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Objetivo Mapear as principais dinâmicas e grandezas da realização de eventos do setor farmacêutico Metodologia Pesquisa com os responsáveis pela organização.

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2 Objetivo Mapear as principais dinâmicas e grandezas da realização de eventos do setor farmacêutico Metodologia Pesquisa com os responsáveis pela organização de eventos do setor farmacêutico, por meio de questionário eletrônico na internet. Total de Ind. Farmacêutica abordadas: 36 Total de questionários recebidos: 17 Período de coleta: 17/06 a 24/06 Objetivos & Metodologia

3 Principais resultados

4 Profissional de eventos Especializadíssimo 52% Tem pós graduação na área de marketing e 88% têm superior e continua se aprimorando Tem mais de 4 anos de experiência 65% Só trabalha com eventos 82% No geral, apenas 50% das empresas têm profissionais que trabalham só com eventos

5 Eventos do setor farmacêutico Baixa importância do PDV O laboratório costuma realizar eventos para quais públicos? Base: 17 entrevistas Formadores de Opinião: Médicos de alto prestígio Autoridades governamentais Imprensa 88% 58% 47% 23% 11% 6% 47%

6 Público alvo Percepção da média da distribuição dos Investimentos* Base: 17 entrevistas Médicos a e força de vendas recebem mais de 80% dos investimentos em eventos Pouco diferente dos valores apurados

7 Base: 17 entrevistas Especialidades médicas Áreas de Eventos trabalham a média de 6 especialidades diferentes por laboratório Base: 17 entrevistas Especialidade% Ginecologia71 Cardiologia 52 Pediatria47 Oncologia 47 Otorrino 41 Psiquiatria 31 Dermatologia 31 Neurologia 31 Endocrinologia 31 Pneumologia 31 Ortopedia 23 EspecialidadeNA Alergologista23 Geriatria17 Urologia 17 Oftalmologia 17 Cl í nica Geral 17 Anestesiologia 17 Reprodu ç ão Humana 11 Transplantador 11 Obstetr í cia 11 Infectologia 11 Radiologia6

8 Estimativas deste trabalho: 15 Laboratórios Representam 50% grandes laboratórios 70% Mercado Os resultados deste estudo são apresentados a partir deste modelo de estimativa

9 Organização Interna Área de eventos consolidado 88% das empresas Farma têm área especifica e exclusiva de eventos 76% ligados ao marketing e 18% à Presidência 53% atendem toda a empresa

10 Eventos do setor Estimativa Nacional Base: 17 entrevistas 7.000Eventos Grande maioria para médicos Médicos 88% 2,61% Para propagandistas 3% Para formadores de opinião 3% Para colaboradores 3% Para farmacêuticos 0,39% Para enfermeiros

11 Tipos de eventos Grande esforço da área de eventos Base: 17 entrevistas 14 diferentes tipos de eventos no ano, em média Média de tipos de eventos por segmento Média de tipos de eventos por segmento Médicos6 Propagandista5 Formadores4 Colaboradores3 Farmacêutico2 Enfermeiro2

12 Tipos de eventos realizados Base: 17 entrevistas Continua

13 Tipos de eventos realizados Base: 17 entrevistas

14 Formas de contração por Segmento – Alta profissionalização Base: 17 entrevistas

15 Processo de Contração Operação x Planejamento Base: 17 entrevistas Serviço mais importante O que pensa ao contratar uma agência de eventos As agências ainda não possuem plena confiança do contratante para o planejamento de eventos.

16 Serviços contratados Base: 17 entrevistas Contrata com intermediação de agências Contrata sem intermediação de agências Quanto mais complexo o serviço menor a contratação

17 Serviços contratados Base: 17 entrevistas Contrata com intermediação de agências Contrata sem intermediação de agências

18 Serviços contratados Base: 17 entrevistas Contrata com intermediação de agências Contrata sem intermediação de agências

19 Serviços contratados Base: 17 entrevistas Contrata com intermediação de agências Contrata sem intermediação de agências

20 Serviços contratados Base: 17 entrevistas Contrata com intermediação de agências Contrata sem intermediação de agências

21 Serviços contratados Base: 17 entrevistas Contrata com intermediação de agências Contrata sem intermediação de agências

22 Plataformas utilizadas Média de utilização Base: 17 entrevistas Hotel é a principal plataforma de realização de eventos

23 Abrangência dos eventos Média Base: 17 entrevistas

24 Médicos Eventos para atingir grande parte dos especialistas Grande Concentração entre os tipos de evento; Organização de Congressos; Patrocínios para a participação em Congressos; Simpósios e Fóruns; Finalidade principal – Lançamento de produto; São promovidos em âmbito nacional; Principal plataforma: Hotel; Contratam empresa especializada; Priorizam: Execução Valorizam: Possuir expertise Inovação Requinte

25 Formadores de Opinião Eventos premium Alta profissionalização na contratação Alto nível de sofisticação; Organizados em pequenos espaços; Abrangência internacional; São idealizados para: Pré-lançamento de produtos Relacionamento com as principais autoridades Principais plataformas: Hotel / Resort / Restaurantes Contratam empresa especializada ou Fornecedores diretamente Valorizam a execução impecável Priorizam: Inovação Sofisticação e Requinte Expertise Confiança / Comprometimento

26 Propagandista Investimento na força de vendas Alta profissionalização São idealizados para Lançamento e atualização de produtos Treinamento e motivação Principais plataformas: Hotel e Resort Contratam empresa especializada ou fornecedores diretamente Valorizam a execução Priorizam: Inovação Expertise Confiança / Comprometimento

27 Verba de eventos Média de Investimentos por segmento Base: 17 entrevistas médicos 300 mil médicos6000eventos R$ 320 per capita 32 mil colaboradores colaboradores 250eventos R$ per capita 10 mil propagandistas 200eventos R$ per capita 1000formadores220eventos R$ per capita

28 Eventos do setor Estimativa Nacional Base: 17 entrevistas R$ 52 Milhões / ano Cerca de eventos para médicos totalizando 32 milhões Médicos Propagandistas Colaboradores Formadores Formadores de opinião Farmacêuticos Enfermeiros Dos eventos Da verba

29 Avaliação dos fornecedores e Visão futura dos serviços

30 Eventos do setor farmacêutico Em alta! Base: 17 entrevistas Pensando em seu laboratório, em relação a 2007, o número de eventos... 76% 18% 6% Mercado aquecido

31 Avaliação do setor Base: 17 entrevistas Avaliação dos principais serviços e fornecedores FornecedoresNota média Buffets9,31 Decora ç ão 8,92 Agência de eventos8,57 Seguran ç a 8,55 Promotoras8,33 Hot é is 8,31 Vallet8,10 Agência de Promo ç ão 7,33 Centro de Conven ç ões 7,31 Agências de viagens7,23 Excelência Ótima avaliação Boa avaliação Pontos a melhorar

32 Visão futura dos serviços Base: 17 entrevistas Positivas Buffet Continuarão a atender muito bem Agência de evento Cada vez mais especializados no setor Perspectivas de melhora a sua capacitação Centro de convenções e Hotéis Infra estrutura adequada Maior uso no futuro Perspectivas de aumento Eventosexclusivos

33 Base: 17 entrevistas Posições divididas Agência de viagens Dúvidas: -quanto a capacidade de atendimento ao setor; - Incidência de eventos com viagens Incertezas Visão futura dos serviços

34 Franceschini Análises de Mercado (11) Realização


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