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Automação de processo na CAIXA Álvaro Augusto Parente Silva Gerente operacional Gerência Nacional de Arquitetura de Soluções Tecnológicas.

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Apresentação em tema: "Automação de processo na CAIXA Álvaro Augusto Parente Silva Gerente operacional Gerência Nacional de Arquitetura de Soluções Tecnológicas."— Transcrição da apresentação:

1 Automação de processo na CAIXA Álvaro Augusto Parente Silva Gerente operacional Gerência Nacional de Arquitetura de Soluções Tecnológicas

2 Agenda Alguns Números Alguns Números Desafio Desafio Contexto SOA Contexto SOA Caso de Sucesso CAIXA Caso de Sucesso CAIXA Conclusões Conclusões

3 Agenda Alguns Números Alguns Números Desafio Desafio Contexto SOA Contexto SOA Caso de Sucesso CAIXA Caso de Sucesso CAIXA Conclusões Conclusões

4 A CAIXA é também um Banco Serviços Financeiros Serviços Financeiros Transferência de Benefícios Transferência de Benefícios Desenvolvimento Urbano Desenvolvimento Urbano Loterias Loterias

5 22 mil Pontos de Atendimento 5 bilhões de transações bancárias A CAIXA é a primeira instituição presente em todos os municípios brasileiros. 43 milhões de Clientes 73 mil Empregados A CAIXA está AQUI milhões de pagamentos sociais 220 milhões de registros pessoais

6 Agenda Alguns Números Alguns Números Desafio Desafio Contexto SOA Contexto SOA Caso de Sucesso CAIXA Caso de Sucesso CAIXA Conclusões Conclusões

7 DESAFIO: ADEQUAR PROCESSOS E APRIMORAR SOLU Ç ÕES INTEGRADAS DE TECNOLOGIA DA INFORMA Ç ÃO. Integrar sistemas e mecanismos de tecnologia da informa ç ão. Desenvolver e implantar barramento empresarial (visão de servi ç o - não de sistema) nos canais de atendimento.

8 Processo Escolhido: Abertura de conta e crédito Estratégia: Mapear processos envolvidos, Prospectar soluções, Desenvolver prova de conceito, Montar Centro de Competência em Integração, Contratar e Instalar ferramentas, Treinar pessoal, Absorver conhecimentos, Desenvolvimento de piloto, Implantação em nível nacional; Extensão para outros;

9 Agenda Alguns Números Alguns Números Desafio Desafio Contexto SOA Contexto SOA Caso de Sucesso CAIXA Caso de Sucesso CAIXA Conclusões Conclusões

10 Reflexão SOA é a nova evolução do mercado de software... Stand-alone Cliente Servidor Web SOA

11 Conceito SOA é um padrão arquitetural em que os componentes do sistema são usuários ou provedores de serviços SOA não é... Um produto ou software Uma metodologia

12 Estrutura Legados SI 1SI 2SI 3SI 4SI 5 Portais BancárioSocialGoverno Processos BPM A-1A-2A-3A-4 Serviços SOA S-1 S-2 S-3 S-4

13 Barramento SOA Serviços de Informação Serviços de Processos Serviços de Processamento Serviços de Aplicação Serviços de Integração a comunidade Serviços de Interação Serviços de Comunicação

14 Agenda Alguns Números Alguns Números Desafio Desafio Contexto SOA Contexto SOA Caso de Sucesso CAIXA Caso de Sucesso CAIXA Conclusões Conclusões

15 Camada de Tecnologia – Infra-estrutura Representada pelos Modelos de Infra- estrutura: servidores, bases de dados, redes, roteadores, etc.Infra-estrutura Camada de Tecnologia – Aplicações Representada pelos Modelos Funcionais e Aplicações Aplicações Camada de Negócios – Processos Representada pelos Processos Processos Camada de Negócios – Estratégia Representada pelos Organogramas e Mapas de Relacionamentos Estratégia Estratégia – Projeto Campeão Arquitetura Tecnológica Arquitetura de Negócio EMPRESA

16 Processo Arquitetura de Atendimento Baseada em Serviços Aplicações Abstração Simplificação das aplicações por meio da criação de uma camada que provê uma visão única e consolidada dos serviços Melhoria dos processos e integração das aplicações em todas as linhas de negócio da empresa Integração SIGAT SIRICSICLI SICPF Serviços Mudança de Paradigma Pessoas

17 Coreografia de Serviços Fluxo de processo baseado em regras de negócio Regras podem ser alteradas em impactar os componentes Serviços Transacionais Compensação da transação Serviços de Workflow Pessoas alocadas de acordo com as regras de negócio Processo pode envolver aplicações e pessoas Cenário desejado - A Automação, o Gerênciamento e a Monitoração de Processos leva a um ciclo de melhoria contínua… 17 Serviços de Aplicações e Dados Serviços de Processo Consulta; cadastra cliente Restrição Cons CPF Nur conta Propaga conta Finaliza Autoriza redito Abertura de conta Plataforma de Desenvolvimento Plataforma de Mapeamento de processo Barramento Empresarial de Serviços Serviços de Gerenciamento de Negócio (BAM/BPM) Requerimentos de Negócio são definidos e documentados Modela o processo como esta (as-is) e permite simulações para o modelo futuro (to-be) Simulação permite melhor análise do Retorno em Investimento (ROI) Facilidade de uso Monitoração e Gereciamento da Atividade do Negócio (BAM/BPM) Processos são monitorados a partir de métricas definidas com o usuário Alertas são emitidos para garantir o nível de serviço Desempenho é medido contra o resultado esperado Permite gestão e otimização continua

18 Abertura de Conta Tempo Total (1 a 8) Tempo 1 Tempo 3 Tempo 2 Tempo 4 Tempo 5 Tempo 6 SI 1 SI 2 SI 3 SI 4 SI 5 SI 6 SI 7 Tempo 7 SI 8 Tempo 8

19 Orquestração do Processo

20 Negócio... OPERAÇÕES Consultar cliente Cadastrar cliente Alterar cadastro Obter número conta Consultar restrição Migrar dados para avaliar risco Operação entre agências Operação via Internet. Operação via Lotéricos Operação via ATM Operação via CB Cadastrar senha Internet Pesquisar cliente para avaliação Avaliar risco Migrar avaliação para cartões Migrar avaliação para empréstimos Migrar avaliação para CDC DISPONIBILIDADE D0 D1 D2 D3 D0

21 Resultados SIRICSICLISIGAT SICAC SICPF CDC Abertura de Conta Cartão de Crédito CROT Barramento Empresarial de Serviços

22 Agenda Alguns Números Alguns Números Desafio Desafio Contexto SOA Contexto SOA Caso de Sucesso CAIXA Caso de Sucesso CAIXA Conclusões Conclusões

23 Benefícios BPM/SOA Otimizar / agilizar processos Otimizar / agilizar processos Aproveitar / integrar o Legado Aproveitar / integrar o Legado Simplificar as operações Simplificar as operações Racionalizar treinamentos Racionalizar treinamentos Reduzir prazos e custos Reduzir prazos e custos Facilitar / implementar monitorações Facilitar / implementar monitorações Inserir novos produtos e serviços Inserir novos produtos e serviços Aumentar a comodidade e satisfação do cliente Aumentar a comodidade e satisfação do cliente Vantagem Competitiva!

24 Considerações Seja prático Seja prático Busque conceitos e governança Busque conceitos e governança BPM + SOA = Romeu + Julieta BPM + SOA = Romeu + Julieta Impactos em estrutura e cultura Impactos em estrutura e cultura Produto + Sistema Cliente + Processo Produto + Sistema Cliente + Processo Cuidado com grandes promessas Cuidado com grandes promessas Não leve gato x lebre Não leve gato x lebre Observe aspectos de segurança Observe aspectos de segurança Desempenho/consumo é uma preocupação Desempenho/consumo é uma preocupação SOA não é solução para tudo !!! SOA não é solução para tudo !!!

25 Para você.Para todos os brasileiros.

26 Automação de processo na CAIXA Álvaro Augusto Parente Silva Gerente Operacional Gerência Nacional de Arquitetura de Soluções Tecnológicas

27 Maturidade Silo Nível 1 Orientado a função Estruturado Módulos Monolítica Plataforma específica Integração de Serviço Nível 4 Orientado a serviço Modelagem de serviços Serviços SOA Emergente Plataforma específica Serviços Compostos Nível 5 Orientado a serviço Modelagem de serviços Integração de Processos via Serviços SOA Plataforma específica Serviços Virtualizados Nível 6 Orientado a serviço Modelagem de serviços Integração de Processos via Serviços SOA GRID Neutra de tecnologia Nível 7 Serviços Configurados Dinamicamente Orientado a serviço Modelagem de Grão Aplicação Dinâmica Dinamicamente Reconfigurada Resposta Dinâmica Componentizado Nível 3 Orientado a função Baseado em componentes Componentes Plataforma específica Integrado Nível 2 Orientado a função Orientado a objetos Módulos Camadas Plataforma específica AplicaçõesArquitetura Infraestrutura Métodos Negócio Visão de TI

28 Qual a melhor forma de reduzir riscos no desenvolvimento de software? NÃO DESENVOLVER! Grady Booch Reflexão

29 Sistema de Crédito Exemplo e Potencial Sistema de Crédito Regras Específicas Barramento de Serviços Empresarial Cadastro Pesquisa Concessão Contrato Evolução Simulação Sistema de Crédito Regras Específicas Sistema de Crédito Regras Específicas Sistema de Crédito Regras Específicas


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