A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

7 - Criação de Páginas Web A Internet. Empresas, instituições e pessoas individuais estão cada vez mais interessadas não só em aceder ao imenso manancial.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "7 - Criação de Páginas Web A Internet. Empresas, instituições e pessoas individuais estão cada vez mais interessadas não só em aceder ao imenso manancial."— Transcrição da apresentação:

1 7 - Criação de Páginas Web A Internet

2 Empresas, instituições e pessoas individuais estão cada vez mais interessadas não só em aceder ao imenso manancial de informação disponibilizado pela Internet mas também em oferecer a sua própria informação a muitas outras pessoas. Criar páginas Web torna-se, pois, uma inevitabilidade. Empresas, instituições e pessoas individuais estão cada vez mais interessadas não só em aceder ao imenso manancial de informação disponibilizado pela Internet mas também em oferecer a sua própria informação a muitas outras pessoas. Criar páginas Web torna-se, pois, uma inevitabilidade.

3 A Internet Criar uma página Web permite gerar um ambiente com muitas potencialidades, onde é possível: Criar uma página Web permite gerar um ambiente com muitas potencialidades, onde é possível: mostrar um estilo estético próprio, personalizado e oportuno; mostrar um estilo estético próprio, personalizado e oportuno; promover a pesquisa de informação; promover a pesquisa de informação; promover produtos e serviços; promover produtos e serviços; estimular com interfaces próprias a troca de textos, imagens, sons, etc.; estimular com interfaces próprias a troca de textos, imagens, sons, etc.; fornecer informação filtrada, seleccionada e comentada; fornecer informação filtrada, seleccionada e comentada; criar contextos propícios ao ensino à distância; criar contextos propícios ao ensino à distância; estimular compras, trocas e vendas; estimular compras, trocas e vendas; criar «espaços virtuais» onde se pode conversar, ver e ouvir outras pessoas em tempo real; criar «espaços virtuais» onde se pode conversar, ver e ouvir outras pessoas em tempo real; consultar «grupos de estudo»; consultar «grupos de estudo»; criar ferramentas para trabalhar cooperativamente com outras pessoas; criar ferramentas para trabalhar cooperativamente com outras pessoas; etc. etc.

4 7 - Criação de Páginas Web Técnicas de implantação

5 Programação páginas Web Para se criar uma página Web, terá de se usar uma das seguintes linguagens de programação: Para se criar uma página Web, terá de se usar uma das seguintes linguagens de programação: LinguagemCaracterísticas HTML HyperText Markup Language: linguagem de marcação com hipertexto (documento com palavras ou imagens que permitem «saltar» para outras páginas com o clique do rato), usada para criar documentos para a Web. DHTML Dynamic HTML: linguagem de HTML dinâmico, que inclui recursos interactivos para criar páginas Web. Utilizam-se cada vez mais scripts de linguagens de programação. O JavaScript é um bom exemplo. VRML Virtual Reality Modeling Language: linguagem para modelação de realidade virtual, que permite, através de elementos geométricos, apresentar ambientes tridimensionais ou virtuais. Para ver páginas em VRML é necessário um plug-in (aplicação simples a instalar no computador «cliente» para manipular informação em determinado formato). XML EXtensible Markup Language: linguagem de marcação de dados que prevê um formato para descrever dados estruturados e facilita declarações mais precisas do conteúdo e resultados mais significativos de busca através de múltiplas plataformas. Enquanto o HTML permite descrever a aparência dos dados, o XML permite definir o significado dos dados.

6 Editores de página Web Há duas formas de criar documentos para a Web: Há duas formas de criar documentos para a Web: 1. Inserir o conteúdo (textos, imagens, sons, etc.) e formatá-lo através dos códigos de formatação e marcação HTML. 2. Utilizar um editor WYSIWYG (What You See Is What You Get – o que se vê é o que obtém), o que permite inserir o conteúdo de forma gráfica, ficando a escrita dos códigos a cargo do editor.

7 Editores de imagem e efeitos especiais A Web baseia-se na combinação de textos, imagens e outros componentes de forma coerente, racional e estética. A Web baseia-se na combinação de textos, imagens e outros componentes de forma coerente, racional e estética. Existem vários editores de imagens, como por exemplo, o Corel Draw, o JASC Paint Shop Pro e o Adobe Photoshop, que são programas que permitem manipular imagens ou fotografias, usando ferramentas poderosas. Existem vários editores de imagens, como por exemplo, o Corel Draw, o JASC Paint Shop Pro e o Adobe Photoshop, que são programas que permitem manipular imagens ou fotografias, usando ferramentas poderosas.

8 Editores de programas de animação gráfica Para criar animações existem vários programas, como por exemplo: Para criar animações existem vários programas, como por exemplo: 1. O Macromedia Studio MX2004 with Flash Profissional é um programa de tratamento de animação vectorial. Permite criar animações interactivas para a Web; 2. O GIF Animator é um programa que visa a produção de imagens animadas. Permite manipular imagens com formato GIF; 3. O COOL 3D é um programa que gera animações a três dimensões (3D) como esferas, cubos, cones, etc.

9 Ferramentas e utilitários Depois de criarmos uma página Web no nosso computador, ela só se torna acessível ao Mundo se a colocarmos num computador servidor, ao qual corresponderá um determinado endereço, ou URL (Uniform Resource Locator). Depois de criarmos uma página Web no nosso computador, ela só se torna acessível ao Mundo se a colocarmos num computador servidor, ao qual corresponderá um determinado endereço, ou URL (Uniform Resource Locator).

10 Ferramentas e utilitários O Protocolo para Transferência de Ficheiros (FTP, File Transfer Protocol) é o protocolo que define a forma de enviar ficheiros pela Internet. Para publicar um site na Web existem diversas ferramentas, como por exemplo o WSFTP e o CuteFTP. Estes programas permitem «verter» informação de um computador para um servidor (computador que armazena um site e que o mantém disponível na Web). Para transferir um site para um servidor, é preciso a identificação de utilizador e palavra-passe. O explorador do Windows executa FTP directamente, sem necessidade de recorrer a outro software específico O Protocolo para Transferência de Ficheiros (FTP, File Transfer Protocol) é o protocolo que define a forma de enviar ficheiros pela Internet. Para publicar um site na Web existem diversas ferramentas, como por exemplo o WSFTP e o CuteFTP. Estes programas permitem «verter» informação de um computador para um servidor (computador que armazena um site e que o mantém disponível na Web). Para transferir um site para um servidor, é preciso a identificação de utilizador e palavra-passe. O explorador do Windows executa FTP directamente, sem necessidade de recorrer a outro software específico

11 Criação de páginas Web A seguir indicam-se os princípios gerais a ter em conta quando se cria uma página para a Web: A seguir indicam-se os princípios gerais a ter em conta quando se cria uma página para a Web: 1. A página de entrada: é frequente ser de apresentação institucional. No topo poderá aparecer o logotipo, nome, endereço, números de telefone, etc.; no rodapé, a data da última actualização, o contacto do responsável pela página e o número de utilizadores que acederam à página. 2. Fontes: devem escolher-se fontes como o Arial e o Verdana para visualizações no ecrã e o Times New Roman para impressões. Relativamente ao tamanho, os mais adequados são: 2 (10 pontos) para texto, 3 (12 pontos) para subtítulos e 4 (14 pontos) para títulos. 3. Cores: deve existir contraste entre o fundo e o texto. Além disso, devem usar-se cores da paleta Web de 216 cores, de modo a garantir que a cor é sempre igual em qualquer computador e resolução. Não se deve usar um número excessivo de cores.

12 Criação de páginas Web 4. Imagens: apresentá-las com o mínimo tamanho (em bytes) possível. Optimizar a imagem, de preferência, nos formatos JPG, GIF e PNG. Não se deve abusar de GIF animados. 5. Vídeo e áudio: deve incluir-se sempre o tamanho dos ficheiros e indicar o plug-in necessário para ver / ouvir / manipular o ficheiro. 6. Molduras: usar no caso de haver conteúdos fixos e de controlo de navegação. 7. Tabelas: no Word, a largura disponível para o texto é fixa e depende da largura da página. No FrontPage a largura depende da resolução do ecrã de quem visualiza a página, pelo que o texto ajustar-se-á até ocupar toda a largura, originando desformatações frequentes. As tabelas com bordo 0 (zero) são excelentes para fixar larguras e/ou comprimentos, pelo que devem ser usadas para misturar imagens e texto.

13 Planeamento de um web site Antes de iniciar a criação de um site para a Web, é necessário planeá-lo. Antes de iniciar a criação de um site para a Web, é necessário planeá-lo. Deve começar-se por determinar objectivos, respondendo à questão «O que pretende o site?». Deve começar-se por determinar objectivos, respondendo à questão «O que pretende o site?». É importante caracterizar quem visitará o site: «Que computadores utilizará?; Que velocidade de ligação à Internet terá?» As respostas a perguntas como estas condicionarão a complexidade da estrutura de navegação, a possibilidade de utilizar recursos como vídeo e/ou som, o tamanho das páginas, a necessidade de plug-ins e o grafismo utilizado. É importante caracterizar quem visitará o site: «Que computadores utilizará?; Que velocidade de ligação à Internet terá?» As respostas a perguntas como estas condicionarão a complexidade da estrutura de navegação, a possibilidade de utilizar recursos como vídeo e/ou som, o tamanho das páginas, a necessidade de plug-ins e o grafismo utilizado.

14 Planeamento de um web site Determinar e organizar o site por secções de visualização, colocando na mesma pasta as páginas relacionadas. Sempre que for adequado, utilizar subpastas. Determinar e organizar o site por secções de visualização, colocando na mesma pasta as páginas relacionadas. Sempre que for adequado, utilizar subpastas. Decidir previamente onde serão armazenados todos os itens, como imagens e ficheiros de som. É conveniente colocar todas as imagens de uma secção numa única pasta, para facilitar a localização. Decidir previamente onde serão armazenados todos os itens, como imagens e ficheiros de som. É conveniente colocar todas as imagens de uma secção numa única pasta, para facilitar a localização. Desenhar em papel, esquematicamente, a aparência e a organização das páginas, de modo a manter uma certa coerência no aspecto e na navegação. Uma abordagem mais avançada seria criar um desenho digital do site, utilizando aplicações como o Macromedia FreeHand, por exemplo. Desenhar em papel, esquematicamente, a aparência e a organização das páginas, de modo a manter uma certa coerência no aspecto e na navegação. Uma abordagem mais avançada seria criar um desenho digital do site, utilizando aplicações como o Macromedia FreeHand, por exemplo. Criar mecanismos e sinalética que indiquem em que parte do site o utilizador está (utilizar, por exemplo, índices e motores de busca internos). Criar mecanismos e sinalética que indiquem em que parte do site o utilizador está (utilizar, por exemplo, índices e motores de busca internos). Reunir antecipadamente todos os recursos (imagens, sons, etc.) que vão integrar as páginas antes de as começar a construir, evitando a interrupção constante do desenvolvimento do site. Reunir antecipadamente todos os recursos (imagens, sons, etc.) que vão integrar as páginas antes de as começar a construir, evitando a interrupção constante do desenvolvimento do site.


Carregar ppt "7 - Criação de Páginas Web A Internet. Empresas, instituições e pessoas individuais estão cada vez mais interessadas não só em aceder ao imenso manancial."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google