A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Fórum Ibero-Americano Inovação na Sociedade da Informação Lisboa, 29 de Novembro de 2009 Zeinal Bava Presidente Executivo.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Fórum Ibero-Americano Inovação na Sociedade da Informação Lisboa, 29 de Novembro de 2009 Zeinal Bava Presidente Executivo."— Transcrição da apresentação:

1 Fórum Ibero-Americano Inovação na Sociedade da Informação Lisboa, 29 de Novembro de 2009 Zeinal Bava Presidente Executivo

2 1 Crescimento exponencial na adopção de novas tecnologias pelos consumidores Equipamentos/ utilizadores Milhões (em escala logaritmica) Massificação de equipamentos com maior capacidade e mobilidade… Consumiveis MóvelConsumiveis MóvelConsumiveis MóvelConsumiveis Móvel (+10Biliões) Telemovel/ BB FixoTelemovel/ BB FixoTelemovel/ BB FixoTelemovel/ BB Fixo (1Bilião) PC (+100M) Minicomputador (10M) Mainframe (1M) k 10k Ano …e maior velocidade na sua adopção *Exemplo Facebook Fonte:Morgan Stanley Research Rede Social* RádioiPodInternetTV Anos para atingir audiência de 50 milhões

3 2 Transformação dos hábitos de consumo em resultado da convergência entre tecnologias e conteúdos Consumidores conduzem… TV e VídeoMúsicaNotícias sVoz % de consumidores a utilizar serviços no PC Fonte:McKinsey Telecoms Consumer Insight Survey 2008 Telefone móvel Desktop PCTVLaptop % de consumidores a ler notícias por equipamento Utilização dos mesmos equipamentos para aceder a diferentes conteúdos Utilização dos mesmos conteúdos em diferentes equipamentos...conver- gência de equipamen- tos… … e convergência de conteúdos

4 3 Evolução do modelo de negócio das telecoms Passado (95-00) Presente (00-10) Futuro (2010-?) Nível de convergência Funcio- nalidades Várias funcionalidades em diversos tipos de média/equipamentos (Location based services, chat on music) Conteúdos Mesmo conteúdo disponível em diversos equipamento Equipa- mentos Mesmo equipamento para acesso a diferentes conteúdos Rede Acesso Transição seamless entre redes de acesso Homezoning mudança de rede móvel para rede Wi-Fi Wired network Wireless network IP network

5 4 Parcerias esbatem fronteiras da cadeia de valor no mundo IP Perante as ameaças de mercado torna permente a transformação das telecom Market share global dos 3 maiores players Receitas $Bn, 2009E Motores Busca 82 Publici- dade Online 75 Equipa- mento 63 Handsets 66 MNOs 20 Crescente convergência e integração na cadeia de valor Criadores de conteúdos Fabricantes de equipamento Motores de buscaTelecoms/Cabo Attackers

6 5 O foco da estratégia da PT está na inovação e execução operacional ExecuçãoInovação Parceiros Estratégicos Acesso ao know-how de líderes internacionais Abordagem estruturada Aposta em inovação com a colaboração de toda a organização Consolidar posição competi- tiva da PT Detalhado em seguida Estratégica Enfoque em projectos criadores de valor para a PT Operacional Esforço contínuo de optimização Financeira Capacidade financeira adequada ao enfoque estratégico Recursos Humanos Aposta no conhecimento e capacidade dos colaboradores

7 6 Inovação potencia crescimento e criação de valor Crescimento TACC Nota:Média da indústria representa empresas EUA cotadas em bolsa de telecom e de equipamento de rede, com market cap > 100 milhões USD a 1 de Julho de 2004 Fonte:Monitor Group, IMI Inovation scorecard study 26,5% x5,9 Retorno aos accionistas TACC inovadores de topo Média indústria -9,7% +14pp Resultado líquido/colaborador Milhares USD 5 inovadores de topo 5 inovadores de topo -26 Média indústria Média indústria CASE-STUDY EUA 98-03

8 7 Corporate Innovation Machine da PT Fonte:jpb.com, The Corporate Innovation Machine, Jeffrey Baumgartner

9 8 Mudança de mindset organizacional é a chave para quebrar mitos sobre a inovação Para… A Inovação deve partir de todos os colaboradores independentemente da sua área de actividade A Inovação deve focar em todos os aspectos do negócio (p.ex. relação com o consumidor, eficiência) Devemos desenvolver competências de inovação através de programas de formação A inovação deve ser partilhada e resultar da participação e conhecimento de todos As capacidades de inovação existem em todos os colaboradores da empresa A Inovação é um tema apenas dos departamentos de R&D A Inovação aplica-se apenas ao desenvolvimento de novos produtos e serviços Não é possível aprender a ser inovador. Ou nascemos inovadores ou não conseguimos inovar As ideias inovadoras são geradas centralmente e adoptadas posteriormente pela organização " Mais experiência e senioridade representam maior capacidade para inovar " De…

10 9 O programa OPEN cria um portfólio balanceado de investimentos em inovação Portfolio de projectos da PT Inovação exploratória Grandes tendências – Novos comportamentos sociais – Mudança de padrões tecnológicos e regulamentares Projectos estruturantes (p.ex., rede de fibra óptica) Board/ gestão de topo e experts Desenvolvimento do negócio (p.ex., lançamento do MEO ou do Office Box) Business as usual (p.ex., optimização de níveis de serviço) Reduzido Médio Elevado Nível de risco Curto (<1ano) Médio (1-3 anos) Longo (>3 anos) Horizonte temporal Inovação planeada Lógica de mercado: implementação de grandes tendências da fábrica explorativa Líderes e colaboradores dos segmentos e áreas de suporte Inovação incremental Lógica diária – Contribuição de todos os colaboradores – Melhorias contínuas e operacionais Open Team/ toda a organização Fábricas de Inovação Principais contribuidores

11 10 Colaboração estratégica é a chave do sucesso da inovação na PT Parceiros Tecnológicos Parceiros R&D Parcerias Universitárias ParceirosProjectos operacionais Corning: Desenvolvimento conjunto de soluções de fibra pioneiras a nível mundial ZTE:Lançamento do Bluebelt e Silverbelt para massificação do acesso aos Smartphones Cisco: Ligação de 6,400 escolas e 19 delegações do Ministério da Educação a 100Mbps IT: Projecto WDM-PON ONT 10Gb/s - massificar a banda ultra larga a 2Gb/s em fibra óptica Vários: Plataforma tecnológica avançada (IMS), orientada para novos serviços multimédia MIT: Conteúdos educacionais em língua portuguesa (scratch) UTAD: Ferramenta 3D para formação profissional com plataforma da PT Inovação Univ. Coimbra: Gestão de conhecimento com técnicas de Inteligência Artificial e Web 2.0.

12 11 Telecoms está a transformar-se num consumer business Crescimento Concorrência Estagnado Baseado no controlo de acesso Forte Baseado na preferência do cliente Gestão de clientes Foco na inovação e na experiência do cliente Redefinir posicionamento ao longo da cadeia de valor Garantir excelência operacional Gestão de plataforma (utility) Gerir operações numa abordagem lean Promover gestão regulatória para conservar valor do acesso Enfoque na inovação e excelência de execução Focar na excelência na execução (de Marketing a operacional) Alavancar papel da inovação Transformação do modelo de negócio para materializar oportunidades de crescimento Executar investimentos tecnológicos Consolidar parcerias ao longo da cadeia de valor

13 12 O Meo é um case-study de inovação e execução operacional Aumento significativo de quota de mercadoInflexão de tendência de queda no negócio fixo Marca com maior notoriedade em PortugalInversão de perda de linhas de telefone fixo Quota mercado Pay-TV +20pp -11pp Outros 3T % 12% 21% % 21% 1% Evolução Quota 3T2T1T4T3T -6,1 2T1T4T -11,6 3T2T Crescimento das receitas de retalho doméstico Percentagem 0,4 Recordação genérica marcas Média valores, acumulado até 13 Nov Perda de linhas de telefone fixo Milhares 2T1T4T3T2T1T4T3T -14 2T1T3T ,0 1,1 Fonte:Marktest; Publivaga, Relatório e Contas empresa Operador Cabo

14 13 Os cinco objectivos estratégicos da PT… Liderança Liderança em todos os segmentos e geografias Sustentabilidade Referência em termos sectoriais ao nível social, económico e ambiental Performance 1º Quartil de em retorno accionista e resultados operacionais e financeiros Internacional Dois terços das receitas internacionais Clientes 100 milhões de clientes


Carregar ppt "Fórum Ibero-Americano Inovação na Sociedade da Informação Lisboa, 29 de Novembro de 2009 Zeinal Bava Presidente Executivo."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google