A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Unidades de Informação Pública: Conceito, definição e característica.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Unidades de Informação Pública: Conceito, definição e característica."— Transcrição da apresentação:

1 Unidades de Informação Pública: Conceito, definição e característica

2 UNIDADES PÚBLICAS DE INFORMAÇÃO: São instituições voltadas para a aquisição, processamento, armazenamento e disseminação de informações (IBICT, 1989, p.i) Bibliotecas, centros e sistemas de informação e de documentação além de ser apresentados como organizações sociais sem fins lucrativos, também são considerados unidades de negócio, cuja finalidade é a prestação de serviços, para os indivíduos e a sociedade, de forma tangível (produtos impressos), ou intangível (prestação de serviços personalizados, pessoais, e hoje, cada vez mais, de forma virtual – em linha, pela Internet). (TARAPANOFF, 2000)

3 INSTITUIÇÃO COLETORA DE INFORMAÇÃO Smit em 2003 se refere às instituições que coletam, estocam e disponibilizam informações; recuando um pouco no tempo, em 1998 Smit passou a denominar arquivos, bibliotecas e museus comoinstituições coletoras de cultura (HOMULUS, 1990), ênfase no estoque/acervo. Porém, em 2000 Smit rever esta definição e conclui que se trata deinstituições disponilizadoras de informações. (SMIT, 1998, 2000, 2003)

4 SISTEMAS DE INFORMAÇÃO 1 [...] é uma entidade complexa, organizada que capta, armazena, processa, fornece, usa e distribui informação. Considera-se que inclui os recursos organizacionais relacionados, tais como recursos humanos, tecnológicos e financeiros. É de fato um sistema humano, que inclui provavelmente recursos computacionais para automatizar determinados elementos do sistema. (ROBREDO, 2003, p.110)

5 SISTEMAS DE INFORMAÇÃO 2 Arquivo, Biblioteca e Museu se interligam numa unidade concreta, a que poderemos chamar sistema patrimonial complexo. Sendo o arquivo definido como um sistema de informação (semi-)fechado porque determinado pela sua organicidade e funcionalidade; enquanto a Biblioteca se apresenta como um sistema aberto, porque envolve apenas a funcionalidade. (SILVA et al., 2002, p.40)

6 CENTROS DE INFORMAÇÃO 1. Centros de Informação = Bibliotecas Especializadas, de onde deriva a definição de Cezarino (1978, p.238 apud SOUZA): é um órgão com o objetivo de disseminar informações sobre um determinado campo de assunto. Logo, Cezarino conclui que: As bibliotecas especializadas são unidades pertencentes a instituições governamentais, particulares, ou associações formalmente organizadas com objetivos de fornecer ao usuário a informação relevante de que ele necessita, ou de um campo específico de assunto. (SOUZA et al. ver referências).

7 CENTROS DE INFORMAÇÃO 2. O Centro de Informação Rui Bianchi tem como proposta a disseminação de informações sobre os direitos das pessoas com deficiência. Onde é possível localizar informações, artigos, trabalhos acadêmicos e uma vasta bibliografia com enfoque principal na pessoa com deficiência. O objetivo primordial é de subsidiar a sociedade para a promoção da cidadania e a inclusão social das pessoas com deficiência.( ver

8 REFERÊNCIAS: CENTRO DE INFORMAÇÃO RUI BIANCHI - Endereço eletrônico: Acesso em: 10/09/2010 PARAPANOFF, Kira (et. al.). Sociedade da Informação e Inteligências em unidades de informação, Acesso em: 15/08/2011 SILVA, Armando Malheiro da (et. al.). Arquivística: teoria e prática de uma ciência da informação. Vol.1, 2 ed., SOUZA, Cláudia (et al.) - Endereço eletrônico: e_inovadoras.pdf


Carregar ppt "Unidades de Informação Pública: Conceito, definição e característica."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google