A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Modelagem Dimensional do Data Warehouse

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Modelagem Dimensional do Data Warehouse"— Transcrição da apresentação:

1 Modelagem Dimensional do Data Warehouse
Janeiro/2013 Ceça Moraes

2 Exercício 1 O Sistema Atual:
Uma escola de ensino superior possui um sistema para controle de seus alunos, cursos, departamento, disciplinas. O sistema atual controle a inscricao de alunos em cursos. Os alunos inscritos em um curso pode se matricular em disciplinas. Para cada disciplina em que o aluno e matriculada ele recebe uma nota e um numero de faltas. Um aluno e considerado aprovado em uma disciplina se sua nota for maiorque 7,0 e seu numero de faltas for menor que 25% da carga horaria da disciplina. As disciplinas sao oferecidas pelos cursos. E cada curso pertence a um departamento. Foi fornecido o modelo de dados do sistema atual (próximo slide)

3 Exercício 1

4 Exercício 1 As Necessidades executivas:
Nas entrevistas para entendimento dos requisitos para criação de um DW, foram apresentadas as seguintes necessidades: 1. Qual o desempenho dos alunos que entram na escola pelo sistema de cotas considerando o índice de reprovações em disciplinas? Número total de reprovações dos alunos cotistas em disciplinas/ Número total de matrículas de alunos cotistas em disciplinas. Acompanhar a evolução deste índice semestre a semestre. 2. Qual o índice de reprovações em disciplinas por curso e por departamento? Número total de reprovações dos alunos em disciplinas/Número total de matriculas de alunos em disciplinas, organizados por curso. Acompanhar a evolucao deste indice semestre a semestre.

5 Exercício 1 3. Quais as disciplinas que possuem maior índice de reprovação? Número total de alunos reprovados/ Número total de alunos matriculados, organizado por disciplina. Acompanhar a evolução deste índice semestre a semestre. Desenhe um esquema estrela para um DW para suprir as necessidades gerenciais.

6 Exercício 2 Gerar os modelos estrela e floco de neve de dois Data Mart. A empresa possui várias filiais, cada filial tem diversos departamentos. A empresa também possui uma enorme quantidade de funcionários e clientes. (a) Departamento Pessoal: A empresa tem como objetivo tomar decisões baseadas na análise dos dados da folha de pagamento dos últimos 10 anos. É de interesse da empresa, extrair do data warehouse informações relacionadas ao valor total gasto com salários, valor total gasto com impostos, quantidade de funcionários. (b) Departamento Financeiro: A empresa tem como objetivo tomar decisões baseadas na análise dos dados das contas a pagar e a receber dos últimos 5 anos. É de interesse da empresa, extrair do data warehouse informações relacionadas ao valor total das contas pagas, valor total das contas a pagar, valor total das contas recebidas, valor total das contas a receber.

7 Exercício 3 Considere uma cadeia de livrarias que precisa de um DW para gerar informação para melhorar o seu negócio. A cadeia tem várias livrarias espalhadas por várias cidades, dos diferentes estados do país, tendo por vezes mais do que uma livraria na mesma cidade. Nas livrarias são vendidos livros escolares e não escolares, e cada livro diz respeito a uma área de conhecimento específica. No DW são registradas as quantidades de livros vendidos em cada dia e em cada loja, assim como o respectivo valor das vendas.

8 Exercício 3 Supondo que o usuário deseja recuperar o valor médio das vendas por local (loja/cidade/estado/região) em períodos de tempo diversos, e para os seus produtos, responda às seguintes questões: Quais as dimensões para este DW? E as hierarquias? Desenhe os modelos em estrela e floco de neve para o DW


Carregar ppt "Modelagem Dimensional do Data Warehouse"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google