A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

CONJUNTO HABITACIONAL ITAMBÉ Universidade Federal de Santa Catarina Projeto Arquitetônico IV Grupo: Kassiara Kristine de Freitas Maitê Rodrigues Paula.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "CONJUNTO HABITACIONAL ITAMBÉ Universidade Federal de Santa Catarina Projeto Arquitetônico IV Grupo: Kassiara Kristine de Freitas Maitê Rodrigues Paula."— Transcrição da apresentação:

1 CONJUNTO HABITACIONAL ITAMBÉ Universidade Federal de Santa Catarina Projeto Arquitetônico IV Grupo: Kassiara Kristine de Freitas Maitê Rodrigues Paula da Luz Soldi

2 Localização O Condomínio Residencial Itambé está localizado na Rua Luiz Oscar Carvalho, 75 no bairro Trindade em Florianópolis, SC.

3 Vias de Circulação A principal via de circulação do bairro é a Rua Lauro Linhares, que corta todo o bairro da Trindade. Outra via importante é a Rua Madre Benvenuta, porém somente uma parte de sua extensão está localizada no bairro da Trindade. O condomínio está localizado muito próximo também da Avenida Professor Henrique da Silva Fontes, que faz a ligação entre a Trindade e o Centro/Ponte. O restante das vias do bairro são vias residenciais de trânsito lento.

4 Malha urbana O bairro Trindade é bem amparado por todos os tipos de serviços, principalmente por estar localizado próximo a Universidade Federal de Santa Catarina. O eixo principal viário fica a 150km do condomínio, disponibilizando aos seus moradores uma rede de serviços no raio de 2km.

5 Atividades econômicas e serviços urbanos Por tratar-se de uma região residencial, a principal atividade econômica é o comércio, que visa atender a massa de estudantes que vivem no bairro. Todo o tipo de comércio pode ser encontrado mas proximidades (restaurantes, bares, supermercados, lojas de conveniência, lojas de roupas, de calçados, de tecidos, de aviamentos, papelarias, drogarias, lavanderias, oficinas mecânicas, bancos, entre outros). O principal centro de comércio próximo é o Shopping Iguatemi. Alguns serviços urbanos centrais como hospital público, polícia e bombeiros estão localizados no próprio bairro da Trindade, o restante encontra-se no centro da cidade que fica a poucos minutos do Itambé.

6 Distância do Condomínio aos principais serviços Hospital Universitário - 1,1 km Clube - ELASE - 2,5 km Posto de Saúde - 2,5 km Shopping Iguatemi - 1,3 UFSC m Bancos m UDESC - 3 km Correios m Colégio Aplicação - 1,4 km Lavanderia m Colégio Tradição mConveniência m Escola de Idiomas mDrogaria m Escola de Natação mSupermercado m Ponto de ônibus- 200 mTerminal de ônibus m

7 Condomínio -É um condomínio privado. - Construído em blocos com unidades habitacionais. - Cerca de 1200 habitantes. - Órgão responsável pelo empreendimento: Inocoop. - Solo pertence a uma área periférica do manguezal do Itacorubi. - Terreno doado pelo governo federal para a construção do conjunto habitacional.

8

9

10 População - Classe média muito variada. - Muitos estudantes, funcionários públicos, autônomos, mas principalmente estudantes - Todas as faixas etárias - Maioria terceiro grau incompleto (predomínio de estudantes) - Maioria aluguel

11 Unidades habitacionais -Apartamentos unifamiliares: habitados por estudantes ou famílias (pequeno para 4 a 5 pessoas). - Dormitórios bem reduzidos, com sala e cozinha quase conjuntas. Banheiro pequeno não sendo muito apropriado para uma família de 4 pessoas. - Apartamentos de 2 quartos (que podem virar 3 devido a uma sala de TV pequena) e de 3 quartos pequenos.

12 Áreas Comuns - Áreas comuns Salão de festas, um parquinho para crianças e alguns bancos, com um predomínio de ruas para circulação de carros e estacionamento. - Áreas verdes Algumas árvores espalhadas ao redor dos blocos porém não muitas. Uma horta destinada aos moradores, no entanto uma área que seria destinada a lazer e muito bem arborizada foi fechada devido a irregularidades na lei.

13

14

15

16

17

18 Segurança e Infra-estrutura - Segurança De acordo com o síndico, morador há 12 anos, o policiamento ostensivo no local deixa a desejar. Mas a região é bem movimentada e o condomínio possui portaria 24 horas com funcionários próprios (porém não possui serviço de segurança privado). - Infra-estrutura Os condôminos dispõem de rede de esgoto, água potável, energia elétrica, telefone, gás, TV e Internet banda larga em todos os apartamentos. Serviços de coleta de lixo comum, coleta seletiva e correio também servem o Conjunto residencial.

19 Arquitetura e Urbanismo Mesmo sendo bastante antigo o residencial tem aparência moderna. É destinado para uma população simples pois o público alvo é principalmente universitários. Existe bastante vegetação no local e um espaço de lazer. - Materiais e Técnicas Construtivas Alvenaria, material, concreto.

20

21 Reformas Seus habitantes dispunham de uma área de lazer pública localizada aos fundos do condomínio, pertencente à Marinha do Brasil, porém aberta ao público. Mas em 2008 a área foi fechada tanto para uso público como para uso privado. O espaço dava acesso a Avenida Beira-Mar. Atualmente o acesso ao condomínio é apenas pelo portão principal. Já houve reforma dos telhados e das caixas dagua e também foi colocada uma nova rede de interfones.

22

23

24


Carregar ppt "CONJUNTO HABITACIONAL ITAMBÉ Universidade Federal de Santa Catarina Projeto Arquitetônico IV Grupo: Kassiara Kristine de Freitas Maitê Rodrigues Paula."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google