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Perspectivas da área de TI / sumário do mercado e necessidades dos profissionais de TI Mar / 2007.

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Apresentação em tema: "Perspectivas da área de TI / sumário do mercado e necessidades dos profissionais de TI Mar / 2007."— Transcrição da apresentação:

1 Perspectivas da área de TI / sumário do mercado e necessidades dos profissionais de TI Mar / 2007

2 CENÁRIO DE FUTURO Toda e qualquer empresa terá de repensar as funções de TI. A afirmação tem como base uma pesquisa do Gartner Group, segundo a qual até 2011, 75% das organizações de TI mudarão suas funções. O levantamento, realizado com 35 mil clientes do Gartner aponta ainda que as equipes serão 20% menores de TI e usarão 40% menos soluções internas de tecnologia. Segundo Ione de Almeida Coco, VP dos Programas Executivos do Gartner na América Latina (instituto que fornece pesquisas e análises sobre o ramo da tecnologia da informação em escala mundial), no Brasil já vemos que as empresas estão constantemente revisando suas funções de TI. A cada 18 meses há um grande ajuste das áreas de TI para adequação aos novos cenários e pressões de mercado.

3 MERCADO DE TI EM NÚMEROS O mercado global de outsourcing de serviços de TI totalizou: US$ 1.031 trilhões em 2004 (perspectiva de crescer a 3% a.a. até 2008). A expectativa para 2007 é que o mercado brasileiro de TI cresça 14,5%, Atingindo a cifra de US$ 18,6 bilhões, o que corresponde a aproximadamente a 2,5% do PIB (2006).

4 CAGR 1) 2008200420052006 Gastos totais com serviços de TI (in-house e outsourced) Gastos com serviços de TI outsourced e off-shore Potencial mundial da demanda de serviços de TI Gastos totais com serviço de TI outsourced 2007 Evolução do mercado global de serviços de TI (US$ Bi) 3% 6% 40% Nota:1) Compounded annual growth rate = taxa anual de crescimento composta Fonte:Gartner; análise A.T. Kearney

5 MERCADO GLOBAL DE SERVIÇOS DE TI África e Oriente Médio América Latina América do Norte Ásia e Oceania Europa Nota: Percentuais referem-se à parcela que cada região representa do total de cada elo da cadeia de valor Fonte: Gartner; análise A.T. Kearney Total mundo 270 bn/ano (44%) 19 bn/ano (3%) 198 bn/ano (34%) 8 bn/ano (1%) 112 bn/ano (18%) 607 bn/ano HardwareInfra-estrutura Aplicativos Processos de negócios (BPO) 41%44%41%55% 4%3% 2% 35%33%34%28% 1% 2% 19% 21%13% 14%29%39%18%

6 A estratégia de negócios é traduzida em processos de negócio influenciados por TI. Esses processos de negócio podem ser alvo de iniciativas de business process outsourcing (BPO) Os aplicativos capturam as regras e a lógica de negócios e exercem funções específicas Os softwares de infra-estrutura servem como o alicerce da estrutura de TI exercendo funções comuns a todos os aplicativos e ambientes computacionais O hardware compõe a infra-estrutura física que armazena e executa os softwares de infra-estrutura e os aplicativos Definição dos elos da cadeia de valor Processos de negócio influenciados por TI Infra-estrutura Estratégia do negócio Aplicativos Hardware Escala de valor de serviços de tecnologia da informação TI Marke- ting Opera- ções...

7 CENÁRIO MUNDIAL Salários anuais de programadores (US$ anuais - 2004) Salários anuais de gerentes (US$ anuais - 2004) Fonte:Economist Intelligence Unit, A.T. Kearney cost database, orgãos governamentais estatísticos, associações setoriais, pesquisas salariais; Nota:Remuneração total inclui salário base, bônus e benefícios Índia Filipinas Malásia Brasil China México Polônia República Tcheca Cingapura Canadá Índia Filipinas China Malásia Brasil México Polônia República Tcheca Cingapura Canadá

8 CENÁRIO MUNDIAL China Índia Brasil Filipinas México Polônia Canadá Malásia República Tcheca Cingapura Matriculados em Cursos Superiores milhares (2003) % da pop. matriculada 3% 5% 11% Fonte:U.S. Census Bureau, World Bank/UNESCO education statistics

9 CENÁRIO MUNDIAL China Índia Brasil Filipinas México Polônia Canadá Malásia República Tcheca Cingapura Matriculados em Cursos Superiores milhares (2003) % da pop. matriculada 3% 5% 11% Fonte:U.S. Census Bureau, World Bank/UNESCO education statistics

10 CENÁRIO DE FUTURO A área de tecnologia da informação sofrerá mudanças profundas nos próximos anos. Além de ter maior integração com a estratégia de negócios da organização, o profissional de TI exercerá funções menos técnicas e mais direcionadas ao relacionamento com os parceiros externos, já que o outsourcing tende a tomar cada vez mais espaço.

11 CENÁRIO NACIONAL EmpresaOrigem Total de vendas anuais (US$) Vendas anuais de serviços de TI no Brasil 1) (US$) IBMEUA1.689.600.000591.360.000 HPEUA1.092.500.000305.900.000 AccentureEUA310.800.000279.720.000 UnisysEUA412.500.000272.250.000 EDSEUA269.400.000202.050.000 PolitecBrasil145.762.720129.911.936 OracleEUA208.200.000127.002.000 CPMBrasil179.749.786115.039.863 Diebold Procomp EUA178.300.00062.405.000 DBABrasil61.853.063 StefaniniBrasil54.335.00151.618.261 AtosOriginFrança53.846.154 2) 51.153.846 2) GetronicsHolanda64.102.564 2) 49.358.974 2) DatasulBrasil50.917.71539.715.818 G&PBrasil38.586.218 2) MicrosigaBrasil51.601.17435.088.798 ItautecBrasil472.612.07914.178.362 As 5 maiores fornecedores de serviços de TI são multinacionais de origem americana As operações das MNCs ainda são pouco relevantes se comparadas com outros hubs mais maduros A maior delas é praticamente 2 vezes maior que a segunda Entre as 15 maiores, o Brasil conta com 6 representantes de origem nacional Entre as maiores pode- se incluir o SERPRO, empresa pública de prestação de serviços de TI para o governo. Em 2003 apresentou faturamento superior à US$ 200 MM

12 Participação mundial (market share) 7% Faturamento (US$ Bi) Número de funcionários (milhares) Footprint Preço/ lucro (P/L) IBMEDSAccentureInfosysWiproTataCSC 4%2% 0,3%0,2% 432112131,30,9 329117100 90 451)2935 75 Países 5 Continentes 15x54x2)17x16x21x4)43x48x Notas:1) Valor estimado 2) Valor elevado em função de lucros muito baixos 3) Considera a Tata Consultancy Services e a Tata Infotech 4) Considera somente a Tata Infotech Fontes:Onesource, Bloomberg, Yahoo Finance e website das companhias; análise A.T. Kearney 44 Países 5 Continentes 48 Países 5 Continentes 27 Países 5 Continentes 33 Países3) 5 Continentes 35 Países 5 Continentes 17 Países 4 Continentes CENÁRIO INTERNACIONAL

13 CENÁRIO NACIONAL EmpresaOrigem Total de vendas anuais (US$) Vendas anuais de serviços de TI no Brasil 1) (US$) IBMEUA1.689.600.000591.360.000 HPEUA1.092.500.000305.900.000 AccentureEUA310.800.000279.720.000 UnisysEUA412.500.000272.250.000 EDSEUA269.400.000202.050.000 PolitecBrasil145.762.720129.911.936 OracleEUA208.200.000127.002.000 CPMBrasil179.749.786115.039.863 Diebold Procomp EUA178.300.00062.405.000 DBABrasil61.853.063 StefaniniBrasil54.335.00151.618.261 AtosOriginFrança53.846.154 2) 51.153.846 2) GetronicsHolanda64.102.564 2) 49.358.974 2) DatasulBrasil50.917.71539.715.818 G&PBrasil38.586.218 2) MicrosigaBrasil51.601.17435.088.798 ItautecBrasil472.612.07914.178.362 As 5 maiores fornecedores de serviços de TI são multinacionais de origem americana As operações das MNCs ainda são pouco relevantes se comparadas com outros hubs mais maduros A maior delas é praticamente 2 vezes maior que a segunda Entre as 15 maiores, o Brasil conta com 6 representantes de origem nacional Entre as maiores pode- se incluir o SERPRO, empresa pública de prestação de serviços de TI para o governo. Em 2003 apresentou faturamento superior à US$ 200 MM

14 MERCADO DE TI O mercado de TI está aquecido em quatro setores: - desenvolvimento para a web (java / dot net /flash), que são ferramentas de desenvolvimento da internet; - área de segurança (análise de banco de dados e das operações internas da empresa para bloquear acessos indesejados); - processos (customização e modelagem dos negócios da empresa); - gestão de projetos;

15 MERCADO DE TI O mercado de TI carente em três aspectos: - Gestão de Projetos (expertise em certificações); - Gestão de Relacionamento (quem faz a ponte entre usuário e fornecedor e vice-versa, priorizando as áreas de negócios); - Gestão de Contrato de TI (relacionamento com fornecedores de tecnologia).

16 COMPETÊNCIAS DOS PROFISSIONAIS DE TI Visão de Tecnológica e de Negócios; Boa comunicação; Equilíbrio emocional; Visão de processos e global / abrangente; Atualização e aprendizado contínuo; Idiomas estrangeiros; Visão do cliente; Certificações (MS / PMI / ITIL / Cobit / etc…) Trabalho em equipe;


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