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App Stores Comparativo do GooglePlay e Apple AppStore Minicurso da disciplina de OCEL0001 Carlos H. Costa Gustavo P. Maestri Marcela Ribeiro.

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1 App Stores Comparativo do GooglePlay e Apple AppStore Minicurso da disciplina de OCEL0001 Carlos H. Costa Gustavo P. Maestri Marcela Ribeiro

2 Conceitos

3 Sumário Objetivo Justificativa Comércio eletrônico Histórico das lojas Critérios analisados 3

4 Objetivos 4 Comparativo entre App Store x Google Play Critérios comparativos, [FISCHMANN, 2013]: Publicação de Aplicativos Interação com o usuário Segurança da loja Modelo de negócios

5 Justificativa Popularização de Smartphones Surgimento de um novo mercado, aplicativos móveis Facilidade de venda e compra dos aplicativos 5

6 Comércio eletrônico Transações comerciais realizadas por meios eletrônicos entre empresas/governo/consumidores [TURBAM, 2008] Os produtos comercializados podem ser tanto virtuais como físicos: Produtos virtuais Exemplos: Filmes, livros, softwares, jogos entre outros Produtos físicos Exemplos: Ingressos de cinema, shows, livros, eletrônicos, roupas, acessórios entre outros 6

7 Lojas de aplicativos Aplicativos são pedaços de aplicações/software que possuem um objetivo específico. [MARZIAH, 2013] Os aplicativos podem ser adquiridos através das lojas de aplicativos: App Store Google Play 7

8 Histórico das lojas

9 App Store App Store: Aplicativos iTunes: Musicas & Filmes iBooks: Livros & Revistas 9 Pioneira no ramo de lojas de aplicativos, inaugurou em julho de 2008 Possui um canal para cada serviço (mobile), porém, em desktop todos estão centralizado no iTunes

10 App Store App Store privilegia a qualidade dos aplicativos: Rígido processo de liberação de app Maioria das aplicativos são pagos Design único, ótima UX Simplicidade na compra Não há necessidade de um desktop para a compra 10

11 App Store Boas práticas de design e marketing: Usabilidade Funcionalidade Entretenimento Promoções 11

12 Google Play Android Market, inaugurou em outubro de Em 2012,se relançou como Google Play unificando todos os serviços em apenas um ambiente. Aplicativos Filmes Livros & Revistas Google Play Google Music 12

13 Google Play A Google Play opta pela diversidade de aplicações Maioria dos aplicativos são gratuitos Android está presente em diversos aparelho, tanto de alta ou má qualidade, podendo não ter o desempenho esperado pelo usuário Não há necessidade de um desktop para a compra 13

14 Critérios de Avaliação Publicação de aplicativos Modelo de negócios Interação com o usuário Segurança da loja 14

15 Critérios de Avaliação Publicação de aplicativos Pagamento: se necessário e quais formas de pagamento disponíveis Coleta de informações: quais informações devem ser fornecidas Análise de segurança: nível de segurança que a loja se compromete a cumprir Burocracia: procedimentos formais, testes que devem ser realizados para a autorização 15

16 Métodos e Critérios de Avaliação Modelo de negócios Vendas, Clientes e Relacionamento com o cliente: como a loja se relaciona com compradores/vendedores, nível de comprometimento Marketing, canais: canais de distribuição e marketing Precificação/taxação, fontes de renda: quais as formas de geração de renda 16

17 Métodos de avaliação Interação com o usuário Usabilidade: a plena satisfação e eficiência do usuário com relação ao sistema [Nielsen, 1993] Ergonomia: qualidade da adaptação de um dispositivo a seu operador e à tarefa que ele realiza [Nielsen, 1993] 17 Figura 1 – Usabilidade [EG, 2012]

18 Métodos de avaliação Segurança da loja Autenticação Métodos de Pagamento Dados Requeridos Ferramenta de Busca 18

19 Visão geral: App Store e Google Play 19 Gráfico 1 – Application Store [Stardust]

20 Descrição das soluções

21 Sumário App Store Google Play 21

22 App Store Serviço para, iPad, iPhone, iPod criado pela Apple Inc. que permite aos usuários navegar e fazer download de aplicativos da iTunes Store. Aplicativos podem ser baixados diretamente no dispositivo ou baixados para um computador através do iTunes 22

23 Soluções Apple Pré-requisito: Possuir algum dispositivo Apple (Mac, iPad, iPhone, iPod) Criar ID Apple: Coleta de informações pessoais Cadastro de pagamento (cartão de crédito) ID usuário: criação gratuita 23

24 Acesso usuário Desktop: iTunes Mobile (iPad, iPod, iPhone): diretamente no dispositivo App Store 24

25 iOS Developer Program Valor de adesão anual ao programa é de $99 Os membros desse programa tem acesso a todas as ferramentas necessárias: Desenvolvimento: instalação de todos os programas e configurações necessários Testes Distribuição 25

26 Desenvolvimento Pré-requisito: Possuir algum computador/notebook da Apple (iOS) Deve-se verificar se os dispositivos estão rodando corretamente o iOS7 e o Mac tenha o Xcode 5 com iOS 7 SDK instalados (são fornecidos gratuitamente no site da Apple) 26

27 Testes e Submissão dos apps na Apple Store Teste de compatibilidade: iOS7 suporta iPhone 4, iPhone 4s, iPhone 5, iPhone 5s, iPhone 5c, iPod touch (5th gen), iPad 2, iPad Retina e iPad mini Novos aplicativos e atualizações submetidas para a App Store devem suportar iOS7 27

28 Testes e Submissão dos apps na Apple Store Revisão e diretrizes que devem ser seguidas: Todos os aplicativos disponíveis na App Store são revisado de acordo com uma série de parâmetros: técnicos conteúdo design A apple fornece todos os critérios bem detalhados para o desenvolvedor seguir durante o desenvolvimento App Store Review Guidelines iOS Human Interface Guidelines 28

29 Distribuição Após aprovado, o aplicativo fica disponível na App Store Caso seja um aplicativo pago o desenvolvedor: define o preço do aplicativo recebe 70% das vendas 29

30 Gerações de renda Em todos os casos 70% do valor arrecadado é transferido para o desenvolvedor: 1.Taxa única de compra do app 2.In-App Purchases for Developers: permite a venda de diversos itens dentro de uma app gratuita ou paga, como um conteúdo exclusivo 3.iAd Rich Media Ads venda de publicidade 4.The Volume Purchase Program Permite empresas ou instituições de distribuir seus apps em grandes quantias 30

31 Google Play Serviço disponibilizado pela Google para download de APPs via dispositivo mobile com Android ou PC Sistema que funciona pelo download de APKs, instaladores dos aplicativos. Podem ser baixados a partir de um computador e passados para o celular. 31

32 Desenvolvedor Pré-requisito: Possuir algum dispositivo Android (Tablet ou Smartphone) Ter uma conta no Google: Coleta de informações pessoais Cadastro de pagamento (Opcional) ID usuário: criação gratuita 32

33 Acesso usuário Desktop: Via web pelo serviço do Google Mobile : Diretamente pela Google Play 33

34 Developer Android Valor de adesão único da conta é U$ 25 As ferramentas de desenvolvimento são aberta e de código aberto, a Google possui ferramenta própria. (Android Studio) Desenvolvimento: instalação do SDK para desenvolvimento, em conjunto com uma IDE qualquer Testes Distribuição 34

35 Testes e Submissão dos apps na Google Play Teste de compatibilidade: Para a compatibilidade o desenvolvedor tem que escolher um range de versões do android para compatibilidade Os testes são feitos a partir de emuladores android 35

36 Distribuição e Geração de Renda Após aprovado, o aplicativo fica disponível na Google Play Caso seja um aplicativo pago o desenvolvedor: define o preço do aplicativo recebe 70% das vendas Aplicativo free Conta no AdMob Aplicativo freemium Compras In APP (Google come 5%) 36

37 Modelos de negócios aplicados as lojas

38 Sumário 38 Características Gerais Controle de Qualidade Precificação Publicação de Aplicativos

39 Características Gerais Android Sistema unificado 93% dos aplicativos free Taxações menores em relação ao produto 39

40 Características Gerais Apple Cada tipo de produto com um serviço diferente Altas taxas sobre os produtos Maior custo para os desenvolvedores, maior qualidade exigida, aumentam a quantidade de APPs pagos 40

41 Características Gerais 41

42 Quantidade de APPs 42

43 Controle de Qualidade Importância da Descrição Apple – Pro-ativo Melhor qualidade e segurança Demora na publicação efetiva Android – Reativo Qualidade e segurança comprometida Publicação praticamente instantânea 43

44 Precificação Apple Cartão vinculado a conta 30% do arrecadado para Apple In APP 30% 44

45 Precificação Android Cartão somente necessario a partir da compra 30% do arrecadado para Google In APP 5% 45

46 Precificação Mudanças no Modelo de Negócio In APP Publicidade As vendas In APP Aumento significativo Maior rentabilidade Possibilidade de testar antes de comprar 46

47 Precificação 47

48 Publicações Apple Necessidade de conta – U$ 99 (anual) Necessidade de um MAC Publicações via web Objective C Android Necessidade de conta – U$ 25 (adesão) SO indiferente Publicações via web Java 48

49 Publicações 49

50 Publicação de aplicações GooglePay

51 Tela Inicial 51

52 Adicionar APK 52

53 Enviar APK 53

54 Descrições do aplicativo 54

55 Recursos Gráficos 55

56 Recursos Gráficos (cont.) 56

57 Categorização/Contato 57

58 Precificação 58

59 Termos 59

60 Comparativo dos Critérios de Usabilidade

61 Sumário Interação com o usuário Análise dos Critérios da Google Play Análise dos Critérios da Apple Store 61

62 Interação com o Usuário Interfaces simples Critérios de Usabilidade e Ergonomia segundo Nielsen Facilidade de Aprendizagem Eficiência Facilidade de Relembrar Erros Carga de Trabalho Comparação entre as interfaces 62

63 AppStore Facilidade de Aprendizagem Menu principal bem destacado Dicas de aplicativos Não possui pesquisar na tela inicial Facilmente se aprende todas as funcionalidades 63

64 AppStore Eficiência Pouca carga de trabalho para se baixar um aplicativo Divisão de categorias nas pesquisas Botão de compra/download visível diretamente na tela de listagem de APPs Falta do pesquisar na tela inicial 64

65 AppStore Facilidade de Relembrar Mantem um padrão após as suas atualizações Estrutura principal permanece Fácil de aprender == fácil de relembrar 65

66 AppStore Erros Guiar o usuário para uma solução Demonstrar qual o erro ocorrido Dar opções de ação ao usuário 66

67 GooglePay Facilidade de Aprendizagem Categorias bem divididas Dicas de aplicativos Pesquisar diretamente na tela inicial Não tem uma boa divisão de categorias (filtragem) 67

68 GooglePay Eficiência Pouca carga de trabalho para se baixar um aplicativo Possibilidade de desinstalação do APP Falta de opções avançadas Pesquisar na tela inicial Developer 68

69 GooglePay Facilidade de Relembrar Mantem um padrão após as suas atualizações Estrutura principal permanece Fácil de aprender == fácil de relembrar 69

70 GooglePay Erros Guiar o usuário para uma solução Demonstrar qual o erro ocorrido Dar opções de ação ao usuário 70

71 Comparação entre as Interfaces Interfaces Simples Poucas funcionalidades analizadas Bem parecidas, diferem apenas em algumas funcionalidades Apple Stores mais dividida Google Play mais informação conjunta Usabilidade Google Play – Positiva na barra de pesquisa Apple Store – Positiva na parte de divisões de conteúdo 71

72 Considerações

73 Apple Store Modelo de Negócio Taxas Desenvolvedor Quantidade de APPs Qualidade dos APPs Usabilidade Interação com usuário Interferência nos lucros 73

74 Google Play Modelo de Negócio Taxas Desenvolvedor Quantidade de APPs Qualidade dos APPs Usabilidade Interação com usuário Interferência nos lucros 74

75 Referência bibliográfica SABATINI, Matthew. Google Play (Android Market) vs Apple App Store – Android Authority Disponível em:. Acessado em: 19/08/2013, às 20h40. TORRES, Norberto. As múltiplas possibilidades do comércio eletrônico – novos modelos. eCommerceBrasil Disponível em:. Acessado em: 28/08/2013, às 20h30. FISCHMANN, Rafael. Google Play encosta na App Store em volume de downloads, mas ainda está longe em receitas. MacMagazine Disponível em:. Acessado em: 19/08/2013, às 21h15. 75

76 Referência bibliográfica IWATA, Mauricio. Comparativo entre as lojas de aplicativos Android, iOS e Windows Phone. Disponível em:. Acessado em: 15/09/2013, às 19h30.http://showmetech.band.uol.com.br/comparativo-lojas- aplicativos-android-ios-windows-phone/#ixzz2jpINiVkV APPLE. Apple Store Disponível em:. Acessado em: 12/08/2013, às 18h40. VIALLON, François. Applications et Reputation. Setembro Disponível em:. Acessado em: 15/09/2013, às 19h30.http://www.stardustspm.com/notice-m- reputation.pdf GOOGLE. Google Play Disponível em:. Acessado em: 12/08/2013, às 18h30. 76

77 Referência bibliográfica TURBAM, E. – Comércio Eletrônico. 2° Edição. Pearson – Capítulo 1. Equipe EG Sa. Usabilidade nos carrinhos de compras Disponível em:. Acessado em: 12/08/2013, às 18h30. de-compras.html APPLE. Apple Store Disponível em:. Acessado em: 12/08/2013, às 18h40. Karch, Marziah - Apps Disponível em:. Acessado em: 12/11/2013, às 18h00. Jakob Nielsen, Usabilty Engineering, Morgan Kaufmann, Inc. San Francisco,

78 Referência bibliográfica SABATINI, Matthew. Google Play (Android Market) vs Apple App Store – Android Authority Disponível em:. Acessado em: 19/08/2013, às 20h40. TORRES, Norberto. As múltiplas possibilidades do comércio eletrônico – novos modelos. eCommerceBrasil Disponível em:. Acessado em: 28/08/2013, às 20h30. FISCHMANN, Rafael. Google Play encosta na App Store em volume de downloads, mas ainda está longe em receitas. MacMagazine Disponível em:. Acessado em: 19/08/2013, às 21h15. 78

79 Referência bibliográfica IWATA, Mauricio. Comparativo entre as lojas de aplicativos Android, iOS e Windows Phone. Disponível em:. Acessado em: 15/09/2013, às 19h30.http://showmetech.band.uol.com.br/comparativo-lojas- aplicativos-android-ios-windows-phone/#ixzz2jpINiVkV APPLE. Apple Store Disponível em:. Acessado em: 12/08/2013, às 18h40. VIALLON, François. Applications et Reputation. Setembro Disponível em:. Acessado em: 15/09/2013, às 19h30.http://www.stardustspm.com/notice-m- reputation.pdf GOOGLE. Google Play Disponível em:. Acessado em: 12/08/2013, às 18h30. 79

80 Referência bibliográfica TURBAM, E. – Comércio Eletrônico. 2° Edição. Pearson – Capítulo 1. Equipe EG Sa. Usabilidade nos carrinhos de compras Disponível em:. Acessado em: 12/08/2013, às 18h30.http://www.ecommercegroup.com.br/usabilidade-nos- carrinhos-de-compras.html APPLE. Apple Store Disponível em:. Acessado em: 12/08/2013, às 18h40. Karch, Marziah - Apps Disponível em:. Acessado em: 12/11/2013, às 18h00. Jakob Nielsen, Usabilty Engineering, Morgan Kaufmann, Inc. San Francisco, 1993 Stardust. MOBILE APPLICATIONS & REPUTATION. Disponível em:. Acessado em: 12/11/2013, às 18h


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