A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Você Sabe o Que é Real Arco ? A.I. Parabéns, você é um Mestre Maçom. Em sua caminhada simbólica, você sentiu a alegria do Aprendiz que foi.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Você Sabe o Que é Real Arco ? A.I. Parabéns, você é um Mestre Maçom. Em sua caminhada simbólica, você sentiu a alegria do Aprendiz que foi."— Transcrição da apresentação:

1

2

3 Você Sabe o Que é Real Arco ?
2.537 A.I.

4 Parabéns, você é um Mestre Maçom.
Em sua caminhada simbólica, você sentiu a alegria do Aprendiz que foi aceito e viu a Luz. Sentiu também a impaciência natural do Companheiro, ansioso por alcançar a plenitude maçônica. E é perfeitamente natural que imaginasse chegar a mestre numa apoteose gloriosa. Ao contrário, encontrou a dor e o manto sombrio do luto. Com aquele choque inesperado, ficou indelevelmente gravado, em seu coração, o Ensinamento Maior, aquele que prepara todo Maçom para o encontro com o Supremo Criador.

5 Você é Mestre Maçom. Finalmente.
Mas o arquiteto está morto, vítima da inveja e da cobiça. A missão está incompleta, porque o Templo está inacabado. E a Palavra, que só podia ser transmitida por três, esta perdida. Você é um Mestre Maçom, é verdade. Mas ainda que você seja um mestre antigo ou mesmo um Mestre Instalado, não teve como saber como nem quando o Rei Salomão cumpriu sua promessa, elevando a Mestre os Obreiros do Templo.

6 Sabe, pelo Livro das Sagradas Escrituras, que o Templo foi terminado e consagrado, mas também não sabe como nem quando. “Oh, Senhor Deus, levanta-Te agora para habitar em Tua casa, Tu e a Arca de Tua fortaleza; sejam revestidos da salvação e regozijem-se os Teus sacerdotes, oh, Deus e Senhor.”

7 Que nós possamos, finalmente, ocupar nossos devidos lugares nos céus.”
E, finalmente, esta de posse apenas dos Segredos Substituídos de Mestre Maçom, porque a Verdadeira Palavra se perdeu. “Ah, pobre H...! Na metade da vida, do vigor e da fortaleza, foi surpreendido pela morte. Repentinamente, o Sol de sua vida ao meio-dia se apagou e seu lugar esta vazio. Tenhamos em mente a brevidade da vida e a incerteza de sua continuidade, lembrando-nos de que, em breve, quando nossos Irmãos se reunirem para o trabalho, nosso lugar também estará vazio para sempre. Que nós possamos, finalmente, ocupar nossos devidos lugares nos céus.”

8 Real Arco Realmente, há. Chama-se...
Você é um Mestre Maçom. Mas ficou em você, como em qualquer Mestre inteligente e sensível aos ensinamentos, uma sensação inequívoca de que a história não se completou, de que deve haver, tem que haver algo além. Realmente, há. Chama-se... Real Arco

9 O que é o Real Arco Seja qual for seu Rito de Origem, o Maçom que chega ao Grau de Mestre pode ascender aos Altos Graus por duas escadas para completar sua educação: a escada do Rito Escocês Antigo e Aceito ou a escada do Rito de York.

10 1ª. – Maçonaria Capitular: Os Graus dos Capítulos do Real Arco.
Os Altos Graus do Rito Escocês, vão do 4º, Mestre Secreto, ao 33º, Grande Inspetor Geral. Os Altos Graus do Rito de York dividem-se em três etapas: 1ª. – Maçonaria Capitular: Os Graus dos Capítulos do Real Arco. 2ª. – Maçonaria Críptica: Os Graus dos Conselhos Crípticos. 3ª. – Graus das Ordens de Cavalaria.

11 Os Graus do Real Arco MESTRE DE MARCA PAST MASTER MUI EXCELENTE MESTRE
MAÇOM DO REAL ARCO

12 O Grau de Mestre de Marca

13 Ao ser adiantado ao Grau de Mestre de Marca, você estará resgatando algumas das tradições operativas mais singelas e tocantes dos pedreiros livres na Idade Média, recebendo sua Marca, uma identificação que carregará consigo por toda a vida, exatamente como faziam nossos antepassados que contruíram as magnífiacas catedrais góticas.

14 História do Grau Simbólicamente, Salomão, Rei de Israel, Hiram, Rei de Tiro e Hiram Abif criaram este Grau não apenas para premiar a Laboriosidade, a Fidelidade e a Perícia, mas também para tornar impossível que qualquer Irm. MdM sofresse por carecer do indispensável para viver, uma vez que o preço de sua Marca poderia supri-lo.

15 MVM -. receberíeis a Marca de um Irm
MVM - ...receberíeis a Marca de um Irm. MdM que vos fosse oferecida como penhor. E que atenderíeis ao seu pedido, se estivesse em vossas possibilidades. Em caso contrário, devolveríeis a marca com seu devido preço. “O que derdes, daí com alegria, pois o Senhor ama aquele que dá com alegria”. “ Irmãos, é a vontade de Deus que, fazendo o bem, façais calar a ignorância dos homens insensatos – como homens livres, não usando a liberdade como véu para encobrir a malícia, mas como servos de Deus.

16 Simbolismo do Grau Trabalho Bom, Trabalho Fiel, Trabalho no Esquadro.
Marca Bem. “Quem pelo Esquadro passou sem ofensa Recebe por certo a recompensa, O merecido pagamento. Ao mostrar sua Marca em confiança, Aquele que é verdadeiro alcança O justo reconhecimento”.

17 O Grau de Past Master

18 Induzido na Cadeira do Oriente, ao receber o Grau de Past Master, você estará recebendo um privilégio reservado no passado somente a Mestres Eleitos ou Instalados. Este Grau, embora breve, foi a fonte de inspiração de uma cerimônia hoje estendida a praticamente todos os Ritos, a Instalação.

19 Simbolismo do Grau MVM – Agora, irei induzir-vos numa representação da Cadeira do Oriente, na qual, há tempos, governou o mais sábio dos Reis, o nosso GM Salomão, Rei de Israel.

20 MVM - Pelas antigas leis, são essencialmente necessárias para que possais ser exaltados ao sublime Grau do Real Arco. Aquele que quer galgar tal posição de honra deve ser um Governante da Arte. Quem quer governar, deve primeiro aprender a grande lição da obediência, bem como observar todo juramento que antes prestou, ajustando suas ações ao Esquadro da Virtude e refreando as paixões e preconceitos aos devidos limites.

21 Só pode ensinar aquele que passou pela severa escola da disciplina
Só pode ensinar aquele que passou pela severa escola da disciplina. E governa melhor aquele que aprendeu a importante lição do domínio de si mesmo. O Eu, conquanto seja rei, é súdito. O Eu, embora seja governante da Arte, é Obreiro, um governante cujo cetro é a justiça, cujo domínio está no coração da humanidade, cujo trono está edificado no amor.

22 O Grau de Mui Excelente Mestre

23 Ao ser recebido e reconhecido Mui Excelente Mestre, você terá uma experiência emocionante, de grande nobreza e carga emocional. De todos os graus Maçônicos de qualquer Rito, este é o único que revive o momento do término e da dedicação do Templo de Salomão.

24 História do Grau Era intenção de David construir uma casa onde o Deus de Israel pudesse ser adorado. Para tal propósito, ele recolheu uma imensa quantidade de tesouros: ouro, prata, pedras preciosas, jóias e finos tecidos de linho. Entretanto, sendo David um varão manchado de sangue, foi proibido pelo profeta Natan de construir a casa. Aquela grande obra estava reservada a seu filho, o Rei sábio. Assim, logo após ter ascendido ao trono de Israel, Salomão lançou as fundações do Templo sobre o Monte Moriah.

25 A obra começou no ano de 2992 e terminou no ano 3000, sendo gastos na construção pouco mais de sete anos. Em 3001, seis meses depois de terminado, no mês Tishri, o sétimo do ano sagrado judaico, o Templo foi dedicado com cerimônias solenes ao serviço do único Deus vivo e verdadeiro. Para que as cerimônias tivessem a solenidade apropriada, o Rei Salomão transferiu a dedicação para uma das principais festas judaicas – a Festa dos Tabernáculos – ocasião em que, sabia ele, todo povo judeu viria a Jerusalém.

26 Assim foi que, no devido tempo, começaram a chegar, de todas as partes da Judéia, desde a costa Fenícia até as planíces do Jordão, congregando-se em grande multidão em Jerusalém. O povo encheu os átrios exteriores do Templo e contemplou sua magnificência.

27 O Sumo Sacerdote penetrou no Santuário para ver se os vasos sagrados estavam colocados segundo sua ordem apropriada. Foi formada uma procição para dirigir-se à cidade de Davi e trazer dali a Arca da Aliança.

28 Louvados seremos por nosso Trabalho !”
“Findo o labor, a Arca em seu assento, Louvados seremos por nosso Trabalho !”

29

30 O Grau de Maçom do Real Arco

31 Ao ser exaltado Maçom do Real Arco, você terá, finalmente, plena consciência do que significa ser Mestre Maçom, ao ver concluída a lenda de Hiram, em magnífico porém humilde esplendor. O Real Arco traz, a Maçons de todos os Ritos, uma nova compreensão do simbolismo. Leva-nos a pensar, a comparar e a entender. Eleva-nos, cada um de nós, a uma dimensão inteiramente nova.

32 Real Arco Aqui encontramos novos estímulos para seguir firmes e inabaláveis no desempenho de nossos deveres. E aqui nos ligamos pelos vínculos mais solenes para promover o bem-estar mútuo, corrigindo-nos, uns aos outros, nossas faltas e imperfeições. É nosso dever para com os Irmãos que a admissão de cada candidato a um Capítulo do Real Arco, seja sancionada pelo escrutínio mais penetrante. Esperamos ter sempre a satisfação de encontrar, entre nós, somente aqueles que estimulem, até onde suas forças alcancem, os grandes objetivos de nossa Instituição.

33

34 Supremo Grande Capítulo de Maçons do Real Arco do Brasil
Grandes Oficiais Past Gr. Sumo Sacerdote João Guilherme da Cruz Ribeiro - (GOB) Triênio Dagomar Ruas Silva - (Gr. Loja) Triênio Rosselberto Himenes Grande Rei Luiz Sérgio Rodrigues de Jesus Grande Escriba Paulo Roberto Curi Grande Secretário Geral Sylvio Magalhães Vabo Filho Grande Sec. Rel. Exteriores Miguel Freire Marinho Neto Grande Tesoureiro Jorge Raul Lago Simões Grande Sumo Sacerdote Paulo Nunes Gomes Pres. da Ordem dos Sumos Sacerdotes Ungidos do Brasil João Guilherme da Cruz Ribeiro General Grand Ambassador of the Jusrisdicton of South América “As conquistas humanas se perdem na existência terrena. O verdadeiro Amor Fraternal perpetua-se na eternidade celestial.” (J. Simões)

35 Aventais

36 Alfaias e Jóias do Real Arco

37 Selos do Real Arco

38 Quem Pode Entrar Mestres Maçons oriundos das três Potências Regulares brasileiras e de todos os Ritos por elas trabalhados estão habilitados a entrar para um Capítulo do Real Arco americano.

39 Como Entrar Você pode ser convidado, indicado ou pedir para entrar. Todas as formas são igualmente honrosas. É necessário apenas que seja um Mestre Ativo e que esteja a prumo em sua Potência Simbólica.

40 Informações: Supremo Grande Capítulo de Maçons do Real Arco do Brasil
Rua São Vicente, 127 (Tijuca) – – Rio de Janeiro – RJ Fone: (021) Site: Site Internacional: Montagem e Apresentação: J. Simões, MRA Desenhos: João Guilherme da Cruz Ribeiro, MRA Música: Ludwig van Beethoven (Sinfonia No.9) Colaboração: Balthazar Rebouças Feijó, MRA


Carregar ppt "Você Sabe o Que é Real Arco ? A.I. Parabéns, você é um Mestre Maçom. Em sua caminhada simbólica, você sentiu a alegria do Aprendiz que foi."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google