de pesquisar na empresa de ônibus, onde trabalhava. 9

10 Neide foi aos escritórios no centro da cidade. O trabalho foi grande e em alguns momentos difícil. Mas foram persistentes e persuasivos. Eles descobriram através da pesquisa que o valor obtido na pesquisa de mercado era R$ 0,50 mais alto do que Francisco e Neide estavam cobrando. 10

11 Eles perceberam que o preço não era um fator importante na decisão de compra dos clientes, mas sim a qualidade dos produtos e do atendimento prestado por eles. Veja o resultado da pesquisa de Neide: Perfil do Cliente: Renda: entre 2 e 5 salários mínimos (classe média baixa). Local onde reside: periferia. O que procuram: lanche rápido e sadio a custo baixo (quando podem). Não se deslocariam para uma loja distante, mesmo que gostassem muito de determinado produto. O custo de tempo e dinheiro seria alto demais. O importante para eles é a conveniência da compra no local de trabalho. Frequência: costumam lanchar no meio do período da tarde e apenas nos dias de trabalho. Valor que pagariam: R$2,50 por um salgado e um suco. 11

12 Pontos fortes dos produtos: Sucos de frutas frescas (ao contrário do suco de polpa oferecido no comércio); Amostras grátis oferecidas para degustação; Serviço de entregas; Produtos com ar caseiro e interiorano; Vendas corpo a corpo. Concorrência (cinco lanchonetes pesquisadas): Localizadas próximas à empresa de ônibus e aos escritórios do centro; Variedade de produtos e preço é equivalente. 12

13 Você acompanhará, agora, mais um capítulo, no quadrinho, a História de Neide, a qual realizou a pesquisa de mercado e definiu que: 13

14 Neide e Francisco notaram que seria um erro abrir uma loja, pois os clientes se mostraram satisfeitos com o sistema atual de vendas corpo a corpo. Concluíram, então, que deveriam continuar fabricando salgados e realizando a venda corpo a corpo. 14

15 Observaram que estavam muito próximos geograficamente de seus principais fornecedores. Com tudo isso, Neide e Francisco verificaram que não poderiam projetar a produção e, conseqüentemente, as vendas sem terem feito uma pesquisa de mercado. 15

16 Francisco diz: Essa busca de informações me deixou bastante seguro, independente e autoconfiante para seguir em frente, planejando o nosso negócio. Vimos que as percepções dos clientes são diferentes daquelas que tínhamos inicialmente e que as informações que dispomos agora são bastante precisas. Neide completa: Outra coisa que me chamou a atenção foi a ajuda que pessoas amigas e até os clientes nos prestaram. Sem eles não teríamos feito nem metade das entrevistas. Como é importante ter uma ampla rede de contatos, não é mesmo? 16

17 Não acredito, Henrique! Era justamente sobre isso que eu queria falar. Estou começando a achar que essa Neide sou eu! 17

18 Ah, Jasmim. Eu também me identifico muito com a Neide e com o Francisco. Eles têm muito em comum com muitos brasileiros empreendedores. O Francisco falou exatamente o comportamento empreendedor: busca de informações, independência e autoconfiança. 18

19 Interessante, não é, Branca? Além disso, os dois conseguiram perceber que sem uma pesquisa de mercado eles não conseguiriam prever a produção. E viram que correriam um tremendo risco, caso abrissem uma loja sem consultar os clientes. 19

20 Neide e Francisco fizeram um belo trabalho! Mas não acaba aqui. As informações pesquisadas precisam ser constantemente revisadas. Você deve cultivar o hábito de buscar essas informações e de se atualizar regularmente sobre o seu negócio. Procure fazer pesquisa de mercado, por exemplo, a cada seis meses, para não correr o risco de ser surpreendido(a). 20

21 Vamos recapitular os passos e as atitudes de Neide e Francisco durante a pesquisa de mercado? 1.As atitudes de Francisco e Neide que contribuíram para que eles obtivessem as informações que precisavam: Foram persistentes, persuasivos, utilizaram a argumentação e acionaram a rede de contatos. 2. Para que um empreendedor possa identificar e buscar novas oportunidades de negócio, que atitude ele deve ter? Ele deve buscar informações e atualizar-se em relação ao seu negócio. 3. A posse de informações de mercado a respeito do seu negócio contribui para que o empreendedor desenvolva algumas características de comportamento empreendedor. Quais são essas características? A independência e a autoconfiança, pois a posse de informações seguras e fundamentadas (em pesquisa) reduz os riscos do negócio. 21

22 É importante estar sempre atualizado. Eu tento estar sempre acompanhando e dimensionando o mercado, uma inovação do meu concorrente que eu não perceba pode resultar em perda de clientes para mim. 22

23 Você tem razão, Henrique. Também estou sempre atenta ao mercado de restaurantes naturais, inclusive aos cardápios. Procuro manter uma seção do meu cardápio sempre atualizada e outra com pratos fixos, assim os clientes têm sempre novidades. 23

24 As empresas de limpeza também estão sempre atentas às novidades do mercado de produtos de limpeza e equipamentos. Frequentemente, faço cursos e participo de encontros de empreendedores, a fim de manter uma rede de contatos ativa e me manter informada sobre o que acontece no mercado em geral. 24

25 Puxa, Branca, você se prepara muito bem. Eu também costumo participar de eventos gastronômicos como, cursos e festivais. Penso em fazer um festival natural aqui no Jasmim, o que vocês acham? 25

26 Acho uma excelente ideia, Jasmim. Será uma novidade aqui no bairro, não me lembro de ter visto um festival gastronômico nos restaurantes locais. 26

27 Você pôde observar nesta unidade como dimensionar o mercado. Teve, como exemplo, a história de Neide e viu que um empreendedor deve buscar informações, ser independente e autoconfiante. Parabéns! Você concluiu a Unidade 4 - Dimensionando o Mercado, agora ficou faltando somente a Unidade 5 - Projeção de Vendas, para finalizar o Módulo. 27

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