A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Colégio Cruzeiro do Sul Informática Básica Profª.Michele

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Colégio Cruzeiro do Sul Informática Básica Profª.Michele"— Transcrição da apresentação:

1 Colégio Cruzeiro do Sul Informática Básica Profª.Michele
O que é Internet? Colégio Cruzeiro do Sul Informática Básica Profª.Michele

2 Internet Conhecendo a maior rede do mundo... A Internet, também conhecida como a maior rede de computadores do mundo, permite trocar informações dos mais variados assuntos, enviar mensagens, conversar com milhões de pessoas ou apenas ler as informações de qualquer parte do planeta.

3 Quem controla a Internet?
Não existe uma empresa que controle a utilização da Internet, tanto que é difícil mensurar o número de usuários, dada a sua abrangência. Para acessarmos informações de outros computadores, enviamos esta solicitação ao nosso “provedor de acesso”. Os provedores por possuírem equipamentos adequados, trocam informações com outros provedores. Desta maneira, não existe uma central controlando o fluxo das informações que transitam pela Internet.

4 O que é necessário para se conectar à Internet ?
Em uma instalação convencional, é necessário que seu computador tenha uma placa de modem (ou fax modem), responsável por converter as informações para que possam ser enviadas pela linha telefônica, que deverá estar conectada ao computador. Será necessário também que você se cadastre à um provedor de acesso, responsável por gerenciar o acesso às informações da Internet. Precisará ainda de um programa para “navegar”, também conhecido como “navegador” ou “browser”. Além dessa forma convencional, é possível acessar a Internet usando o acesso de alta velocidade (banda larga). Os tipos mais conhecidos de Internet em alta velocidade são via serviço de companhia telefônica, operadora de TV a Cabo ou Via Satélite, com é o caso da rede GESAC.

5 Alguns serviços disponíveis na Internet :
WEB (www) – Páginas com os mais variados assuntos CORREIO ELETRÔNICO - Comunicação entre pessoas através de mensagens escritas FTP – Transferência de informações de um computador para outro WAP – Disponibilização de recursos da Internet via telefonia celular CONVERSAS ON-LINE - Troca de informações simultâneas

6 Formato de um domínio : Na Internet cada página tem um endereço próprio. Esses endereços são chamados de domínios. Como exemplo, utilizamos o endereço abaixo, descrevendo-o detalhadamente. - sigla que indica um protocolo de transmissão na www www - indica que estamos na Web google - nome do site com - tipo do site (com – comercial, gov – governamental, etc) br – país de origem do site (br – Brasil, ar – Argentina, ru – Rússia, etc)

7 Acessando uma página da Web :
Assim como você usa um aplicativo para fazer textos, outro para fazer planilha, etc, é necessário usar um programa para acessar as páginas da Web (navegador ou browser). No Ambiente Linux - Botão K => Internet / “Navegador” No Ambiente Windows – Botão Iniciar => Programas / “Navegador” Navegador ou Browser – programa para acessar páginas na Web Citamos como exemplo de navegadores o Internet Explorer e o Mozilla :

8

9 Navegador Internet Explorer

10 Pesquisando o endereço de uma página na Web :
Os Catálogos de endereços tem o objetivo semelhante à uma lista telefônica: procurar endereços. Endereços de sites que você poderá usar na pesquisa :

11 Etapas para pesquisar uma página na Web :
Ative um navegador (Mozilla, Internet Explorer, etc) Ative um site de busca (google.com.br; etc.) Digite a palavra chave da busca Aperte o botão Pesquisa ou Busca

12

13 Esses catálogos permitem que você, após digitar o assunto (palavra chave), tenha acesso à uma lista de endereços sobre o assunto em questão.

14 Dicas Para pesquisar imagens, clique na aba Imagem, digite a figura desejada e aperte a tecla ENTER, Clique na barra de rolagem para ver toda lista com vários sites sobre a sua pesquisa Clique no final da lista, nos números que representam as listas para visualizar outros sites Para visualizar o conteúdo dos sites, basta clicar nos links correspondentes

15

16 Estas informações foram extraídas de capítulos da Apostila desenvolvida pela - Informática de Municípios Associados S/A. Para maiores informações, favor entrar em contato, através do seguinte endereço:


Carregar ppt "Colégio Cruzeiro do Sul Informática Básica Profª.Michele"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google