A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Antroposofia e ecologia – 8/10/08 Valdemar W. Setzer 1 UM ENFOQUE ANTROPOSÓFICO SOBRE A ORIGEM E A SOLUÇÃO DOS PROBLEMAS ECOLÓGICOS Valdemar W. Setzer.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Antroposofia e ecologia – 8/10/08 Valdemar W. Setzer 1 UM ENFOQUE ANTROPOSÓFICO SOBRE A ORIGEM E A SOLUÇÃO DOS PROBLEMAS ECOLÓGICOS Valdemar W. Setzer."— Transcrição da apresentação:

1 Antroposofia e ecologia – 8/10/08 Valdemar W. Setzer 1 UM ENFOQUE ANTROPOSÓFICO SOBRE A ORIGEM E A SOLUÇÃO DOS PROBLEMAS ECOLÓGICOS Valdemar W. Setzer Membro e webmaster da Sociedade Antroposófica no Brasil Fundador da 1a. loja de produtos naturais do Brasil, a Natura – Com. de Produtos Naturais Ltda. (1976)

2 Antroposofia e ecologia – 8/10/08 Valdemar W. Setzer 2 O pão não nos alimenta O que no pão nos nutre É a eterna palavra divina É vida e é espírito Angelus Silesius ( ) Das Brot ernährt uns nicht Was uns im Brote speist Ist Gottes ewges Wort Ist Leben und ist Geist

3 Antroposofia e ecologia – 8/10/08 Valdemar W. Setzer 3 TÓPICOS 1. Causas dos problemas ecológicos 2. A evolução – natureza e ser humano 3. A evolução humana – épocas culturais 4. Origem dos problemas ecológicos 5. A constituição não-física do seres vivos 6. Materialismo e ecologia 7. O movimento ecológico 8. Egoísmo, medo e ambição 9. Ciência espiritualista 10. Conclusão

4 Antroposofia e ecologia – 8/10/08 Valdemar W. Setzer 4 1. Causas dos problemas ecológicos Causas comuns: Excesso populacional Excesso de consumo Consumo errado Miséria cultural e econômica Falta de tratamento de resíduos Desmatamento Adubos, inseticidas, herbicidas... Minhas causas, mais fundamentais: Materialismo Egoísmo, ambição e medo

5 Antroposofia e ecologia – 8/10/08 Valdemar W. Setzer 5 TÓPICOS 1. Causas dos problemas ecológicos 2. A evolução - natureza e ser humano 3. A evolução humana – épocas culturais 4. Origem dos problemas ecológicos 5. A constituição não-física do seres vivos 6. Materialismo e ecologia 7. O movimento ecológico 8. Egoísmo, medo e ambição 9. Ciência espiritualista 10. Conclusão

6 Antroposofia e ecologia – 8/10/08 Valdemar W. Setzer 6 2. A evolução - natureza e ser humano moluscos peixes anfíbios répteis, aves mamíferos antropóides ser humano Ser humano espiritual Terra (matéria) Tempo

7 Antroposofia e ecologia – 8/10/08 Valdemar W. Setzer 7 2. A evolução - natureza e ser humano (cont.) O aparecimento consecutivo de fósseis é compatível com a existência anterior de arquétipos espirituais Portanto, a origem dos animais é o ser humano! Foram seres humanos que se apressaram em encarnar-se na Terra A partir do ser humano pode-se derivar a forma física dos animais mas o contrário não é verdade O ser humano foi eliminando unilateralidades De certa maneira, os animais sacrificaram-se Levando em sua encarnação precoce aquelas unilateralidades Como agradecemos esse sacrifício? Comendo-os!

8 Antroposofia e ecologia – 8/10/08 Valdemar W. Setzer 8 2. A evolução - natureza e ser humano (cont.) A evolução é um fato Necessidade de condições prévias (organismos mais simples) para um organismo aparecer Como conciliar com a evolução darwinista? Ampliando a teoria neo-darwinista: Algumas mutações e seleções naturais (encontros) não foram devidas ao acaso Paraíso bíblico: época em que o ser humano Não tinha auto-consciência Não tinha individualidade Não tinha liberdade Para conquistar isso, ele teve que cair na matéria

9 Antroposofia e ecologia – 8/10/08 Valdemar W. Setzer 9 2. A evolução - natureza e ser humano (cont.) Essa queda foi feita pela ação de seres espirituais Portanto, a noção de pecado original não é adequada Sem auto-consciência e liberdade, não se pode pecar Animais não pecam! Essa ação dos seres espirituais não poderia ser compensada pelos seres humanos sozinhos Foi necessária uma ajuda do mundo espiritual

10 Antroposofia e ecologia – 8/10/08 Valdemar W. Setzer A evolução - natureza e ser humano (cont.) A queda na matéria fez com que o ser humano se afastasse cada vez mais dos mundos espirituais Isso foi uma necessidade pois uma ligação inconsciente com o mundo espiritual não permitiria o desenvolvimento de liberdade individualidade auto-consciência Além disso, é no mundo físico que podemos errar! Sem a possibilidade do erro, não poderia haver liberdade Por isso, jamais haverá felicidade e paz gerais!

11 Antroposofia e ecologia – 8/10/08 Valdemar W. Setzer 11 TÓPICOS 1. Causas dos problemas ecológicos 2. A evolução - natureza e ser humano 3. A evolução humana – épocas culturais 4. Origem dos problemas ecológicos 5. A constituição não-física do seres vivos 6. Materialismo e ecologia 7. O movimento ecológico 8. Egoísmo, medo e ambição 9. Ciência espiritualista 10. Conclusão

12 Antroposofia e ecologia – 8/10/08 Valdemar W. Setzer A evolução humana – épocas culturais 1. Época proto-índica (7227 – 5067 A.C.) Ser humano ainda estava em contato com os mundos espirituais Considerava o mundo espiritual uma realidade muito maior do que o mundo físico Mundo físico era maia, ilusão Nenhum interesse pelo mundo físico 2. Época proto-persa (5067 – 2907 A.C.) Afastamento dos mundos espirituais Interesse pelo mundo físico Agricultura, pecuária Orientações diretas do mundo espiritual Ex: como se pode imaginar a descoberta do pão?

13 Antroposofia e ecologia – 8/10/08 Valdemar W. Setzer A evolução humana – épocas culturais (c.) 3. Época egipto-caldaica (2907 – 747 A.C.) Afastamento ainda maior dos mundos espirituais Escrita (definhamento da memória), cidades, templos, religiões Contato com os mundos espirituais por meio dos Mistérios Após rigoroso preparo da alma, iniciação de discípulos (3 dias de sono letárgico) Imagem: Jonas na baleia

14 Antroposofia e ecologia – 8/10/08 Valdemar W. Setzer A evolução humana – épocas culturais (c.) 3. Época egipto-caldaica (2907 – 747 A.C.) (c.) Não se tinha a sensação de produzir os próprios pensamentos Ex: Homero agradece às Musas a inspiração

15 Antroposofia e ecologia – 8/10/08 Valdemar W. Setzer A evolução humana – épocas culturais (c.) 4. Época greco-romana (747 A.C. – 1413 D.C.) Lembrança da existência de um mundo espiritual Fim dos Mistérios Queima de Éfeso (356 A.C.) No mesmo dia do nascimento de Alexandre! Notar a transição entre Platão (um iniciado) e Aristóteles (não-iniciado) Aristóteles usa um pensamento derivado das percepções sensoriais, e a lógica Filosofia (ocidente) Profetas, Buda (médio-oriente e oriente)

16 Antroposofia e ecologia – 8/10/08 Valdemar W. Setzer A evolução humana – épocas culturais (c.) 5. Época moderna (1413 – 3573) Afastamento total do mundo espiritual Vazio interior de conteúdos espirituais Leva a um interesse objetivo pelo mundo físico Ciência moderna Materialismo La Méttrie: Lhomme-machine (1748!) Foi necessário!

17 Antroposofia e ecologia – 8/10/08 Valdemar W. Setzer A evolução humana – épocas culturais (c.) 5. Época moderna (1413 A.C. - ) (cont.) Fim do Kali-Iuga (1899) Os mundos espirituais abrem-se novamente para uma observação consciente Agora, por meio dos pensamentos Objetividade Transmissão por meio de conceitos Para a compreensão, e não para os sentimentos! Permite o aparecimento de um novo tipo de grande iniciado, como R. Steiner (formação científica e filosófica) Ciência espiritualista

18 Antroposofia e ecologia – 8/10/08 Valdemar W. Setzer 18 TÓPICOS 1. Causas dos problemas ecológicos 2. A evolução - natureza e ser humano 3. A evolução humana – épocas culturais 4. Origem dos problemas ecológicos 5. A constituição não-física do seres vivos 6. Materialismo e ecologia 7. O movimento ecológico 8. Egoísmo, medo e ambição 9. Ciência espiritualista 10. Conclusão

19 Antroposofia e ecologia – 8/10/08 Valdemar W. Setzer Origem dos problemas ecológicos Na nossa época cultural, o ser humano está totalmente abandonado pelos mundos espirituais Recordando: caso contrário, não poderia ser livre! Devido ao afastamento gradativo dos mundos espirituais, aparece o MATERIALISMO perderam-se a intuição e as tradições de como lidar com a natureza perdeu-se a noção da Terra como um organismo perdeu-se a noção de seres vivos como mani- festação de membros não-físicos em cada um

20 Antroposofia e ecologia – 8/10/08 Valdemar W. Setzer 20 TÓPICOS 1. Causas dos problemas ecológicos 2. A evolução - natureza e ser humano 3. A evolução humana – épocas culturais 4. Origem dos problemas ecológicos 5. A constituição não-física do seres vivos 6. Materialismo e ecologia 7. O movimento ecológico 8. Egoísmo, medo e ambição 9. Ciência espiritualista 10. Conclusão

21 Antroposofia e ecologia – 8/10/08 Valdemar W. Setzer A constituição não-física do seres vivos Minerais Exclusivamente o corpo físico Forma amorfa ou cristalina-geométrica Mudanças somente por ação externa Ex: crescimento por deposição salina Plantas Corpo físico + corpo etérico (ou corpo de forças plasmadoras), não físico Vida e morte Forma orgânica, simetrias orgânicas Crescimento a partir do interior Reprodução Regeneração dos tecidos Doença só externa

22 Antroposofia e ecologia – 8/10/08 Valdemar W. Setzer A constituição não-física do seres vivos (c.) Modelos seguidos por plantas

23 Antroposofia e ecologia – 8/10/08 Valdemar W. Setzer A constituição não-física do seres vivos (c.) Amimais Corpo físico + corpo etérico + corpo astral (não-físico) Tudo das plantas mais Respiração rítmica (observar os animais superiores, não as formas de transição) Órgãos ocos Movimentação Instintos Sentimentos Consciência (ex: sentir dor) Sono e vigília Doença interna

24 Antroposofia e ecologia – 8/10/08 Valdemar W. Setzer A constituição não-física do seres vivos (c.) Modelos seguidos por animais

25 Antroposofia e ecologia – 8/10/08 Valdemar W. Setzer A constituição não-física do seres vivos (c.) Seres humanos Corpo físico + corpo etérico + corpo astral + EU (espiritual, divino) Tudo dos animais mais Postura ereta (coluna vertebral em duplo S) Em vigília; liberação em relação às forças da gravidade Corpo quase mantém a forma embrionária Forma física não indica a funcionalidade, ao contrário dos animais Auto-consciência Pensamento Fala Fantasia, criatividade

26 Antroposofia e ecologia – 8/10/08 Valdemar W. Setzer A constituição não-física do seres vivos (c.) Seres humanos (cont.) Tudo dos animais mais (cont.) Individualidade Cada espécie animal é como se fosse um indivíduo, com um EU grupal que não chega a impregnar o físico O desaparecimento de uma espécie animal é como o desaparecimento de um indivíduo humano Com a diferença que o ser humano se reencarna (em um outro ser humano, normalmente depois de centenas de anos), mas física e animicamente não será o mesmo; o espírito (Eu) é o mesmo, mas evoluído ou involuído, dependendo da vida anterior Compaixão Amor altruísta

27 Antroposofia e ecologia – 8/10/08 Valdemar W. Setzer A constituição não-física do seres vivos (c.) Seres humanos (cont.) O EU é o que o ser humano tem de realmente divino dentro de si – plantas e animais não têm! É por causa dele que conseguimos atingir o mundo espiritual Mundo platônico das idéias Ter compreensão das coisas Ter intuições Ex.: como joga um grande mestre em xadrez (ele não calcula os lances como faz um computador – usa a intuição) Observar o mundo espiritual Hoje: com o pensamento consciente Será que a expressão Meu Deus! refere-se intuitivamente a Meu EU!, isto é, o Deus, o divino, dentro de si?

28 Antroposofia e ecologia – 8/10/08 Valdemar W. Setzer A constituição não-física do seres vivos (c.) Note-se como nesse modelo há 3 níveis de substância não-física: O nível etérico mundo etérico O nível astral mundo astral O nível espiritual mundo espiritual Com esse modelo, pode-se compreender por que existem diferenças entre os vários reinos da natureza, e o que eles são A presença de um membro superior muda a configuração dos inferiores, inclusive a física A ciência materialista JAMAIS chegará a essa compreensão

29 Antroposofia e ecologia – 8/10/08 Valdemar W. Setzer A constituição não-física do seres vivos (c.) Ver em na seção Antroposofia, meu texto Uma introdução antroposófica à constituição humana e o livro em forma eletrônica de R. Lanz Noções Básicas de Antroposofia Ver os livros de R. Steiner, da Ed. Antroposófica, Teosofia e A Ciência Oculta

30 Antroposofia e ecologia – 8/10/08 Valdemar W. Setzer 30 TÓPICOS 1. Causas dos problemas ecológicos 2. A evolução - natureza e ser humano 3. A evolução humana – épocas culturais 4. Origem dos problemas ecológicos 5. A constituição não-física do seres vivos 6. Materialismo e ecologia 7. O movimento ecológico 8. Egoísmo, medo e ambição 9. Ciência espiritualista 10. Conclusão

31 Antroposofia e ecologia – 8/10/08 Valdemar W. Setzer Materialismo e ecologia Do ponto de vista materialista, não fazem sentido: Veneração, respeito pela Terra, pelos seres vivos e pelo ser humano Liberdade A matéria está sujeita às leis físicas Que são inexoráveis Por isso as máquinas funcionam e as construções não caem Como algo não-físico pode atuar sobre o mundo físico? Minha teoria da escolha de uma dentre várias possíveis transições não-deterministas Ex: de um gene do DNA podem se formar várias proteínas diferentes Na escolha de uma, o corpo etérico pode atuar sobre o corpo físico

32 Antroposofia e ecologia – 8/10/08 Valdemar W. Setzer Materialismo e ecologia (cont.) Do ponto de vista materialista, não fazem sentido (cont): Individualidade que transcende o genoma e a influência do meio-ambiente Responsabilidade Não faz sentido sem liberdade Amor altruísta O que faz sentido do ponto de vista materialista é o egoísmo A natureza é egoísta Luta brutal pela sobrevivência do indivíduo e da espécie Só o ser humano é capaz de exercer o contrário, o AMOR ALTRUÍSTA

33 Antroposofia e ecologia – 8/10/08 Valdemar W. Setzer Materialismo e ecologia (cont.) Há materialistas que são altruístas Mas isso é uma incoerência da parte deles pois da matéria não pode advir liberdade e altruísmo respeitam a natureza Por motivos egoístas Pois dependem dela Por intuição ou sentimento Ex: podem ser contra o desaparecimento de uma espécie Mas não têm conhecimento sobre o que isso significa (Uma complexa interação não-física) Mas isso é uma incoerência da parte deles pois da matéria não pode advir respeito

34 Antroposofia e ecologia – 8/10/08 Valdemar W. Setzer 34 TÓPICOS 1. Causas dos problemas ecológicos 2. A evolução - natureza e ser humano 3. A evolução humana – épocas culturais 4. Origem dos problemas ecológicos 5. A constituição não-física do seres vivos 6. Materialismo e ecologia 7. O movimento ecológico 8. Egoísmo, medo e ambição 9. Ciência espiritualista 10. Conclusão

35 Antroposofia e ecologia – 8/10/08 Valdemar W. Setzer O movimento ecológico Surgiu com o livro Silent Spring, de Rachel Carlson nos anos 60 Provou o desaparecimento de pássaros devido ao inseticida DDT (ovos quebravam) A abordagem ecológica materialista é positiva Mas não vai ao fundo das questões

36 Antroposofia e ecologia – 8/10/08 Valdemar W. Setzer O movimento ecológico (cont.) Somente uma abordagem espiritualista pode ir à essência do problema ecológico Ex: curso de Agricultura Biodinâmica de Rudolf Steiner em 1924 (ver o livro Fundamentos da Agricultura Biodinâmica, Ed. Antroposófica) Levou em conta os aspectos espirituais da agricultura e da pecuária Fazenda como organismo vivo Inclusive com tratamento terapêutico (os preparados) Integração da agricultura com a pecuária Enfoque holístico Como atrair insetos, larvas e aves úteis Como combater pragas ecologicamente Obviamente, sem inseticidas, herbicidas e adubos químicos Acima de tudo, um profundo respeito e veneração pelas plantas, pelos animais e pelo consumidor

37 Antroposofia e ecologia – 8/10/08 Valdemar W. Setzer 37 TÓPICOS 1. Causas dos problemas ecológicos 2. A evolução - natureza e ser humano 3. A evolução humana – épocas culturais 4. Origem dos problemas ecológicos 5. A constituição não-física do seres vivos 6. Materialismo e ecologia 7. O movimento ecológico 8. Egoísmo, medo e ambição 9. Ciência espiritualista 10. Conclusão

38 Antroposofia e ecologia – 8/10/08 Valdemar W. Setzer Egoísmo, medo e ambição São causas diretas de problemas ecológicos Exs. de egoísmo e ambição: Capitalismo selvagem aplicado na agricultura Monoculturas Desmatamento, queimadas Inseticidas, herbicidas e adubos químicos Transgênicos Jeffrey Smith (The Genetic Roulette): Os desastres ecológicos provocados pelos transgênicos serão piores do que os do aquecimento global e do lixo atômico Clara manifestação de egoísmo, ambição e desrespeito para com a natureza O caso do Diesel no Brasil

39 Antroposofia e ecologia – 8/10/08 Valdemar W. Setzer Egoísmo, medo e ambição (cont.) Como superar o egoísmo: Desenvolvimento de amor altruísta; exs.: Educação social, por meio de cooperação e não de competição Qualquer competição é anti-social Educar para a sensibilidade para com a natureza, a partir de um sentimento de veneração No Brasil, isso é premente Queimadas Muitas feitas por diversão Sujeira jogada por toda parte Meio efetivo: educação artística

40 Antroposofia e ecologia – 8/10/08 Valdemar W. Setzer Egoísmo, medo e ambição (cont.) O medo: Fora casos de perigo físico, é causado pelo desconhecimento do mundo espiritual Ex.: conceituação de reencarnação e de carma Uma das grandes missões de R. Steiner Falta de confiança no mundo espiritual Leva a Diminuição da consciência Egoísmo Visão de curto prazo Ajuntar bens com medo do futuro Prejuízo ecológico

41 Antroposofia e ecologia – 8/10/08 Valdemar W. Setzer Egoísmo, medo e ambição (cont.) O medo (cont.): Como superá-lo: Conhecimento do mundo espiritual Confiança no mundo espiritual Baseada em conhecimento, e não em crença pois o ser humano moderno quer compreender e não seguir mandamentos ou preceitos cegamente (correto na antigüidade), o que hoje iria contra a liberdade

42 Antroposofia e ecologia – 8/10/08 Valdemar W. Setzer 42 TÓPICOS 1. Causas dos problemas ecológicos 2. A evolução - natureza e ser humano 3. A evolução humana – épocas culturais 4. Origem dos problemas ecológicos 5. A constituição não-física do seres vivos 6. Materialismo e ecologia 7. O movimento ecológico 8. Egoísmo, medo e ambição 9. Ciência espiritualista 10. Conclusão

43 Antroposofia e ecologia – 8/10/08 Valdemar W. Setzer Ciência espiritualista É preciso expandir a ciência materialista levando em conta a constituição não-física da natureza Pesquisar e conhecer do mundo não-físico e sua manifestação no mundo físico Consciência de vigília permanente Objetividade Não podemos nos basear em sentimentos tais como bem-estar e felicidade pois em geral são frutos do egoísmo! Total ausência de preconceitos Transmissão por conceitos e não por sentimentos (entusiasmo, sensação de bem-estar, conforto em caso de dor, etc.) Ver meu artigo Ciência, religião e espiritualidade

44 Antroposofia e ecologia – 8/10/08 Valdemar W. Setzer Ciência espiritualista Somente uma ciência espiritualista poderá produzir uma relação moral do ser humano para com a natureza E não baseada no egoísmo Com respeito e veneração

45 Antroposofia e ecologia – 8/10/08 Valdemar W. Setzer Ciência espiritualista (cont.) Ex. de resultado Quanto mais industrializado um alimento, menos substância não-física ele contém Isto é, menos qualidade! Exs.: farinha branca, arroz polido, leite homogeneizado, mel aquecido Ciência materialista só lida com quantidades, resultados de medidas físicas, modelos matemáticos É a ciência da morte, e não da vida! Das Brot ernährt uns nicht Was uns im Brote speist Ist Gottes ewges Wort Ist Leben und ist Geist O pão não nos alimenta O que no pão nos nutre É a eterna palavra divina É vida e é espírito Angelus Silesius ( )

46 Antroposofia e ecologia – 8/10/08 Valdemar W. Setzer 46 TÓPICOS 1. Causas dos problemas ecológicos 2. A evolução - natureza e ser humano 3. A evolução humana – épocas culturais 4. Origem dos problemas ecológicos 5. A constituição não-física do seres vivos 6. Materialismo e ecologia 7. O movimento ecológico 8. Egoísmo, medo e ambição 9. Ciência espiritualista 10. Conclusão

47 Antroposofia e ecologia – 8/10/08 Valdemar W. Setzer Conclusão A ciência e sua dileta filha, a tecnologia, usadas egoisticamente, são as maiores responsáveis pelos problemas ecológicos de hoje Para se resolverem os problemas ecológicos, é preciso desenvolver individualmente uma grande mudança de mentalidade e de atitude, a partir de um conhecimento físico e espiritual Meios principais: educação (ex.: Pedagogia Waldorf) auto-educação, no caso de adultos

48 Antroposofia e ecologia – 8/10/08 Valdemar W. Setzer Conclusão (cont.) As Sras. e Srs. já são todos adultos Espero ter dado impulsos para que desenvolvam conhecimento e atitude ecológicos profundos, a partir de sua auto-educação


Carregar ppt "Antroposofia e ecologia – 8/10/08 Valdemar W. Setzer 1 UM ENFOQUE ANTROPOSÓFICO SOBRE A ORIGEM E A SOLUÇÃO DOS PROBLEMAS ECOLÓGICOS Valdemar W. Setzer."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google