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Academic Start-ups Kip Garland 29.10.13.

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Apresentação em tema: "Academic Start-ups Kip Garland 29.10.13."— Transcrição da apresentação:

1 Academic Start-ups Kip Garland

2 Circunstâncias não atendidas Necessidades articuladas
JOBS TO BE DONE “The client rarely buys what the company thinks it sells him” Peter Drucker Por quê Quem O quê Como Processo 1 Sub Processo a Sub Processo b Processo 2 Processo 3 Objetivos Desempenho Produtos & Serviços Expectativas Outcomes Obstáculos Percepções Melhoria da Solução Melhoria de Produto Melhoria de Processo Circunstâncias não atendidas Processo como o benefício Etapas antes/depois consumo Medição do processo Necessidades articuladas Produto como o benefício Consumo do produto Medição da transação

3 UMA COMPREENSÃO PROFUNDA DOS ATUAIS “JOBS TO BE DONE”
Por quê Quem O Quê Como Processo 1 Sub Processo a Sub Processo b Processo 2 Processo 3 Desempenho Objetivos Produtos & Serviços Outcomes Expectativas Obstáculos Percepções Jobs to be Done Milk shake Concorrentes Mantenha-me acordado e não com fome Tornem meus filhos felizes Mais sabor Mais grosso Acrescenta doces Co-Branding Bundling Embalagem Matéria-prima Marketing Equipamentos Fornecedores Processos Custos Velocidade, aquisição consumo, segurança, estímulos

4 Cobertura, Fidelidade de Chamada, Roaming
NOVOS “JOBS TO BE DONE” Por quê Quem O quê Como Processo 1 Sub Processo a Sub Processo b Processo 2 Processo 3 Objetivos Desempenho Produtos & Serviços Expectativas Outcomes Obstáculos Percepções Empresários que viajem (Entender Atributos) Dispositivo manual de wireless (Entender Meios) JTBD – Ser útil quando você estiver deslocada (Entender Circunstâncias) Pesquisa de Mercado Comparação Análise Grupos de Foco Protocolos de Wireless Velocidade de Processador Resolução de Tela Memória 1. Entretenimento 2. Maximizar tempo 3. Organizar Organizador, Software, Viagem, Estoques, CRM Cobertura, Fidelidade de Chamada, Roaming

5 Entretenimento Portátil
Guardar Nome e Artista Procurar Loja Lembrar Música iPod (iTunes) Entretenimento Portátil Comprar Música Achar Música Escutar Música Armazenar Músicas para o Futuro Blackberry (BES) Ter Notebook Achar Tomada Localizar sinal Wi-Fi Use Pequenos Trechos de Tempo Registrar conexão Abrir Programa de Checar s Desligar e Guardar Android Open Alliance Identificar informação necessário Localizar Categoria Buscar Dentro Categorias Organizar Informações Mobilel Sony, Treo, IBM Palm, Handspring, Nokia, Compaq I-Paq, Microsoft, Motorola Achar Informações Guardar Informações Resgatar Informações Usar Informações

6 Jobs to be Done – DM1 Informar-se Conscientizar-se da Necessidade de Investigar e Tratar Indícios ou Sinais Suspeitos Tratar-se Viabilizar, Implementar e Gerenciar o Tratamento Adequar-se Integrar o Tratamento à Vida Real Descobrir/Procurar Possibilidade de Tratamento Adquirir Elementos para a Terapia Reduzir Impacto na Rotina Pesquisar Fontes de Informação Viabilizar Acesso aos Elementos Manter a sua Produtividade Receber o Melhor Tratamento Aprender a se Tratar Reduzir Impacto Financeiro Buscar o Tratamento Tratar-se Efetivamente Caber no Orçamento Descobrir Formas de Acesso ao Tratamento Manter Motivação e Disciplina Reduzir Impacto no Estilo de Vida Pesquisar Formas de Acesso . Sustentar o Tratamento Parecer “Normal” (Autoestima)

7 Descobrir/Procurar Possibilidade de Tratamento
Mídia/Internet Redes Socais/ Contatos Medico Industria/Farmácia Nível de Oferta Governo Overshot Ótimo Satisfatório Não Satisfatório Outcome (critérios) Eficácia Custo Tempo Discrição Acessibilidade Relevância / Aplicabilidade

8 Receber o Melhor Tratamento
Confira somente no medico Outros Professionais da Área de Saúde Mídia Governo Industria/Farmácia Nível de Oferta Outros Pacientes / Comunidades Overshot Ótimo Satisfatório Não Satisfatório Outcome (critérios) Eficácia Custo Tempo Discrição Acessibilidade Relevância / Aplicabilidade

9 Descobrir Formas de Acesso ao Tratamento
Mídia/Internet Redes Socais/ Contatos Medico Industria/Farmácia Nível de Oferta Governo Overshot Ótimo Satisfatório Não Satisfatório Outcome (critérios) Eficácia Custo Tempo Discrição Acessibilidade Relevância / Aplicabilidade

10 Adquirir Elementos para a Terapia
Processo Convenho Governo Self Pay Nível de Oferta Comodato / Programas Overshot Ótimo Satisfatório Não Satisfatório Outcome (critérios) Eficácia do tratamento Acesso Tempo Repetibilidade Facilidade Custo

11 Relevância / Aplicabilidade
Aprender a se Tratar Internet Comunidade Medico Educador Nível de Oferta Governo Overshot Ótimo Satisfatório Não Satisfatório Outcome (critérios) Eficácia Custo Tempo Assimilação Acessibilidade Relevância / Aplicabilidade

12 Manter Motivação e Disciplina
Amigos / Família Comunidade Medico Educador Nível de Oferta Ele Mesmo Overshot Ótimo Satisfatório Não Satisfatório Possibilidade de monstrar resultados concretos (Progresso Visível) Capacidade de dar Feedback sobre os comportamentos Outcome (critérios) Frequência Precisão Rotineiro Custo

13 Reduzir Impacto na Rotina
Visita Especialista Fácil Auto Medição Automaticamente Medir Fácil Auto Medicação Nível de Oferta Automaticamente Administrar remédio Overshot Ótimo Satisfatório Não Satisfatório Facilidade de encontrar os produtos necessários no dia a dia Outcome (critérios) Produtividade (baixo impacto na) Tempo gasto com doença Conforto do tratamento Facilidade do tratamento

14 Reduzir Impacto Financeiro
Processo Convenho Governo Self Pay Nível de Oferta Economizar Custos Overshot Ótimo Satisfatório Não Satisfatório Outcome (critérios) Eficácia do tratamento Acesso Tempo Repetibilidade Facilidade Custo

15 Reduzir Impacto no Estilo de Vida
Fazer nada Fácil Auto Medição Automaticamente Medir Fácil Auto Medicação Nível de Oferta Automaticamente Administrar remédio Overshot Ótimo Satisfatório Não Satisfatório Outcome (critérios) Ser lembrado de estar doente Eficácia Visibiliadade por outros Comforto Cuidados Especiais Accessibiliadade

16 Principais papeis e trocas -Tratamento de DM1
Hospi tais Associa ções de Pacientes Forma dores de Opinião Familiares Amigos Enfer meiras Apoia dores Outros Pacien tes Prescri tores Associa ções de Médicos Planos de Saúde Educa doras Redes Sociais Seguradoras $ Associa ções Ind. Farma $ $ Fabri cantes de Insumos $ $ Empre gadores Paga dores $ Pacien tes Cuida dores Fabri cantes de Equipa mentos $ Minis tério Público Mídia Especia lizada $ $ Advogados $ $ Fornece dores Indústria Farma $ Órgãos Públicos Mídia em Geral Serviço Social Distri buidores Gover no Nutri cionis tas Orientadores Farmá cias Minis térios Inter net Acade mias de Ginástica Psicólo gos Órgãos Regula dores Essencial Necessário Suporte Influenciador

17 Case – FDC Jobs to be Done
Descobrir Caminhos Criar Vínculos Traduzir em Resultados Acreditar na Proposta Formas de execução Expansão e Crescimento Criar novas competências “Ownership” Gerenciar o Dilema Entre C/L Prazo Criar Capacidade Gestão de Conflitos Processo de Tomada de Decisão Conciliar Demandas Alocar Recursos Autonomia Gestão da Carreira Performance do Equipe Ir Além Estimular Novas Olhares . Cuidar do Desenvolvimento Desenvolver Talentos

18 Desempenho Ter sucesso em uma função de alta complexidade
Intelectual Emocional Desempenho Ter sucesso em uma função de alta complexidade Entregar Resultado Deixar Legado Criar Equilíbrio Social Superior

19 Desenvolvimento Social
Intellectual Social FDC LIDE Consulting House Segmentos Snifter FDC Chambers, Assoc, Industrias, Movimentos (Inovacao, Competitivdade, Qualidade) FDC FDC Desenvolvimento Social Executive Forum Lideres Cristão Emocional Superior

20 Case FDC - Jobs to be Done
Entregar Resultado Deixar Legado Criar Equilibro Gerenciar o dilema entre C/L prazo Visibilidade & Reconhecimento Conciliar demandas: acionistas, equipe, cliente fornecedores, de si mesmo Espaço para trabalhar temas Gestão de conflitos & Governança Capturar & traduzir ambiente externo Expansão e Crescimento Criar novas competências Gestão de Interesses Processo de Tomada de Decisão Estimular novas visões (“Outros Olhares”) Gestão de Agenda Criando times de alta performance Troca de Experiências Gestão carreira Atrair e desenvolver novos talentos . Cuidar do desenvolvimento Networking

21 Capturar / traduzir ambiente externa
Consultoria Leitura Semanários Benchmarking Nível de Oferta COMn Overshot Ótimo Satisfatório Não Satisfatório Outcome (critérios) Alcance Custo Acesso Realmente Novo Variedade Relevância / Aplicabilidade

22 Troca de Experiências Nível de Oferta Nível de Oferta
Grupos de Afinidades Cursos Esportes Eventos Nível de Oferta COMn Overshot Ótimo Ótimo Nível de Oferta Satisfatório Satisfatório Não Satisfatório Não Satisfatório Outcome (critérios) Novos Insights Tempo investido Custo Deslocamento Aplicabilidade Frequencia

23 Espaço Para Criar Legado / Trabalhar Temas
Grupo de Afinidades Fóruns Movimentos Associações / Câmeras COMn Nível de Oferta Overshot Ótimo Nível de Oferta Satisfatório Não Satisfatório Outcome (critérios) Recursos Foco Metodologia Alcance Dedicação Continuidade

24 Estimular novas visões trazendo novos inputs
Consultoria Leitura Seminários Benchmarking Nível de Oferta COMn Overshot Ótimo Satisfatório Não Satisfatório Outcome (critérios) Alcance Custo Acesso Realmente Novo Tempo deslocado Relevância / Aplicabilidade

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26 Case – Logistica

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29 Por quê Quem O quê Como Descobrindo os “Jobs to be done”
Process 1 Subprocesso a Subprocesso b Process 2 Process 3 Desempenho Objetivos Produtos & Serviços Resultados Expectativas Obstáculos Percepções Circunstâncias Mercado Normas Tecnologia Organizacional Lidar com a incerteza Automação Fill-in Internet Gerenciamento de Pedido

30 Passo a passo – job to be done
Guest Count Mix de Produtos Mix de Ingredientes Total de Ingredientes Existente no Estoque Processamento do Pedido Finalização do Pedido Outcomes Aumentar atenção a fatores climáticos Aumentar atenção a fatores relacionados ao dia da semana Aumentar atenção a fatores relacionados a feriados Aumentar aprendizado com experiências passadas/ Diminuir repetição de erros Aumentar atenção a fatores relacionados a ciclos

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32 Circunstâncias não atendidas Necessidades articuladas
Identificando - JOBS TO BE DONE Por quê Quem O quê Como Processo 1 Sub Processo a Sub Processo b Processo 2 Processo 3 Objetivos Desempenho Produtos & Serviços Expectativas Outcomes Obstáculos Percepções Melhoria da Solução Melhoria de Produto Melhoria de Processo Circunstâncias não atendidas Processo como o benefício Etapas antes/depois consumo Medição do processo Necessidades articuladas Produto como o benefício Consumo do produto Medição da transação

33 Poucos e Grandes Business
Traditional Creation Macro-Creation Conhecimento Capital Competência Compliance Capital Conhecimento Compliance Competência Portifólio de Parcerias Fuzzy Poucos e Grandes Business Poucos Temas


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