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Profª Luciana Gama. O que é higiene e medicina do trabalho? Higiene do trabalho é um conjunto de normas e procedimentos que visa à proteção da integridade.

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1 Profª Luciana Gama

2 O que é higiene e medicina do trabalho? Higiene do trabalho é um conjunto de normas e procedimentos que visa à proteção da integridade física e mental do trabalhador, preservando-o dos riscos de saúde inerentes às tarefas do cargo e ao ambiente físico onde são executadas. (Chiavenato, 1999).

3 A higiene do trabalho tem caráter eminentemente preventivo, pois objetiva a saúde e o conforto do trabalhador, evitando que adoeça e se ausente provisória ou definitivamente do trabalho. Os principais objetivos são: 1 - Eliminação das causas das doenças profissionais 2 - Redução dos efeitos prejudiciais provocados pelo trabalho em pessoas doentes ou portadoras de defeitos físicos. 3 - Prevenção de agravamento de doenças e de lesões 4 - Manutenção da saúde dos trabalhadores e aumento da produtividade por meio de controle do ambiente de trabalho

4 O programa de higiene no trabalho envolve : 1-Ambiente físico de trabalho: Todo o ambiente que circunda as atividades diárias. 2-Ambiente psicológico: os relacionamentos humanos agradáveis, tipos de atividade agradável e motivadora, estilo de gerência democrático e participativo e eliminação de possíveis fontes de estresse 3-Aplicação de princípios de ergonomia: máquinas e equipamentos adequados às características humanas, mesas e instalações ajustadas ao tamanho das pessoas e ferramentas que reduzam a necessidade de esforço físico humano 4-Saúde ocupacional: ausência de doenças por meio da assistência médica preventiva.

5 É necessário a empresa ter um programa de saúde ocupacional? A Lei Nº 24/94 instituiu o Programa de Controle Médico de Saúde Ocupacional – PCMSO. Através do PCMSO é exigido o exame médico pré admissional e os exames médico periódicos. Estes exames também são exigidos quando houver retorno ao trabalho, no caso de afastamento superior a 30 dias, e quando ocorrer a mudança efetiva de função (deve ser feito antes de ocorrer a transferência). No caso de afastamento definitivo da empresa, deve-se exigir o exame médico demissional, nos 15 dias que antecedem o desligamento do funcionário.

6 PCMSO – Programa de Controle de Medicina e Saúde Ocupacional - Lei nº 24/94. 1)Ambiente físico de trabalho Iluminação – suficiente, constante e uniformemente distribuída Ventilação- circulação de ar, ausência de gases, Temperatura – umidade, altas e baixas Ruídos – contínuos, intermitentes ou variáveis. Limite 85 decibéis

7 2) Ambiente psicológico de trabalho Relacionamentos agradáveis; Atividade laboral motivadora; Gerência participativa e democrática; Eliminação de stress. PCMSO – Programa de Controle de Medicina e Saúde Ocupacional - Lei nº 24/94.

8 3) Aplicação do princípios de ergonomia Máquinas e equipamentos adequados; Mesas e instalações ajustadas; Ferramentas que reduzam o esforço físico. PCMSO – Programa de Controle de Medicina e Saúde Ocupacional - Lei nº 24/94.

9 4)Saúde ocupacional Sua ausência causa: aumento nas indenizações; afastamentos por doenças; aumento dos custos de seguro; elevação do absenteísmo e rotatividade de pessoal; baixa produtividade e qualidade; pressões sindicais.

10 Condições que influenciam a higiene do trabalho Tempo (Horas extras, tipo de jornada,etc...); Ambiente de trabalho (físico e psicológico); Sociais (status).

11 Plano de Higiene do trabalho 1- Plano organizado Plantão de médicos, enfermeiros e auxiliares. (Para as empresa que se enquadram no padrão obrigatório)

12 2- Serviços Adequados Exames admissionais; Primeiros socorros; Registros médicos; Controle de áreas insalubres; Exames periódicos; Atenção às doenças ocupacionais.

13 3-Prevenção de riscos à saúde Químicos (intoxicações, dermatoses, alergias,etc...); Físicos (ruídos, temperaturas extremas, esforços excessivos; Biológicos (microorganismos, contaminações, contágios,etc...)

14 4- Serviços adicionais Palestras de higiene e saúde; Convênio com entidades locais; Benefícios médicos para aposentados; Cobertura financeira por doença ou acidente; Comunicações de mudanças de trabalho, de setor ou horário.

15 Segurança do trabalho Conjunto de normas técnicas, educacionais, médicas e psicológicas usadas para prevenir acidentes, seja instruindo/convencendo pessoas da implementação de práticas preventivas (Chiavenato,1999). Líder responde pela segurança de sua área. Setor de segurança assessora os líderes e aponta soluções.

16 Qual a relação entre higiene e segurança no trabalho? A saúde e segurança dos empregados constituem uma das principais bases para a preservação da força de trabalho adequada. De modo genérico, higiene e segurança do trabalho constituem duas atividades intimamente relacionadas, no sentido de garantir condições pessoais e materiais de trabalho capazes de manter certo nível de saúde dos empregados.

17 Prevenção de acidentes Acidente – fato súbito, inesperado, sem intenção, que produz morte, lesão corporal ou dano material (Chiavenato,1999). Acidente de trajeto = acidente de trabalho

18 Áreas da Segurança do trabalho Tipos de acidentes a)Sem afastamento – analisado/ausente das estatísticas. b)Com afastamento Incapacidade temporária (- de 1 ano); Incapacidade permanente parcial (-3/4 da capacidade); Incapacidade total permanente (-3/4 ou + da capacidade)

19 CLASSIFICAÇÃO DE ACIDENTES INCAPACITANTE SÉRIO RELATÁVEL TRAJETO INCIDENTE DANOS MATERIAIS LAR / LAZER Segurança do Trabalho e Preservação do Meio Ambiente

20 ACIDENTE INCAPACITANTE – AI Acidente de trabalho que resulta em incapacidade permanente total ou parcial, em incapacidade total por tempo limitado ou ainda em morte. ACIDENTE SÉRIO – AS Acidente de trabalho que resulta no impedimento do funcionário de exercer, pelo menos, uma das atividade da sua função (restrição da função).

21 ACIDENTE RELATÁVEL – AR Acidente do trabalho em que a lesão sofrida pelo acidentado não impede que o mesmo exerça todas as atividades de sua função. ACIDENTE DE TRAJETO – AT Acidente do trabalho que ocorre no percurso da residência para o local de trabalho ou deste para aquela, qualquer que seja o meio de locomoção utilizado, inclusive veículo de propriedade do acidentado.

22 ACIDENTE COM DANOS MATERIAIS Evento que resulta em perdas materiais para a empresa. INCIDENTE Evento que embora não ocasione lesões ou danos materiais, tenha apresentado potencial para tal.

23 ACIDENTE NO LAR/ LAZER Acidente que ocorre com o funcionário em sua residência ou durante uma atividade de lazer, que implique no seu afastamento de trabalho.

24 Causas dos acidentes de trabalho Condição insegura; Ato inseguro;

25 São atitudes que você adota, muitas vezes, sem perceber, que podem causar um acidente. ATOS INSEGUROS São responsáveis por 90% dos acidentes

26 São equipamentos, máquinas ou ferramentas que apresentam defeitos ou estão com falta de algum acessório que proporcionam uma CONDIÇÃO DE INSEGURANÇA. CONDIÇÕES INSEGURAS São responsáveis por 10% dos acidentes.

27 Acidente do trabalho GRUPO 1 RISCOS FÍSICOS Ruído Calor Frio Umidade R.Ionizantes Pressões Anormais R.não Ionizantes GRUPO 2 R. QUÍMICOS Poeiras Fumos Gases Vapores Névoas Prod. Químicos em Geral GRUPO 3 R. BIOLÓGICOS Vírus Bactérias Fungos Parasitas Bacilos GRUPO 4 R. ERGONÔMICO Esforço F. Intenso Levantamento e Transporte manual de peso Monotonia e Repetitividade Trabalho em Turno/Noturno GRUPO 5 R. DE ACIDENTE Máq. e Equip. sem Proteção Ferramentas Inadequadas Eletricidade Armazenamento Inadequado Arranjo Físico Inadequado

28 AGENTES FÍSICOS RUIDO RUIDO O ruído é uma mistura de sons, de diversas freqüências e amplitudes que escapam a capacidade de discriminação do ouvido humano.

29 Meios de proteção Individual EPI = Abafadores ou protetores auriculares Coletivo Programa de Conservação Auditiva (PCA) Inserção: plug Externo: concha Atenuação ou eliminação do ruído na fonte geradora

30 Efeitos, no trabalhador, da exposição a níveis elevados de pressão sonora Efeitos, no trabalhador, da exposição a níveis elevados de pressão sonora Zumbido Tonturas Náuseas Taquicardia Hipertensão arterial Fadiga Ansiedade Irritação Estresse Impotência Sexual

31 Agentes químicos O corpo humano é comparável a uma indústria química completa, tantas são as transformações que nele se processam. A energia química armazenada nos alimentos é transformada, após uma longa cadeia de reações, em energia cinética e energia térmica.

32 Aerossóis Gases e vapores Poeira Névoa Fumos Gases Vapores AGENTES AGRESSIVOS

33 Pó Névoa Fumo Gás Vapor AGENTES AGRESSIVOS

34 Exemplos de Doenças É causada pelas partículas da sílica, muito comum nas industrias cerâmicas, minerações, pedreiras e metalúrgicas, provocando uma redução na capacidade respiratória. Silicose: Asbestos: É causada pelas fibras do asbestos( amianto), provocando redução na capacidade de transferência de oxigênio para o sangue, alem de câncer. Antracose : Também conhecida como doença do pulmão preto ou doença dos mineiros. E causada pela inalação de partículas de carvão mineral.

35 Exemplos de Doenças Bissinose: É causada principalmente pela poeira de algodão, comum nas industrias têxteis. Provocam redução na capacidade respiratória, febre e tosses freqüentes. Pulmão dos fazendeiros: É provocada pela inalação de partículas de cereais(sementes), madeiras ou fenos. Causam um tipo de cicatrização nos pulmões, febre, calafrios, tosse, dores musculares e redução na capacidade de respiração

36 Noções de Ergonomia Conjunto de ciências e tecnologias que procura a adaptação, confortável e produtiva, das condições de trabalho às características do ser humano, através do desenvolvimento de métodos e técnicas, instrumentos, máquinas, ferramentas, dispositivos, etc. ErgonomiaErgonomia

37 Situações que geram riscos ergonômicos Força física com as mãos; Permanência fora do eixo vertical do corpo; Trabalhos de pé, imóvel; Trabalhos com braços acima dos ombros; Trabalhos com braços abertos (asa aberta); Força estática de pequena intensidade e longa duração (chave de fenda, etc.); Desvios do punho fora do eixo horizontal (digitação);

38 Situações que geram riscos ergonômicos Peso excessivo na coluna vertebral; Transporte de cargas longe do corpo; Flexão e torção da coluna; Movimentos de grande freqüência sem tempo de recuperação;

39 Situações que geram riscos ergonômicos Trabalhs posiçõesSentado, de pé, parado, de cócoras (bom para a coluna, ruim para os joelhos). Na posição sentada a pressão nos discos intervertebrais é maior que na posição de pé; há menor dispêndio energético; Maior possibilidade de distúrbios musculares dos ombros e membros superiores.

40 Posturas ideais Aquela que permite a flexibilidade postural; Andando e alternando as posições sentado e de pé; Com pausas para recuperação.

41 Acidente do trabalho Custos Danos matérias Lesão Perda de tempo

42 Perfil das pessoas que comprometem a segurança delas e das outras. O DESATENTO O BRIGÃO O NERVOSINHO O EXIBICIONISTA O CURIOSO O ADIVINHÃO O TEIMOSO

43 PPRA – Programa de prevenção de riscos ambientais –Portaria nº 25/2004 Mapa de riscos –sinalização do grau de risco dos ambientes e dos EPIs exigidos para acesso. EPI-Equipamento de proteção individual: Equipamento de Proteção Individual é todo dispositivo ou produto, de uso individual, utilizado pelo trabalhador, destinado à proteção de riscos suscetíveis de ameaçar a segurança e a saúde no trabalho. Alguns tipos de EPI são: capacete, capuz, óculos, protetor facial (creme água resistente, creme óleo resistente e cremes especiais), luvas de proteção, dedeiras, proteção de mãos, calçados de segurança, botas e botinas, cintos de segurança, trava quedas, cadeiras suspensas, etc.

44 Funçõesdo EPI Funções do EPI O EPI não evita o acidente, mas pode evitar suas conseqüências: diminuindo sua gravidade; impedindo lesões; protegendo contra as doenças ocupacionais. Utilização do EPI Em exposição direta a riscos não controláveis por outros meios. Em exposição a riscos apenas parcialmente controlados por outros recursos técnicos. Provisoriamente, enquanto não se instala ou não se dispõe de outros equipamentos que impeçam o contato com o fator de risco. Em casos de emergências.

45 Indicação correta para o EPI Identificação do risco Avaliação do risco constatado Indicação do EPI apropriado Certificado de Aprovação (CA) Eficiência Conforto Durabilidade Custo/benefício

46 Proteção da cabeça (crânio, rosto, nariz, olhos e ouvidos)

47 Proteção dos membros superiores (mãos e braços) Proteção do tronco Proteção dos membros inferiores (pernas e pés) Proteção contra quedas

48 Penalidades Empresa Empregado Multas Autuações Interdição Advertência por indisciplina Demissão por justa causa

49 Equipamento de Proteção Coletiva (EPC) EPC: EPC: São dispositivos ou equipamentos destinados à proteção de mais de uma pessoa ou de pessoas e instalações proteção de partes móveis chave de corda de correia transportadora aterramentos pára-raios disjuntor Exemplos:

50 POR QUE USAR EPI'S EPIs são ferramentas de trabalho, dispositivo ou produto de uso individual que visam a proteção do trabalhador quando exposto aos agentes ambientais: Físicos, Químicos, Biológicos. Protegendo assim, a sua saúde.

51 CIPA – Comissão interna de prevenção de acidentes Imposição legal da CLT –NR 05; Representantes do empregado e empregador; Aponta condições e atos inseguros; Fiscaliza o que já existe. O Ministério do Trabalho regulamentará as atribuições, a composição e o funcionamento das CIPAs.

52 Qual o objetivo dessa Comissão Interna de Prevenção de Acidentes? Cabe à CIPA apontar os atos inseguros dos trabalhadores e as condições de insegurança, uma vez que o órgão de segurança aponta soluções. Alguns requisitos de um plano de segurança: 1 - A segurança em si é uma responsabilidade de linha e uma função de staff 2 - De acordo com as especificações da empresa são os meios materiais preventivos 3 - A segurança deve abranger todos os locais da empresa 4 - O plano de segurança envolve pessoal e trabalho, além dos fatores sóciopsicológicos 5 – A segurança do trabalho treina técnicos e operários, cumpre normas de segurança, simula acidentes, inspeciona equipamentos, roupagem adequada, etc.

53 Quais são os princípios que regem a Comissão Interna de Prevenção de Acidentes? 1 - Apoio ativo da administração 2 - Manutenção de pessoal dedicado exclusivamente à segurança 3 - Instruções de segurança para cada trabalho 4 - Instruções de segurança a empregados novos 5 - Integração de todos os empregados no espírito de segurança 6 - Extensão do Programa de Segurança fora da companhia 7 - Não deve haver confusão entre CIPA e o Órgão de segurança

54 Você é responsável pela sua segurança e a de companheiros. seus LEMBRE-SE !


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