A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Professor: Rosivaldo C. Silva EQUAÇÕES DE 1º GRAU.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Professor: Rosivaldo C. Silva EQUAÇÕES DE 1º GRAU."— Transcrição da apresentação:

1 Professor: Rosivaldo C. Silva EQUAÇÕES DE 1º GRAU

2 Permitir a solução de problemas matemáticos que envolvam números desconhecidos. Desde o tempo dos faraós até nossos dias, o objetivo básico da álgebra continua o mesmo:

3 Hoje, as equações são usadas em muitos campos diferentes. Resolvemos equações para determinar o lucro de uma firma, para calcular a taxa de uma aplicação financeira, para projetar aviões e naves espaciais, para encontrar as correntes de uma rede elétrica, para fazer a previsão do tempo etc..

4 Tente responder as questões abaixo: 1) Queremos cortar um pedaço de barbante de 30 cm de comprimento em duas partes não necessariamente iguais. Quanto deverá medir cada parte? 2) Agora se quer cortar um pedaço de barbante, também com 30 cm de comprimento, em duas partes de forma que uma dessas partes meça o dobro da outra. Quanto deverá medir cada parte?

5 A maneira como a matemática se desenvolveu fez com que os matemáticos passassem a usar as letras dos alfabetos mais conhecidos para representar uma expressão matemática. Assim, por exemplo, a soma de dois números racionais quaisquer pode ser representada por:

6 Começam a surgir, então, as sentenças matemáticas, ou seja, duas expressões matemáticas ligadas por um verbo. Por exemplo: a área do retângulo é igual ao produto da medida da base pela altura

7 Para as atividades que se seguem imaginem uma balança de dois braço em equilíbrio! 1) Qual é o peso do cachorro? x + 16 = 25 9kg 2) Desenvolva a Equação.

8 3) Os dois sacos tem pesos iguais. Quanto pesa cada saco? 2x = 12 6kg 4) Desenvolva a Equação.

9 5) As 3 caixas possuem o mesmo peso. Qual o peso de cada caixa? 3x = 18 6kg 6) Desenvolva a Equação.

10 7) Qual o peso do coelho? x = kg 8) Desenvolva a Equação. x + 3 = 5

11 9) As bolsas são iguais. Qual o peso de cada uma? 2x = x kg 10) Desenvolva a Equação. 2x = x + 5

12 11) A balança não está em posição de equilíbrio. Represente simbolicamente esta situação. 13 < 18 Fique atento às próximas atividades para que você possa tirar algumas conclusões importante!

13 Considere uma balança com os pratos em equilíbrio. Se acrescentarmos elementos de mesmo peso em cada um dos pratos Se trocarmos os pratos O equilíbrio se mantém.

14 Considere outra balança com os pratos em equilíbrio. Se retirarmos elementos de mesmo peso de cada um dos pratos O equilíbrio se mantém.

15 Se duas balanças estão em equilíbrio: Podemos somar o conteúdo dos pratos do mesmo lado. O equilíbrio se mantém.

16 As Equações de Copo de Feijão Este material representa as técnicas de resolução de equações de 1º. Grau com uma incógnita, chamando a atenção para a mudança de membro na equação. Nas primeiras vezes em que for usado deve-se considerar como principio fundamental o equilíbrio dos membros da equação. Nestes primeiros casos deve-se perceber que retirar ou acrescentar números iguais a cada membro da equação corresponde a mudá-los de membro da tal forma que realizem a operação inversa. Só então é que o procedimento de passar de um membro na equação pode se tornar automático. Neste material cada copo representa a incógnita x, os feijões brancos unidades positivas, os feijões pretos unidades negativas e os copos invertidos, o inverso aditivo da incógnita (-x).

17 A seguir representamos algumas sugestões, gradativamente mais elaboradas, acompanhadas da equação correspondente: 1º Exemplo:

18 2º Exemplo:

19 3º Exemplo:

20 4º Exemplo:

21 5º Exemplo:

22


Carregar ppt "Professor: Rosivaldo C. Silva EQUAÇÕES DE 1º GRAU."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google