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Universidade do Vale do Itajaí Programa de Pós-Graduação em Administração ESTRATÉGIAS PARA A HOTELARIA EXECUTIVA CATARINENSE: UMA ANÁLISE ENTRE AS CAPACIDADES.

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1 Universidade do Vale do Itajaí Programa de Pós-Graduação em Administração
ESTRATÉGIAS PARA A HOTELARIA EXECUTIVA CATARINENSE: UMA ANÁLISE ENTRE AS CAPACIDADES MERCADOLÓGICAS, DIFERENCIAÇÃO DE SERVIÇOS E DESEMPENHO Doutorando: Deosir Flávio Lobo de Castro Júnior (Março/ Março 2013 / 3 Anos e 6 dias) Orientador: Dr. Cláudio Reis Gonçalo Coorientador: Dr. Carlos Ricardo Rossetto 14 de Março de 2013 Defesa de Tese

2 Deosir Flávio Lobo de Castro Júnior
Universidade do Vale do Itajaí Programa de Pós-Graduação em Administração INTRODUÇÃO Fundamentação Teórica Metodologia Análise dos dados Estudos que objetivam compreender de que maneira a administração das organizações conseguem aumentar a performance não são novidades em pesquisas sobre gestão. Continuam sendo muito populares entre os pesquisadores que buscam aumentar a sua compreensão sobre a forma com que se dá essa relação. Estudos que objetivam compreender de que maneira a administração das organizações conseguem aumentar a performance não são novidades em pesquisas sobre gestão. Continuam sendo muito populares entre os pesquisadores que buscam aumentar a sua compreensão sobre a forma com que se dá essa relação. Nesse sentido, emergem as capacidades dinâmicas, como alternativa aos gestores para a melhoria dos resultados. Tal competência procura analisar as fontes de recursos e métodos considerados estratégicos em seus ambientes (dinâmicos e heterogêneos), gerando vantagem competitiva para a sua organização. Aluno: Deosir Flávio Lobo de Castro Júnior Defesa de Tese: Estratégias para a Hotelaria Executiva Catarinense: Uma análise entre as capacidades mercadológicas, diferenciação de serviços e desempenho

3 Deosir Flávio Lobo de Castro Júnior
Universidade do Vale do Itajaí Programa de Pós-Graduação em Administração INTRODUÇÃO Fundamentação Teórica Metodologia Análise dos dados Os diferentes tipos de capacidades possuem um ponto em comum, o fato de serem vistas como uma variante dos estudos da visão da firma baseada em recursos (KOTABEE; SRINIVASAN; AULAKH, 2002; PROENÇA, 2003; BURLAMAQUI; VORHIESE; MORGAN, 2005; KRASNIKOV; JAYACHANDRAN, 2008; FLORIANI; BORINI; FLEURY, 2009, DAY 2011). Os diferentes tipos de capacidades possuem um ponto em comum, o fato de serem vistas como uma variante dos estudos da visão da firma baseada em recursos (KOTABEE; SRINIVASAN; AULAKH, 2002; PROENÇA, 2003; BURLAMAQUI; VORHIESE; MORGAN, 2005; KRASNIKOV; JAYACHANDRAN, 2008; FLORIANI; BORINI; FLEURY, 2009, DAY 2011). Morgan et al. (2003), Vorhies e Morgan (2005), Day (2011) e Morgan e Katsikeas (2012) verificam a importância da capacidade mercadológica para o desempenho da firma, e, em seu entendimento, cobram mais estudos empíricos sobre essa relação para aprofundar os conhecimentos e comparar os resultados encontrados. Aluno: Deosir Flávio Lobo de Castro Júnior Defesa de Tese: Estratégias para a Hotelaria Executiva Catarinense: Uma análise entre as capacidades mercadológicas, diferenciação de serviços e desempenho

4 Deosir Flávio Lobo de Castro Júnior
Universidade do Vale do Itajaí Programa de Pós-Graduação em Administração INTRODUÇÃO Fundamentação Teórica Metodologia Análise dos dados Kotabe, Srinivasan e Aulakh (2002) concluem que a capacidade mercadológica de uma empresa ​​reflete-se na sua capacidade de diferenciar produtos e serviços de concorrentes. Kotabe, Srinivasan e Aulakh (2002) concluem que a capacidade mercadológica de uma empresa ​​reflete-se na sua capacidade de diferenciar produtos e serviços de concorrentes. Para Robinson, Clarke-Hill e Clarkson (2002), as firmas que ofertam produtos e serviços com diferenciação, apresentam uma rentabilidade acima da média, uma vez que conseguem cobrar o preço premium. Aluno: Deosir Flávio Lobo de Castro Júnior Defesa de Tese: Estratégias para a Hotelaria Executiva Catarinense: Uma análise entre as capacidades mercadológicas, diferenciação de serviços e desempenho

5 Deosir Flávio Lobo de Castro Júnior
Universidade do Vale do Itajaí Programa de Pós-Graduação em Administração INTRODUÇÃO Fundamentação Teórica Metodologia Análise dos dados PERGUNTA DE PESQUISA PERGUNTA DE PESQUISA OBJETIVO GERAL - Existe relação entre capacidades mercadológicas, diferenciação de serviços com o desempenho na hotelaria executiva em Santa Catarina? - Existe relação entre capacidades mercadológicas, diferenciação de serviços com o desempenho na hotelaria executiva em Santa Catarina? - Analisar o relacionamento entre capacidades mercadológicas, diferenciação de serviços e desempenho dos hotéis executivos em Santa Catarina. Aluno: Deosir Flávio Lobo de Castro Júnior Defesa de Tese: Estratégias para a Hotelaria Executiva Catarinense: Uma análise entre as capacidades mercadológicas, diferenciação de serviços e desempenho

6 Deosir Flávio Lobo de Castro Júnior
Universidade do Vale do Itajaí Programa de Pós-Graduação em Administração INTRODUÇÃO Fundamentação Teórica Metodologia Análise dos dados OBJETIVOS ESPECÍFICOS INTRODUÇÃO – Correlacionar e mensurar a capacidade mercadológica com o desempenho; – Correlacionar e mensurar a capacidade mercadológica com o desempenho; – Correlacionar e mensurar as capacidades mercadológicas com a diferenciação de serviços em suas dimensões (Pessoas, Processo e Ambiente); – Correlacionar e mensurar as capacidades mercadológicas com a diferenciação de serviços em suas dimensões (Pessoas, Processo e Ambiente); – Correlacionar e mensurar a diferenciação de serviços em suas dimensões com o desempenho; – Correlacionar e mensurar a diferenciação de serviços em suas dimensões com o desempenho; – Testar e avaliar se existe relação entre capacidade mercadológica e desempenho, quando mediada pela diferenciação de serviços em suas três dimensões. Aluno: Deosir Flávio Lobo de Castro Júnior Defesa de Tese: Estratégias para a Hotelaria Executiva Catarinense: Uma análise entre as capacidades mercadológicas, diferenciação de serviços e desempenho

7 Deosir Flávio Lobo de Castro Júnior
Universidade do Vale do Itajaí Programa de Pós-Graduação em Administração INTRODUÇÃO Fundamentação Teórica Metodologia Análise dos dados JUSTIFICATIVA INTRODUÇÃO Originalidade Relevância Contribuição Aluno: Deosir Flávio Lobo de Castro Júnior Defesa de Tese: Estratégias para a Hotelaria Executiva Catarinense: Uma análise entre as capacidades mercadológicas, diferenciação de serviços e desempenho

8 Universidade do Vale do Itajaí Programa de Pós-Graduação em Administração
INTRODUÇÃO Fundamentação Teórica Metodologia Análise dos dados JUSTIFICATIVA: Originalidade INTRODUÇÃO CONSTRUTOS PESQUISAS Capacidade Mercadológica x Desempenho Dutta, Narasimhan e Rajiv (1999); Morgan et al. (2003); Desarbo et al. (2005); Song et. al. (2008); Bruni e Verona (2009); Wang; Ahmed, 2007; Alves; Zen; Padula, 2011; Carvalho (2011). Diferenciação Kotabe, Srinivasan e Aulakh (2002); Krasnikov e Jayachandran (2008); Bruni e Verona (2009); Vorhies, Morgan e Autry (2009). Porter (1985), Lees; Dale (1988); Morrison (1998); Armisted et al. (1999); Naipaul (2000); Robinson, Clarke-Hill, Clarkson, 2002). Vermelho = utilizaram de alguma forma Miles e Snow Aluno: Deosir Flávio Lobo de Castro Júnior Defesa de Tese: Estratégias para a Hotelaria Executiva Catarinense: Uma análise entre as capacidades mercadológicas, diferenciação de serviços e desempenho

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Universidade do Vale do Itajaí Programa de Pós-Graduação em Administração INTRODUÇÃO Fundamentação Teórica Metodologia Análise dos dados JUSTIFICATIVA: Contribuição INTRODUÇÃO Edvardsson e Mattsson (1993) e Pitt, Jeantrout (1994), Afirmam que os gestores são responsáveis pela interação da estratégia e a operação; projetar estrategicamente os serviços, objetivando que o processo de serviços seja mais eficaz e eficiente nas configurações de seus recursos. Edvardsson e Mattsson (1993) e Pitt, Jeantrout (1994), Afirmam que os gestores são responsáveis pela interação da estratégia e a operação; projetar estrategicamente os serviços, objetivando que o processo de serviços seja mais eficaz e eficiente nas configurações de seus recursos. Harrington e Aakehurst (2000) e Yang (2007) destacam que embora as implicações competitivas de aderir a uma agenda de pesquisas em serviços tenham sido muito mencionadas na literatura, as evidências de uma revisão de estudos publicados sugerem que serviços e aspectos da estratégia foram abordados como questões separadas por pesquisadores. Aluno: Deosir Flávio Lobo de Castro Júnior Defesa de Tese: Estratégias para a Hotelaria Executiva Catarinense: Uma análise entre as capacidades mercadológicas, diferenciação de serviços e desempenho

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INTRODUÇÃO Fundamentação Teórica Metodologia Análise dos dados JUSTIFICATIVA: Contribuição INTRODUÇÃO Newbert (2007) e Vorhies et al. (2009) Murray, Gao e Kotabe (2011) afirmam que nos artigos sobre RBV, surpreendentemente não há estudos empíricos que tenham examinado o papel importante das capacidades mercadológicas (ou seja, a ação estratégica) sobre o desempenho. Newbert (2007) e Vorhies et al. (2009) Murray, Gao e Kotabe (2011) afirmam que nos artigos sobre RBV, surpreendentemente não há estudos empíricos que tenham examinado o papel importante das capacidades mercadológicas (ou seja, a ação estratégica) sobre o desempenho. Segundo Morgan e Katsikeas (2012), embora a literatura há muito tempo tenha destacado a importância da implementação da estratégia de marketing no desempenho da empresa, esta questão necessita de atenção empírica.

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Universidade do Vale do Itajaí Programa de Pós-Graduação em Administração INTRODUÇÃO Fundamentação Teórica Metodologia Análise dos dados JUSTIFICATIVA: Contribuição INTRODUÇÃO Hrebiniak (2008) destaca a árdua função de administrar as mudanças, como sendo um problema crítico enfrentado para a realização da estratégia empresarial. Cabe aos gestores desenvolver as capacidades e ser capazes de identificar e gerir estas mudanças. Hrebiniak (2008) destaca a árdua função de administrar as mudanças, como sendo um problema crítico enfrentado para a realização da estratégia empresarial. Cabe aos gestores desenvolver as capacidades e ser capazes de identificar e gerir estas mudanças. Hung e Lin (2012), afirmam que a indústria do turismo é uma das importantes políticas nacionais para desenvolver a economia. Sugerem que os estudiosos da indústria do turismo e lazer / governo a concentrar-se na avaliação subsequentes de turismo e indústrias conexas, para propor uma opinião mais perspicaz e relacionados com resultados empíricos. Aluno: Deosir Flávio Lobo de Castro Júnior Defesa de Tese: Estratégias para a Hotelaria Executiva Catarinense: Uma análise entre as capacidades mercadológicas, diferenciação de serviços e desempenho

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Universidade do Vale do Itajaí Programa de Pós-Graduação em Administração INTRODUÇÃO Fundamentação Teórica Metodologia Análise dos dados JUSTIFICATIVA: Relevância INTRODUÇÃO A formulação de estratégia e a utilização de seus recursos buscam a vantagem competitiva, atendendo as necessidades de seu mercado consumidor com maior eficácia e eficiência que seus competidores no ambiente dinâmico e heterogêneo. A formulação de estratégia e a utilização de seus recursos buscam a vantagem competitiva, atendendo as necessidades de seu mercado consumidor com maior eficácia e eficiência que seus competidores no ambiente dinâmico e heterogêneo. Morgan et al. (2003) e Zou, Fang e Zhao (2003) postulam que a aquisição e a utilização de conhecimentos relevantes são a chave para a compreensão do desempenho organizacional. Aluno: Deosir Flávio Lobo de Castro Júnior Defesa de Tese: Estratégias para a Hotelaria Executiva Catarinense: Uma análise entre as capacidades mercadológicas, diferenciação de serviços e desempenho

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Universidade do Vale do Itajaí Programa de Pós-Graduação em Administração INTRODUÇÃO Fundamentação Teórica Metodologia Análise dos dados JUSTIFICATIVA: Relevância INTRODUÇÃO As capacidades dinâmicas permitem às empresas criarem ou readequarem novos produtos e processos e responder às condições de mercado. Sugerem os autores que se faz necessário pesquisas empíricas sobre as capacidades dinâmicas (HELFAT, 1997; MORGAN ET AL., 2003; ZOU, FANG E ZHAO 2003). As capacidades dinâmicas permitem às empresas criarem ou readequarem novos produtos e processos e responder às condições de mercado. Sugerem os autores que se faz necessário pesquisas empíricas sobre as capacidades dinâmicas (HELFAT, 1997; MORGAN ET AL., 2003; ZOU, FANG E ZHAO 2003). A tarefa nunca é fácil em um ambiente estático, torna-se um desafio ainda maior porque as empresas competem em ambientes cada vez mais complexos e dinâmicos. No entanto, há relativamente pouca evidência empírica para apoiar ou refutar várias proposições importantes em relação ao desempenho organizacional e as capacidades mercadológicas. Aluno: Deosir Flávio Lobo de Castro Júnior Defesa de Tese: Estratégias para a Hotelaria Executiva Catarinense: Uma análise entre as capacidades mercadológicas, diferenciação de serviços e desempenho

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Universidade do Vale do Itajaí Programa de Pós-Graduação em Administração Introdução FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA Metodologia Análise dos dados Capacidade Mercadológica CONSTRUTOS Diferenciação de Serviços: - Pessoas - Processos - Ambiente Desempenho – (metodologia) Modelo conceitual e relação entre construtos e hipóteses Modelo conceitual Relações entre os construtos e hipóteses Aluno: Deosir Flávio Lobo de Castro Júnior Defesa de Tese: Estratégias para a Hotelaria Executiva Catarinense: Uma análise entre as capacidades mercadológicas, diferenciação de serviços e desempenho

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Universidade do Vale do Itajaí Programa de Pós-Graduação em Administração Introdução FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA Metodologia Análise dos dados Capacidade Mercadológica INTRODUÇÃO A capacidade mercadológica diz respeito a competência superior em identificar as necessidades do cliente, desta forma entendendo melhor o comportamento do seu consumidor, além dos fatores que influenciam a sua escolha por produtos e serviços, apresentando como consequência um desempenho superior aos seus concorrentes (DUTTA; NARASIMHAN; RAJIV, 1999). A capacidade mercadológica diz respeito a competência superior em identificar as necessidades do cliente, desta forma entendendo melhor o comportamento do seu consumidor, além dos fatores que influenciam a sua escolha por produtos e serviços, apresentando como consequência um desempenho superior aos seus concorrentes (DUTTA; NARASIMHAN; RAJIV, 1999). PESQUISAS Fahy et al. (2000); Kotabe, Srinivasan e Aulakh (2002); Morgan et al. (2003); Slotegraaf e Dickson (2004); Vorhies e Morgan (2005); DeSarbo et al. (2005, 2006); Song, Nason e Benedetto (2008) ; Krasnikov e Jayachandran (2008) ; Bruni e Verona (2009) ; Vorhies, Morgan e Autry (2009); Day e Moorman (2010); Murray, Gao e Kotabe (2011); Day (2011); Morgan e Katsikeas (2012). Aluno: Deosir Flávio Lobo de Castro Júnior Defesa de Tese: Estratégias para a Hotelaria Executiva Catarinense: Uma análise entre as capacidades mercadológicas, diferenciação de serviços e desempenho

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Universidade do Vale do Itajaí Programa de Pós-Graduação em Administração Introdução FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA Metodologia Análise dos dados Capacidade Mercadológica DeSarbo et al. (2005). Conhecimentos sobre o consumidor Conhecimentos sobre os competidores Habilidades de segmentar e atingir mercados Habilidades de estabelecimento de preços Habilidades de percepção de mercados Aluno: Deosir Flávio Lobo de Castro Júnior Defesa de Tese: Estratégias para a Hotelaria Executiva Catarinense: Uma análise entre as capacidades mercadológicas, diferenciação de serviços e desempenho

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Universidade do Vale do Itajaí Programa de Pós-Graduação em Administração Introdução FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA Metodologia Análise dos dados Diferenciação de Serviço Levitt (1980), Booms e Bitner (1981) e Lovelock (1983) a diferenciação de serviço é conceituada como sendo ato de relacionar um montante de diferenças significativas para distinguir o serviço prestado por uma empresa, dos serviços prestados pela sua concorrência. Levitt (1980), Booms e Bitner (1981) e Lovelock (1983) a diferenciação de serviço é conceituada como sendo ato de relacionar um montante de diferenças significativas para distinguir o serviço prestado por uma empresa, dos serviços prestados pela sua concorrência. PESQUISAS Booms e Bitner (1981) ; Bitner e Carl (1985) ; Lehtinen e Lehtinen (1991); Zeithaml e Bitner (2003); Sarquis (2004); Sheppard (2003); Lee (2005); Ibastez, Hartmann e Calvo (2006); Sichtmann, Selasinsky e Diamantopoulos (2011) e Snell e White (2011). Aluno: Deosir Flávio Lobo de Castro Júnior Defesa de Tese: Estratégias para a Hotelaria Executiva Catarinense: Uma análise entre as capacidades mercadológicas, diferenciação de serviços e desempenho

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Universidade do Vale do Itajaí Programa de Pós-Graduação em Administração Introdução FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA Metodologia Análise dos dados Diferenciação de Serviço Booms e Bitner (1981) Pessoas; Processos; Ambiente físico. Para a dimensão de pessoas foi utilizado o conceito de competência (conhecimento, habilidade e atitude) de McClelland (1973, 1990) além dos estudos de Ahmad, Solnet e Scott (2010) e Li e Krit (2012). Para a dimensão de processos foi utilizado os critérios (velocidade, custo, flexibilidade e confiabilidade) de Morrison (1998), Armisted et al. (1999) e os estudos de Ahmad, Solnet e Scott (2010) e Estevão, Ferreira e Braga (2011). Para a dimensão do ambiente hoteleiro foram utilizados como base os estudos de Morrison (1998), Clark e Chen (2008), Tchetchik, Fleischer e Finkelshtain (2008). Aluno: Deosir Flávio Lobo de Castro Júnior Defesa de Tese: Estratégias para a Hotelaria Executiva Catarinense: Uma análise entre as capacidades mercadológicas, diferenciação de serviços e desempenho

19 Capacidades Mercadológicas
Universidade do Vale do Itajaí Programa de Pós-Graduação em Administração Introdução FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA Metodologia Análise dos dados DeSarbo (2005), Song et al (2007); Carvalho (2011) Hipóteses Consumidor Concorrência Segmentação Precificação Mercado Capacidades Mercadológicas H1 Desempenho H1: Capacidades mercadológicas tem relação com desempenho.

20 Universidade do Vale do Itajaí Programa de Pós-Graduação em Administração
Introdução FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA Metodologia Análise dos dados Kotabe, Srinivasan e Aulakh (2002); Bruni e Verona (2009) Hipóteses Booms e Bitner (1981) Diferenciação de Serviços: Dimensão Pessoas H2 Capacidades Mercadológicas Diferenciação de Serviços: Dimensão Processos H3 H4 Diferenciação de Serviços: Dimensão Ambiente H4: Capacidades mercadológicas tem relação com diferenciação de serviços, dimensão Ambiente. H3: Capacidades mercadológicas tem relação com diferenciação de serviços, dimensão Processos. H2: Capacidades mercadológicas tem relação com diferenciação de serviços, dimensão Pessoas.

21 Universidade do Vale do Itajaí Programa de Pós-Graduação em Administração
Introdução FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA Metodologia Análise dos dados Booms e Bitner (1981); Robinson; Clarke-Hill; Clarkson, (2002); Vorhies, Morgan e Autry (2009). Hipóteses Diferenciação de Serviços: Dimensão Pessoas H5 Desempenho Diferenciação de Serviços: Dimensão Processos H6 H7 Diferenciação de Serviços: Dimensão Ambiente H7: Diferenciação de serviços, dimensão Ambiente tem relação com o Desempenho. H6: Diferenciação de serviços, dimensão Processos tem relação com o Desempenho. H5: Diferenciação de serviços, dimensão Pessoas tem relação com o Desempenho.

22 Universidade do Vale do Itajaí Programa de Pós-Graduação em Administração
Introdução FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA Metodologia Análise dos dados Hipóteses H8 Diferenciação de Serviços: Dimensão Pessoas H9 Capacidades Mercadológicas Diferenciação de Serviços: Dimensão Processos Desempenho H10 Diferenciação de Serviços: Dimensão Ambiente Efeito Mediado H8: Diferenciação de serviços na Dimensão Pessoas, media a relação entre Capacidades mercadológicas e desempenho H9: Dif. Serv. na Dimensão Processos, media a relação entre Capacidades mercadológicas e desempenho H10: Dif. Serv. na Dimensão Ambiente, media a relação entre Capacidades mercadológicas e desempenho

23 Universidade do Vale do Itajaí Programa de Pós-Graduação em Administração
Introdução FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA Metodologia Análise dos dados A A Efeito Mediado A Efeito Direto MODELO CONCEITUAL

24 CLASSIFICAÇÃO DA PESQUISA CLASSIFICAÇÃO DA PESQUISA QUANTITATIVA
Universidade do Vale do Itajaí Programa de Pós-Graduação em Administração Introdução Fundamentação Teórica METODOLOGIA Análise dos dados Classificação da Pesquisa Estratégia da Pesquisa Universo Amostra CLASSIFICAÇÃO DA PESQUISA CLASSIFICAÇÃO DA PESQUISA QUANTITATIVA QUANTITATIVA ESTRATÉGIA DA PESQUISA ESTRATÉGIA DA PESQUISA SURVEY SURVEY UNIVERSO UNIVERSO 204 204 AMOSTRA 153 Aluno: Deosir Flávio Lobo de Castro Júnior Defesa de Tese: Estratégias para a Hotelaria Executiva Catarinense: Uma análise entre as capacidades mercadológicas, diferenciação de serviços e desempenho

25 Universidade do Vale do Itajaí Programa de Pós-Graduação em Administração
Introdução Fundamentação Teórica METODOLOGIA Análise dos dados Variáveis e Medidas VARIÁVEIS E MEDIDAS Desarbo et al. (2005) Desarbo et al. (2005) Carvalho (2011) Castro Jr (2013) Castro Jr (2013) Capacidade Mercadológica Capacidade Mercadológica Diferenciação de Serviços Diferenciação de Serviços Desempenho Hoteleiro Aluno: Deosir Flávio Lobo de Castro Júnior Defesa de Tese: Estratégias para a Hotelaria Executiva Catarinense: Uma análise entre as capacidades mercadológicas, diferenciação de serviços e desempenho

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Universidade do Vale do Itajaí Programa de Pós-Graduação em Administração Introdução Fundamentação Teórica METODOLOGIA Análise dos dados Coleta de Dados A coleta dos dados foi obtida pelo levantamento/survey com gestores dos hotéis executivos nas cidades de Joinville, Blumenau, Balneário Camburiú, Florianópolis e São José. Cidades com maior PIB em Santa Catarina. A coleta dos dados foi obtida pelo levantamento/survey com gestores dos hotéis executivos nas cidades de Joinville, Blumenau, Balneário Camburiú, Florianópolis e São José. Cidades com maior PIB em Santa Catarina. No período de 19/11/2012 até 23/11/2012 foram coletados 50 questionários, dentre os hotéis que reuniam as características de hotel executivo, para a realização da análise fatorial exploratória. No período de 19/11/2012 até 23/11/2012 foram coletados 50 questionários, dentre os hotéis que reuniam as características de hotel executivo, para a realização da análise fatorial exploratória. No período de 28/11/2012 até 07/12/2012 após a análise fatorial exploratória, foram realizados os ajustes, e coletado 153 questionários completos e validados. A coleta dos dados finais para a tese, foram coletados junto aos gestores dos hotéis executivos nas cidades de Joinville, Blumenau, Balneário Camburiú, Florianópolis e São José. Aluno: Deosir Flávio Lobo de Castro Júnior Defesa de Tese: Estratégias para a Hotelaria Executiva Catarinense: Uma análise entre as capacidades mercadológicas, diferenciação de serviços e desempenho

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Universidade do Vale do Itajaí Programa de Pós-Graduação em Administração Introdução Fundamentação Teórica Metodologia ANÁLISE DE DADOS Tratamento dos Dados Pré-tratamento dos dados: Detecção de dados ausentes, outliers e erro de digitação. Pré-tratamento dos dados: Detecção de dados ausentes, outliers e erro de digitação. - Análise Descritiva: Visão Geral da distribuição de frequência das respostas dos dados coletados. * Cálculo da média, desvio padrão, valores de assimetria e curtose. Aluno: Deosir Flávio Lobo de Castro Júnior Defesa de Tese: Estratégias para a Hotelaria Executiva Catarinense: Uma análise entre as capacidades mercadológicas, diferenciação de serviços e desempenho

28 Deosir Flávio Lobo de Castro Júnior
Universidade do Vale do Itajaí Programa de Pós-Graduação em Administração Introdução Fundamentação Teórica Metodologia ANÁLISE DE DADOS Kline (1998) e Reichelt (2007) Análise Descritiva Média Desvio Padrão Assimetria Curtose Estatística Erro Padrão Erro padrão Cam1 5,78 ,881 -,441 ,196 -,411 ,390 Cam2 5,84 ,874 -,406 -,190 Cam3 5,75 ,962 -,337 -,429 Cam4 ,928 -,368 -,725 Cam5 5,80 ,946 -,211 -,966 Média Desvio Padrão Assimetria Curtose Estatística Erro Padrão Erro padrão Cam1 5,78 ,881 -,441 ,196 -,411 ,390 Cam2 5,84 ,874 -,406 -,190 Cam3 5,75 ,962 -,337 -,429 Cam4 ,928 -,368 -,725 Cam5 5,80 ,946 -,211 -,966 Média Desvio Padrão Assimetria Curtose Estatística Erro Padrão Erro padrão Pes1 4,92 1,911 -1,067 ,196 ,028 ,390 Pes2 5,08 1,564 -1,240 1,370 Pes3 5,66 1,252 -1,531 3,564 Pes4 5,68 1,122 -1,408 4,119 Pes5 5,49 1,405 -1,384 2,318 Aluno: Deosir Flávio Lobo de Castro Júnior Defesa de Tese: Estratégias para a Hotelaria Executiva Catarinense: Uma análise entre as capacidades mercadológicas, diferenciação de serviços e desempenho

29 Universidade do Vale do Itajaí Programa de Pós-Graduação em Administração
Introdução Fundamentação Teórica Metodologia ANÁLISE DE DADOS Kline (1998) e Reichelt (2007) Análise Descritiva Média Desvio Padrão Assimetria Curtose Estatística Erro Padrão Erro padrão Pro1 5,71 1,185 -1,372 ,196 3,281 ,390 Pro2 5,75 1,072 -0,854 1,352 Pro3 5,68 1,116 -1,209 2,834 Pro4 5,69 1,132 -1,036 1,891 Pro5 5,73 1,147 -1,445 3,490 Pro6 5,70 1,153 -1,241 2,285 Pro7 5,88 ,996 -1,126 3,018 Pro8 5,87 ,985 -0,697 0,074 Média Desvio Padrão Assimetria Curtose Estatística Erro Padrão Erro padrão Pro1 5,71 1,185 -1,372 ,196 3,281 ,390 Pro2 5,75 1,072 -0,854 1,352 Pro3 5,68 1,116 -1,209 2,834 Pro4 5,69 1,132 -1,036 1,891 Pro5 5,73 1,147 -1,445 3,490 Pro6 5,70 1,153 -1,241 2,285 Pro7 5,88 ,996 -1,126 3,018 Pro8 5,87 ,985 -0,697 0,074 Média Desvio Padrão Assimetria Curtose Estatística Erro Padrão Erro padrão Amb1 5,84 ,954 -0,556 ,196 -0,345 ,390 Amb2 5,82 ,940 -0,507 -0,136 Amb3 5,63 1,312 -1,494 3,067 Amb4 4,32 2,178 -0,604 -1,214 Amb5 5,52 1,220 -1,647 4,147 Amb6 5,37 1,394 -1,461 2,454 Amb7 5,78 1,013 -0,479 -0,517

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Universidade do Vale do Itajaí Programa de Pós-Graduação em Administração Introdução Fundamentação Teórica Metodologia ANÁLISE DE DADOS Kline (1998) e Reichelt (2007) Análise Descritiva Média Desvio Padrão Assimetria Curtose Estatística Erro Padrão Erro padrão Des1 5,01 ,956 -,471 ,196 -,338 ,390 Des2 5,10 ,933 -,260 -,184 Des3 5,03 ,963 -,469 ,322 Des4 5,09 ,962 -,499 ,033 Des5 ,973 -,313 -,281 Des6 4,69 ,995 -,120 -,741 Aluno: Deosir Flávio Lobo de Castro Júnior Defesa de Tese: Estratégias para a Hotelaria Executiva Catarinense: Uma análise entre as capacidades mercadológicas, diferenciação de serviços e desempenho

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Universidade do Vale do Itajaí Programa de Pós-Graduação em Administração Introdução Fundamentação Teórica Metodologia ANÁLISE DE DADOS Análise Exploratória Análise Fatorial Exploratória: - Unidimensionalidade de cada Construto = Verificar se cada variável do construto se relaciona com um único fator. Nível de correlação entre as variáveis: - Comunalidades; MSA e Carga do Fator 1. Adequação dos dados: - KMO (Kaiser, Meyer e Olkin) e Teste de Esfericidade de Bartlett. Variância Mínima: - Variância Explicada Confiabilidade: - Alfa de Cronbach. Aluno: Deosir Flávio Lobo de Castro Júnior Defesa de Tese: Estratégias para a Hotelaria Executiva Catarinense: E Uma análise entre as capacidades mercadológicas, diferenciação de serviços e desempenho

32 Universidade do Vale do Itajaí Programa de Pós-Graduação em Administração
Introdução Fundamentação Teórica Metodologia ANÁLISE DE DADOS Componentes 1 Cam1 ,812 Cam2 ,815 Cam3 ,870 Cam4 ,834 Cam5 ,862 Componentes 1 Cam1 ,812 Cam2 ,815 Cam3 ,870 Cam4 ,834 Cam5 ,862 Carga no Fator 1 > 0,7 Componentes 1 Des1 ,786 Des2 ,830 Des3 ,868 Des4 ,849 Des5 ,829 Des6 ,576 Componentes 1 Des1 ,786 Des2 ,830 Des3 ,868 Des4 ,849 Des5 ,829 Des6 ,576 Componente1 Componentes 2 Amb1 ,792 -,342 Amb2 ,848 -,349 Amb3 ,804 ,121 Amb4 ,435 ,757 Amb5 ,680 ,272 Amb6 ,793 ,270 Amb7 ,739 -,350 Componente1 Componentes 2 Amb1 ,792 -,342 Amb2 ,848 -,349 Amb3 ,804 ,121 Amb4 ,435 ,757 Amb5 ,680 ,272 Amb6 ,793 ,270 Amb7 ,739 -,350 Componentes 1 Pes1 ,817 Pes2 ,887 Pes3 ,885 Pes4 Pes5 ,774 Componentes 1 Pes1 ,817 Pes2 ,887 Pes3 ,885 Pes4 Pes5 ,774 Componentes 1 Pro1 ,774 Pro2 ,822 Pro3 ,818 Pro4 ,901 Pro5 ,888 Pro6 ,864 Pro7 ,830 Pro8 ,741 Componentes 1 Pro1 ,774 Pro2 ,822 Pro3 ,818 Pro4 ,901 Pro5 ,888 Pro6 ,864 Pro7 ,830 Pro8 ,741 Componentes 1 Amb1 ,830 Amb2 ,892 Amb3 ,798 Amb6 ,759 Amb7 ,779 Componentes 1 Amb1 ,830 Amb2 ,892 Amb3 ,798 Amb6 ,759 Amb7 ,779 Componentes 1 Des1 0,813 Des2 0,849 Des3 0,873 Des4 0,836 Des5 0,830

33 Universidade do Vale do Itajaí Programa de Pós-Graduação em Administração
Introdução Fundamentação Teórica Metodologia ANÁLISE DE DADOS Carga no Fator 1 > 0,7 Componentes 1 Pes1 ,817 Pes2 ,887 Pes3 ,885 Pes4 Pes5 ,774 Componentes 1 Cam1 ,812 Cam2 ,815 Cam3 ,870 Cam4 ,834 Cam5 ,862 Componentes 1 Pro1 ,774 Pro2 ,822 Pro3 ,818 Pro4 ,901 Pro5 ,888 Pro6 ,864 Pro7 ,830 Pro8 ,741 Componentes 1 Des1 0,813 Des2 0,849 Des3 0,873 Des4 0,836 Des5 0,830 Componentes 1 Amb1 ,830 Amb2 ,892 Amb3 ,798 Amb6 ,759 Amb7 ,779

34 VALORES MÍNIMOS ESPERADOS
Universidade do Vale do Itajaí Programa de Pós-Graduação em Administração Introdução Fundamentação Teórica Metodologia ANÁLISE DE DADOS Análise dos Dados: AFE MEDIDAS VALORES MÍNIMOS ESPERADOS Comunalidades 0,50 Carga fatorial (para n até 200) 0,70 Medida de adequação da amostra (MSA) KMO Teste de esfericidade de Bartlett p ≤ 0,05 Alfa de Cronbach Correlação inter-itens 0,30 Correlação item-total Fonte: Hair et al. (2009) Aluno: Deosir Flávio Lobo de Castro Júnior Defesa de Tese: Estratégias para a Hotelaria Executiva Catarinense: Uma análise entre as capacidades mercadológicas, diferenciação de serviços e desempenho

35 Deosir Flávio Lobo de Castro Júnior
Universidade do Vale do Itajaí Programa de Pós-Graduação em Administração Introdução Fundamentação Teórica Metodologia ANÁLISE DE DADOS Construto: Capacidades Mercadológicas Análise dos Dados: AFE Cam1 Cam 2 Cam 3 Cam 4 Cam 5 Comunalidades ,660 ,664 ,757 ,696 ,744 Carga fatorial ,812 ,815 ,870 ,834 ,862 Cam1 Cam 2 Cam 3 Cam 4 Cam 5 Comunalidades ,660 ,664 ,757 ,696 ,744 Carga fatorial ,812 ,815 ,870 ,834 ,862 Cam1 Cam 2 Cam 3 Cam 4 Cam 5 Anti-imagem Covariância ,493 -,125 -,113 -,078 -,033 Cam2 -,073 -,108 -,051 Cam3 ,363 -,049 -,165 Cam4 ,452 -,129 Cam5 ,369 Correlação ,897a -,254 -,266 -,166 -,077 ,902a -,172 -,229 -,120 ,846a -,121 -,449 ,889a -,316 ,841a Aluno: Deosir Flávio Lobo de Castro Júnior Defesa de Tese: Estratégias para a Hotelaria Executiva Catarinense: Uma análise entre as capacidades mercadológicas, diferenciação de serviços e desempenho

36 Construto: Capacidades Mercadológicas
Universidade do Vale do Itajaí Programa de Pós-Graduação em Administração Introdução Fundamentação Teórica Metodologia ANÁLISE DE DADOS Construto: Capacidades Mercadológicas Análise dos Dados: AFE Medida de adequação da amostra Kaiser-Meyer-Olkin ,872 Teste de esfericidade de Bartlet Qui-quadrado aproximado 422,606 GL 10 Sig. ,000 Medida de adequação da amostra Kaiser-Meyer-Olkin ,872 Teste de esfericidade de Bartlet Qui-quadrado aproximado 422,606 GL 10 Sig. ,000 Alfa de Cronbach Alfa de Cronbach baseado em itens padronizados No. de itens ,895 5 Alfa de Cronbach Alfa de Cronbach baseado em itens padronizados No. de itens ,895 5 Cam1 Cam2 Cam3 Cam4 Cam5 1,000 ,605 ,643 ,584 ,588 ,618 ,609 ,599 ,632 ,741 ,675 Aluno: Deosir Flávio Lobo de Castro Júnior Defesa de Tese: Estratégias para a Hotelaria Executiva Catarinense: Uma análise entre as capacidades mercadológicas, diferenciação de serviços e desempenho

37 Construto: Capacidades Mercadológicas
Universidade do Vale do Itajaí Programa de Pós-Graduação em Administração Introdução Fundamentação Teórica Metodologia ANÁLISE DE DADOS Construto: Capacidades Mercadológicas Análise dos Dados: AFE Médio da escala, se item excluído Escala Variância se item excluído Correção Correlação item-total Correlação múltipla quadrado Alfa de Cronbach se item excluído Cam1 23,24 10,128 ,706 ,507 ,880 Cam2 23,18 10,146 ,709 ,879 Cam3 23,27 9,329 ,784 ,637 ,862 Cam4 9,743 ,735 ,548 ,873 Cam5 23,22 9,460 ,774 ,631 ,865 Médio da escala, se item excluído Escala Variância se item excluído Correção Correlação item-total Correlação múltipla quadrado Alfa de Cronbach se item excluído Cam1 23,24 10,128 ,706 ,507 ,880 Cam2 23,18 10,146 ,709 ,879 Cam3 23,27 9,329 ,784 ,637 ,862 Cam4 9,743 ,735 ,548 ,873 Cam5 23,22 9,460 ,774 ,631 ,865 Componente Autovalores iniciais Somas de extração Cargas quadrado Total % de Variância 1 3,521 70,414 2 ,460 9,193 79,606 3 ,411 8,213 87,819 4 ,365 7,298 95,117 5 ,244 4,883 100,000 Aluno: Deosir Flávio Lobo de Castro Júnior Defesa de Tese: Estratégias para a Hotelaria Executiva Catarinense: Uma análise entre as capacidades mercadológicas, diferenciação de serviços e desempenho

38 Construto: Diferenciação de Serviços
Universidade do Vale do Itajaí Programa de Pós-Graduação em Administração Introdução Fundamentação Teórica Metodologia ANÁLISE DE DADOS Construto: Diferenciação de Serviços Análise dos Dados: AFE Dimensão: Pessoas Pes1 Pes2 Pes3 Pes4 Pes5 Comunalidades ,680 ,809 ,862 ,747 ,553 Carga fatorial (para n até 200) ,825 ,900 ,929 ,864 ,744 Pes1 Pes2 Pes3 Pes4 Pes5 Comunalidades ,680 ,809 ,862 ,747 ,553 Carga fatorial (para n até 200) ,825 ,900 ,929 ,864 ,744 Pes1 Pes2 Pes3 Pes4 Pes5 Anti-imagem Covariância ,352 -,177 -,006 -,014 ,012 ,240 -,066 ,022 -,073 ,146 -,136 -,061 ,214 ,001 ,582 Correlação Anti-imagem ,813a -,610 -,028 -,052 ,027 ,788a -,353 ,097 -,196 ,742a -,771 -,207 ,752a ,004 ,939a Aluno: Deosir Flávio Lobo de Castro Júnior Defesa de Tese: Estratégias para a Hotelaria Executiva Catarinense: Uma análise entre as capacidades mercadológicas, diferenciação de serviços e desempenho

39 Construto: Diferenciação de Serviços
Universidade do Vale do Itajaí Programa de Pós-Graduação em Administração Introdução Fundamentação Teórica Metodologia ANÁLISE DE DADOS Construto: Diferenciação de Serviços Análise dos Dados: AFE Dimensão: Pessoas Medida de adequação da amostra Kaiser-Meyer-Olkin ,791 Teste de esfericidade de Bartlet Qui-quadrado aproximado 187,248 GL 10 Sig. ,000 Medida de adequação da amostra Kaiser-Meyer-Olkin ,791 Teste de esfericidade de Bartlet Qui-quadrado aproximado 187,248 GL 10 Sig. ,000 Alfa de Cronbach Alfa de Cronbach baseado em itens padronizados No. de itens ,903 ,906 5 Alfa de Cronbach Alfa de Cronbach baseado em itens padronizados No. de itens ,903 ,906 5 Pes1 Pes2 Pes3 Pes4 Pes5 1,000 ,759 ,588 ,550 ,521 ,714 ,582 ,639 ,779 ,604 ,505 Aluno: Deosir Flávio Lobo de Castro Júnior Defesa de Tese: Estratégias para a Hotelaria Executiva Catarinense: Uma análise entre as capacidades mercadológicas, diferenciação de serviços e desempenho

40 Construto: Diferenciação de Serviços
Universidade do Vale do Itajaí Programa de Pós-Graduação em Administração Introdução Fundamentação Teórica Metodologia ANÁLISE DE DADOS Construto: Diferenciação de Serviços Análise dos Dados: AFE Dimensão: Pessoas Médio da escala, se item excluído Escala Variância se item excluído Correção Correlação item-total Correlação múltipla ao quadrado Alfa de Cronbach se item excluído Pes1 21,20 27,469 ,732 ,648 ,893 Pes2 21,24 27,492 ,843 ,760 ,863 Pes3 20,68 28,100 ,854 ,859 Pes4 20,52 31,398 ,770 ,786 ,882 Pes5 33,479 ,624 ,418 ,908 Médio da escala, se item excluído Escala Variância se item excluído Correção Correlação item-total Correlação múltipla ao quadrado Alfa de Cronbach se item excluído Pes1 21,20 27,469 ,732 ,648 ,893 Pes2 21,24 27,492 ,843 ,760 ,863 Pes3 20,68 28,100 ,854 ,859 Pes4 20,52 31,398 ,770 ,786 ,882 Pes5 33,479 ,624 ,418 ,908 Componente Autovalores iniciais Somas de extração Cargas quadrado Total % de Variância 1 3,652 73,034 2 ,565 11,302 84,336 3 ,507 10,133 94,470 4 ,184 3,673 98,143 5 ,093 1,857 100,000 Aluno: Deosir Flávio Lobo de Castro Júnior Defesa de Tese: Estratégias para a Hotelaria Executiva Catarinense: Uma análise entre as capacidades mercadológicas, diferenciação de serviços e desempenho

41 Construto: Diferenciação de Serviços
Universidade do Vale do Itajaí Programa de Pós-Graduação em Administração Introdução Fundamentação Teórica Metodologia ANÁLISE DE DADOS Construto: Diferenciação de Serviços Análise dos Dados: AFE Dimensão: Processos Matriz de Correlação (PROCESSOS) Pro1 Pro2 Pro3 Pro4 Pro5 Pro6 Pro7 Pro8 Correlação 1,000 ,576 ,209 ,567 ,452 ,376 ,369 ,329 ,595 ,739 ,609 ,503 ,591 ,508 ,653 ,529 ,464 ,607 ,750 ,839 ,734 ,773 ,741 ,870 ,642 ,654 ,536 ,615 ,756 Sig. ,000 ,073 ,004 ,010 Aluno: Deosir Flávio Lobo de Castro Júnior Defesa de Tese: Estratégias para a Hotelaria Executiva Catarinense: Uma análise entre as capacidades mercadológicas, diferenciação de serviços e desempenho

42 Deosir Flávio Lobo de Castro Júnior
Universidade do Vale do Itajaí Programa de Pós-Graduação em Administração Introdução Fundamentação Teórica Metodologia ANÁLISE DE DADOS Construto: Diferenciação de Serviços Análise dos Dados: AFE Dimensão: Processos Matriz de Correlação (Processos) Pro2 Pro3 Pro4 Pro5 Pro6 Pro7 Pro8 Correlação 1,000 ,595 ,739 ,609 ,503 ,591 ,508 ,653 ,529 ,464 ,607 ,750 ,839 ,734 ,773 ,741 ,870 ,642 ,654 ,536 ,615 ,756 Sig. ,000 Aluno: Deosir Flávio Lobo de Castro Júnior Defesa de Tese: Estratégias para a Hotelaria Executiva Catarinense: Uma análise entre as capacidades mercadológicas, diferenciação de serviços e desempenho

43 Anti-imagem Covariância
Universidade do Vale do Itajaí Programa de Pós-Graduação em Administração Introdução Fundamentação Teórica Metodologia ANÁLISE DE DADOS Construto: Diferenciação de Serviços Análise dos Dados: AFE Dimensão: Processos Pro2 Pro3 Pro4 Pro5 Pro6 Pro7 Pro8 Comunalidades ,664 ,690 ,805 ,770 ,750 ,720 ,582 Carga fatorial (para n até 200) ,815 ,831 ,897 ,877 ,866 ,848 ,763 Pro2 Pro3 Pro4 Pro5 Pro6 Pro7 Pro8 Comunalidades ,664 ,690 ,805 ,770 ,750 ,720 ,582 Carga fatorial (para n até 200) ,815 ,831 ,897 ,877 ,866 ,848 ,763 Pro2 Pro3 Pro4 Pro5 Pro6 Pro7 Pro8 Anti-imagem Covariância ,401 -,120 -,102 -,010 ,013 -,034 ,079 ,368 -,016 ,008 ,020 ,022 -,163 ,153 -,062 -,071 -,030 ,155 -,129 -,012 ,004 ,232 ,041 -,044 ,315 -,116 ,245 Correlação Anti-imagem ,862a -,312 -,410 -,042 ,043 -,097 ,251 ,845a -,066 ,035 ,067 ,065 -,541 ,878a -,406 -,052 -,323 -,153 ,823a -,679 -,054 ,821a ,152 -,186 ,890a -,417 ,824a

44 Construto: Diferenciação de Serviços
Universidade do Vale do Itajaí Programa de Pós-Graduação em Administração Introdução Fundamentação Teórica Metodologia ANÁLISE DE DADOS Construto: Diferenciação de Serviços Análise dos Dados: AFE Dimensão: Processos Medida de adequação da amostra Kaiser-Meyer-Olkin ,900 Teste de esfericidade de Bartlet Qui-quadrado aproximado 827,584 GL 21 Sig. ,000 Medida de adequação da amostra Kaiser-Meyer-Olkin ,900 Teste de esfericidade de Bartlet Qui-quadrado aproximado 827,584 GL 21 Sig. ,000 Alfa de Cronbach Alpha de Cronbach baseado em itens padronizados No. de itens ,926 ,929 7 Alfa de Cronbach Alpha de Cronbach baseado em itens padronizados No. de itens ,926 ,929 7 Pro2 Pro3 Pro4 Pro5 Pro6 Pro7 Pro8 1,000 ,725 ,711 ,673 ,578 ,637 ,486 ,706 ,667 ,630 ,633 ,542 ,765 ,748 ,730 ,612 ,824 ,639 ,586 ,684 ,626 ,688 Aluno: Deosir Flávio Lobo de Castro Júnior Defesa de Tese: Estratégias para a Hotelaria Executiva Catarinense: Uma análise entre as capacidades mercadológicas, diferenciação de serviços e desempenho

45 Construto: Diferenciação de Serviços
Universidade do Vale do Itajaí Programa de Pós-Graduação em Administração Introdução Fundamentação Teórica Metodologia ANÁLISE DE DADOS Construto: Diferenciação de Serviços Análise dos Dados: AFE Dimensão: Processos Médio da escala, se item excluído Escala Variância se item excluído Correção Correlação item-total Correlação múltipla ao quadrado Alfa de Cronbach se item excluído Pro2 34,36 31,256 ,693 ,599 ,922 Pro3 34,54 29,519 ,700 ,632 ,924 Pro4 34,34 29,698 ,904 ,847 ,903 Pro5 34,32 30,344 ,822 ,845 ,910 Pro6 30,800 ,723 ,768 ,920 Pro7 34,26 30,319 ,769 ,685 ,915 Pro8 34,20 31,061 ,804 ,755 ,912 Médio da escala, se item excluído Escala Variância se item excluído Correção Correlação item-total Correlação múltipla ao quadrado Alfa de Cronbach se item excluído Pro2 34,36 31,256 ,693 ,599 ,922 Pro3 34,54 29,519 ,700 ,632 ,924 Pro4 34,34 29,698 ,904 ,847 ,903 Pro5 34,32 30,344 ,822 ,845 ,910 Pro6 30,800 ,723 ,768 ,920 Pro7 34,26 30,319 ,769 ,685 ,915 Pro8 34,20 31,061 ,804 ,755 ,912 Componente Autovalores iniciais Somas de extração Cargas quadrado Total % Variância % Variância 1 4,980 71,142 2 ,603 8,612 79,754 3 ,472 6,749 86,503 4 ,311 4,445 90,948 5 ,265 3,782 94,730 6 ,218 3,107 97,837 7 ,151 2,163 100,000

46 Deosir Flávio Lobo de Castro Júnior
Universidade do Vale do Itajaí Programa de Pós-Graduação em Administração Introdução Fundamentação Teórica Metodologia ANÁLISE DE DADOS Construto: Diferenciação de Serviços Análise dos Dados: AFE Dimensão: Ambiente Matriz de Correlação – DS – Dimensão Ambiente Amb1 Amb2 Amb3 Amb4 Amb5 Amb6 Amb7 Correlação 1,000 ,860 ,522 -,105 ,454 ,606 ,651 ,609 -,095 ,531 ,628 ,611 ,194 ,516 ,543 ,437 ,159 -,021 -,082 ,425 ,483 ,401 Sig. ,000 ,234 ,257 ,089 ,001 ,136 ,443 ,286 ,002 Aluno: Deosir Flávio Lobo de Castro Júnior Defesa de Tese: Estratégias para a Hotelaria Executiva Catarinense: Uma análise entre as capacidades mercadológicas, diferenciação de serviços e desempenho

47 Deosir Flávio Lobo de Castro Júnior
Universidade do Vale do Itajaí Programa de Pós-Graduação em Administração Introdução Fundamentação Teórica Metodologia ANÁLISE DE DADOS Construto: Diferenciação de Serviços Análise dos Dados: AFE Dimensão: Ambiente Amb1 Amb2 Amb3 Amb5 Amb6 Amb7 Comunalidades ,766 ,818 ,573 ,491 ,565 Carga fatorial (para n até 200) ,875 ,905 ,757 ,701 ,752 Amb1 Amb2 Amb3 Amb5 Amb6 Amb7 Comunalidades ,766 ,818 ,573 ,491 ,565 Carga fatorial (para n até 200) ,875 ,905 ,757 ,701 ,752 Amb1 Amb2 Amb3 Amb6 Amb7 Correlação 1,000 ,762 ,526 ,499 ,557 ,597 ,537 ,693 ,650 ,484 ,434 Aluno: Deosir Flávio Lobo de Castro Júnior Defesa de Tese: Estratégias para a Hotelaria Executiva Catarinense: Uma análise entre as capacidades mercadológicas, diferenciação de serviços e desempenho

48 Deosir Flávio Lobo de Castro Júnior
Universidade do Vale do Itajaí Programa de Pós-Graduação em Administração Introdução Fundamentação Teórica Metodologia ANÁLISE DE DADOS Construto: Diferenciação de Serviços Análise dos Dados: AFE Dimensão: Ambiente Amb1 Amb2 Amb3 Amb6 Amb7 Comunalidades ,688 ,796 ,637 ,576 ,607 Carga fatorial (para n até 200) ,830 ,892 ,798 ,759 ,779 Amb1 Amb2 Amb3 Amb6 Amb7 Comunalidades ,688 ,796 ,637 ,576 ,607 Carga fatorial (para n até 200) ,830 ,892 ,798 ,759 ,779 Amb1 Amb2 Amb3 Amb6 Amb7 Anti-imagem Covariância ,406 -,189 -,028 -,052 -,020 ,291 -,073 -,033 -,170 ,485 -,240 -,040 ,535 -,023 ,511 Correlação ,815a -,550 -,062 -,111 -,043 ,759a -,195 -,084 -,441 ,827a -,470 -,079 ,826a -,044 ,856a Aluno: Deosir Flávio Lobo de Castro Júnior Defesa de Tese: Estratégias para a Hotelaria Executiva Catarinense: Uma análise entre as capacidades mercadológicas, diferenciação de serviços e desempenho

49 Construto: Diferenciação de Serviços
Universidade do Vale do Itajaí Programa de Pós-Graduação em Administração Introdução Fundamentação Teórica Metodologia ANÁLISE DE DADOS Construto: Diferenciação de Serviços Análise dos Dados: AFE Dimensão: Ambiente Medida de adequação da amostra Kaiser-Meyer-Olkin ,811 Teste de esfericidade de Bartlet Qui-quadrado aproximado 392,266 GL 10 Sig. ,000 Medida de adequação da amostra Kaiser-Meyer-Olkin ,811 Teste de esfericidade de Bartlet Qui-quadrado aproximado 392,266 GL 10 Sig. ,000 Alfa de Cronbach Alfa de Cronbach baseado em itens padronizados No. de itens ,858 ,871 5 Alfa de Cronbach Alfa de Cronbach baseado em itens padronizados No. de itens ,858 ,871 5 Amb1 Amb2 Amb3 Amb6 Amb7 1,000 ,762 ,526 ,499 ,557 ,597 ,537 ,693 ,650 ,484 ,434 Aluno: Deosir Flávio Lobo de Castro Júnior Defesa de Tese: Estratégias para a Hotelaria Executiva Catarinense: Uma análise entre as capacidades mercadológicas, diferenciação de serviços e desempenho

50 Construto: Diferenciação de Serviços
Universidade do Vale do Itajaí Programa de Pós-Graduação em Administração Introdução Fundamentação Teórica Metodologia ANÁLISE DE DADOS Construto: Diferenciação de Serviços Análise dos Dados: AFE Dimensão: Ambiente Médio da escala, se item excluído Escala Variância se item excluído Correção Correlação item-total Correlação múltipla ao quadrado Alfa de Cronbach se item excluído Amb1 22,60 14,662 ,696 ,594 ,826 Amb2 22,62 14,211 ,785 ,709 ,808 Amb3 22,82 12,479 ,515 ,825 Amb6 23,08 12,375 ,646 ,465 ,844 Amb7 22,66 14,726 ,631 ,489 ,839 Médio da escala, se item excluído Escala Variância se item excluído Correção Correlação item-total Correlação múltipla ao quadrado Alfa de Cronbach se item excluído Amb1 22,60 14,662 ,696 ,594 ,826 Amb2 22,62 14,211 ,785 ,709 ,808 Amb3 22,82 12,479 ,515 ,825 Amb6 23,08 12,375 ,646 ,465 ,844 Amb7 22,66 14,726 ,631 ,489 ,839 Componente Autovalores iniciais Somas de extração Cargas quadrado Total % Variância % de Variância 1 3,305 66,091 2 ,701 14,023 80,115 3 ,445 8,890 89,005 4 ,347 6,932 95,937 5 ,203 4,063 100,000 Aluno: Deosir Flávio Lobo de Castro Júnior Defesa de Tese: Estratégias para a Hotelaria Executiva Catarinense: Uma análise entre as capacidades mercadológicas, diferenciação de serviços e desempenho

51 Deosir Flávio Lobo de Castro Júnior
Universidade do Vale do Itajaí Programa de Pós-Graduação em Administração Introdução Fundamentação Teórica Metodologia ANÁLISE DE DADOS Análise dos Dados: AFE Construto: Desempenho Des1 Des2 Des3 Des4 Des5 Comunalidades ,662 ,721 ,763 ,699 ,688 Carga fatorial (para n até 200) ,813 ,849 ,873 ,836 ,830 Des1 Des2 Des3 Des4 Des5 Comunalidades ,662 ,721 ,763 ,699 ,688 Carga fatorial (para n até 200) ,813 ,849 ,873 ,836 ,830 Des1 Des2 Des3 Des4 Des5 Anti-imagem Covariância ,467 -,169 -,103 -,033 -,029 ,414 -,080 -,042 -,101 ,371 -,145 -,085 ,428 -,136 ,455 Correlação ,872a -,383 -,247 -,074 -,063 ,867a -,205 -,100 -,233 ,864a -,364 -,206 -,309 ,888a Aluno: Deosir Flávio Lobo de Castro Júnior Defesa de Tese: Estratégias para a Hotelaria Executiva Catarinense: Uma análise entre as capacidades mercadológicas, diferenciação de serviços e desempenho

52 Construto: Desempenho
Universidade do Vale do Itajaí Programa de Pós-Graduação em Administração Introdução Fundamentação Teórica Metodologia ANÁLISE DE DADOS Construto: Desempenho Análise dos Dados: AFE Medida de adequação da amostra Kaiser-Meyer-Olkin ,871 Teste de Bartlet Qui-quadrado aproximado 427,789 GL 10 Sig. 0,000 Medida de adequação da amostra Kaiser-Meyer-Olkin ,871 Teste de Bartlet Qui-quadrado aproximado 427,789 GL 10 Sig. 0,000 Alfa de Cronbach Alfa de Cronbach baseado em itens padronizados No. de itens ,896 5 Alfa de Cronbach Alfa de Cronbach baseado em itens padronizados No. de itens ,896 5 Des1 Des2 Des3 Des4 Des5 1,000 ,678 ,643 ,557 ,551 ,663 ,598 ,627 ,700 ,652 ,658 Aluno: Deosir Flávio Lobo de Castro Júnior Defesa de Tese: Estratégias para a Hotelaria Executiva Catarinense: Uma análise entre as capacidades mercadológicas, diferenciação de serviços e desempenho

53 Construto: Desempenho
Universidade do Vale do Itajaí Programa de Pós-Graduação em Administração Introdução Fundamentação Teórica Metodologia ANÁLISE DE DADOS Construto: Desempenho Análise dos Dados: AFE Médio da escala, se item excluído Escala Variância se item excluído Correção Correlação item-total Correlação múltipla ao quadrado Alfa de Cronbach se item excluído Des1 20,25 10,823 ,706 ,533 ,881 Des2 20,16 10,699 ,756 ,586 ,871 Des3 20,23 10,362 ,790 ,629 ,863 Des4 20,17 10,629 ,737 ,572 ,874 Des5 20,24 10,615 ,729 ,545 ,876 Médio da escala, se item excluído Escala Variância se item excluído Correção Correlação item-total Correlação múltipla ao quadrado Alfa de Cronbach se item excluído Des1 20,25 10,823 ,706 ,533 ,881 Des2 20,16 10,699 ,756 ,586 ,871 Des3 20,23 10,362 ,790 ,629 ,863 Des4 20,17 10,629 ,737 ,572 ,874 Des5 20,24 10,615 ,729 ,545 ,876 Componente Autovalores iniciais Somas de extração Cargas quadrado Total % de Variância 1 3,533 70,654 2 ,513 10,262 80,916 3 ,369 7,378 88,294 4 ,304 6,075 94,369 5 ,282 5,631 100,000 Aluno: Deosir Flávio Lobo de Castro Júnior Defesa de Tese: Estratégias para a Hotelaria Executiva Catarinense: Uma análise entre as capacidades mercadológicas, diferenciação de serviços e desempenho

54 Universidade do Vale do Itajaí Programa de Pós-Graduação em Administração
Introdução Fundamentação Teórica ANÁLISE DE DADOS Apêndices Análise dos Dados Verificada a Unidimensionalidade de cada Construto, e comprovado que cada variável do construto se relaciona com um único fator. Análise Fatorial Exploratória Validação de cada dimensão dos construtos Análise Fatorial Confirmatória Índices de Ajustes Qui²; Qui²/GL; RMSEA , CFI, NFI e TLI Aluno: Deosir Flávio Lobo de Castro Júnior Defesa de Tese: Estratégias para a Hotelaria Executiva Catarinense: Uma análise entre as capacidades mercadológicas, diferenciação de serviços e desempenho

55 Capacidades Mercadológicas Capacidades Mercadológicas
Universidade do Vale do Itajaí Programa de Pós-Graduação em Administração Introdução Fundamentação Teórica Metodologia ANÁLISE DE DADOS Construto: Capacidades Mercadológicas Análise dos Dados: AFC Construto Variável Fator Capacidades Mercadológicas Cam1 Conhecimento das características do consumidor. Cam2 Conhecimento sobre os principais concorrentes. Cam3 Habilidade de segmentar e atingir mercados. Cam4 Habilidades de estabelecimento de preços. Cam5 Capacidade de percepção dos mercados. Construto Variável Fator Capacidades Mercadológicas Cam1 Conhecimento das características do consumidor. Cam2 Conhecimento sobre os principais concorrentes. Cam3 Habilidade de segmentar e atingir mercados. Cam4 Habilidades de estabelecimento de preços. Cam5 Capacidade de percepção dos mercados. Índice Valores Final Valores Esperados 8,761 (GL=5) X² / GL 1,752 < 3,000 P 0,119 > 0,050 RMSEA 0,070 < 0,100 CFI 0,991 > 0,900 TLI 0,982 NFI 0,980 Aluno: Deosir Flávio Lobo de Castro Júnior Defesa de Tese: Estratégias para a Hotelaria Executiva Catarinense: Uma análise entre as capacidades mercadológicas, diferenciação de serviços e desempenho

56 Deosir Flávio Lobo de Castro Júnior
Universidade do Vale do Itajaí Programa de Pós-Graduação em Administração Introdução Fundamentação Teórica Metodologia ANÁLISE DE DADOS Construto: Capacidades Mercadológicas Análise dos Dados: AFC CAM1 CAM2 CAM3 CAM4 CAM5 Coeficiente 0,746 0,850 0,781 0,841 P 0,000 Aluno: Deosir Flávio Lobo de Castro Júnior Defesa de Tese: Estratégias para a Hotelaria Executiva Catarinense: Uma análise entre as capacidades mercadológicas, diferenciação de serviços e desempenho

57 Construto: D. S. - Dimensão Pessoas
Universidade do Vale do Itajaí Programa de Pós-Graduação em Administração Introdução Fundamentação Teórica Metodologia ANÁLISE DE DADOS Construto: D. S. - Dimensão Pessoas Análise dos Dados: AFC Construto Dimensão Variável Fator Diferenciação de Serviços Pessoas Pes1 Treinamento da equipe operacional em Alimentos e Bebidas. Pes2 Treinamento da equipe operacional de Governança. Pes3 Treinamento da equipe operacional de Recepção. Pes4 Treinamento da equipe Administrativa. Pes5 Capacitação, formal ou informal, da equipe da Recepção em línguas estrangeiras (Espanhol, Inglês, Italiano, Alemão). Construto Dimensão Variável Fator Diferenciação de Serviços Pessoas Pes1 Treinamento da equipe operacional em Alimentos e Bebidas. Pes2 Treinamento da equipe operacional de Governança. Pes3 Treinamento da equipe operacional de Recepção. Pes4 Treinamento da equipe Administrativa. Pes5 Capacitação, formal ou informal, da equipe da Recepção em línguas estrangeiras (Espanhol, Inglês, Italiano, Alemão). Índice Valores Modelo Final Valores Esperados 4,243 (GL=2) X² / GL 2,121 < 3,000 P 0,120 > 0,050 RMSEA 0,086 < 0,100 CFI 0,995 > 0,900 TLI 0,976 NFI 0,991

58 Deosir Flávio Lobo de Castro Júnior
Universidade do Vale do Itajaí Programa de Pós-Graduação em Administração Introdução Fundamentação Teórica Metodologia ANÁLISE DE DADOS Construto: D. S. - Dimensão Pessoas Análise dos Dados: AFC PES1 PES2 PES3 PES4 PES5 Coeficiente 0,815 0,918 0,790 0,680 0,697 P 0,000 Aluno: Deosir Flávio Lobo de Castro Júnior Defesa de Tese: Estratégias para a Hotelaria Executiva Catarinense: Uma análise entre as capacidades mercadológicas, diferenciação de serviços e desempenho

59 Construto: D. S. - Dimensão Processos
Universidade do Vale do Itajaí Programa de Pós-Graduação em Administração Introdução Fundamentação Teórica Metodologia ANÁLISE DE DADOS Construto: D. S. - Dimensão Processos Análise dos Dados: AFC Construto Dimensão Variável Item Diferenciação De Serviços Processo Pro2 Procedimento Operacional Padrão (POP) para rapidez na higienização da Unidade Habitacional Pro3 Procedimento Operacional Padrão (POP) focada na eficiência de custos na Governança Pro4 Procedimento Operacional Padrão (POP) focado na flexibilidade e ajuste rápido as exigências do mercado Pro5 Procedimento Operacional Padrão (POP) para recrutamento e seleção de colaboradores Pro6 Procedimento Operacional Padrão (POP) para Manutenção responsável por obter o máximo do equipamento Pro7 Procedimento Operacional Padrão (POP) baseado na qualidade pela satisfação do seu cliente Pro8 Procedimento de comercialização: (Site, Portal de internet e Operadoras de Turismo on-line)

60 Deosir Flávio Lobo de Castro Júnior
Universidade do Vale do Itajaí Programa de Pós-Graduação em Administração Introdução Fundamentação Teórica Metodologia ANÁLISE DE DADOS Construto: D. S. - Dimensão Processos Análise dos Dados: AFC Índice Valores Modelo Final Valores Esperados 16,344 (GL=10) X² / GL 1,634 < 3,000 P 0,090 > 0,050 RMSEA 0,065 < 0,100 CFI 0,992 > 0,900 TLI 0,984 NFI 0,981 Índice Valores Modelo Final Valores Esperados 16,344 (GL=10) X² / GL 1,634 < 3,000 P 0,090 > 0,050 RMSEA 0,065 < 0,100 CFI 0,992 > 0,900 TLI 0,984 NFI 0,981 PRO2 PRO3 PRO4 PRO5 PRO6 PRO7 PRO8 Coeficiente 0,776 0,775 0,890 0,855 0,833 0,834 0,718 P 0,000 Aluno: Deosir Flávio Lobo de Castro Júnior Defesa de Tese: Estratégias para a Hotelaria Executiva Catarinense: Uma análise entre as capacidades mercadológicas, diferenciação de serviços e desempenho

61 Deosir Flávio Lobo de Castro Júnior
Universidade do Vale do Itajaí Programa de Pós-Graduação em Administração Introdução Fundamentação Teórica Metodologia ANÁLISE DE DADOS Construto: D. S. - Dimensão Processos Análise dos Dados: AFC Aluno: Deosir Flávio Lobo de Castro Júnior Defesa de Tese: Estratégias para a Hotelaria Executiva Catarinense: Uma análise entre as capacidades mercadológicas, diferenciação de serviços e desempenho

62 Construto: D. S. - Dimensão Ambiente
Universidade do Vale do Itajaí Programa de Pós-Graduação em Administração Introdução Fundamentação Teórica Metodologia ANÁLISE DE DADOS Construto: D. S. - Dimensão Ambiente Análise dos Dados: AFC Construto Dimensão Variável Fator Diferenciação de Serviços Ambiente Amb1 Manutenção do Ambiente da Estrutura Física: (Parede, Elétrica, Hidráulica, Carpete, Louça, Pintura, etc) Amb2 Manutenção no Ambiente da Unidade Habitacional: (Colchão, Enxoval, TV, Refrigeração e Wi-Fi) Amb3 Oferta do Espaço para Eventos: (Conforto, Cadeiras, Mesas e Estrutura Física) Amb6 Satisfação com a terceirizada pelos Alimentos e Bebidas Amb7 Disponibilidade de estacionamento do hóspede Construto Dimensão Variável Fator Diferenciação de Serviços Ambiente Amb1 Manutenção do Ambiente da Estrutura Física: (Parede, Elétrica, Hidráulica, Carpete, Louça, Pintura, etc) Amb2 Manutenção no Ambiente da Unidade Habitacional: (Colchão, Enxoval, TV, Refrigeração e Wi-Fi) Amb3 Oferta do Espaço para Eventos: (Conforto, Cadeiras, Mesas e Estrutura Física) Amb6 Satisfação com a terceirizada pelos Alimentos e Bebidas Amb7 Disponibilidade de estacionamento do hóspede Índice Valores Modelo Final Valores Esperados 1,322 (GL=3) X² / GL 0,441 < 3,000 P 0,724 > 0,050 RMSEA 0,000 < 0,100 CFI 1,000 > 0,900 TLI 1,014 NFI 0,997

63 Deosir Flávio Lobo de Castro Júnior
Universidade do Vale do Itajaí Programa de Pós-Graduação em Administração Introdução Fundamentação Teórica Metodologia ANÁLISE DE DADOS Construto: D. S. - Dimensão Ambiente Análise dos Dados: AFC AMB1 AMB2 AMB3 AMB6 AMB7 Coeficiente 0,801 0,950 0,636 0,604 0,724 P 0,000 Aluno: Deosir Flávio Lobo de Castro Júnior Defesa de Tese: Estratégias para a Hotelaria Executiva Catarinense: Uma análise entre as capacidades mercadológicas, diferenciação de serviços e desempenho

64 Coeficientes Padronizados
Universidade do Vale do Itajaí Programa de Pós-Graduação em Administração Introdução Fundamentação Teórica Metodologia ANÁLISE DE DADOS Coeficientes Padronizados Amb1 ,826 Pro2 ,777 Amb2 ,898 Pro3 ,773 Amb3 ,693 Pro4 ,891 Amb6 ,649 Pro5 ,858 Amb7 ,736 Pro6 ,838 Pes1 ,839 Pro7 Pes2 ,853 Pro8 ,723 Pes3 ,747 Pes4 ,669 Pes5 ,793

65 Deosir Flávio Lobo de Castro Júnior
Universidade do Vale do Itajaí Programa de Pós-Graduação em Administração Introdução Fundamentação Teórica Metodologia ANÁLISE DE DADOS Análise dos Dados: AFC Índice Valores Modelo Final Valores Esperados 173,061 (GL=79) X² / GL 2,196 < 3,000 P 0,000 > 0,050 RMSEA 0,089 < 0,100 CFI 0,944 > 0,900 TLI 0,925 NFI 0,903 Aluno: Deosir Flávio Lobo de Castro Júnior Defesa de Tese: Estratégias para a Hotelaria Executiva Catarinense: Uma análise entre as capacidades mercadológicas, diferenciação de serviços e desempenho

66 Deosir Flávio Lobo de Castro Júnior
Universidade do Vale do Itajaí Programa de Pós-Graduação em Administração Introdução Fundamentação Teórica Metodologia ANÁLISE DE DADOS Construto: Desempenho Análise dos Dados: AFC Construto Variável Fator Desempenho Des1 Vendas totais Des2 Taxa de Ocupação Des3 Margem de lucro sobre as vendas totais Des4 Vendas por unidade habitacional Des5 Diária média Construto Variável Fator Desempenho Des1 Vendas totais Des2 Taxa de Ocupação Des3 Margem de lucro sobre as vendas totais Des4 Vendas por unidade habitacional Des5 Diária média Índice Valores Modelo Final Valores Esperados 9,061 (GL=4) X² / GL 2,265 < 3,000 P 0,060 > 0,050 RMSEA 0,091 < 0,100 CFI 0,988 > 0,900 TLI 0,970 NFI 0,979 Aluno: Deosir Flávio Lobo de Castro Júnior Defesa de Tese: Estratégias para a Hotelaria Executiva Catarinense: Uma análise entre as capacidades mercadológicas, diferenciação de serviços e desempenho

67 Deosir Flávio Lobo de Castro Júnior
Universidade do Vale do Itajaí Programa de Pós-Graduação em Administração Introdução Fundamentação Teórica Metodologia ANÁLISE DE DADOS Construto: Desempenho Análise dos Dados: AFC Des1 Des2 Des3 Des4 Des5 Coeficiente 0,750 0,826 0,836 0,817 0,775 P 0,000 Aluno: Deosir Flávio Lobo de Castro Júnior Defesa de Tese: Estratégias para a Hotelaria Executiva Catarinense: Uma análise entre as capacidades mercadológicas, diferenciação de serviços e desempenho

68 Deosir Flávio Lobo de Castro Júnior
Universidade do Vale do Itajaí Programa de Pós-Graduação em Administração MODELO Ajuste do modelo Teste de hipóteses Aluno: Deosir Flávio Lobo de Castro Júnior Defesa de Tese: Estratégias para a Hotelaria Executiva Catarinense: Uma análise entre as capacidades mercadológicas, diferenciação de serviços e desempenho

69 Índices de ajuste do modelo geral
Universidade do Vale do Itajaí Programa de Pós-Graduação em Administração modelo AJUSTE DO MODELO Teste de hipóteses Índices de ajuste do modelo geral Índice Valores Modelo Final Valores Esperados 493,855 (GL=258) X² / GL 1,914 < 3,000 P 0,000 > 0,050 RMSEA 0,078 < 0,100 CFI 0,914 > 0,900 TLI 0,900 NFI 0,837

70 Estimativas de cargas padronizadas do modelo estrutural
Universidade do Vale do Itajaí Programa de Pós-Graduação em Administração Modelo AJUSTE DO MODELO Teste de hipóteses Estimativas de cargas padronizadas do modelo estrutural Predito Preditor Carga Padronizada C.R. P Processos_2d Capacidades_Mercadologicas ,645 8,097 *** Ambiente_3d ,558 6,791 Pessoas_1d ,596 7,032 Desempenho_vd ,253 2,958 ,003 -,023 -,255 ,799 ,269 3,021 ,362 2,889 ,004 Aluno: Deosir Flávio Lobo de Castro Júnior Defesa de Tese: Estratégias para a Hotelaria Executiva Catarinense: Uma análise entre as capacidades mercadológicas, diferenciação de serviços e desempenho

71 Resumo das relações hipotéticas testadas
Universidade do Vale do Itajaí Programa de Pós-Graduação em Administração Modelo Ajuste do modelo TESTE DE HIPÓTESES Resumo das relações hipotéticas testadas CAMINHO ESTRUTURAL DIRETO HIPÓTESE P COEFICIENTE PADRONIZADO RELAÇÃO SUPORTE DesempCap_Mercad H1 0,004 ,362 Positiva Suportada CAMINHO ESTRUTURAL DIRETO HIPÓTESE P COEFICIENTE PADRONIZADO RELAÇÃO SUPORTE DesempCap_Mercad H1 0,004 ,362 Positiva Suportada CAMINHO ESTRUTURAL DIRETO HIPÓTESE P COEFICIENTE PADRONIZADO RELAÇÃO SUPORTE Pessoas_1dCap_Mercad H2 0,000 ,596 Positiva Suportada Processos_2dCap_Mercad H3 ,645 Ambiente_3dCapac_Mercad H4 ,558 CAMINHO ESTRUTURAL DIRETO HIPÓTESE P COEFICIENTE PADRONIZADO RELAÇÃO SUPORTE Pessoas_1dCap_Mercad H2 0,000 ,596 Positiva Suportada Processos_2dCap_Mercad H3 ,645 Ambiente_3dCapac_Mercad H4 ,558 CAMINHO ESTRUTURAL DIRETO HIPÓTESE P COEFICIENTE PADRONIZADO RELAÇÃO SUPORTE Desemp_vdPessoas_1d H5 0,003 ,269 Positiva Suportada Desemp_vdProcessos_2d H6 0,799 -,023 Não Suportada Não Suportada Desemp_vdAmbiente_3d H7 ,253 CAMINHO ESTRUTURAL DIRETO HIPÓTESE P COEFICIENTE PADRONIZADO RELAÇÃO SUPORTE Desemp_vdPessoas_1d H5 0,003 ,269 Positiva Suportada Desemp_vdProcessos_2d H6 0,799 -,023 Não Suportada Não Suportada Desemp_vdAmbiente_3d H7 ,253 CAMINHO ESTRUTURAL INDIRETO HIPÓTESE P COEFICIENTE PADRONIZADO RELAÇÃO SUPORTE Desemp_vdPessoas_1d H8 1,000 0,000 Media Suportada Desemp_vdProcessos_2d H9 Desemp_vdAmbiente_3d H10

72 Resumo das relações hipotéticas testadas
Universidade do Vale do Itajaí Programa de Pós-Graduação em Administração Modelo Ajuste do modelo TESTE DE HIPÓTESES Resumo das relações hipotéticas testadas CAMINHO DIRETO HIPÓTESE P COEFICIENTE PADRONIZADO RELAÇÃO SUPORTE DesempCap_Mercad H1 0,004 ,362 Positiva Suportada Pessoas_1dCap_Mercad H2 0,000 ,596 Processos_2dCap_Mercad H3 ,645 Ambiente_3dCapac_Mercad H4 ,558 Desemp_vdPessoas_1d H5 0,003 ,269 Desemp_vdProcessos_2d H6 0,799 -,023 Não Suportada Não Suportada Desemp_vdAmbiente_3d H7 ,253 CAMINHO INDIRETO COEFICIENTE PADRONIZADO H8 1,000 Media H9 H10

73 Universidade do Vale do Itajaí Programa de Pós-Graduação em Administração
CONSIDERAÇÕES FINAIS Limitações Recomendações Com a intenção de atender ao objetivo geral proposto, alguns obstáculos tiveram que ser superados no decorrer desta pesquisa. Destacando-se, dentre os maiores entraves, a construção de um modelo estatístico que conseguisse abarcar a realidade teórica e empírica. Com a intenção de atender ao objetivo geral proposto, alguns obstáculos tiveram que ser superados no decorrer desta pesquisa. Destacando-se, dentre os maiores entraves, a construção de um modelo estatístico que conseguisse abarcar a realidade teórica e empírica. Foi identificado e aplicado um software com condições técnicas para o pleno desenvolvimento do modelo da tese apresentada. Foi identificado e aplicado um software com condições técnicas para o pleno desenvolvimento do modelo da tese apresentada. Foi desenvolvimento um instrumento de pesquisa eficaz na verificação da diferenciação de serviços em suas três dimensões. Foi desenvolvimento um instrumento de pesquisa eficaz na verificação da diferenciação de serviços em suas três dimensões. Verificou-se o relacionamento entre as capacidades mercadológicas e o desempenho. Foi utilizado o instrumento de pesquisa desenvolvido por DeSarbo et al. (2005) para as capacidades mercadológicas, contribuindo com um estudo empírico conforme a sugestão de Day (2011) e Morgan e Katsikeas (2012) . Verificou-se o relacionamento entre as capacidades mercadológicas e o desempenho. Foi utilizado o instrumento de pesquisa desenvolvido por DeSarbo et al. (2005) para as capacidades mercadológicas, contribuindo com um estudo empírico conforme a sugestão de Day (2011) e Morgan e Katsikeas (2012) . Para mensurar o desempenho, utilizou-se o instrumento desenvolvido por Carvalho (2011). Os resultados desta análise desses indicadores demonstrou que as capacidades mercadológicas, possui uma relação positiva ao desempenho conforme a teoria (DUTTA; NARASIMHAN; RAJIV, 1999; MORGAN, et al. 2003).

74 Universidade do Vale do Itajaí Programa de Pós-Graduação em Administração
CONSIDERAÇÕES FINAIS Limitações Recomendações Foram encontradas correlações positivas entre as capacidades mercadológicas e as três dimensões da diferenciação de serviços. Portanto, as capacidades mercadológicas da hotelaria executiva em Santa Catarina, encontram-se relacionadas positivamente com as dimensão de Pessoas, Processos e Ambiente, para a diferenciação de serviços (BOOMS; BITNER, 1981). Foram encontradas correlações positivas entre as capacidades mercadológicas e as três dimensões da diferenciação de serviços. Portanto, as capacidades mercadológicas da hotelaria executiva em Santa Catarina, encontram-se relacionadas positivamente com as dimensão de Pessoas, Processos e Ambiente, para a diferenciação de serviços (BOOMS; BITNER, 1981). A presente pesquisa confirmou a teoria de Booms e Bitner (1981) que a diferenciação se dá por meio das variáveis controláveis pela organização. Sendo portanto preditas pelas capacidades mercadológicas. A presente pesquisa confirmou a teoria de Booms e Bitner (1981) que a diferenciação se dá por meio das variáveis controláveis pela organização. Sendo portanto preditas pelas capacidades mercadológicas. As dimensões com a relação positiva ao desempenho com efeito direto, são: Pessoas e Ambiente. Desta maneira, pode-se afirmar que investimento nestas dimensões afetam positivamente o desempenho na hotelaria executiva, possibilitando a cobrança de um preço premium. As dimensões com a relação positiva ao desempenho com efeito direto, são: Pessoas e Ambiente. Desta maneira, pode-se afirmar que investimento nestas dimensões afetam positivamente o desempenho na hotelaria executiva, possibilitando a cobrança de um preço premium. Não obstante, não foi possível afirmar a relação direta da dimensão Processos, sobre o desempenho. Entende-se, pelo fato dos hotéis pesquisados, possuírem procedimentos muito similares, e seus cliente já possuírem a expectativa, não existe neste momento nenhuma diferenciação ou inovação, no que tange aos processos na hotelaria executiva.

75 Deosir Flávio Lobo de Castro Júnior
Universidade do Vale do Itajaí Programa de Pós-Graduação em Administração CONSIDERAÇÕES FINAIS Limitações Recomendações Segundo a recomendação de Vieira (2009) e pelo embasamento teórico, testou-se a diferenciação de serviços em suas três dimensões, na função mediadora da relação entre as capacidades mercadológicas e o desempenho. Contribuindo com a uma pesquisa empírica com a contribuição da mediação. Segundo a recomendação de Vieira (2009) e pelo embasamento teórico, testou-se a diferenciação de serviços em suas três dimensões, na função mediadora da relação entre as capacidades mercadológicas e o desempenho. Contribuindo com a uma pesquisa empírica com a contribuição da mediação. Ao se averiguar os efeitos mediadores da diferenciação de serviços sobre a relação das capacidades mercadológicas e o desempenho observou-se que existe mediação nas três dimensões da diferenciação de serviços: Pessoas, Processos e Ambiente. Ao se averiguar os efeitos mediadores da diferenciação de serviços sobre a relação das capacidades mercadológicas e o desempenho observou-se que existe mediação nas três dimensões da diferenciação de serviços: Pessoas, Processos e Ambiente. Sendo possível afirmar, pelos resultados conseguidos nesta pesquisa, que as capacidades mercadológicas são preditoras da diferenciação de serviços em suas três dimensões, e que tanto as capacidades mercadológicas quanto as dimensões da diferenciação de serviços são preditoras ao desempenho. Aluno: Deosir Flávio Lobo de Castro Júnior Defesa de Tese: Estratégias para a Hotelaria Executiva Catarinense: Uma análise entre as capacidades mercadológicas, diferenciação de serviços e desempenho

76 Deosir Flávio Lobo de Castro Júnior
Universidade do Vale do Itajaí Programa de Pós-Graduação em Administração CONSIDERAÇÕES FINAIS Limitações Recomendações Por fim, tem-se a convicção da resolução do problema de pesquisa, identificado no início deste trabalho, onde a resposta para a seguinte questão de pesquisa: se existe relação entre capacidades mercadológicas e diferenciação de serviços com o desempenho na hotelaria executiva em Santa Catarina? Aluno: Deosir Flávio Lobo de Castro Júnior Defesa de Tese: Estratégias para a Hotelaria Executiva Catarinense: Uma análise entre as capacidades mercadológicas, diferenciação de serviços e desempenho

77 Deosir Flávio Lobo de Castro Júnior
Universidade do Vale do Itajaí Programa de Pós-Graduação em Administração Considerações finais LIMITAÇÕES Recomendações Alguns foram os aspectos que limitaram o âmbito de análise desta pesquisa, gerando dúvidas durante o processo de investigação. Dentre estas condições, destaca-se o tamanho da amostra. Alguns foram os aspectos que limitaram o âmbito de análise desta pesquisa, gerando dúvidas durante o processo de investigação. Dentre estas condições, destaca-se o tamanho da amostra. Esta restrição da amostra refere-se a segmentação do objeto sobre a hotelaria executiva, o que poderia gerar resultados diferenciados se não existisse esta segmentação. Esta restrição da amostra refere-se a segmentação do objeto sobre a hotelaria executiva, o que poderia gerar resultados diferenciados se não existisse esta segmentação. Esta limitante, ainda impossibilitou que outras configurações de modelo de equações estruturais testando, por exemplo, a intervenção de outras variáveis externas, devido à fragilidade do poder de presunção estatística que, muito provavelmente, impossibilitaria o processamento pelo software, devido à insuficiência de casos em comparação a complexidade do modelo. Aluno: Deosir Flávio Lobo de Castro Júnior Defesa de Tese: Estratégias para a Hotelaria Executiva Catarinense: Uma análise entre as capacidades mercadológicas, diferenciação de serviços e desempenho

78 Deosir Flávio Lobo de Castro Júnior
Universidade do Vale do Itajaí Programa de Pós-Graduação em Administração Considerações finais LIMITAÇÕES Recomendações Ademais, a última limitante está ligada à falta de generalização da amostra. A presente pesquisa foi por conveniência, devido ao acesso as empresas serem todas localizadas no estado de Santa Catarina. Aluno: Deosir Flávio Lobo de Castro Júnior Defesa de Tese: Estratégias para a Hotelaria Executiva Catarinense: Uma análise entre as capacidades mercadológicas, diferenciação de serviços e desempenho

79 Deosir Flávio Lobo de Castro Júnior
Universidade do Vale do Itajaí Programa de Pós-Graduação em Administração Considerações finais Limitações RECOMENDAÇÕES A presente pesquisa suscitou algumas importantes conclusões, todavia, a mesmas levam à formulação de outros direcionamentos que possibilitam fazer algumas ponderações para o prosseguimento deste tipo de estudo. Assim sendo, na sequência apresentam-se algumas sugestões, tendo em vista os resultados obtidos. A presente pesquisa suscitou algumas importantes conclusões, todavia, a mesmas levam à formulação de outros direcionamentos que possibilitam fazer algumas ponderações para o prosseguimento deste tipo de estudo. Assim sendo, na sequência apresentam-se algumas sugestões, tendo em vista os resultados obtidos. Considerando o embasamento teórico, o presente modelo considera a percepção dos aspectos de um ambiente, das organizações, o interno, e o seu efeito no desempenho. Recomenda-se que em uma futura pesquisa, busque-se confrontar a percepção de ambos os contextos, interno e externo. Considerando o embasamento teórico, o presente modelo considera a percepção dos aspectos de um ambiente, das organizações, o interno, e o seu efeito no desempenho. Recomenda-se que em uma futura pesquisa, busque-se confrontar a percepção de ambos os contextos, interno e externo. Tendo em vista o setor hoteleiro, possui uma grande gama de segmentação, recomenda-se a replicação da presente tese não somente na hotelaria executiva, considerando-se outros tipos de hotelaria. Verificar o comportamento da diferenciação de serviço, em sua dimensão Processos, por meio do efeito direto ao desempenho organizacional. Aluno: Deosir Flávio Lobo de Castro Júnior Defesa de Tese: Estratégias para a Hotelaria Executiva Catarinense: Uma análise entre as capacidades mercadológicas, diferenciação de serviços e desempenho

80 Deosir Flávio Lobo de Castro Júnior
Universidade do Vale do Itajaí Programa de Pós-Graduação em Administração Considerações finais Limitações RECOMENDAÇÕES Por oportuno, sugere-se uma pesquisa tipo Cross-Cultural Research (CCR), estudos transculturais, e comparações são utilizados nas ciências humanas e na ciências sociais aplicadas, por abordarem tópicos que abrangem as sociedades, nações e culturas, proporcionando estratégias para o teste sistemático de teorias sobre a sociedade e o comportamento humano. Portanto, a aplicação desta pesquisa em outros países que também possuam, o padrão da nossa hotelaria executiva, a exemplo da Argentina, Uruguai e Chile, dentre outros, comparando com os resultados identificados na presente pesquisa. Aluno: Deosir Flávio Lobo de Castro Júnior Defesa de Tese: Estratégias para a Hotelaria Executiva Catarinense: Uma análise entre as capacidades mercadológicas, diferenciação de serviços e desempenho

81 Universidade do Vale do Itajaí Programa de Pós-Graduação em Administração
ESTRATÉGIAS PARA A HOTELARIA EXECUTIVA CATARINENSE: UMA ANÁLISE ENTRE AS CAPACIDADES MERCADOLÓGICAS, DIFERENCIAÇÃO DE SERVIÇOS E DESEMPENHO Doutorando: Deosir Flávio Lobo de Castro Júnior (Março/ Março 2013 / 3 Anos e 6 dias) Orientador: Dr. Cláudio Reis Gonçalo Coorientador: Dr. Carlos Ricardo Rossetto 14 de Março de 2013 Defesa de Tese


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