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Comparativo do GooglePlay e Apple AppStore

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Apresentação em tema: "Comparativo do GooglePlay e Apple AppStore"— Transcrição da apresentação:

1 Comparativo do GooglePlay e Apple AppStore
Minicurso da disciplina de OCEL0001 Carlos H. Costa Gustavo P. Maestri Marcela Ribeiro App Stores Comparativo do GooglePlay e Apple AppStore

2 Conceitos

3 Sumário Objetivo Justificativa Comércio eletrônico Histórico das lojas
Critérios analisados Objetivos (Identificar as diferenças entre as Apps Stores) Justificativa (Crescimento do mercado e várias Apps Stores) Comércio eletrônico (Como é comercializado o produto) Histórico das lojas (Crescimento da oferta, parcelas do Mercado) Critérios analisados (Publicação de Aplicativos, Interação com o usuário, Segurança da loja, Modelo de negócios.)

4 Objetivos Comparativo entre App Store x Google Play
Critérios comparativos, [FISCHMANN, 2013]: Publicação de Aplicativos Interação com o usuário Segurança da loja Modelo de negócios Este minicurso tem como principal objetivo comparar as principais lojas de aplicativos: Apple Store e Google Play. Estes tópicos foram escolhidos pois são os que mais influenciam na rentabilidade de um sistema de comércio eletrônico [FISCHMANN, 2013]. Serão realizados também experimentos comparativos, como a compra de aplicativos nas lojas, para avaliar o lado do usuário no sistema de comércio eletrônico. Também será feita a experiência de publicação de um aplicativo nas lojas, assim testando a interação com o desenvolvedor e a burocracia envolvida no processo.

5 Justificativa Popularização de Smartphones
Surgimento de um novo mercado, aplicativos móveis Facilidade de venda e compra dos aplicativos O aumento significativo de usuários de smartphones criou um novo mercado para aplicativos móveis, que além de redefinir a maneira de vender software vem crescendo de maneira muito rápida e lucrativa [FISCHMANN, 2013]. Este mercado ganhou uma grande aceitação devido a facilidade de acesso para a compra de aplicativos, assim como, o baixo custo dos mesmos [TORRES, 2013]. Apesar da grande variedade e avanços tecnológicos dos smartphones, muitos usuário concordam que são os aplicativos que fazem a diferença no mesmo. Sem os aplicativos os telefones seriam menos úteis e funcionais, como costumavam a ser. Como exemplo disso temos a Nokia e Hp que não conseguiram estimular este mercado de aplicativos e perderam grande parte desse mercado. [SABATINI, 2012]

6 Comércio eletrônico Transações comerciais realizadas por meios eletrônicos entre empresas/governo/consumidores [TURBAM, 2008] Os produtos comercializados podem ser tanto virtuais como físicos: Produtos virtuais Exemplos: Filmes, livros, softwares, jogos entre outros Produtos físicos Exemplos: Ingressos de cinema, shows, livros, eletrônicos, roupas, acessórios entre outros

7 Lojas de aplicativos Aplicativos são “pedaços” de aplicações/software que possuem um objetivo específico. [MARZIAH, 2013] Os aplicativos podem ser adquiridos através das lojas de aplicativos: App Store Google Play Marziah

8 Histórico das lojas Linha do tempo, curiosidade sobre algumas da principais lojas de aplicativos. Porém, neste curso serão abordados apenas as App Store e Google Play Android Market toma nova forma através da Google Play. App Store [App Store (iOS) Android Market / Google Play [ Nokia OVI [OVI STORE: NOKIA INAUGURA SUA LOJA DE PROGRAMAS PARA TELEFONES CELULARES Samsung [ Windos phone [ Amazon apps [ Windows store [

9 App Store Pioneira no ramo de lojas de aplicativos, inaugurou em julho de 2008 Possui um canal para cada serviço (mobile), porém, em desktop todos estão centralizado no iTunes App Store: Aplicativos Pioneira no ramo a Apple lançou em julho de 2008 a primeira loja de aplicativos, a AppStore. A sincronização da AppStore via Desktop é realizada através no iTunes onde pode ser adquirido todas os serviços de mídia digital. Nos aparelhos da Apple existe uma loja para cada mídia, iBooks, iTunes e AppStore. [APPLE, 2013] iTunes: Musicas & Filmes iBooks: Livros & Revistas

10 App Store App Store privilegia a qualidade dos aplicativos: Rígido processo de liberação de app Maioria das aplicativos são pagos Design único, ótima UX Simplicidade na compra Não há necessidade de um desktop para a compra Modelo de negócios (sem necessidade do desktop), detalhar melhor o que pretendemos explicar nas próximas seções

11 App Store Boas práticas de design e marketing: Usabilidade
Funcionalidade Entretenimento Promoções Modelo de negócios (sem necessidade do desktop), detalhar melhor o que pretendemos explicar nas próximas seções

12 Google Play Android Market, inaugurou em outubro de 2008.
Em 2012 ,se relançou como Google Play unificando todos os serviços em apenas um ambiente. Aplicativos Em outubro 2008 foi lançada a loja de aplicativos da Google, a Android Market a qual vendia apenas aplicativos para o sistema operacional Android. Em 2012 foi criada a Google Play para substituir a Android Market, e agregar todos os serviços de mídia digital em apenas uma “loja”. Podendo também ser acessada e sincronizada via Desktop. [Google, 2013] Filmes Google Play Google Music Livros & Revistas

13 Google Play A Google Play opta pela diversidade de aplicações
Maioria dos aplicativos são gratuitos Android está presente em diversos aparelho, tanto de alta ou má qualidade, podendo não ter o desempenho esperado pelo usuário Não há necessidade de um desktop para a compra

14 Critérios de Avaliação
Publicação de aplicativos Modelo de negócios Interação com o usuário Segurança da loja Publicação de aplicativos [visão do lado do desenvolvedor] Interação com o usuário [visão do lado do usuário final] Estes tópicos foram escolhidos pois são os que mais influenciam na rentabilidade de um sistema de comércio eletrônico. [FISCHMANN, 2013].

15 Critérios de Avaliação
Publicação de aplicativos Pagamento: se necessário e quais formas de pagamento disponíveis Coleta de informações: quais informações devem ser fornecidas Análise de segurança: nível de segurança que a loja se compromete a cumprir Burocracia: procedimentos formais, testes que devem ser realizados para a autorização

16 Métodos e Critérios de Avaliação
Modelo de negócios Vendas, Clientes e Relacionamento com o cliente: como a loja se relaciona com compradores/vendedores, nível de comprometimento Marketing, canais: canais de distribuição e marketing Precificação/taxação, fontes de renda: quais as formas de geração de renda Estes tópicos foram escolhidos pois são os que mais influenciam na rentabilidade de um sistema de comércio eletrônico. [FISCHMANN, 2013]. QUEBRAR ITENS EM SLIDES

17 Métodos de avaliação Interação com o usuário
Usabilidade: a plena satisfação e eficiência do usuário com relação ao sistema [Nielsen, 1993] Ergonomia: qualidade da adaptação de um dispositivo a seu operador e à tarefa que ele realiza [Nielsen, 1993] Equipe EG SA. Figura 1 – Usabilidade [EG , 2012]

18 Métodos de avaliação Segurança da loja Autenticação
Métodos de Pagamento Dados Requeridos Ferramenta de Busca

19 Visão geral: App Store e Google Play
Gráfico 1 – Application Store [Stardust]

20 Descrição das soluções

21 Sumário App Store Google Play

22 App Store Serviço para , iPad, iPhone, iPod criado pela Apple Inc. que permite aos usuários navegar e fazer download de aplicativos da iTunes Store. Aplicativos podem ser baixados diretamente no dispositivo ou baixados para um computador através do iTunes

23 Soluções Apple Pré-requisito:
Possuir algum dispositivo Apple (Mac, iPad, iPhone, iPod) Criar ID Apple: Coleta de informações pessoais Cadastro de pagamento (cartão de crédito) ID usuário: criação gratuita

24 Acesso usuário Desktop: iTunes
Mobile (iPad, iPod, iPhone): diretamente no dispositivo App Store

25 iOS Developer Program Valor de adesão anual ao programa é de $99
Os membros desse programa tem acesso a todas as ferramentas necessárias: Desenvolvimento: instalação de todos os programas e configurações necessários Testes Distribuição

26 Desenvolvimento Pré-requisito:
Possuir algum computador/notebook da Apple (iOS) Deve-se verificar se os dispositivos estão rodando corretamente o iOS7 e o Mac tenha o Xcode 5 com iOS 7 SDK instalados (são fornecidos gratuitamente no site da Apple) Alguns desenvolvedor tentam algumas “gambiarras” para desenvolver app para apple store em outro sistema operacional, mas o aconselhável pela apple é o sistema deles mesmo.

27 Testes e Submissão dos apps na Apple Store
Teste de compatibilidade: iOS7 suporta iPhone 4, iPhone 4s, iPhone 5, iPhone 5s, iPhone 5c, iPod touch (5th gen), iPad 2, iPad Retina e iPad mini Novos aplicativos e atualizações submetidas para a App Store devem suportar iOS7

28 Testes e Submissão dos apps na Apple Store
Revisão e diretrizes que devem ser seguidas: Todos os aplicativos disponíveis na App Store são revisado de acordo com uma série de parâmetros: técnicos conteúdo design A apple fornece todos os critérios bem detalhados para o desenvolvedor seguir durante o desenvolvimento App Store Review Guidelines iOS Human Interface Guidelines

29 Distribuição Após aprovado, o aplicativo fica disponível na App Store
Caso seja um aplicativo pago o desenvolvedor: define o preço do aplicativo recebe 70% das vendas

30 Gerações de renda Em todos os casos 70% do valor arrecadado é transferido para o desenvolvedor: Taxa única de compra do app In-App Purchases for Developers: permite a venda de diversos itens dentro de uma app gratuita ou paga, como um conteúdo exclusivo iAd Rich Media Ads venda de publicidade The Volume Purchase Program Permite empresas ou instituições de distribuir seus apps em grandes quantias

31 Google Play Serviço disponibilizado pela Google para download de APP’s via dispositivo mobile com Android ou PC Sistema que funciona pelo download de APK’s, instaladores dos aplicativos. Podem ser baixados a partir de um computador e passados para o celular.

32 Desenvolvedor Pré-requisito:
Possuir algum dispositivo Android (Tablet ou Smartphone) Ter uma conta no Google: Coleta de informações pessoais Cadastro de pagamento (Opcional) ID usuário: criação gratuita

33 Acesso usuário Desktop: Via web pelo serviço do Google
Mobile : Diretamente pela Google Play

34 Developer Android Valor de adesão único da conta é U$ 25
As ferramentas de desenvolvimento são aberta e de código aberto, a Google possui ferramenta própria. (Android Studio) Desenvolvimento: instalação do SDK para desenvolvimento, em conjunto com uma IDE qualquer Testes Distribuição

35 Testes e Submissão dos apps na Google Play
Teste de compatibilidade: Para a compatibilidade o desenvolvedor tem que escolher um “range” de versões do android para compatibilidade Os testes são feitos a partir de emuladores android

36 Distribuição e Geração de Renda
Após aprovado, o aplicativo fica disponível na Google Play Caso seja um aplicativo pago o desenvolvedor: define o preço do aplicativo recebe 70% das vendas Aplicativo free Conta no AdMob Aplicativo freemium Compras In APP (Google “come 5%”) O admob eh um sistema que permite ganhar dinheiro com clicks e visualizacoes de propagandas colocadas no seu app Fremium definicao de um app que eh free mas pode ser aprimorado para um nivel premium

37 Modelos de negócios aplicados as lojas

38 Sumário Características Gerais Controle de Qualidade Precificação
Publicação de Aplicativos

39 Características Gerais
Android Sistema unificado 93% dos aplicativos free Taxações menores em relação ao produto Como visto anteriormente o sistema do android contem todos os seus produtos em uma só loja, 93% dos aplictivos são free, isso é um dos motivos que refletem na apple store ter mais lucratividade apesar do menor número de aplicativos, outro motivo para isso são as taxas cobradas sobre os aplicativos que são menores que as taxas cobradas pela apple.

40 Características Gerais
Apple Cada tipo de produto com um serviço diferente Altas taxas sobre os produtos Maior custo para os desenvolvedores, maior qualidade exigida, aumentam a quantidade de APP’s pagos Por outro lado a apple store tem um serviço de venda para cada tipo de produto oferecido, na parte do aplicativos as taxas cobradas são superiores, possivelmente devido a grande exigencia de qualidade os aplicativos pagos aumentam em porcentagem, muito do lucro também eh obtido atraves de in app purchase

41 Características Gerais
Aqui podem ser vistos á media de preco de um aplicativo nas lojas respectivos, no caso da apple dividido a parte dos tablets da parte dos smartphones, com isso observa-se a grande diferenca na precificacao dos aplicativos, um dos motivos para a lucratividade superior da apple store

42 Quantidade de APP’s Como podemos ver a quantidade de donwloads por dia da google eh superior, mas devido as taxa e quantidade de apps pagos a app store eh mais lucrativa. Porem o crescimento da google play eh maior, apesar da quantidade de downloads acumulados serem maiores na apple store, provavelmente a mesma sera desbancada da posicao de maior quantidade de aplicativos disponíveis

43 Controle de Qualidade Importância da Descrição Apple – Pro-ativo
Melhor qualidade e segurança Demora na publicação efetiva Android – Reativo Qualidade e segurança comprometida Publicação praticamente instantânea O controle de qualidade na apple eh feito de modo pro ativo, onde seu aplicativo fica em uma fila para analise, para depois ser analizado, somente depois ele sera publicado na loja da apple, muitos aplicativos podem ficar ateh meses sendo analizados, isso devido a sua complexidade, o sistema é mais efetivo contra malwares e softwares prejudicias aumentando significativamente a seguranca da loja. O sistema da google consiste em apenas publicar os aplicativos apos uma pequena avaliacao, demora geralmente 1 ou2 dias apenas, e entaum lancar o aplicativo, se houver reclamacao de clientes ai entaum será analizado o codigo da aplicação e provavelmente o banimento da conta do google que publicou aquele aplicativo. É uma abordagem reativa porem é rapida mas compromete a seguranca da loja. Essa diferença é um dos motivos porque a apple store é tida como uma loja mais segura do que a google play.

44 Precificação Apple Cartão vinculado a conta
30% do arrecadado para Apple In APP 30% A apple ganha dinheiro com a apple store cobrando uma taxa de servico sobre os aplicativos vendidos, esta taxa é de 30% tanto no sistema diretamente vendido, como pelo sistema de venda de produtos dentro do aplicativo baixado, assim um aplicativo pode ser baixado de graca e entaum obter uma versao paga extendida pelo proprio aplicativo. O cartão do usuário é vinculado a uma conta apple ja na primeira ves em q o celular eh utilizado, forcando o usuario a ter um meio de compra ja de inicio, isso pode ser uma vantagem pois comprar um app fica mais facil pois ele n precisa mais inserir os dados do cartao etc...

45 Precificação Android Cartão somente necessario a partir da compra
30% do arrecadado para Google In APP 5% O android tambem se utiliza da cobranca de taxas sobre o sistema para poder obter lucros, porem as ataxa in app eh muito menor, porem a taxa sobre compra normal continua sendo de 30%, o cartao aqui nao eh vinculado a conta do cliente soh e pedido quando eh feita alguma compra

46 Precificação Mudanças no Modelo de Negócio As vendas In APP In APP
Publicidade As vendas In APP Aumento significativo Maior rentabilidade Possibilidade de testar antes de comprar As lojas estão comecando a incentivar compras in app, pois acaba dando a opcão do cliente testar o produto antes de comprar, ou até mesmo fase com que ele compra varias coisas dentro do app e nao somente o app, tem aumentado significativamente os lucros das lojas, principalmente na google play onde a maioria dos apps é de graca inicialmente. Outro modod de obter lucro com apps é atraves de publicidade, onde os aplicativos sao totalmente free, na tela do app existe um campo onde é plotada uma propaganda, a cada visualizacao ou clique ganha-se uma certa quantidade de dinheiro.

47 Precificação Podemos ver pela tabela que apenas 4% do lucro geraco com os apps são realmente de vendas normais, onde 96% dos lucros se dividem entre publicidade e compras in app, também existe a possibilidade de patrocinamento, onde uma empresa paga a outra para desenvolver uma aplicativo, porem como podemos ver existem algumas dicas, onde cada aplicativo tem um modo melhor de se ganhar dinheiro com.

48 Publicações Apple Android Necessidade de conta – U$ 99 (anual)
Necessidade de um MAC Publicações via web Objective C Android Necessidade de conta – U$ 25 (adesão) SO indiferente Java Para as publicacoes poderem ser feitas vc precisa de uma conta de desenvolvedor, no caso da apple vc precisa tambem de um mac (computador) para poder vincular o aplicativo, nas duas lojas a publicação é feita via web, posteriormente será mostrado como postar um aplicativo na google play, infelizmente devido as limitacoes dos integrantes do grupo nao podemos faser a mesma coisa na apple store, na apple os aplicativos sao feitos em objective c enquanto na google play soa feitos em java, isso pode ser outro motivo da quantidade de apps na google play serem maiores, pois existem “poucos” programadores em objecti c, enquanto a google play utiliza um sistema de compra de conta mais acessivel, a apple fas um sistema de manter a conta com pagamento mensal.

49 Publicações Nessa tabela pode-se ver como a applestore é mais lucrativa por cada app vendido, apesar de ter menos downloads, Tmbém se observa a quantidade de aplicativos feitos por vendedor, existem dados também sobre a loja da microsoft, onde tambem observa-se que ela é a loja mais carera de todas, como a maioria dos apps da google play eh de graca eh a q tem menos valor agregado por downloads

50 Publicação de aplicações
GooglePay

51 Tela Inicial Tela de gerenciamento de aplicações submetidas

52 Adicionar APK

53 Enviar APK

54 Descrições do aplicativo

55 Recursos Gráficos

56 Recursos Gráficos (cont.)

57 Categorização/Contato
Alguns desenvolvedor tentam algumas “cambiarras” para desenvolver app para apple store em outro sistema operacional, mas o aconselhável pela apple é o sistema deles mesmo.

58 Precificação

59 Termos

60 Comparativo dos Critérios de Usabilidade

61 Sumário Interação com o usuário Análise dos Critérios da Google Play
Análise dos Critérios da Apple Store

62 Interação com o Usuário
Interfaces simples Critérios de Usabilidade e Ergonomia segundo Nielsen Facilidade de Aprendizagem Eficiência Facilidade de Relembrar Erros Carga de Trabalho Comparação entre as interfaces Devido a simplicidade das interfaces sendo avaliadas alguns dos critérios de usabilidade de Nielsen não puderam ser aplicados, estes são os critérios propostos para a avaliação das lojas virtuais Facilidade de Aprendizagem - O produto precisa ser fácil de interagir de forma que o usuário possa rapidamente começar utilizar das funcionalidades do produto sem maiores entendimentos do mesmo. Eficiência - O produto deve permitir não só que os usuários novos aprendam com facilidade a utiliza-lo, mas também tem a tarefa de fazer com que usuários mais experientes não tenham sua produtividade barrada por causa de alguma restrição do produto. (Com teclas de atalho por exemplo, outros meios de se executar a mesma tarefa) Facilidade de Relembrar - A facilidade de relembrar como se utiliza o produto, isso após o usuário se afastar do produto por um período relativamente longo de tempo. (Um dos meios de se obter isso é enfocando o primeiro quesito) Erros - O usuário além de perceber os erros que fez tem que ser capaz de recupera-los sem nenhum prejuízo ao seu trabalho. O ideal seria o produto guiar o usuário a não cometer erros. (pode ser obtido com confirmações e avisos sobre alterações críticas) Satisfação Subjetiva - A satisfação é um dos principais pontos, o usuário deve ter gostado de utilizar o produto, e este deve satisfazer suas necessidades. (No caso das lojas é essencial a satisfação, isso para o usuário sempre retornar a loja)

63 AppStore Facilidade de Aprendizagem Menu principal bem destacado
Dicas de aplicativos Não possui pesquisar na tela inicial Facilmente se aprende todas as funcionalidades A aplle store se mostrou de facil utilização, O menu principal tem uma boa divisão de áreas, facil situação de “onde estou”. Os menus com pre separacao de aplicativos ajudam o usuário a se atualizar nas novidades dos aplicativos sem nenhuma pesquisa necessaria Uma “falha” na parte de aprendizagem foi a não aparição de um pesquisar na tela inicial, qualquer usuário iria pesquisar o aplicativo por natureza vendo um campo de pesquisa As funcionalidade são muitos simples, consistem em busca de app’s e clicar em um botao para baixa-los, é facil dominar todos as possibilidades de funcionalidades encontradas

64 AppStore Eficiência Pouca carga de trabalho para se baixar um aplicativo Divisão de categorias nas pesquisas Botão de compra/download visível diretamente na tela de listagem de APP’s Falta do pesquisar na tela inicial Para o download e a instalacao de um aplicativo a carga de trabalho é bem reduzida, na maioria das veses basta 2 clicks para um app poder ser instalado A divisão de categorias ajuda na redução da carga de trabalho quado se esta procurando por novidades, tanto as do menu principal, como as encontradas depois de feita uma pesquisa, no caso as de paid, free, etc... É possível se faser o download de uma aplicação sem nem mesmo olhar a sua descrição por botões de instalaçao, isso diminui significativamente a carga de trabalho para usuaarios experientes A falta de um campo de pesquisa na parte da tela inicial aumenta a carga de trabalho em 1 click para a pesquisa de um app ser feita

65 AppStore Facilidade de Relembrar Estrutura principal permanece
Mantem um padrão após as suas atualizações Estrutura principal permanece Fácil de aprender == fácil de relembrar Para uma ser fácel de relembrar uma interface tem que ter padões, como divisões de conteúdos em certas partes da interface, a app store mantém um padrao com o menu inferior alternando entre os tipos de pesquisa de app A estrutura permenace a mesma desde o ios 4 logo, mesmo apos troca de versao um usuário ainda poderia se situar na loja sem problema algum Como o sistema foi classificado como de facil aprendizagem ele também tende a ser de facil memorability, fácil de ser lembrado.

66 AppStore Erros Demonstrar qual o erro ocorrido
Guiar o usuário para uma solução Demonstrar qual o erro ocorrido Dar opções de ação ao usuário Apersar de nenhum sistema querer obter erros, se eventualmente acontecer ele terão que ser tratados O usuário tem q ser encaminhado a uma solução do erro, na figura b ele é direcionado a confirmacao dos dados. Expressar com palavras entendíveis o erro ocorrido, não como na imagem a, onde le mostra o id do erro mas não diz que é o erro no download do app Sempre dar poder ao usuário, na opcao b ele tem como verificar ou apenas cancelar, na opcao a é apenas possivel aceitar o erro

67 GooglePay Facilidade de Aprendizagem Categorias bem divididas
Dicas de aplicativos Pesquisar diretamente na tela inicial Não tem uma boa divisão de categorias (filtragem) A google play mostra-se um pouco sem divisão de conteúdo o que pode confundir o usuário, dificil de “se achar” Os produtos são divididos em outras sub-lojas, facilitando a diferenciacao de conteudo As dicas de aplicativos podem ajudar os usuários inexperientes sem precisar de uma pesquisa aprofundada aparição de um pesquisar na tela inicial, qualquer usuário conseguira pesquisar o aplicativo por natureza vendo um campo de pesquisa Porem não tem uma boa divisão de categorias, uma ves pesquisado o aplicativo n disponibiliza uma filtragem por categoria As funcionalidade são muitos simples, consistem em busca de app’s e clicar em um botao para baixa-los, é facil dominar todos as possibilidades de funcionalidades encontradas

68 GooglePay Eficiência Pouca carga de trabalho para se baixar um aplicativo Possibilidade de desinstalação do APP Falta de opções avançadas Pesquisar na tela inicial Developer Para o download e a instalacao de um aplicativo a carga de trabalho é bem reduzida, na maioria das veses basta 2 clicks para um app poder ser instalado Possibilidade de desinstalacao do app tras um grande controle para o usuario Sente-se falta de opcoes como um modo de instalacao com menos carga de trabalho para usuários experientes, sem muita diferenca entre um usuário experiente e um usuário leigo A pesquisa na tela inical reduz a carga de trabalho e facilitando o usu para usuários leigos Opção de ver ooutros aplicativos dos mesmos criadores, facilita um pouco a vida de usuários experientes que seguem o trabalho de uma empresa

69 GooglePay Facilidade de Relembrar Estrutura principal permanece
Mantem um padrão após as suas atualizações Estrutura principal permanece Fácil de aprender == fácil de relembrar Para uma ser fácel de relembrar uma interface tem que ter padões, como divisões de conteúdos em certas partes da interface, a app store mantém um padrao porém tem poucas atualizações de funcionalidade q nao causam um efeito negativo a mudanca de interface Por ser um sistema simples e de poucas funcionalidades, é facil de lembar e sempre pode ser utilizado o campo de pesquisa Como o sistema foi classificado como de facil aprendizagem ele também tende a ser de facil memorability, fácil de ser lembrado.

70 GooglePay Erros Demonstrar qual o erro ocorrido
Guiar o usuário para uma solução Demonstrar qual o erro ocorrido Dar opções de ação ao usuário Apersar de nenhum sistema querer obter erros, se eventualmente acontecer ele terão que ser tratados Expressar com palavras entendíveis o erro ocorrido, não como na imagem a, onde le mostra o id do erro mas não diz que erro é Sempre dar poder ao usuário, apos clicar em ok o sistema volta atela inicial do android, nao guiando a uma solucao

71 Comparação entre as Interfaces
Interfaces Simples Poucas funcionalidades analizadas Bem parecidas, diferem apenas em algumas funcionalidades Apple Stores mais dividida Google Play mais informação conjunta Usabilidade Google Play – Positiva na barra de pesquisa Apple Store – Positiva na parte de divisões de conteúdo Devido a interface ser simples pois é voltada a aplicativos moveis, fica dificil a analise de usabilidade e ergonomia Ficasse destacado que o metodo da google é divisao por pesquisa apenas, ja a apple procura categorizar os apps e dividilos, alem da opcao de pesquisa (apesar de nao estar muito visivel) Os grandes destaques de usabilidade foram a separacao do conteudo da apple com seu menu inferior e a barra de pesquisa do google play que induz o usuário a faser uma pesquisa

72 Considerações

73 Apple Store Modelo de Negócio Usabilidade Taxas Desenvolvedor
Quantidade de APP’s Qualidade dos APP’s Usabilidade Interação com usuário Interferência nos lucros A loja da apple se mostrou mais lucrativa, pois o seu modelo de negocio é um modelo mais “ganancioso” com taxas altas mas também um grande controle sobre os aplicativos que ela contem, com uma seleção de pessoas que podem ser desenvolvedores aumentando o preco da contra de developer e exigindo um mac físico para a conta, isso também fas aumentar o numereo de apps pagos, o que aumenta a lucratividade da empresa. No quesito de usabilidade é uma empresa que visa o facil acesso da informacao para seus usários, isso visando aumentar o numero de possiveis compradores, facilidade no pagamento dos apps é um dos diferenciais encontrados, também a divisao de informacoes para a facilitacao de se achar os produtos. Outro motivo por se manter uma boa interface bem usuavel é a convidar o usuario a visitala outra ves, a apple consegue isso via sugestoes interessantes e top charts

74 Google Play Modelo de Negócio Usabilidade Taxas Desenvolvedor
Quantidade de APP’s Qualidade dos APP’s Usabilidade Interação com usuário Interferência nos lucros A loja da Google vem crescendo muito nos ultimos anos, isso devido a politica de liberdade da google, onde existe uma facilidade muito grande na publicacao dos aplicativos, porem isso acaba por afetar a qualidade dos aplicativos prejudicando a seguranca da loja e a confiabilidade dos clientes. Ainda mais se os usuarios forem inesperientes, pois o sistema da google nao tem muitas opcoes de filtros, muitas veses as pesquisas retornam apps indesejaveis. As baixas taxas aplicadas sobre a venda dos produtos acumulada com a baixa quantidade de apps pagos fas com que a loja não seja taum rentável, a maioria dos apps ganha lucro com propaganda. No quesito de usabilidade ela adota uma visao do google onde uma barra de pesquisa é tudo o q se precisa, simples e fasendo o usuário chegar no destino rápido, porem nao utiliza de nenhum sistema de marketing para novos aplicativos, apensa recomendacoes, podem nao mostra top downlods e top free top pagos, esses tipos de sistemas, isso fas com que a loja perca clientes que nao sabem o que baixar e procuram aplicativos novos, apenas usuários avancados conseguem tirar um maior proveito da loja. Visa simplicidade e velocidade, com paginas rapidas de carrega.

75 Referência bibliográfica
SABATINI, Matthew. Google Play (Android Market) vs Apple App Store – Android Authority Disponível em: < / >. Acessado em: 19/08/2013, às 20h40. TORRES, Norberto. As múltiplas possibilidades do comércio eletrônico – novos modelos. eCommerceBrasil Disponível em: < possibilidades-do-comercio-eletronico-novos-modelos/ >. Acessado em: 28/08/2013, às 20h30. FISCHMANN, Rafael. Google Play encosta na App Store em volume de downloads, mas ainda está longe em receitas. MacMagazine Disponível em: < app-store-em-volume-de-downloads-mas-ainda-esta-longe-em- receitas/ >. Acessado em: 19/08/2013, às 21h15.

76 Referência bibliográfica
IWATA, Mauricio. Comparativo entre as lojas de aplicativos Android, iOS e Windows Phone. Disponível em: <   aplicativos-android-ios-windows-phone/#ixzz2jpINiVkV  >. Acessado em: 15/09/2013, às 19h30. APPLE. Apple Store Disponível em: < >. Acessado em: 12/08/2013, às 18h40. VIALLON, François. Applications et Reputation. Setembro Disponível em: < reputation.pdf >. Acessado em: 15/09/2013, às 19h30. GOOGLE. Google Play Disponível em: < >. Acessado em: 12/08/2013, às 18h30.

77 Referência bibliográfica
TURBAM, E. – Comércio Eletrônico. 2° Edição. Pearson – Capítulo 1. Equipe EG Sa. Usabilidade nos carrinhos de compras Disponível em: < de-compras.html >. Acessado em: 12/08/2013, às 18h30. APPLE. Apple Store Disponível em: < >. Acessado em: 12/08/2013, às 18h40. Karch, Marziah - Apps  Disponível em: < / >. Acessado em: 12/11/2013, às 18h00. Jakob Nielsen, Usabilty Engineering, Morgan Kaufmann, Inc. San Francisco, 1993

78 Referência bibliográfica
SABATINI, Matthew. Google Play (Android Market) vs Apple App Store – Android Authority Disponível em: < / >. Acessado em: 19/08/2013, às 20h40. TORRES, Norberto. As múltiplas possibilidades do comércio eletrônico – novos modelos. eCommerceBrasil Disponível em: < possibilidades-do-comercio-eletronico-novos-modelos/ >. Acessado em: 28/08/2013, às 20h30. FISCHMANN, Rafael. Google Play encosta na App Store em volume de downloads, mas ainda está longe em receitas. MacMagazine Disponível em: < app-store-em-volume-de-downloads-mas-ainda-esta-longe-em- receitas/ >. Acessado em: 19/08/2013, às 21h15.

79 Referência bibliográfica
IWATA, Mauricio. Comparativo entre as lojas de aplicativos Android, iOS e Windows Phone. Disponível em: <   aplicativos-android-ios-windows-phone/#ixzz2jpINiVkV  >. Acessado em: 15/09/2013, às 19h30. APPLE. Apple Store Disponível em: < >. Acessado em: 12/08/2013, às 18h40. VIALLON, François. Applications et Reputation. Setembro Disponível em: < reputation.pdf >. Acessado em: 15/09/2013, às 19h30. GOOGLE. Google Play Disponível em: < >. Acessado em: 12/08/2013, às 18h30.

80 Referência bibliográfica
TURBAM, E. – Comércio Eletrônico. 2° Edição. Pearson – Capítulo 1. Equipe EG Sa. Usabilidade nos carrinhos de compras Disponível em: < carrinhos-de-compras.html >. Acessado em: 12/08/2013, às 18h30. APPLE. Apple Store Disponível em: < >. Acessado em: 12/08/2013, às 18h40. Karch, Marziah - Apps  Disponível em: < / >. Acessado em: 12/11/2013, às 18h00. Jakob Nielsen, Usabilty Engineering, Morgan Kaufmann, Inc. San Francisco, 1993 Stardust. MOBILE APPLICATIONS & REPUTATION. Disponível em: < / >. Acessado em: 12/11/2013, às 18h00.


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