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Massificação de equipamentos com maior capacidade e mobilidade…

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Apresentação em tema: "Massificação de equipamentos com maior capacidade e mobilidade…"— Transcrição da apresentação:

0 Fórum Ibero-Americano Inovação na Sociedade da Informação
Zeinal Bava Presidente Executivo Lisboa, 29 de Novembro de 2009

1 Crescimento exponencial na adopção de novas tecnologias pelos consumidores
Massificação de equipamentos com maior capacidade e mobilidade… …e maior velocidade na sua adopção Equipamentos/ utilizadores Milhões (em escala logaritmica) Anos para atingir audiência de 50 milhões Consumiveis MóvelConsumiveis Móvel (+10Biliões) 10k 10k 1k Telemovel/ BB FixoTelemovel/ BB Fixo (1Bilião) 100 PC (+100M) 10 Minicomputador (10M) Rádio TV Internet iPod Rede Social* 1 Mainframe (1M) 1960 1970 1980 1990 2000 2010 2020 Ano * Exemplo Facebook Fonte: Morgan Stanley Research

2 47 Transformação dos hábitos de consumo em resultado da convergência entre tecnologias e conteúdos Consumidores conduzem… ...conver-gência de equipamen-tos… Utilização dos mesmos equipamentos para aceder a diferentes conteúdos % de consumidores a utilizar serviços no PC Voz s Notícias Música TV e Vídeo … e convergência de conteúdos Utilização dos mesmos conteúdos em diferentes equipamentos % de consumidores a ler notícias por equipamento Desktop PC TV Laptop Telefone móvel Fonte: McKinsey Telecoms Consumer Insight Survey 2008

3 Evolução do modelo de negócio das telecoms
Passado (95-00) Presente (00-10) Futuro (2010-?) Nível de convergência Várias funcionalidades em diversos tipos de média/equipamentos (Location based services, chat on music) Funcio- nalidades Mesmo conteúdo disponível em diversos equipamento Conteúdos Equipa-mentos Mesmo equipamento para acesso a diferentes conteúdos Wired network Wireless network IP network Transição seamless entre redes de acesso Homezoning mudança de rede móvel para rede Wi-Fi Rede Acesso

4 Parcerias esbatem fronteiras da cadeia de valor no mundo IP
Criadores de conteúdos Market share global dos 3 maiores players Receitas $Bn, 2009E 850 160 90 24 30 Motores de busca Telecoms/Cabo Attackers 82 75 66 63 Fabricantes de equipamento 20 MNOs Handsets Equipa-mento Publici-dade Online Motores Busca Perante as ameaças de mercado torna permente a transformação das telecom Crescente convergência e integração na cadeia de valor

5 O foco da estratégia da PT está na inovação e execução operacional
Detalhado em seguida Inovação Execução Abordagem estruturada Aposta em inovação com a colaboração de toda a organização Estratégica Enfoque em projectos criadores de valor para a PT Parceiros Estratégicos Acesso ao know-how de líderes internacionais Operacional Esforço contínuo de optimização Consolidar posição competi-tiva da PT Recursos Humanos Aposta no conhecimento e capacidade dos colaboradores Financeira Capacidade financeira adequada ao enfoque estratégico

6 Inovação potencia crescimento e criação de valor
CASE-STUDY EUA 98-03 Crescimento TACC Retorno aos accionistas TACC Resultado líquido/colaborador 2003. Milhares USD 26,5% 67 x5,9 +14pp +96 As empresas consideradas inovadoras normalmente conseguem navegar melhor nos tempos de crise, como fica demonstrado neste estudo no momento da crise de 2000 a 2003 Estudo inclui um conjunto de ~120 empresas na área das telecomunicações e equipamento de rede Este estudo demonstra através de diversos vectores, nomeadamente no rendimento aos accionistas e no crescimento de receitas, que as empresas com maior capacidade de inovação superam a média do sector -9,7% -26 Média indústria 5 inovadores de topo Média indústria 5 inovadores de topo Média indústria 5 inovadores de topo Nota: Média da indústria representa empresas EUA cotadas em bolsa de telecom e de equipamento de rede, com market cap > 100 milhões USD a 1 de Julho de 2004 Fonte: Monitor Group, IMI Inovation scorecard study

7 “Corporate Innovation Machine” da PT
LIS “Corporate Innovation Machine” da PT Focado obviamente em resultados práticos que coloquem a empresa na vanguarda das telecomunicações, e com forte envolvimento de todo o top management nas suas várias vertentes. Procura industrializar a inovação em diferentes horizontes temporais e alinhando todos os esforços de inovação num mesmo sentido para a prossecução dos objectivos da empresa. Procura-se claramente um desenvolvimento diferenciador da empresa. Fonte: jpb.com, “The Corporate Innovation Machine”, Jeffrey Baumgartner 7

8 Mudança de mindset organizacional é a chave para quebrar mitos sobre a inovação
“A Inovação é um tema apenas dos departamentos de R&D“ “A Inovação aplica-se apenas ao desenvolvimento de novos produtos e serviços” “Não é possível aprender a ser inovador. Ou nascemos inovadores ou não conseguimos inovar” “As ideias inovadoras são geradas centralmente e adoptadas posteriormente pela organização " “Mais experiência e senioridade representam maior capacidade para inovar" A Inovação deve partir de todos os colaboradores independentemente da sua área de actividade A Inovação deve focar em todos os aspectos do negócio (p.ex. relação com o consumidor, eficiência) Devemos desenvolver competências de inovação através de programas de formação A inovação deve ser partilhada e resultar da participação e conhecimento de todos As capacidades de inovação existem em todos os colaboradores da empresa

9 O programa OPEN cria um portfólio balanceado de investimentos em inovação
Principais contribuidores Portfolio de projectos da PT “Fábricas” de Inovação Projectos estruturantes (p.ex., rede de fibra óptica) Inovação exploratória Grandes tendências Novos comportamentos sociais Mudança de padrões tecnológicos e regulamentares Board/ gestão de topo e experts Elevado Inovação planeada Lógica de mercado: implementação de grandes tendências da fábrica explorativa Líderes e colaboradores dos segmentos e áreas de suporte Desenvolvimento do negócio (p.ex., lançamento do MEO ou do Office Box) Nível de risco Médio Business as usual (p.ex., optimização de níveis de serviço) Inovação incremental Lógica diária Contribuição de todos os colaboradores Melhorias contínuas e operacionais Open Team/ toda a organização Reduzido Curto (<1ano) Médio (1-3 anos) Longo (>3 anos) Horizonte temporal

10 Colaboração estratégica é a chave do sucesso da inovação na PT
101 Colaboração estratégica é a chave do sucesso da inovação na PT Parceiros Projectos operacionais Corning: Desenvolvimento conjunto de soluções de fibra pioneiras a nível mundial ZTE: Lançamento do Bluebelt e Silverbelt para massificação do acesso aos Smartphones Cisco: Ligação de 6,400 escolas e 19 delegações do Ministério da Educação a 100Mbps IT: Projecto WDM-PON ONT 10Gb/s - massificar a banda ultra larga a 2Gb/s em fibra óptica Vários: Plataforma tecnológica avançada (IMS), orientada para novos serviços multimédia MIT: Conteúdos educacionais em língua portuguesa (scratch) UTAD: Ferramenta 3D para formação profissional com plataforma da PT Inovação Univ. Coimbra: Gestão de conhecimento com técnicas de Inteligência Artificial e Web 2.0. Parceiros Tecnológicos Parceiros R&D Parcerias Universitárias 10

11 Telecoms está a transformar-se num “consumer business”
Gestão de clientes Foco na inovação e na experiência do cliente Redefinir posicionamento ao longo da cadeia de valor Garantir excelência operacional Transformação do modelo de negócio para materializar oportunidades de crescimento Executar investimentos tecnológicos Consolidar parcerias ao longo da cadeia de valor Forte Crescimento Gestão de plataforma (utility) Gerir operações numa abordagem lean Promover gestão regulatória para conservar valor do acesso Enfoque na inovação e excelência de execução Focar na excelência na execução (de Marketing a operacional) Alavancar papel da inovação Estagnado Baseado no controlo de acesso Baseado na preferência do cliente Concorrência

12 O Meo é um case-study de inovação e execução operacional
4 O Meo é um case-study de inovação e execução operacional Aumento significativo de quota de mercado Inflexão de tendência de queda no negócio fixo Quota mercado Pay-TV Crescimento das receitas de retalho doméstico Percentagem Evolução Quota 2,0 1,1 0,4 1% Outros 21% 21% +20pp 12% -6,1 -11,6 Operador Cabo 78% 67% -11pp 2T 3T 4T 1T 2T 3T 4T 1T 2T 3T 2007 2008 2009 2007 3T2009 Recordação genérica marcas Média valores, acumulado até 13 Nov. 2009 Perda de linhas de telefone fixo Milhares -14 1T 2T 3T 4T 1T 2T 3T 4T 1T 2T 3T 2007 2008 2009 Marca com maior notoriedade em Portugal Inversão de perda de linhas de telefone fixo Fonte: Marktest; Publivaga, Relatório e Contas empresa

13 Os cinco objectivos estratégicos da PT…
Clientes 100 milhões de clientes Internacional Dois terços das receitas internacionais Liderança Liderança em todos os segmentos e geografias 1º Quartil de em retorno accionista e resultados operacionais e financeiros Performance Referência em termos sectoriais ao nível social, económico e ambiental Sustentabilidade


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