A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

A Logística Reversa de Embalagens no Setor Varejista Belo Horizonte 19/11/2012.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "A Logística Reversa de Embalagens no Setor Varejista Belo Horizonte 19/11/2012."— Transcrição da apresentação:

1 A Logística Reversa de Embalagens no Setor Varejista Belo Horizonte 19/11/2012

2 A Fecomércio Minas é a representante legal do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de Minas Gerais. Fundada em 4 de dezembro de 1938, a Fecomércio Minas possui o objetivo de fortalecer o setor, e desempenha uma série de funções para os seus representados em todo o Estado de Minas Gerais. Além disso, a Entidade se faz ouvir em todos os níveis dos poderes constituídos, em articulação nacional com as demais federações estaduais que integram a Confederação Nacional do Comércio O Sistema Fecomércio Minas, integrado por 29 Sindicatos Filiados, pelo Sesc e o Senac, se estende por todo o Estado, atuando nas áreas de lazer, cultura e capacitação profissional. Além disso, a Fecomércio Minas representa segmentos econômicos importantes para a arrecadação tributária mineira. Juntos, o Comércio de Bens e de Serviços recolhem quase a metade do ICMS de Minas Gerais

3 As empresas filiadas à Fecomércio Minas têm acesso a uma série de serviços e convênios que podem trazer inúmeros benefícios para os negócios como: Assessoria Jurídica especializada; Assessoria Econômica; Certificação Digital; Cursos de Capacitação; Convênios diversos (Unimed, Promed, etc.). A Fecomércio Minas é um Correspondente Bancário BDMG oferecendo soluções financeiras de baixo custo e longo prazo para micro, pequenas e médias empresas. As empresas filiadas à Fecomércio Minas têm acesso a uma série de serviços e convênios que podem trazer inúmeros benefícios para os negócios como: Assessoria Jurídica especializada; Assessoria Econômica; Certificação Digital; Cursos de Capacitação; Convênios diversos (Unimed, Promed, etc.). A Fecomércio Minas é um Correspondente Bancário BDMG oferecendo soluções financeiras de baixo custo e longo prazo para micro, pequenas e médias empresas.

4 A PNRS modifica toda uma discussão e uma cultura antepassada de que os resíduos sólidos que são gerados pelos fornecedores (indústria, distribuidores, etc.), comércio, consumidores e as empresas que fazem manejo dos resíduos sólidos não são responsabilizados pela destinação ambientalmente incorreta. Assim designa a responsabilidade compartilhada, como sendo, as obrigações individualizadas de cada gerador de resíduos sólidos a fim de minimizar a quantidade dos mesmos causando menor impacto ao meio ambiente e à saúde humana à caminho de um consumo sustentável

5 Toda cadeia de produção e de consumo, enfim, compartilham de um novo paradigma ético onde se busca a solução na coletividade e não mais apenas na coleta e transbordos do lixo, a custos econômicos e ambientais cada vez mais insuportáveis.

6 Milhões de brasileiros inseridos no mercado de consumo na última década Novos padrões de consumo nos últimos anos e novos atores na economia brasileira A classe média brasileira corresponde ao 18º mercado consumidor do mundo e movimentará em 2012 cerca de R$ 1 Tri* Fonte: SAE/ Presidência da República

7 Diante deste cenário, os principais atores envolvidos estão preparados para a PNRS?

8 A coleta seletiva do lixo para a reciclagem é uma prática que deve ser adotada pela sociedade 68,6% Intenção Compensa pagar mais por uma mercadoria, desde que, sua produção não causou danos ao meio ambiente 56,3% O uso racional de água e energia é uma obrigação da sociedade 75,6% Alguns objetos como pilhas e baterias são prejudiciais ao meio ambiente 69,5% Produtos piratas, por não sabermos a procedência, podem ser prejudiciais ao meio ambiente 67,1% Separo lixo em minha casa para reciclagem 39,0% Hábito Pago mais por produtos de empresas que sei que não agridem o meio ambiente 20,9% Compro sempre produtos orgânicos 16,5% Utilizo em minha casa lâmpadas do tipo econômica e procuro sempre desligar os aparelhos da tomada 61,2% Descarto pilhas, baterias e remédios no lixo comum 34,6% Nunca comprei um produto pirata 15,4% Quando tomo banho fecho a torneira enquanto me ensaboo 41,9% Fonte: Fecomércio Minas/ DE

9 O consumidor brasileiro adota um discurso ambientalmente correto, mas declaram que e não adotam praticas de consumo consciente no seu dia-a-dia Além de conscientizar o consumidor, é necessário dar um passo à frente: integrar e ancorar as informações que chegam desarticuladas à população e dar significado prático a elas.

10 O principal desafio do comércio varejista é buscar soluções para que a logística reversa das embalagens de diversos produtos funcione de forma eficaz

11 A Política Nacional de Resíduos Sólidos e seus impactos no Comércio Varejista

12 Amostra Amostra estratificada da população do município de Belo Horizonte, com cotas proporcionais de acordo com sexo, grupo de idade entre 16 e 25 anos e regionais. Regionais Barreiro, Centro- Sul, Leste, Oeste, Nordeste, Noroeste, Norte, Pampulha e Venda Nova Entrevistados 300 empresas Período Setembro de 2012

13 O que em sua opinião são Resíduos Sólidos? Fonte: Fecomércio Minas/ DE

14 Quais são os principais resíduos gerados pela sua empresa? Fonte: Fecomércio Minas/ DE

15 Como é realizado o descarte destes resíduos? Fonte: Fecomércio Minas/ DE

16 Em relação a lei federal Nº /10 que institui a Política Nacional de Resíduos Sólidos, o(a) Sr(a) diria que conhece muito, conhece pouco ou não conhece nada? Fonte: Fecomércio Minas/ DE

17 Existe na empresa alguma ação no sentido de promover o reaproveitamento, reciclagem ou descarte de resíduos? Fonte: Fecomércio Minas/ DE

18 Quais ações a empresa realiza para reaproveitamento, reciclagem ou descarte de resíduos? Fonte: Fecomércio Minas/ DE

19 Porque a empresa não realiza nenhuma ação para reaproveitamento, reciclagem ou descarte de resíduos? Fonte: Fecomércio Minas/ DE

20 O cliente é chamado a participar de alguma ação no sentido de gerenciamento de resíduos? Fonte: Fecomércio Minas/ DE

21 Quais ações os clientes são chamados? Fonte: Fecomércio Minas/ DE

22 Existe algum convênio/ colaboração junto aos fornecedores para a gestão de resíduos? Fonte: Fecomércio Minas/ DE

23 Como é o convênio/ colaboração junto aos fornecedores? Fonte: Fecomércio Minas/ DE

24 A empresa apoia campanhas/ ações de consumo consciente? Fonte: Fecomércio Minas/ DE

25 Quais ações de consumo consciente a empresa realiza ? Fonte: Fecomércio Minas/ DE

26 Em sua opinião, a coleta de resíduos de sua empresa é de responsabilidade Fonte: Fecomércio Minas/ DE

27 Quais as principais dificuldades na implementação da Política Nacional de Resíduos Sólidos Fonte: Fecomércio Minas/ DE

28 Conhece o conceito de Logística Reversa? Fonte: Fecomércio Minas/ DE

29 Conhece o conceito de Responsabilidade Compartilhada? Fonte: Fecomércio Minas/ DE

30 Assimilar novos paradigmas Articular novas ideias Construção de novos valores

31 A Logística Reversa de Embalagens no Setor Varejista Belo Horizonte 19/11/2012


Carregar ppt "A Logística Reversa de Embalagens no Setor Varejista Belo Horizonte 19/11/2012."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google