A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Curso Engenharia Química Modalidade Superior Instituto Federal do Sul de Minas, câmpus Pouso Alegre Professora Michelle Nery Programação de Computadores.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Curso Engenharia Química Modalidade Superior Instituto Federal do Sul de Minas, câmpus Pouso Alegre Professora Michelle Nery Programação de Computadores."— Transcrição da apresentação:

1 Curso Engenharia Química Modalidade Superior Instituto Federal do Sul de Minas, câmpus Pouso Alegre Professora Michelle Nery Programação de Computadores Instituto Federal do Sul de Minas, câmpus Pouso Alegre

2 Conteúdo Programático Linguagens de Programações e suas Características Instituto Federal do Sul de Minas, câmpus Pouso Alegre 2

3 Linguagens de Programações e suas Características Instituto Federal do Sul de Minas, câmpus Pouso Alegre 3 Dividem-se em: Baixo Nível x Alto Nível Compilada x Interpretada Não Estruturadas x Estruturadas x Orientadas a Objeto Procedurais x Funcionais Linguagens Específica e Propósito Geral

4 Linguagens de Programações e suas Características Instituto Federal do Sul de Minas, câmpus Pouso Alegre 4 Baixo Nível: Linguagens de baixo nível são linguagens cujas instruções correspondem quase que diretamente ao código de máquina que será enviado ao processador para execução. Alto Nível: é uma linguagem bem mais amigável ao programador devido à sua facilidade de entendimento.

5 Linguagens de Programações e suas Características Instituto Federal do Sul de Minas, câmpus Pouso Alegre 5 Compilada: o código-fonte do programa é lido por um programa chamado compilador, que cria um arquivo binário, executável diretamente pelo hardware da plataforma-alvo. Interpretada: programas escritos em linguagens interpretadas não são convertidos em um arquivo executável. Eles são executados utilizando um outro programa, o interpretador, que lê o código-fonte e o interpreta diretamente, durante a sua execução.

6 Linguagens de Programações e suas Características Instituto Federal do Sul de Minas, câmpus Pouso Alegre 6 Não estruturadas: Não obedece a nenhum tipo de estruturação. Uso de estruturas incondicionais de saltos (GO TO). Linguagem puramente não estruturada: Assembly. Estruturadas: E uma forma de programação de computadores que preconiza que todos os programas possíveis podem ser reduzidos a apenas três estruturas: sequência, decisão e iteração (esta última também é chamada de repetição), desenvolvida por Michael A. Jackson no livro "Principles of Program Design" de Linguagens que aceitam: C/C++, Pascal, Basic,etc. Linguagens puramente estruturadas: Java, Prolog.

7 Instituto Federal do Sul de Minas, câmpus Pouso Alegre 7 Orientadas a Objeto: foi criada para tentar aproximar o mundo real do mundo virtual: a ideia fundamental é tentar simular o mundo real dentro do computador. Para isso, nada mais natural do que utilizar Objetos, afinal, nosso mundo é composto de objetos, certo?! Linguagens de Programações e suas Características

8 Instituto Federal do Sul de Minas, câmpus Pouso Alegre 8

9 Linguagens de Programações e suas Características Instituto Federal do Sul de Minas, câmpus Pouso Alegre 9 Procedurais: também conhecida como programação imperativa (paradigma de programação que especifica os passos que um programa deve seguir para alcançar um estado desejado). Paradigma de programação baseado no conceito de chamadas a procedimento. Procedimentos, também conhecidos como rotinas, subrotinas, métodos, ou funções (que não devem ser confundidas com funções matemáticas, mas são similares àquelas usadas na programação funcional) simplesmente contém um conjunto de passos computacionais a serem executados. Um dado procedimento pode ser chamado a qualquer hora durante a execução de um programa, inclusive por outros procedimentos ou por si mesmo. As linguagens procedurais mais comuns são o C, o Pascal e o Fortran.

10 Linguagens de Programações e suas Características Instituto Federal do Sul de Minas, câmpus Pouso Alegre 10 Funcionais: é um paradigma de programação que trata a computação como uma avaliação de funções matemáticas e que evita estados ou dados mutáveis. Ela enfatiza a aplicação de funções, em contraste da programação imperativa, que enfatiza mudanças no estado do programa. As linguagens funcionais mais conhecidas são o LISP e o Prolog A linguagem Scheme também é frequentemente citada, por ser uma variante simplificada do LISP. Diversas outras linguagens funcionais são encontradas na literatura, por exemplo, ASpecT, Caml, Clean, Erlang, FP, Gofer, Haskell, Hope, Hugs, Id, IFP, J, Miranda, ML, NESL, OPAL,e Sisal

11 Linguagens de Programações e suas Características Instituto Federal do Sul de Minas, câmpus Pouso Alegre 11 Linguagens Específica: dedicada à um domínio de problema particular. Linguagens para banco de dados: SQL, Clipper Linguagem para simulação: MATLAB Linguagem de scripts: Tcl/Tk, Perl Linguagens para formatação de texto: TeX/LaTeX, HTML, Postscript, PDF, Propósito Geral: capaz de resolver qualquer problema, de qualquer domínio. Linguagens de Programação

12 Linguagens mais utilizadas em 2013 Instituto Federal do Sul de Minas, câmpus Pouso Alegre 12 O site TIOBE Software fez um estudo para analisar quais são as linguagens que estão sendo mais utilizadas em Leia mais em: quais-sao-as-linguagens-de-programacao-mais-populares- atualmente.htm#ixzz2rbMAB8u7 quais-sao-as-linguagens-de-programacao-mais-populares- atualmente.htm#ixzz2rbMAB8u7

13 Instituto Federal do Sul de Minas, câmpus Pouso Alegre 13

14 Linguagens de Programações e suas Características Instituto Federal do Sul de Minas, câmpus Pouso Alegre 14 Linguagem de Programação C: Médio Nível Compilada De propósito geral Estruturada Imperativa Procedural Padronizada pela ISO, criada em 1972, por Dennis Ritchie e Ken Thompson, no AT&T Bell Labs, para desenvolver o sistema operacional Unix (que foi originalmente escrito em Assembly).

15 Linguagens de Programações e suas Características Instituto Federal do Sul de Minas, câmpus Pouso Alegre 15 Linguagem de Programação Java: Alto Nível Compilada e Interpretada De propósito geral Orientada a Objeto Desenvolvida na década de 90 por uma equipe de programadores chefiada por James Gosling, na empresa Sun Microsystems.

16 Linguagens de Programações e suas Características Instituto Federal do Sul de Minas, câmpus Pouso Alegre 16 Linguagem de Programação Objetive-C: Alto Nível Compilada De propósito geral Orientada a Objeto Objective-C e Cocoa são 2 componentes chaves da plataforma iOS. Apesar do fato que a plataforma iOS é relativamente jovem, Objective-C foi criada no início dos anos 1980, em StepStone, por Brad Cox e Tom Love. A linguagem foi criada para combinar a robustez e agilidade da linguagem C com a elegância da linguagem Smaltalk. Objective-C é apenas um conjunto de adições à linguagem C.

17 Linguagens de Programações e suas Características Instituto Federal do Sul de Minas, câmpus Pouso Alegre 17 Linguagem de Programação C++: Médio Nível Compilada De propósito geral Orientada a Objeto Imperativa Procedural Bjarne Stroustrup desenvolveu o C++ em 1983 como um adicional à linguagem C. Novas características foram adicionadas com o tempo.

18 Linguagens de Programações e suas Características Instituto Federal do Sul de Minas, câmpus Pouso Alegre 18 Linguagem de Programação PHP: Alto Nível Compilada e Interpretada De propósito geral Estruturada e Orientada a Objeto Imperativa Procedural Criado por Rasmus Lerdorf em Usada originalmente apenas para o desenvolvimento de aplicações presentes e atuantes no lado do servidor, capazes de gerar conteúdo dinâmico na World Wide Web.

19 Linguagens de Programações e suas Características Instituto Federal do Sul de Minas, câmpus Pouso Alegre 19 Linguagem de Programação C#: Alto Nível Compilada De propósito geral Orientada a Objeto,Desenvolvida pela Microsoft como parte da plataforma.NET.

20 Linguagens de Programações e suas Características Instituto Federal do Sul de Minas, câmpus Pouso Alegre 20 Linguagem de Programação Assembly: Baixo Nível Compilada De propósito geral Não estruturada Enquanto um computador sabe o que a instrução-máquina IA-21 ( ) faz, para os programadores é mais fácil recordar a representação equivalente em instruções mnemónicas MOV AL, 61h. Tal instrução ordena que o valor hexadecimal 61 (97, em decimal) seja movido para o registrador 'AL'.

21 Exercícios Instituto Federal do Sul de Minas, câmpus Pouso Alegre Pesquise na internet o código fonte de um determinado programa, nas seguintes linguagens: C/C++, PHP, Java, C# e Assembly. Lembrando que você deverá saber o que o programa faz. 2. Qual/quais linguagem(ns) de programação você usaria, sendo a mais apropriada, para os seguintes propósitos: 1. Criar uma página Web. 2. Desenvolver um programa para robô. 3. Desenvolver um programa para uma loja de roupas.

22 Bibliográfica Bibliografia Básica Bibliografia Complementar

23 Regras 1. Celular em sala de aula é proibido por lei. 1. Acessórios como os fones de ouvido também são proibidos durante a aula. 2. O horário de aula, ou seja, o tempo em sala de aula, está descrito no plano pedagógico do curso, portanto sair mais cedo ou chegar mais tarde, somente a critério do professor.


Carregar ppt "Curso Engenharia Química Modalidade Superior Instituto Federal do Sul de Minas, câmpus Pouso Alegre Professora Michelle Nery Programação de Computadores."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google