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L IDERANÇA Amor -servir Profa Rose Valverde - 2009.

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Apresentação em tema: "L IDERANÇA Amor -servir Profa Rose Valverde - 2009."— Transcrição da apresentação:

1 L IDERANÇA Amor -servir Profa Rose Valverde

2 Modelo de Liderança Liderança Autoridade Serviço e sacrifício Amor Vontade

3 A liderança começa com a vontade, que é a nossa única capacidade como seres humanos para sintonizar nossas intenções com nossas ações e escolher nosso comportamento. É preciso ter vontade para escolhermos amar, isto é, sentir as reais necessidades, e não os desejos, daqueles que lideramos.

4 Para atender a essas necessidades, precisamos nos dispor a servir e até mesmo a nos sacrificar. Quando servimos e nos sacrificamos pelos outros, exercemos autoridade ou influência. E quando exercemos autoridade com as pessoas, ganhamos o direito de sermos chamados de líderes.

5 Amor Agapé e liderança são sinônimos. Ágape - Do grego 'Agapae' e do verbo 'agapao', que significa o amor que já incorpora renúncia. Usada também para designar uma refeição, um encontro de confraternização e também o amor entre familiares

6 Qualidades necessárias para que uma pessoa exerça autoridade sobre alguém: Paciência – mostrar autocontrole. Bondade – dar atenção, apreciação, incentivo, saber ouvir os outros. - aprecie-me – faça-me sentir importante. Elogie.

7 Humildade – ser autêntico, sem pretensão, orgulho ou arrogância. Humildade é pensar menos a respeito de si mesmo.... um par de mãos cuida de mim em vários momentos da vida.

8 Respeito – tratar as pessoas como se fossem importantes. Atrasar-se transmite a mensagem de que eu não devo ser muito importante para a pessoa, porque ela certamente seria pontual com alguém que achasse importante. Abnegação – satisfazer as necessidades do outro. O líder satisfaz as necessidades dos outros mesmo antes das suas. Satisfazer necessidades e não vontades. Perdão – desistir do ressentimento quando enganado.

9 Honestidade – ser livre de engano. Omissão também é mentira. A honestidade implica esclarecer as expectativas das pessoas, tornando-as responsáveis, dispondo-se a transmitir tanto as más notícias quanto as boas, dando as pessoas um retorno, sendo firme, previsível e justo. Isento de engano – dedicado a verdade.

10 Compromisso – ater-se às suas escolhas. A próxima vez que vocês forem comer ovos com bacon lembrem-se disto: a galinha estava envolvida, mas o porco estava comprometido! Compromisso – crescimento do grupo (ou indivíduo) – aperfeiçoamento constante. Quando servimos e nos sacrificamos, construímos autoridade – construindo autoridade ganharemos o direito de sermos chamados de líderes.

11 Liderança – é (manipular) influenciar as pessoas em busca de um benefício mútuo. Serviço e Sacrifício – Pôr de lado suas vontades e necessidades; buscar o maior bem para os outros.

12 O Amor é o que o amor faz. Responsabilidade Resposta – Habilidade O estímulo sempre vem a nós, mas como seres humanos, temos a habilidade de escolher nossa resposta. A habilidade de escolher nossa resposta é uma das glórias do ser humano.

13 Há apenas duas coisas nesta vida que vocês têm que fazer. Você tem que morrer e fazer escolhas. Disciplina – tem como objetivo ensinar-nos a fazer o que não é natural. Liderança e amor são quesitos ligados ao caráter. Paciência, bondade, humildade, abnegação, respeito, generosidade, honestidade e compromisso. Estas são as qualidades construtoras do caráter, são os hábitos que precisamos desenvolver e amadurecer se quisermos nos tornar líderes de sucesso, que vencem no teste do tempo.

14 Pensamentos tornam-se ações, ações, tornam-se hábitos, hábitos tornam-se caráter, e nosso caráter torna-se nosso destino. Quando nos diciplinamos para liderar com autoridade temos uma recompensa valiosa que é a alegria. A alegria é satisfação interior e a convicção de saber que você está verdadeiramente em sintonia com os princípios profundos e permanentes da vida. Servir aos outros nos livra das algemas do ego e da concentração em nós mesmos que destroem a alegria de viver.

15 ... Amar aos outros, doar-nos e liderar com autoridade nos forçam a quebrar nossos muros de egoísmo e ir ao encontro das pessoas. Quando negamos as nossas próprias necessidades e vontades e nos doamos aos outros, crescemos. Tornamo- nos menos autocentrados e mais conscientes dos outros. A alegria é uma conseqüência desta doação.

16 Intenção – ações = nada. A definição de insanidade é continuar a fazer o que você sempre fez, desejando obter resultados diferentes. Portanto, Mude!

17 Quem diz que um casamento tem 50% de probabilidade de dar certo não ficou casado por muito tempo. Um bom casamento tem 100% de chance de ser bem-sucedido se houver comprometimento pleno das duas partes. Isso também é verdadeiro para qualquer empresa. Somos todos líderes. A única diferença é que temos responsabilidades distintas dentro de uma organização, e o mercado de trabalho paga valores específicos por essas atribuições. James C. Hunter

18 Robert K. Greenleaf ( ), que passou a maior parte de sua vida profissional na AT&T, usou pela primeira vez a expressão "liderança servidora" em um ensaio publicado em Depois da AT&T, ele atuou, durante 25 anos, como consultor em várias instituições, como Fundação Ford, Universidade de Ohio e MIT (Massachusetts Institute of Technology), nos Estados Unidos. A mensagem que ele transmitia e que o centro perpetua fala de empresas tratando funcionários e clientes com justiça - e em profissionais estimulados em seu crescimento pessoal. Enfim, um mundo onde os líderes são incapazes de frustrar a confiança de quem quer que seja. Essa nova liderança implica atender às necessidades de muitos, não de poucos.

19 Mas como isso é possível? Para ser um líder comprometido com as pessoas, segundo o americano, Robert K. Greenleaf, é necessário passar por uma mudança interior, cujo resultado vai ser a incorporação de pelo menos cinco atitudes em sua vida:

20 1 OUVIR SEM JULGAR Antes de dar conselhos ou fazer pré- julgamentos, é preciso ouvir com atenção as preocupações e necessidades das pessoas com quem trabalha. Unir-se a elas na busca de soluções, portanto, é fundamental.

21 2 SER AUTENTICO Deve-se admitir abertamente seus pontos fracos e suas limitações. Quando o líder tem essa postura a respeito de sua própria vulnerabilidade, as pessoas aprendem a confiar nele e a respeitá-lo como uma pessoa verdadeira e coerente.

22 3 TER SENSO DE COMUNIDADE Hoje, faz bem criar na equipe um clima de companheirismo e amizade, como se todos pertencessem a uma família em que se partilham as emoções, tristezas e alegrias, preocupações e vitórias, intercalando as exigências do trabalho com momentos de comemoração e lazer. A época do gelo profissional, em que as pessoas eram tratadas à distância, já passou.

23 4 PARTILHAR PODER Mais do que delegar funções, o líder deve dividir com a equipe o poder de ter iniciativa e tomar decisões, mesmo com o risco de vê-la cometer alguns equívocos.

24 5 VALORIZAR O DESENVOLVIMENTO DAS PESSOAS Cada integrante da equipe tem um valor próprio, uma experiência própria e um potencial próprio a ser desenvolvido, tanto no sentido pessoal quanto profissional. O investimento nesse potencial humano é um compromisso do líder. Quando as pessoas crescem, a empresa cresce junto com elas.

25 SOLTE O VERBO O novo líder costuma demonstrar interesse pela equipe estimulando o diálogo verdadeiro entre as pessoas. Confira abaixo sete perguntas que ajudam a dar um novo sentido à comunicação entre chefe e subordinado: * Quais necessidades você tem aqui que nós não conhecemos? * Se você pudesse mudar alguma coisa na empresa, o que mudaria? * O que preciso fazer para ser um líder melhor? * Como a empresa e eu podemos dar mais assistência a você? * Você gosta do que faz aqui, por que não me diz quais são suas metas para os próximos 12 meses? * Como tem sido o feedback das suas colocações e queixas? * Quais obstáculos você encontra para melhorar sua performance? Fonte: The World's Most Powerful Leadership Principle, de James C. Hunter

26 Sam Walton abriu sua primeira loja Walmart em Rogers, no Arkansas, uma das suas máximas preferidas era: Se você quiser levar seu negócio à falência, é só tratar mal os funcionários, pois eles vão descontar nos clientes.

27 "cuide dos seus colaboradores As pessoas são nosso maior patrimônio. Lorraine Grubbs-West

28 Warren Bennis, um dos gurus norte- americanos na área de liderança, resumiu o conteúdo de sua obra nesta frase: A liderança é o caráter em ação. E isso é verdade, pois liderança é "fazer o que é certo" com e para os colaboradores. O caráter nada mais é do que maturidade moral e "fazer o que é certo" com e para os colaboradores.

29 Referências Bibliográficas HUNTER, James C. O Monge e o Executivo - uma História sobre a Essência da Liderança. Editora Sextante, 2004 Gusmão,Marcos - Aprenda a servir, disponível em: Crédito: Rose Mary P. Valverde de Carvalho (Rose Valverde) Profa. de artes, artista plástica e designer Blog:


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