A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Sala de Aula Virtual para Professores

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Sala de Aula Virtual para Professores"— Transcrição da apresentação:

1 Sala de Aula Virtual para Professores
Licenciatura em Computação Professor: Roberto Duarte Fontes Luciana Azevedo Elaine Bundscherer

2 Sala de Aula Virtual para Professores

3 Sala de Aula Virtual para Professores
Licenciatura em Computação Professor: Roberto Duarte Fontes Luciana Azevedo Elaine Bundscherer

4 Sala de Aula Virtual Para Professores.
O objetivo deste trabalho é o estudo e a implementação de uma modalidade de aprendizagem, a partir de uma Sala de Aula Virtual Para Professores. Demonstrar as vantagens da utilização, tanto para professores quanto para alunos, de uma metodologia de trabalho colaborativa gratuita.

5 Sala de Aula Virtual para Professores
Pesquisas indicam que apenas 50% da população mundial, estimada em quase 7 bilhões de pessoas, é proprietária de uma linha telefônica fixa. 2 milhões de pessoas nunca usaram um telefone. Cerca de 400 milhões de pessoas têm acesso à Internet (Rede Mundial de Computadores). O Brasil ocupa o 28ª lugar no ranking que mede o acesso dos membros de uma nação a um computador. Problema Mundial Sócio Econômico Sócio Cultural Sócio Político

6 Sala de Aula Virtual para Professores
O maior desafio das iniciativas de Inclusão Digital é garantir eqüidade de participação no novo padrão de desenvolvimento. A evolução das tecnologias digitais é mais veloz do que as transformações de valores e atitudes da sociedade. É necessário criar competências e desenvolver equipamentos de acesso barato, promover a alfabetização digital em larga escala, capacitar pessoas em todo o ciclo de geração e desenvolvimento de Tecnologias de Informação e Comunicação, conteúdos adequados em língua portuguesa, além de desenvolver novos modelos de acesso à Internet.

7 Construtivismo Sócio-Culturalista Construcionismo Sala de Aula Virtual
para Professores Construtivismo Sócio-Culturalista Construcionismo

8 Descrição-execução-reflexão-
Sala de Aula Virtual para Professores Explica a sua teoria do ciclo Descrição-execução-reflexão- Depuração-descrição O que ocorre quando o aprendiz utiliza softwares de multimídia, aprendendo através dos seus próprios erros, o que potencializa o ciclo de aprendizagem.

9 Sala de Aula Virtual para Professores
Destaca a importância das intervenções sociais na Zona de Desenvolvimento Proximal (ZPD). Conceito por ele desenvolvido, que é inerente a toda pessoa que aprende com outra pessoa .

10 Sala de Aula Virtual para Professores
As respostas às questões sobre a natureza da aprendizagem são dadas à luz de sua epistemologia genética, na qual o conhecimento se constrói pouco a pouco, à medida que as estruturas mentais e cognitivas se organizam, de acordo com os estágios de desenvolvimento da inteligência.

11 Os contextos sócio-econômico e cultural
Sala de Aula Virtual para Professores Os contextos sócio-econômico e cultural dos alunos podem ser diversificados, como podem existir, também, dispersões geográficas e diferentes faixas etárias. Em cursos à distância, o perfil dos alunos é o alicerce para a construção do modelo, dando assim a base para escolha da estratégia pedagógica e da mídia apropriada.

12 Sala de Aula Virtual para Professores O computador, a Internet
e todas as novas tecnologias dentro do processo educacional, são hoje, não só um apoio pedagógico, mas uma conseqüência da existência da escola dentro do contexto atual, que integra a informática em todos os setores da sociedade. Internet Fórum Chat FTP WWW Vídeo Aula ... Redes

13 Sala de Aula Virtual para Professores
Foruns Listas de discussão newsgroups.   Chat (Bate-Papo) – Serviço de mensagens on-line, permite que você converse com várias pessoas ao mesmo tempo. (Correio Eletrônico) – Ao contrário do correio postal este correio é enviado e entregue pela Internet através da rede a um endereço de computador;  FTP (Protocolo de transferência de arquivos) – possibilita descarregar e salvar (Download) ou transferir (Upload) arquivos remotos. World Wide Web (WWW) – veio dar aos utilizadores da Internet meios uniformes e convenientes para aceder a uma larga variedade de recursos (imagens, texto, som, vídeo, software,…). Video Aula - Conferência consiste em uma discussão em grupo ou pessoa-a-pessoa na qual os participantes estão em locais diferentes.        

14 Sala de Aula Virtual para Professores
É uma designação genérica, que abrange qualquer sistema, interligando computadores e periféricos, que permite a um usuário utilizar, de qualquer ponto, funções e serviços de processamento de dados remotamente situados.

15 Ferramenta pedagógica gratuita,
Sala de Aula Virtual para Professores Ferramenta pedagógica gratuita, que agrupa várias mídias em um mesmo espaço, permitindo ao professor estar em aulas on-line, multimídias, conversando e interagindo com os alunos de forma colaborativa. Possibilita aos alunos o estudo independente, em regime de ensino à distancia, podendo, manter interação com outros alunos, usando os recursos de comunicação da rede.

16 Professor Aluno Interativo Avaliação
Sala de Aula Virtual para Professores Professor Ator Professor Aluno Interativo Ator Aluno Chat Fórum Vídeo Conferência Avaliação

17 Sala de Aula Virtual para Professores Módulo Módulo Home (Index)
Avaliação Home (Index) Módulo Aluno Módulo Interativo Sala de aula virtual LINKS Ajuda

18 Sala de Aula Virtual para Professores A ferramenta SAVP propicia o encontro de profissionais da educação e alunos, de diversas áreas, utilizando a estratégia metodológica do trabalho colaborativo, para as mais variadas ofertas de ensino, com usuários de todas as camadas sociais, objetivando promover o conhecimento e a qualificação sem exclusões sócio-econômicas, culturais e políticas.


Carregar ppt "Sala de Aula Virtual para Professores"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google