A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

INFORMÁTICA.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "INFORMÁTICA."— Transcrição da apresentação:

1 INFORMÁTICA

2 Parte 8

3 INTERNET

4 O QUE É A INTERNET

5 Imagine uma grande malha, ou teia (em inglês, web).
Veja na página seguinte...

6 Modelo de rede utilizado na Internet...
Se B sair da rede, A e C continuam conectados entre si.

7 De um ponto (nó) qualquer, você pode chegar a outro ponto através de muitas maneiras. Se um computador tiver algum problema técnico e sair fora do ar, apenas as informações que estavam neste ponto são perdidas, não interferindo no pleno funcionamento de toda a Internet.

8 Uma vez conectado, se torna possível acessar qualquer informação existente na rede, de qualquer parte do mundo, pois o local onde a mesma é guardada não faz diferença.

9 Podemos dizer que o nome “Internet” é dado à possibilidade de milhares de computadores do mundo inteiro serem interligados, como se fossem um só, por isso, a mais conhecida definição é que a Internet é uma

10 “REDE MUNDIAL DE COMPUTADORES”

11 E sendo uma “Rede mundial de computadores”, nada mais é do que a

12 “COMUNICAÇÃO COM O MUNDO”... (E tudo em sair de casa)...

13 Mas veja bem: no mundo existem coisas boas e ruins, por isso, na Internet encontramos de tudo, daí a necessidade de saber selecionar aquilo que é útil e rejeitar o que não presta...

14 Pelo nosso próprio bem!

15 O CURSO DE INTERNET

16 O curso de Internet é feito junto com os cursos de Windows e Digitação, e o motivo é muito simples e lógico:

17 quem está aprendendo a trabalhar com o computador, com o seu ambiente gráfico (Windows), necessariamente usará o teclado (Digitação) e à medida que vai avançando na escrita e no manuseio (informática), nada mais justo do que ir entrando também em contato com o mundo (Internet)...

18 A Internet serve para todas as idades, e além de interessar diretamente para o estudo, a profissão e as notícias, é útil também para o lazer, não esquecendo da comunicação através das Redes Sociais (Facebook, orkut, msn, s, etc.)...

19 Podemos resumir tudo nesta frase: A INTERNET TEM A VER COM A VIDA E A FORMAÇÃO DE CADA UM DE NÓS!

20 Por isso, o Curso de Internet tem como objetivo principal ensinar a fazer pesquisas e se comunicar através dos s, depois o restante vai adquirindo com a caminhada do dia a dia...

21 PARA ACESSAR A INTERNET
O QUE É PRECISO PARA ACESSAR A INTERNET

22 Para acessar a Internet é necessário ter:
Um computador pessoal; Um programa instalado para poder navegar; Fazer um plano como por exemplo o Speed; Uma conta em um provedor de acesso.

23 Vendo com mais detalhes:

24 O computador deve estar em perfeito estado de conservação, não é necessariamente que seja novo (última geração), mas também não pode ser muito antigo (é preciso que a memória e o processador suportem a navegação e os programas que serão instalados em consequência da Internet).

25 Programas para a Internet
Browser ou Navegador (Internet Explorer, Mozilla Firefox, e Google Chrome – pelo menos um deles, mas pode ter todos); Anti-Virus; Malwarebytes' Anti-Malware. DEEP FREEZE (substitui os itens “b” e “c”)

26 O plano para a Internet muito conhecido é o “Speedy”, através da Telefônica (Vivo), mas em quase todas as cidades tem outros fornecedores, daí é necessário que cada um analise qual é o melhor para as suas necessidades e possibilidades.

27 Além do plano é necessário também que se abra uma conta em um provedor de acesso, pois é ele que vai providenciar a conexão com a Internet (pode ser pago ou gratuito)... Daí entra a necessidade de analisar onde ou qual oferece mais vantagens!

28 SERVIÇOS QUE A INTERNET OFERECE

29 É muito difícil escrever todos os serviços que a Internet oferece, isso se vai descobrindo devagar, durante o curso e depois durante a caminhada, ao longo da vida!

30 Quando estamos navegando na Internet, normalmente a primeira coisa que fazemos é ver notícias, pois esse é um dever que temos, de saber como anda o mundo em que vivemos!

31 Após as notícias vem a pesquisa, que vai desde a música, vídeos, imagens, programas, até as compras em geral, enfim, conteúdos que podem ser apenas vistos ou transferidos para o computador (download).

32 Existe o que permite a comunicação com outras pessoas, que também vai desde a escrita, passando pelas mensagens anexadas e chegando até as Redes Sociais com suas mais variadas formas.

33 O QUE É A URL

34 URL é a sigla de “Uniform Resource Locator” (Localizador Universal de Recursos), mas podemos chamá-lo apenas de endereço...

35 O grande problema é que corremos o risco de confundir o endereço de um site (URL) com um . Por isso, veja a seguir:

36 URL ou endereço de um site: www. estadao. com. br E-mail: campos@yahoo
URL ou endereço de um site:

37 Note que todos os endereços de devem ter a separando o nome da pessoa (campos) do servidor onde os s são guardados (yahoo.com.br).

38 Aprofundando...

39 Cada parte de um endereço na Web (URL) tem um significado muito importante, veja a seguir...

40 http://www.tvcultura.com.br/aloescola/index.htm Protocolo Site
Diretório Arquivo

41 http:// É o método (protocolo) pelo qual a informação deve ser buscada
É o método (protocolo) pelo qual a informação deve ser buscada. No caso, é o método utilizado para buscar páginas de Web. O Hyper Text Transfer Protocol é o protocolo responsável de transmitir textos, imagens e multimídia na Internet. Você também vai encontrar outras formas, como ftp:// (para entrar em servidores de FTP), mailto: (para enviar mensagens) e news: (para acessar grupos de discussão), entre outros. Para navegar na Web, não é uma parte obrigatória, já que os navegadores “entendem” o protocolo que devem usar automaticamente. Este protocolo regula as comunicações na www!

42 Se refere ao computador onde a informação está armazenada, também chamado de servidor ou site. Pelo endereço você pode antecipar que tipo de informação irá encontrar. Os que começam com www são servidores de Web e contém principalmente páginas de hipertexto. Esta é a parte mais importante, e pode ser dividida para que você entenda melhor.

43 www (World Wide Web) Convenção que indica que o endereço pertence à Web. Entretanto, este “www” não é obrigatório, ou seja, pode-se encontrar em seu lugar “web”, “w3” ou qualquer outro nome. Podemos dizer que é um conjunto de instalações multimídia, da Internet, que podem ser acessadas graficamente.

44 REDE MUNDIAL DE COMPUTADORES
WWW World Wide Web Mundial Larga Rede

45 tvcultura Nome da empresa ou instituição que mantém o site.

46 .com Também chamada de extensão, indica a categoria a que o site pertence. Neste exemplo, significa um site comercial. Existem categorias específicas para cada tipo de site. Entretanto, a grande maioria usa o famoso “.com”.

47 Veja melhor a seguir diversas extensões, conforme a categoria que cada site pertence...

48 com – representa sites ou organizações comerciais ou companhias;. com
.com – representa sites ou organizações comerciais ou companhias; .com.br – idem, mas brasileiros; net – sites hospedados nos Estados Unidos e/ou organização de redes; org – usa-se para demonstrar que o site é uma organização não governamental; gov – indica uma organização governamental; edu – indica uma organização educacional; ind – indica uma organização industrial; mil – indica uma organização militar.

49 br Indica que o endereço é no Brasil
.br Indica que o endereço é no Brasil. Quando não existe esta parte final, significa que o site está registrado nos Estados Unidos, por exemplo, como em – e ainda, podemos ver os exemplos de outros países: pt (Portugal), ar (Argentina), fr (França), uk (Reino Unido), es (Espanha), jp (Japão)...

50 /aloescola/ É o diretório (pasta) onde está o arquivo
/aloescola/ É o diretório (pasta) onde está o arquivo. Exatamente como no seu computador, a informação na Internet está organizada em diretórios dentro dos servidores. Não é necessário decorar; normalmente, chega-se a diretórios através de links em outras páginas.

51 index. htm É o nome do arquivo que será trazido para o seu navegador
index.htm É o nome do arquivo que será trazido para o seu navegador. Você deve prestar atenção se o nome do arquivo (e dos diretórios) estão escritos em maiúsculas ou minúsculas. Na maior parte dos servidores Internet, essa diferença é importante. No exemplo acima, se você digitasse o nome do arquivo em maiúsculas, a página não seria encontrada. Outro detalhe é a terminação do nome do arquivo (.htm), ela indica o tipo do documento. No caso htm são páginas de Web. Outros tipos de arquivos disponíveis na Internet são: .txt (documentos comuns de texto); exe (programas); zip, tar ou gz (compactados), au, aiff, ram, wav e mp3 (som) e mov, mgg e avi (vídeo), além de muitos outros. Também não é necessário decorar, pois esses arquivos são facilmente achados através do site.

52 Se preparando para pesquisas...

53 Ainda tem muita matéria para estudar que gira em torno da Internet, mas é melhor deixar para se fazer através das pesquisas!

54 Ao longo desta Apresentação foi usado alguns termos que precisam de um certo aprofundamento, o que cabe a cada aluno fazer conforme o seu interesse!

55 Além disso, existem outros termos que nem foram usados aqui, mas se encontram a seguir, para que sejam pesquisados e estudados, também conforme o interesse e a necessidade...

56 A primeira coisa que eu acredito que seja útil, seria buscar informações sobre como surgiu a Internet e também como funciona, juntamente com a linguagem que gira ao seu redor.

57 Pesquisar também os seguintes assuntos:

58 HTML (Hypertext Markup Language) Linguagem padrão da Internet

59 Chat (bate-papo)

60 O que são os Emoticons...

61 Como foi surgiu ao longo do tempo o ICQ, o MSN, o ORKUT, o FACEBOOK e outras Redes Sociais...

62 O que significa os termos: SMTP (Simple Mail Transfer Protocol) e POP (Post Office Protocol) que giram em torno dos s...

63 Servidor (Server) (computador conectado permanentemente na rede) e Computador Host (qualquer computador conectado diretamente à Internet) Se aprofundar mais...

64 Protocolo Conjunto de formatos e procedimentos que controlam a troca de informações entre sistemas.

65 FTP (file transfer protocol) Nome do protocolo que é utilizado para a transferência remota de arquivos de um computador para outro.

66 TCP/IP Para que todos os computadores conectados à Internet possam trocar informações são necessários dois componentes: o protocolo TCP (Protocolo de controle de transmissão) e o IP (Protocolo Internet), conjuntamente conhecidos como TCP/IP.

67 IP IP é uma abreviatura para a expressão inglesa “Internet Protocol” que significa “Protocolo de Internet” que é o número de sua máquinaPC, ou seja, da sua conecção com a internet. O número de seu IP é gravado no momento de seu cadastro e de sua confirmação de dados, para sua segurança, e cada computador conectado na Internet recebe um endereço IP, representados por quatro conjuntos de números, separados por pontos, cada um com valor entre 0 e 256. Exemplo:

68 PPP (Point to Point Protocol) Protocolo para acesso via interface serial, que estabelece um método de acesso a Internet através de um computador, um telefone e um modem de alta velocidade. Este protocolo serial é usado na comunicação entre dois computadores via modem e linha telefônica.

69 PoP (Point of Presence) Local onde uma rede permite acesso a sub-redes e a provedores de acesso a Internet.

70 HTML (Hypertext Markup Language) É a linguagem padrão para escrever páginas de documentos www, onde podem-se definir informações como texto, som, imagens, animações, etc. Usada para codificar arquivos de textos para uso em sistema de hipertexto.

71 FAQ (frequently asked questions) Uma lista de perguntas e respostas mais freqüentes feita pelos usuários.

72 SPAM indesejado ou não solicitado de terceiros, e que entulham nossas caixas-postais de baboseiras. O SPAM não é oficialmente proibido, mas considera-se, na Internet, uma falta de ética descabida. Uma maneira simples de combater, é não divulgar o profissional, deixando o mesmo apenas para o serviço, e também programar alguns filtros (ver com quem faz a instalação).

73 Hacker Hacker é aquele que entende do Sistema Operacional e é capaz de até modificar programas para seus propósitos, sabe achar falhas em outros programas e outras formas de invadir, ou seja literalmente ele entende de informática e não apenas usa programas prontos mesmo que esses programas venham ser exclusivamente de seu próprio uso, e também foi atribuído ao Hacker do passado esse termo, usado para identificar quem realmente era um Gêneo nesse ramo; também faz invasões em outros computadores, tendo em vista o grande conhecimento necessário para fazer aquilo, mesmo com ferramentas simples.

74 Cavalos de Tróia ou Trojan Horses São programas construídos de tal maneira que, uma vez instalados nos computadores, abrem portas em seus micros, tornando possível o roubo de informações (arquivos, senhas, etc.). Ele vem de várias maneiras, entre elas pode ser anexado em algum que promete algo importante e curioso, e ao abrir é instalado, ou também por programas piratas adquiridos através da rede.

75 O Cavalo de Tróia, na maioria das vezes, vai possibilitar aos hackers o controle total da sua máquina. Ele poderá ver e copiar todos os seus arquivos, descobrir todas as senhas que você digitar, formatar seu disco rígido, ver a sua tela e até mesmo ouvir sua voz se o computador tiver um microfone instalado. Este processo é chamado de invasão.

76 Firewalls Os Firewalls são sistemas ou programas que barram conexões indesejadas na Internet. Assim, se algum hacker ou programa suspeito tenta fazer uma conexão ao seu computador o firewall irá bloquear. Com um firewall instalado em seu computador, grande parte dos cavalos de tróia serão barrados mesmo se já estiverem instalados em seu computador.

77 Sintomas de um PC invadido Botões do mouse invertidos Teclado mal configurado Monitor desliga sem nenhuma explicação O Windows é reiniciado O PC é desligado Pasta e arquivos começam aparecer Tela do monitor ao contrário A gaveta do CD-ROM abre e fecha sem motivo aparente Mensagens começam aparecer Travamento do sistema O disco rígido é formatado Para que um desses sintomas ocorra é necessário que você esteja conectado a Internet e seu PC infectado.

78 O caminho a indicar diante dos perigos da Internet, é sempre estar bem atualizado(a) com os programas de manutenção, usando-os periodicamente, não visitar sites que não seja de confiança (de baixo nível), não abrir s com anexos desconhecidos, e ainda confiar as instalações dos programas sempre a um técnico de confiança. Desta forma, nunca estamos 100% seguros, mas estaremos mais tranqüilos(as) e melhores!

79 Criptografia Criptografia é a arte e a ciência de criar mensagens que possuem combinações das seguintes características: ser privada, somente quem enviou e quem recebeu a mensagem poderá lê-la; ser assinada, a pessoa que recebe a mensagem pode verificar se o remetente é mesmo a pessoa que diz ser e ter a capacidade de repudiar qualquer mensagem que possa ter sido modificada.

80 Ainda seria bom se aprofundar nos termos: Site, HomePage, Link, Cookies, Portais, e tudo o mais que você puder...

81 Por isso, continue pesquisando...


Carregar ppt "INFORMÁTICA."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google