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INSTITUCIONAL www.febraban.org.br Março/2012.

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1 INSTITUCIONAL www.febraban.org.br
Março/2012

2 SUMÁRIO VISÃO MISSÃO E PRINCIPAIS STAKEHOLDERS VALORES
OBJETIVOS ESTRATÉGICOS LINHAS DE ATUAÇÃO ESTRUTURA, CONSELHOS, DIRETORIA E COMITÊS PRINCIPAIS PRODUTOS E SERVIÇOS O PAPEL DOS BANCOS SETOR BANCÁRIO 2003 A 2010 DESAFIO E PILARES DA IMAGEM PÚBLICOS E TEMAS PRINCIPAIS PROJETOS

3 VISÃO Um sistema financeiro saudável, ético e eficiente é condição essencial para o desenvolvimento econômico, social e sustentável do País

4 MISSÃO E PRINCIPAIS STAKEHOLDERS
Contribuir para o desenvolvimento econômico, social e sustentável do país, representando os seus associados e buscando a melhoria contínua do sistema financeiro e de suas relações com a sociedade Poderes Constituídos Associados Entidades Representativas da Sociedade Sociedade Funcionários Formadores de Opinião Sindicatos Imprensa Associações de Classe Outros Setores Econômicos Reguladores do Sistema Financeiro Organismos Internacionais

5 VALORES Promover valores éticos, morais e legais
Valorizar as pessoas, o trabalho e o empreendedorismo Incentivar práticas de cidadania e responsabilidade sócio- ambiental Defender a iniciativa privada, o livre mercado e a livre concorrência Defender o diálogo, o respeito e a transparência nas relações com clientes e com a sociedade Atuar com profissionalismo e transparência Valorizar a diversidade e a inclusão social

6 OBJETIVOS ESTRATÉGICOS
Representar os seus associados perante os poderes constituídos e entidades representativas da sociedade Interagir com autoridades e instituições na elaboração e aperfeiçoamento do sistema normativo Desenvolver iniciativas para a contínua melhoria da produtividade do sistema e a redução dos níveis de risco Zelar pela eficiência da intermediação financeira e aumentar a sua contribuição para a sociedade, inclusive desenvolvendo esforços que viabilizem o crescente acesso da população a produtos e serviços financeiros Transmitir à sociedade o papel e a contribuição do sistema financeiro para o desenvolvimento econômico, social e sustentável do país

7 LINHAS DE ATUAÇÃO Propor e defender mudanças ou edição de normas que aumentem a eficiência do sistema financeiro e o aprimoramento dos seus instrumentos Desenvolver e manter canais de comunicação com Executivo, Legislativo, Judiciário, Associações de Classe, Órgãos de Defesa dos Consumidores, Sindicatos e demais entidades e organismos nacionais e internacionais Coordenar, quando necessária, a contratação de profissionais para a defesa de legítimos interesses dos associados Realizar e divulgar estudos e pesquisas visando o aperfeiçoamento do sistema financeiro Comunicar o papel e atuação do sistema financeiro de forma pró-ativa

8 LINHAS DE ATUAÇÃO Manifestar-se, quando for o caso, sobre temas de interesse da opinião pública Desenvolver programas de formação e qualificação para os funcionários dos associados Implementar programas de autorregulação Divulgar aos associados informações relevantes sobre assuntos objeto de sua atuação Incentivar e apoiar projetos voltados à preservação da biodiversidade e do uso racional dos recursos naturais Incentivar e promover o financiamento de iniciativas que esteja em harmonia com o desenvolvimento sustentável

9 ESTRUTURA GERAL

10 CONSELHO CONSULTIVO SETOR BANCÁRIO OUTROS SETORES
Aldemir Bendine - Banco do Brasil Conrado Engel - HSBC José Ermírio de Moraes Neto – Votorantim Luiz Carlos Trabuco Cappi – Bradesco Jorge Fontes Hereda – Caixa Econômica Federal Pedro Moreira Salles – Itaú Unibanco Roberto Egydio Setúbal – Itaú-Unibanco OUTROS SETORES Abram Abe Szajman – Fecomércio Cledorvino Belini – Anfavea Fabio C. Barbosa – Grupo Abril João Batista Crestana – Secovi / SP Sindicato da Habitação José Roberto Mendonça de Barros MB Associados Luiz Fernando Furlan – Brasil Foods Paulo Godoy – ABDIB Roberto Rodrigues - Fundação Getulio Vargas Viviane Senna - Instituto Ayrton Senna

11 CONSELHO DIRETOR - PRESIDENTES
Roberto Egydio Setubal CONSELHEIROS Banco ABC Brasil Banco Alfa Banco BBM Banco do Brasil Banco Industrial e Comercial Banco Toyota do Brasil BNP Paribas Brasil Bradesco BTG Pactual Caixa Econômica Federal Citibank NA Credit Suisse HSBC Itaú-Unibanco Rural Safra Votorantim

12 CONSELHO DE AUTORREGULAÇÃO
PRESIDENTE Júlio de Siqueira Carvalho de Araújo (Bradesco) VICE-PRESIDENTE Elcio Anibal de Lucca (LUCCRA) CONSELHEIROS Augusto Sérgio Amorim Costa (Banpará) Angelim Curiel (Citibank) Décio Carbonari de Almeida (Banco Volkswagen) Jorge Fontes Hereda (Caixa Econômica Federal) José de Menezes Berenguer Neto (Santander) Luiz Carlos Everton de Farias (BNB)

13 CONSELHO DE AUTORREGULAÇÃO
Luiz Horácio da Silva Montenegro (Banco Toyota) Marcos de Barros Lisboa (Banco Itaú-Unibanco) Milton Roberto Pereira (Banco Votorantim) Paulo Sérgio Cavalheiro (Banco Safra) Taise Christine da Cruz (Mercantil do Brasil) Walter Malieni Junior (Banco do Brasil) Walter Shinomata (HSBC) VAGO (Banrisul) CONSELHEIROS INDEPENDENTES Alencar Burti (Associação Comercial de São Paulo) José Pastore (Concord Relações do Trabalho) José Vicente (Universidade Unipalmares/AFROBRAS) Luiz Lara (Lew’Lara\TBWA)

14 DIRETORIA EXECUTIVA PRESIDENTE VICE-PRESIDENTES
Murilo Portugal – Presidente (FEBRABAN) VICE-PRESIDENTES Julio de Siqueira Carvalho de Araujo - Vice-Presidente (Bradesco) Marcos de Barros Lisboa - Vice-Presidente (Itaú-Unibanco) VICE-PRESIDENTE EXECUTIVO Wilson Roberto Levorato (FEBRABAN) DIRETORES Alexandre Corrêa Abreu (Banco do Brasil) Angelim Curiel (Citibank) Carlos Alberto Vieira (Safra) Érico Sodré Quirino Ferreira - (ACREFI) Hélio Ribeiro Duarte (HSBC e Presidente ABBI) José de Menezes Berenguer Neto (Santander Brasil) Márcio Percival Alves Pinto (Caixa Econômica Federal) Milton Roberto Pereira (Votorantin) Oswaldo de Assis Filho (BTG Pactual) Renato Martins Oliva (Banco Cacique)

15 COMITÊS EXECUTIVOS Relações Institucionais Suporte e Controle Negócios
Coordenador : Hélio Ribeiro Duarte (HSBC) Comissões técnicas Economia Marketing e Comunicação Social Relações Institucionais Responsabilidade Social e Sustentabilidade Recursos Humanos Ouvidorias e Relações com Clientes Jurídica Assuntos latino americanos (FELABAN)

16 COMITÊS EXECUTIVOS Relações Institucionais Suporte e Controle Negócios
Coordenador: Oswaldo de Assis (BTG Pactual) Comissões técnicas Assuntos Contábeis e Fiscais Auditoria Interna Compliance Gestão de Riscos Segurança Bancária Tecnologia e Automação Bancária Custos Numerário Serviços Bancários Tributária Prevenção a Fraudes

17 COMITÊS EXECUTIVOS Relações Institucionais Suporte e Controle Negócios
Coordenador: José Berenguer (Santander) Comissões técnicas ABECS – cartões Correspondentes no País ABECIP - Crédito Imobiliário e Poupança Operações de Tesouraria Operações Internacionais Política de Crédito Produtos de Crédito PF Produtos de Crédito PJ ABBI - bancos internacionais Financiamento de Veículos ABEL – leasing ACREFI – financeiras Crédito Consignado

18 DINÂMICA DE ATUAÇÃO Consumidores Mídia/Imprensa Congresso
Associações Academia Sindicatos Banco Central Min. Fazenda DIRETORIA EXECUTIVA COMITÊS EXECUTIVOS COMISSÕES TÉCNICAS GRUPOS DE TRABALHO 19

19 PRINCIPAIS PRODUTOS E SERVIÇOS
Elaboração de estudos e notas técnicas relativas aos projetos de lei no Congresso nacional Coordenação de iniciativas judiciais para a defesa do setor Posicionamento junto às mídias sobre temas de interesse dos associados e da sociedade Representação dos bancos junto à autoridades, entidades nacionais e internacionais Elaboração, divulgação e discussão junto aos reguladores de propostas visando a eficiência do sistema e a minimização dos seus riscos Divulgação de informações sobre produtos e serviços bancários Coordenação de estudos, pesquisas e iniciativas que visem a melhoria da imagem do setor, do atendimento e das relações com os consumidores Implantação e gestão da autorregulação dos bancos Implantação de ações de responsabilidade social, sustentabilidade e inclusão social Capacitação dos associados Realização de eventos de interesse dos associados e da sociedade Negociação do Contrato Coletivo de Trabalho do Setor FEBRABAN

20 REPRESENTATIVIDADE – TOTAL DOS BANCOS
FEBRABAN

21 SETOR BANCÁRIO 2003 a 2010 ativo total de R$ 3,8 trilhões + 190%
patrimônio liquido total R$ 351 bilhões + 183% índice de Basiléia 17,1 % crédito total R$ bilhões + 308% depósitos totais R$ bilhões + 199% mais de 460 mil colaboradores R$ 1 bilhão em investimentos sociais e culturais Presente em 5.657 municípios

22 SETOR BANCÁRIO 2003 a 2010 MAIOR BANCARIZAÇÃO
141 milhões de contas correntes + 62% 97 milhões de contas poupança + 56% 2,9 bilhões de transações com cartões de crédito + 222% 56 bilhões de transações bancárias + 212% 3 bilhões de transações de utilidade pública + 31% MAIOR ACESSO 243 mil pontos de atendimento ao público + 177% 153 milhões de cartões de crédito + 240% 37,8 milhões de clientes com acesso à internet + 183% MAIOR AUTOMAÇÃO DO SISTEMA 5,2 bilhões de transações no caixa da agência + 10%

23 SETOR BANCÁRIO 2010 ATENDIMENTO MAIOR ACESSIBILIDADE
43% auto-atendimento 23% internet banking 9,4% presencial no caixa 5,6% correspondente no País 5,2% automáticas 4,2% POS 2,9% call centers 2,0% cheques MAIOR ACESSIBILIDADE 101 mil ATMS adaptadas para pessoas com deficiência TRANSAÇÕES INTERBANCÁRIAS 96 milhões de TEDs 2,1 bilhões de bloquetos compensados

24 Tarifas, anuidades e taxas de administração
O PAPEL DOS BANCOS proteger e remunerar a poupança dos indivíduos e das pessoas jurídicas conceder crédito ao consumo, à produção e ao investimento prestar serviços de pagamentos e recebimentos Intermediação Financeira Prestação de serviços Juros e comissões Tarifas, anuidades e taxas de administração

25 DESAFIO DE IMAGEM de Federação que PROTEGE os BANCOS para
DIALOGA com a SOCIEDADE 25

26 + CAMINHO ESTRATÉGICO Trabalhar em dois pilares SETOR FEBRABAN
Funcionários Sociedade Consolidar o diálogo com a sociedade Resgatar orgulho de ser bancário. Valorizar suas competências Valorizar atributos positivos percebidos ou não + CREDENCIAIS PRESTAÇÃO DE SERVIÇO 26

27 + CAMINHO ESTRATÉGICO CREDENCIAIS PRESTAÇÃO DE SERVIÇOS PILAR 1
Fortalecer a contribuição do setor bancário para o desenvolvimento econômico, social e sustentável do país e sua busca contínua pela melhoria do sistema e de suas relações com a sociedade. Ampliar e consolidar o diálogo com a sociedade por meio da prestação de serviços de orientação sobre o bom uso do banco e consumo consciente, promovendo a educação financeira. 27

28 O QUE QUEREMOS... Dotar o sistema bancário das condições e
ferramentas necessárias para que possa prestar os serviços que a sociedade dele espera 28

29 _______________________
PILARES DE IMAGEM Transparência _______________________ Promoção da cidadania e da educação financeira Diálogo com a sociedade Compromisso com o desenvolvimento socioeconômico sustentável Compromisso com o aperfeiçoamento do sistema financeiro nacional com benefício do consumidor 29

30 COMUNICAÇÃO INTEGRADA
Plano Geral de Ações Para Fortalecer a Imagem do Setor e da FEBRABAN COMUNICAÇÃO COM FUNCIONÁRIOS DOS BANCOS PROPAGANDA RELAÇÕES PÚBLICAS COM A MÍDIA ROTEIRO DAS AÇÕES DE COMUNICAÇÃO MONITORAMENTO E ANÁLISE SISTEMÁTICAS 30

31 FEBRABAN PÚBLICOS Bancos /setor Clientes Formadores de Órgãos opinião
de defesa do consumidor FEBRABAN Academia Bancários Público interno Bancos /setor Sindicatos Entidades e associações Imprensa Governos 31

32 CAMPANHAS PUBLICITÁRIAS
Fale com seu banco SACs e Ouvidoria 32

33 CAMPANHAS PUBLICITÁRIAS
DDA NOVA LOGOMARCA 33

34 LANÇAMENTO DO PORTAL MEU BOLSO EM DIA
CAMPANHAS PUBLICITÁRIAS LANÇAMENTO DO PORTAL MEU BOLSO EM DIA 34

35 LANÇAMENTO DA CENTRAL “CONTE AQUI”
CAMPANHAS PUBLICITÁRIAS LANÇAMENTO DA CENTRAL “CONTE AQUI” 35 35

36 “USO CONSCIENTE DO CRÉDITO”
CAMPANHAS PUBLICITÁRIAS “USO CONSCIENTE DO CRÉDITO” 36 36

37 NOVA LOGOMARCA Logomarca anos 90 e 2000 Nova Logomarca - ano 2009 37

38 BOLETIM FEBRABAN DE NOTÍCIAS – ano 2010
Edição nº 1 (25/03): Carta do presidente – lançamento da newsletter Lançamento da BRAIN – Brasil Investimentos e Negócios Lançamento do portal de educação financeira Meu Bolso em Dia Edição nº 2 (14/05) Grupos temáticos (negociações entre bancos e sindicatos dos bancários) Portal Meu Bolso em Dia Aumento do crédito no Brasil Edição nº 3 (07/07) Spread Protocolo Verde II Prêmio FEBRABAN de Economia Bancária Edição nº 4 (22/07) Lucros dos bancos 38

39 BOLETIM FEBRABAN DE NOTÍCIAS – 2010
Edição nº 5 (02/08) Protocolo assinado com a Polícia Federal para combater fraudes eletrônicas Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) de acessibilidade Valorização da Diversidade – acordos com SEPPIR, SPM e MEC Edição nº 6 (17/08): Serviços Bancário e tarifas SEMARC 2010 Pesquisa FEBRABAN de Projeções Macroeconômicas e Expectativas de Mercado Edição nº 7 (16/09) 20 anos do Código de Defesa do Consumidor Café com Sustentabilidade Edição nº 8 (07/10) Protocolo Verde 39

40 BOLETIM FEBRABAN DE NOTÍCIAS – 2010
Edição nº 9 (03/11) Lançamento do CONTE AQUI Edição nº 10 (16/11) Lançamento da CED Edição nº 11 (25/11): Lançamento da Caravana Meu Bolso em Dia Lançamento do STAR Pacote de Tarifas Edição nº 12 (16/12) Lançamento das novas cédulas do Real Edição nº 13 (22/12) Mensagem do Presidente sobre o ano de 2010 – estabilidade do setor e inclusão bancária 40

41 BOLETIM FEBRABAN DE NOTÍCIAS – 2011
Edição nº14 (19/01) STAR Pacote de Tarifas – recorde de acessos Edição nº15 (06/04) Programa FEBRABAN de Capacitação e Inclusão de Pessoas com Deficiência - PCDs Edição nº16 (01/06) Compensação de Cheques entra na era digital Edição nº17 (22/08) FEBRABAN lança campanha pelo uso consciente do crédito 41

42 Promoção da cidadania e da educação financeira
PROJETOS E TEMAS Educação financeira Fórum da Diversidade 2ª turma Capacitação e Inclusão de PCDs Jovem aprendiz Bancarização e Inclusão Financeira Programa “Começar de Novo“ FEBRABAN Oportunidades Promoção da cidadania e da educação financeira 42 42

43 Diálogo com a sociedade
PROJETOS E TEMAS STAR Conte Aqui - Autorregulação Selo Autorregulação Pesquisa de Projeções Informativo Semanal de Economia Bancária Pesquisa de Crédito e Endividamento Relatório Anual Diálogo com a sociedade 43 43

44 Compromisso com o desenvolvimento socioeconômico sustentável
PROJETOS E TEMAS Crédito de longo prazo Protocolo Verde Ciclo de Finanças Sustentáveis Sistema de Pagamentos de Varejo Compromisso com o desenvolvimento socioeconômico sustentável 44 44

45 PROJETOS E TEMAS M-Payment Central de Cessão de Crédito
Compe com Imagem Correspondentes no País Proteção de dados individuais, superendividamento e cadastro positivo Segurança bancária Central Exposição a Derivativos Compromisso com o aperfeiçoamento do sistema financeiro nacional em benefício da sociedade 45 45

46 Obrigado !


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