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Luiz Almeida Marins Filho, Ph.D. Anthropos Consulting São Paulo, Rio, Nova York, Londres, Buenos Aires Luiz Almeida Marins Filho, Ph.D. Anthropos Consulting.

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1 Luiz Almeida Marins Filho, Ph.D. Anthropos Consulting São Paulo, Rio, Nova York, Londres, Buenos Aires Luiz Almeida Marins Filho, Ph.D. Anthropos Consulting São Paulo, Rio, Nova York, Londres, Buenos Aires

2 Uma sociedade em mudança ë Vivemos numa sociedade espantosamente dinâmica, instável e evolutiva ë Correrá sérios riscos quem ficar esperando para ver o que acontece ë A adaptação a essa realidade será, cada vez mais, uma questão de sobrevivência ë Vivemos numa sociedade espantosamente dinâmica, instável e evolutiva ë Correrá sérios riscos quem ficar esperando para ver o que acontece ë A adaptação a essa realidade será, cada vez mais, uma questão de sobrevivência ©Anthropos Consulting

3 Uma sociedade em mudança ë Como um dínamo a sociedade atual gera uma energia incrível. Nós não vemos mais o tempo passar. Os dias, os meses, os anos, passam com uma velocidade incrível. Vamos ver mais adiante as causas da chamada aceleração da história; ë O maior risco que corremos é ficarmos esperando para ver o que vai acontecer. Num mundo em extrema mudança, a atitude correta das pessoas é também a atitude de mudar; ë A adaptação a essa realidade de dinamismo, instabilidade e evolução é fundamental para o sucesso de qualquer pessoa; ë Como um dínamo a sociedade atual gera uma energia incrível. Nós não vemos mais o tempo passar. Os dias, os meses, os anos, passam com uma velocidade incrível. Vamos ver mais adiante as causas da chamada aceleração da história; ë O maior risco que corremos é ficarmos esperando para ver o que vai acontecer. Num mundo em extrema mudança, a atitude correta das pessoas é também a atitude de mudar; ë A adaptação a essa realidade de dinamismo, instabilidade e evolução é fundamental para o sucesso de qualquer pessoa; ©Anthropos Consulting

4 A Instabilidade ë A instabilidade é dada por dois motivos: ëA GLOBALIZAÇÃO ëO CICLO DE VIDA CURTO DOS PRODUTOS ë Em termos bem simples Globalização significa que não existe mais interior no mundo. De qualquer lugar do planeta, graças ao comércio eletrônico e graças às facilidades de logística e distribuição, uma empresa pode dominar mercados mundiais; ë A outra realidade da Globalização é a de que NADA, absolutamente nada, ficará fora da competição global. Não estamos mais competindo com nossas empresas do Brasil ou mesmo do Mercosul. A competição é global, mesmo! ë A instabilidade é dada por dois motivos: ëA GLOBALIZAÇÃO ëO CICLO DE VIDA CURTO DOS PRODUTOS ë Em termos bem simples Globalização significa que não existe mais interior no mundo. De qualquer lugar do planeta, graças ao comércio eletrônico e graças às facilidades de logística e distribuição, uma empresa pode dominar mercados mundiais; ë A outra realidade da Globalização é a de que NADA, absolutamente nada, ficará fora da competição global. Não estamos mais competindo com nossas empresas do Brasil ou mesmo do Mercosul. A competição é global, mesmo! ©Anthropos Consulting

5 O Ciclo de Vida Curto ë A outra realidade é o Ciclo de Vida Curto dos Produtos. ë A HP (Hewlett-Packard), por exemplo, tem lançado uma nova impressora a cada seis meses. A General Motors lança no Brasil um novo modelo de carro a cada 3 meses. Novos biscoitos são lançados no Brasil a cada 15 dias! ë Até então, os produtos duravam anos e anos. O consumidor, num mercado fechado como era o brasileiro, não se apercebia da defasagem entre o Brasil e mercados mais desenvolvidos. Hoje é diferente. Como veremos, o Brasil mudou, o consumidor mudou. ë A outra realidade é o Ciclo de Vida Curto dos Produtos. ë A HP (Hewlett-Packard), por exemplo, tem lançado uma nova impressora a cada seis meses. A General Motors lança no Brasil um novo modelo de carro a cada 3 meses. Novos biscoitos são lançados no Brasil a cada 15 dias! ë Até então, os produtos duravam anos e anos. O consumidor, num mercado fechado como era o brasileiro, não se apercebia da defasagem entre o Brasil e mercados mais desenvolvidos. Hoje é diferente. Como veremos, o Brasil mudou, o consumidor mudou. ©Anthropos Consulting

6 A única certeza... ë Num mundo como este, a única certeza estável é a certeza de que tudo vai mudar! ©Anthropos Consulting

7 Ficamos obsoletos... ë Num mundo em mudança, o nosso índice de obsolescência ou de fossilização é muito grande; ë Em síntese, este mundo exige de cada um de nós uma grande determinação para uma constante aprendizagem. ë Num mundo em mudança, o nosso índice de obsolescência ou de fossilização é muito grande; ë Em síntese, este mundo exige de cada um de nós uma grande determinação para uma constante aprendizagem. ©Anthropos Consulting

8 O Século XXI ë As coisas que mais mudaram neste final de século são: ëO Capitalismo do Século XXI ëComo Nações e Indústrias vão competir numa nova economia global ëE o surgimento de um novo investidor: O Investidor Global ë As coisas que mais mudaram neste final de século são: ëO Capitalismo do Século XXI ëComo Nações e Indústrias vão competir numa nova economia global ëE o surgimento de um novo investidor: O Investidor Global ©Anthropos Consulting

9 O Novo Capitalismo ë Vem surgindo um novo capitalismo. Não é mais o capitalismo do dono da empresa. As empresas não têm mais dono. ë Hoje, os donos das empresas são os Fundos de Pensão e os Fundos de Investimento dos bancos. Na verdade, a partir de R$50,00 (cinqüenta reais), qualquer pessoa pode colocar seu dinheiro num fundo de investimento num banco; ë Muda, porque não tendo mais donos as empresas têm que ser realmente competitivas pois estão sendo observadas constantemente pelos analistas de investimento dos bancos. ë Vem surgindo um novo capitalismo. Não é mais o capitalismo do dono da empresa. As empresas não têm mais dono. ë Hoje, os donos das empresas são os Fundos de Pensão e os Fundos de Investimento dos bancos. Na verdade, a partir de R$50,00 (cinqüenta reais), qualquer pessoa pode colocar seu dinheiro num fundo de investimento num banco; ë Muda, porque não tendo mais donos as empresas têm que ser realmente competitivas pois estão sendo observadas constantemente pelos analistas de investimento dos bancos. ©Anthropos Consulting

10 O Novo Capitalismo ë Hoje o capitalismo funciona mais ou menos assim: ëO pequeno investidor coloca sua poupança num fundo de investimento e pressiona esse fundo (banco) para obter o maior retorno possível; ëO banco pressiona a empresa na qual o fundo investiu (comprando ações) para que ela tenha lucros cada vez maiores para poder manter seus clientes nos fundos de investimento; ëA empresa pressiona seus funcionários para que os fundos de investimento ou de pensão tenham o esperado retorno para seus participantes. É fogo! ë Hoje o capitalismo funciona mais ou menos assim: ëO pequeno investidor coloca sua poupança num fundo de investimento e pressiona esse fundo (banco) para obter o maior retorno possível; ëO banco pressiona a empresa na qual o fundo investiu (comprando ações) para que ela tenha lucros cada vez maiores para poder manter seus clientes nos fundos de investimento; ëA empresa pressiona seus funcionários para que os fundos de investimento ou de pensão tenham o esperado retorno para seus participantes. É fogo! ©Anthropos Consulting

11 O Investidor Global ë Assim, hoje temos um Investidor Global que não sabemos onde se encontra e não podemos falar com cada um deles. Falamos com seus prepostos dos bancos e dos fundos de pensão; ë Operadores de mesas de investimentos dos grandes bancos, recebem hoje cem opções de investimentos por minuto! ë Nosso dinheiro pode estar agora em Taiwan, dois minutos depois em Nova York e três minutos depois em São Paulo, por exemplo; ë Não há como controlar o fluxo de capital eletrônico que voa pelo mundo. São US$3 trilhões em busca de um melhor pouso! ë Assim, hoje temos um Investidor Global que não sabemos onde se encontra e não podemos falar com cada um deles. Falamos com seus prepostos dos bancos e dos fundos de pensão; ë Operadores de mesas de investimentos dos grandes bancos, recebem hoje cem opções de investimentos por minuto! ë Nosso dinheiro pode estar agora em Taiwan, dois minutos depois em Nova York e três minutos depois em São Paulo, por exemplo; ë Não há como controlar o fluxo de capital eletrônico que voa pelo mundo. São US$3 trilhões em busca de um melhor pouso! ©Anthropos Consulting

12 Tecnologia ë Veja alguns dados sobre a tecnologia dos dias atuais: ë300 anos de jornal podem ser transmitidos em 1 segundo - 1 trilhão de bits por segundo; å Todas as edições do NY Times ëDesde 1995 a venda de computadores é maior do que de televisores no mundo ë Veja alguns dados sobre a tecnologia dos dias atuais: ë300 anos de jornal podem ser transmitidos em 1 segundo - 1 trilhão de bits por segundo; å Todas as edições do NY Times ëDesde 1995 a venda de computadores é maior do que de televisores no mundo ©Anthropos Consulting

13 Internet no Mundo Veja a Internet no mundo de hoje: ë 100 milhões de usuários hoje ë 1 bilhão em 2001 (MIT) ë 800 milhões (IBM) ë 13 trilhões de s em 1998 ë Desde 1995 se envia mais s privados do que correspondências via Correio Veja a Internet no mundo de hoje: ë 100 milhões de usuários hoje ë 1 bilhão em 2001 (MIT) ë 800 milhões (IBM) ë 13 trilhões de s em 1998 ë Desde 1995 se envia mais s privados do que correspondências via Correio ©Anthropos Consulting

14 HOJE! ë pessoas vão adquirir um celular; ë 900 milhões de mensagens serão deixadas em correios de voz; ë 148 milhões de pessoas entrarão na Internet; ë 5 milhões de s estão sendo enviados enquanto você está lendo esta lâmina! ë pessoas vão adquirir um celular; ë 900 milhões de mensagens serão deixadas em correios de voz; ë 148 milhões de pessoas entrarão na Internet; ë 5 milhões de s estão sendo enviados enquanto você está lendo esta lâmina! ©Anthropos Consulting

15 O passo da mudança ë Os próximos 5 anos mudarão mais do que os últimos 30 anos ë Pense no mundo em 1969 ë Pense no mundo em 2004 ë Os próximos 5 anos mudarão mais do que os últimos 30 anos ë Pense no mundo em 1969 ë Pense no mundo em 2004 ©Anthropos Consulting

16 E o Brasil? ë Fazendo as reformas necessárias, o Brasil continuará sendo uma das melhores opções para o capitalismo ocidental (The Economist) ë O Brasil estará entre as três maiores plataformas exportadoras do mundo nos primeiros quinze anos do século XXI (IFC) ©Anthropos Consulting

17 Pense num mercado... ë 2 o. maior mercado de jatos executivos e helicópteros; ë 2 o. de microondas; ë 2 o. de telefones celulares; ë 2 o. de fax; ë 2 o. de equipamentos de mergulho e alpinismo... ©Anthropos Consulting

18 O Brasil não vai quebrar... Se o Brasil quebrar... ë O México quebra 30 minutos depois ë A Argentina quebra 15 minutos depois ë O Chile quebra 5 minutos depois ë O Paraguai... ©Anthropos Consulting

19 O PIB Brasileiro... ë Todo o PIB da Argentina... ëEqüivale ao Interior do Estado de São Paulo ë Todo o PIB do Chile... ëEqüivale ao Grande Campinas (Ernest & Young) ë Todo o PIB do Uruguai... ë Eqüivale ao bairro de Santo Amaro em São Paulo ©Anthropos Consulting

20 O Brasileiro como empreendedor ë O brasileiro é um empreendedor. É uma característica do brasileiro querer ter seu próprio negócio, ser patrão de si mesmo; ë Há inúmeros exemplos de pessoas simples que obtiveram grande sucesso com pequenos negócios, pequenas empresas, negócios simples; ë A seguir, veja o exemplo do Arnaldo de Londrina, que tem um carrinho de cachorro quente numa avenida... ë O brasileiro é um empreendedor. É uma característica do brasileiro querer ter seu próprio negócio, ser patrão de si mesmo; ë Há inúmeros exemplos de pessoas simples que obtiveram grande sucesso com pequenos negócios, pequenas empresas, negócios simples; ë A seguir, veja o exemplo do Arnaldo de Londrina, que tem um carrinho de cachorro quente numa avenida... ©Anthropos Consulting

21 O Cachorro-Quente do Arnaldo... Londrina, PR ë cachorros-quentes por mês; ë refrigerantes; ë 10 funcionários; ë 40 sanduíches ao mesmo tempo; ë Fatura R$37.500,00/mês ë R$ ,00/ano! ë Só cachorro-quente!! Londrina, PR ë cachorros-quentes por mês; ë refrigerantes; ë 10 funcionários; ë 40 sanduíches ao mesmo tempo; ë Fatura R$37.500,00/mês ë R$ ,00/ano! ë Só cachorro-quente!! ©Anthropos Consulting

22 Em busca de novos caminhos ë Temos várias certezas: ë O mundo mudou! ë O Brasil mudou! ë Os caminhos que nos trouxeram até aqui, não são do mesmo tipo e espécie dos que nos poderão conduzir daqui para a frente. ë Temos várias certezas: ë O mundo mudou! ë O Brasil mudou! ë Os caminhos que nos trouxeram até aqui, não são do mesmo tipo e espécie dos que nos poderão conduzir daqui para a frente. ©Anthropos Consulting

23 Novos caminhos! ë Assim, vários sonhos acabaram. Sonhos que existiam nos tempos em que o mercado brasileiro era fechado e a competição menos acirrada; ë Veja a seguir quais os principais sonhos que acabaram: ë Assim, vários sonhos acabaram. Sonhos que existiam nos tempos em que o mercado brasileiro era fechado e a competição menos acirrada; ë Veja a seguir quais os principais sonhos que acabaram: ©Anthropos Consulting

24 O Sonho Acabou... Vários sonhos acabaram: ë O sonho das margens gordas; ë O sonho de que as empresas poderiam ser verdadeiras patas gordas, inchadas de pessoal; ë O sonho de que estamos competindo internamente com as empresas do Brasil; ë O sonho de que os custos definiam os preços. Vários sonhos acabaram: ë O sonho das margens gordas; ë O sonho de que as empresas poderiam ser verdadeiras patas gordas, inchadas de pessoal; ë O sonho de que estamos competindo internamente com as empresas do Brasil; ë O sonho de que os custos definiam os preços. ©Anthropos Consulting

25 Exigências Uma sociedade em desenvolvimento exige: ë Rompimento, Mudança e Novidade em ë Linguagem, Conceitos e Modos Uma sociedade em desenvolvimento exige: ë Rompimento, Mudança e Novidade em ë Linguagem, Conceitos e Modos ©Anthropos Consulting

26 A maior mudança... ë A maior mudança foi justamente no Mercado (marketing e vendas) ë O poder mudou da mão da empresa para a mão do cliente ë A maior mudança foi justamente no Mercado (marketing e vendas) ë O poder mudou da mão da empresa para a mão do cliente ©Anthropos Consulting

27 Tecnologia e Preços ë A cada dia que passa os produtos concorrentes ficam mais similares em termos de tecnologia e preços EMPRESA ë O diferencial estará, portanto, na capacidade da EMPRESA em ser diferente ë E o diferencial estará a cada dia mais na prestação de serviços ë A cada dia que passa os produtos concorrentes ficam mais similares em termos de tecnologia e preços EMPRESA ë O diferencial estará, portanto, na capacidade da EMPRESA em ser diferente ë E o diferencial estará a cada dia mais na prestação de serviços ©Anthropos Consulting

28 I.N.O.V.A.R. ë É preciso inovar ë Não dá para só copiar ë É preciso criar uma nova empresa e reinventar o nosso setor ë É preciso inovar ë Não dá para só copiar ë É preciso criar uma nova empresa e reinventar o nosso setor ©Anthropos Consulting

29 O que o cliente quer? ë Se você ficar perguntando ao seu cliente o que ele deseja, receberá a merecida resposta: ëCliente quer DESCONTO e PRAZO ë Se você ficar perguntando ao seu cliente o que ele deseja, receberá a merecida resposta: ëCliente quer DESCONTO e PRAZO ©Anthropos Consulting

30 As empresas que venceram ë E a grande verdade é que as empresas que venceram no mercado não foram aquelas que perguntaram o que seus cliente queriam; ëForam aquelas que Surpreenderam seus Clientes como Produtos e Serviços fundamentalmente Novos e Diferentes ë E a grande verdade é que as empresas que venceram no mercado não foram aquelas que perguntaram o que seus cliente queriam; ëForam aquelas que Surpreenderam seus Clientes como Produtos e Serviços fundamentalmente Novos e Diferentes ©Anthropos Consulting

31 Não Pergunte ao Cliente... ë O cliente não sabe o que ele quer... ë As empresas é que têm a obrigação de, ouvindo o mercado, surpreender os clientes com produtos e serviços fundamentalmente novos e diferentes. ë O cliente não sabe o que ele quer... ë As empresas é que têm a obrigação de, ouvindo o mercado, surpreender os clientes com produtos e serviços fundamentalmente novos e diferentes. ©Anthropos Consulting

32 Qual cliente pediu? ë Fax ë Telefone celular ë McDonalds ë Relógio digital ë Windows ë Post-it (3M) ë Walkman ë Etc, Etc. ë Fax ë Telefone celular ë McDonalds ë Relógio digital ë Windows ë Post-it (3M) ë Walkman ë Etc, Etc. ©Anthropos Consulting

33 Surpreenderam o cliente! ë Esses produtos todos (que são os maiores sucessos no mercado) nunca foram pedidos pelos clientes. ëVeja que esses produtos reiventaram o seu setor ë O Post-it reinventou o recado! ë O walkman reinventou o andar solitário! ë Windows reinventou o computador! ë Esses produtos todos (que são os maiores sucessos no mercado) nunca foram pedidos pelos clientes. ëVeja que esses produtos reiventaram o seu setor ë O Post-it reinventou o recado! ë O walkman reinventou o andar solitário! ë Windows reinventou o computador! ©Anthropos Consulting

34 Ouvir o cliente? ë Antes que você me ache louco, deixe-me explicar: ëÉ claro que você deve ouvir o cliente! ëIsto porque ouvir o cliente é a maneira mais simples, barata, eficaz para você COMPREENDER O MERCADO ë Antes que você me ache louco, deixe-me explicar: ëÉ claro que você deve ouvir o cliente! ëIsto porque ouvir o cliente é a maneira mais simples, barata, eficaz para você COMPREENDER O MERCADO ©Anthropos Consulting

35 Mas a sua missão é... ë Surpreender o Cliente! ë Encantar o Cliente! ë Entusiasmar o Cliente! ëSe você ficar só ouvindo o cliente e fazendo só o que ele pede, correrá o risco de aparecer alguém e surpreender o seu cliente e tomá-lo de você! ë Surpreender o Cliente! ë Encantar o Cliente! ë Entusiasmar o Cliente! ëSe você ficar só ouvindo o cliente e fazendo só o que ele pede, correrá o risco de aparecer alguém e surpreender o seu cliente e tomá-lo de você! ©Anthropos Consulting

36 Por isso... A informação será o grande e único produto daqui para a frente! ©Anthropos Consulting

37 Vender, Hoje ë Assim, será capaz de vender para mim quem souber: ëO que eu quero? ëComo quero? ëOnde quero? ë E me surpreender e encantar com produtos e serviços novos e diferentes que eu não imaginava serem possíveis! ë Assim, será capaz de vender para mim quem souber: ëO que eu quero? ëComo quero? ëOnde quero? ë E me surpreender e encantar com produtos e serviços novos e diferentes que eu não imaginava serem possíveis! ©Anthropos Consulting

38 Vender ë Vender é administrar, eficazmente, as contingências de compra ë Não é falar, é... ë Vender é administrar, eficazmente, as contingências de compra ë Não é falar, é... ©Anthropos Consulting

39 Prestação de Serviços ë Prestar serviços! ©Anthropos Consulting

40 Marketing ë Estar atento às tendências do mercado, para identificar e produzir, rapidamente, aquilo que o cliente quer... (e nem sempre sabe que quer...) ©Anthropos Consulting

41 A Fidelização ë O maior desafio é fidelizar o cliente; ëÀs vezes desprezamos um cliente pequenos, de uma compra, e não nos atentamos para o valor do cliente durante o tempo em que ele poderá comprar de mim durante a vida toda ë O maior desafio é fidelizar o cliente; ëÀs vezes desprezamos um cliente pequenos, de uma compra, e não nos atentamos para o valor do cliente durante o tempo em que ele poderá comprar de mim durante a vida toda ©Anthropos Consulting

42 Quanto vale um cliente? ë Banca da Ymako e do Pedro no Mercado de Sorocaba, SP: ë 26 anos X US$50.00/semana ë US$67,600.00!! ë Isso é o quanto já comprei na banca de um mercado! ë Banca da Ymako e do Pedro no Mercado de Sorocaba, SP: ë 26 anos X US$50.00/semana ë US$67,600.00!! ë Isso é o quanto já comprei na banca de um mercado! ©Anthropos Consulting

43 E ainda pergunto: ë E nesses 26 anos, quantos clientes novos eu e minha mulher mandamos para essa banca por contarmos às outras pessoas onde compramos e o maravilhoso serviços que a banca nos tem prestado? ©Anthropos Consulting

44 O Cliente como Vendedor ë E assim, por melhores vendedores que tenhamos ou sejamos, precisamos que o Cliente seja novo vendedor ativo, falando aos outros pelo boca-a-boca de nossos produtos e serviços; ëPor isso, o maior objetivo de uma empresa (seja ela qual for e de qualquer tamanho) é... ë E assim, por melhores vendedores que tenhamos ou sejamos, precisamos que o Cliente seja novo vendedor ativo, falando aos outros pelo boca-a-boca de nossos produtos e serviços; ëPor isso, o maior objetivo de uma empresa (seja ela qual for e de qualquer tamanho) é... ©Anthropos Consulting

45 Objetivo da Empresa: Transformar o cliente, num vendedor ativo ©Anthropos Consulting

46 E aí a pergunta: ë Como transformar o nosso cliente em nosso vendedor ativo? ©Anthropos Consulting

47 Como transformá-lo? A grande dificuldade é o cliente só vende o que ele NÃO ESPERA ©Anthropos Consulting

48 O que não espera? ë O cliente só venderá de uma empresa aquilo que a empresa o surpreender. Não venderá o que ele espera. ëNinguém dirá de uma companhia de aviação que os aviões decolam, voam e aterrissam. Ele falará do tapete vermelho, do café, do piano na sala de embarque, etc. ëNinguém (quando fala da Disney) diz: - Vi o Mickey. Dirá das coisas que não havia esperado ter visto na Disney e assim por diante - todos verão o Mickey! ë O cliente só venderá de uma empresa aquilo que a empresa o surpreender. Não venderá o que ele espera. ëNinguém dirá de uma companhia de aviação que os aviões decolam, voam e aterrissam. Ele falará do tapete vermelho, do café, do piano na sala de embarque, etc. ëNinguém (quando fala da Disney) diz: - Vi o Mickey. Dirá das coisas que não havia esperado ter visto na Disney e assim por diante - todos verão o Mickey! ©Anthropos Consulting

49 A grande pergunta ë Assim, a grande pergunta que temos que fazer não é o que o cliente espera de nós mas sim... NÃO ESPERA ëO que ele NÃO ESPERA de nós e de nossa empresa! ë Assim, a grande pergunta que temos que fazer não é o que o cliente espera de nós mas sim... NÃO ESPERA ëO que ele NÃO ESPERA de nós e de nossa empresa! ©Anthropos Consulting

50 Momentos Mágicos! ë Por isso é que temos que dar aos nossos clientes... ©Anthropos Consulting

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52 E evitando a qualquer custo... ©Anthropos Consulting

53 O que é Administrar, Hoje? ë Administrar é hoje um exercício constante de quebra de tradições teóricas estabelecidas ë As Escolas de Administração de Empresas ensinam o passado ë É preciso fazer o presente e criar o futuro ë Administrar é hoje um exercício constante de quebra de tradições teóricas estabelecidas ë As Escolas de Administração de Empresas ensinam o passado ë É preciso fazer o presente e criar o futuro ©Anthropos Consulting

54 Cultura Empresarial É preciso desenvolver uma Visão de Marketing adequada à realidade deste final de década e início do Século XXI ©Anthropos Consulting

55 Todos Vendedores ë Assim, numa empresa todos temos que ser vendedores. Todos temos que ter consciência de que a sobrevivência e o sucesso da empresa depende de cada um de nós e não apenas do Departamento de Vendas ou do Marketing; ëPessoas da área de suporte (contas a pagar, contabilidade, jurídico, etc.) às vezes não têm a consciência de que são vendedores. Isso fará a diferença! ë Assim, numa empresa todos temos que ser vendedores. Todos temos que ter consciência de que a sobrevivência e o sucesso da empresa depende de cada um de nós e não apenas do Departamento de Vendas ou do Marketing; ëPessoas da área de suporte (contas a pagar, contabilidade, jurídico, etc.) às vezes não têm a consciência de que são vendedores. Isso fará a diferença! ©Anthropos Consulting

56 Quem Tem Medo do Século XXI ? ë Os que não acreditam que o mercado mudou, que o cliente mudou, que a competição será cada vez mais acirrada; ë Os que não acreditam que as margens serão cada vez mais baixas; ë Os que não acreditam que é preciso trabalhar em custos, qualidade e produtividade ë Os que não acreditam que o mercado mudou, que o cliente mudou, que a competição será cada vez mais acirrada; ë Os que não acreditam que as margens serão cada vez mais baixas; ë Os que não acreditam que é preciso trabalhar em custos, qualidade e produtividade ©Anthropos Consulting

57 ë Os que não acreditam que Prestação de Serviços é o Novo Nome do Jogo; ë Os que não investem em treinamento de seus funcionários; ë Os acomodados; ë Os medrosos; ë Enfim, os mesmos.... ë Os que não acreditam que Prestação de Serviços é o Novo Nome do Jogo; ë Os que não investem em treinamento de seus funcionários; ë Os acomodados; ë Os medrosos; ë Enfim, os mesmos.... Quem Tem Medo do Século XXI ? ©Anthropos Consulting

58 Um novo MILÊNIO! ë Concluindo, quero que você pense e compreenda que é preciso vencer os desafios deste novo Milênio; ë Não basta mudar. É preciso: ëREINVENTAR VENDAS ëREINVENTAR O MARKETING ëEnfim... ë Concluindo, quero que você pense e compreenda que é preciso vencer os desafios deste novo Milênio; ë Não basta mudar. É preciso: ëREINVENTAR VENDAS ëREINVENTAR O MARKETING ëEnfim... ©Anthropos Consulting

59 Século XXI ë REINVENTAR A EMPRESA!! ©Anthropos Consulting

60 ë Pense nisso! ë Mude! ë Acredite! ë Pense Grande! ë Agora é a Hora! ë Afinal, estamos no Século XXI!! ë Pense nisso! ë Mude! ë Acredite! ë Pense Grande! ë Agora é a Hora! ë Afinal, estamos no Século XXI!! ©Anthropos Consulting


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