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Carga de Trabalho. Modelo de Situação de Trabalho (Vidal,1998) Organização Objetivos a alcançar Exigências Tarefa Condições Execução Fatores Internos.

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1 Carga de Trabalho

2 Modelo de Situação de Trabalho (Vidal,1998) Organização Objetivos a alcançar Exigências Tarefa Condições Execução Fatores Internos Pessoas Estado saúde Personalidade Competência Fatores Externos Tecnologia Meios trabalho Normas SITUAÇÃO DE TRABALHO (Atividade Humana)

3 Carga de trabalho Atividade de Trabalho Competência Tarefa Processo Trabalho Riscos Ergonômicos Operador CARGA DE TRABALHO Atividade de trabalho Vidal e Bonfatti, 1998

4 Carga de Trabalho Trabalho Prescrito Desempenho (qualidade/produtividade) Trabalho Real Segurança/Saúde/Qualidade de vida Forma de executar normas, procedimentos, uso do Equipamento, tempo alocado a cada operação,modo operatório, rotina, organiza- ção do trabalho, ambientes Aquele que é efetivamente executado pelo operador com sua característica, competência, formação e estado momen- tâneo INADEQUAÇÃO DA CARGA TRABALHO PrescritoReal Estresse/Fadiga

5 Carga de Trabalho Objetivo da tarefa Meios de trabalho disponíveis Resultados das operações realizadas Sinais do organismo acerca da carga de trabalho Ajuste pessoal e coletivo Modos operatórios Modos operatórios são as respostas do operador às exigências do trabalho

6 Carga de Trabalho Efeitos sobre a carga de trabalho produzindo mudanças nos modos operatórios Incidentes Disfunção Variabilidade Modelo Mental Atividade, Ação e Operação Regulação Formal e Estrutural Modo Normal e Degradado

7 Carga de Trabalho Fatores Externos da Atividade Aérea : 1. Organização (objetivos,exigências,condições de execução do trabalho, normas, procedimentos, cultura) 2. Ambiente :Pressurização ( hipóxia compensatória ) Temperatura, Umidade, Vibraçã,Ruídos,Tecnologia, etc )

8 Carga de Trabalho Fatores Internos da Atividade Aérea : 1. Personalidade 2. Estado de Saúde ( aspectos fisiológicos e psicológicos) 3. Competência ( capacidade de realização) 4. Cognição 5. Objetivo pessoal 6. Cultura pessoal e profissional

9 Carga de Trabalho Sobrecarga Autoprovocada 1. Fumo 2. Medicamentos 3. Agentes não terapêuticos ( álcool,cafeína, maconha, LSD, heroína, cocaína, entre outros ) 4. Dieta ( má nutrição, controle de peso, Síndrome Metabólica : obesidade, hipertensão, intolerância à glicose )

10 Carga de Trabalho Os riscos de acidentes ou à saúde devem, de fato, estar associados às condições de realização das atividades ( Alexandre Palma, Fundação Oswaldo Cruz,2002 )

11 Acidentes ocorrem quando as exigências da tarefa excedem as capacidades do profissional. (Jensen, 1995). Exigências do Sistema/Tarefa Carga de Trabalho Capacidade do operador Carga de Trabalho Àrea de sobrecarga de trabalho

12 American Internacional Airways

13 Histórico do Vôo A queda do DC-8-61 cargueiro operado pela American International Airways Inc. (AIA) resultou em uma extensa investigação sobre a política operacional da empresa e também em recomendações do NTSB e do FAA quanto ao estudo dos efeitos da fadiga sobre a performance dos profissionais ligados à aviação.

14 Ficha Técnica da Aeronave O modelo Dc-8-61 é operado com 4 motores pratt Whitney JT3D. Peso máximo de descolagem de Kg VMO a ft de 521Kt Voou a primeira vez em 1967

15 Relato NTSB O Principal Operations Inspector da AIA havia sido contatado diversas vezes pelos pilotos e demais funcionários via telefone e cartas levantando problemas relacionados a longas jornadas de trabalho, horas de vôo e violações da segurança. O relatório fala : A maioria destes indivíduos preferiram se manter anônimos com receio de represálias da empresa.

16 Base de Guantanamo Bay

17 Rota do AIA 23:00HS 07:52HS 10:10HS 11:40HS 14:13HS 16:34HS

18 Histórico do Vôo A tripulação estava fazendo uma aproximação visual para a pista 10 da Base aérea de Guantanamo em Cuba. Este tipo de aproximação prevê que as aeronaves evitem o espaço aéreo cubano. Na curva para a aproximação final, a aeronave passou o alinhamento da pista e iniciou uma curva com mais de 50 graus de inclinação para se recuperar perdendo sustentação devido à baixa velocidade vindo a colidir com o solo. Os três tripulantes sofreram ferimentos graves e a aeronave ficou destruída.

19 American International Airways 1653: :20

20 Conclusões O relatório final do NTSB indica: Dos fatores contribuintes destacam-se a falta de cumprimento da regulamentação aeronáutica (US FAR 121 Supplemental Air Carrier International Operations) e a fadiga da tripulação. Também foram fatores contribuintes o treinamento inadequado promovido pela AIA para uma operação especial como a de Guantanamo.

21 Carga de Trabalho Gerenciamento da Carga de Trabalho Conhecimento técnico do trabalho ( fatores externos) Autoconhecimento (fatores internos) Abstinência de substâncias psicoativos Cuidar de si : hidratação, dieta adequada, lazer, exercício físico, adequação do sono, relaxamento mental,reconhecimento da carga de trabalho e seus efeitos, divisão da carga de trabalho Ignorar e controlar distrações Adesão ao procedimentos Utilizar de julgamento

22 Em ALTA carga de trabalho Delegar tarefas (falta de confiança,sensação de perda de controle Priorizar atividades. Gerenciar o tempo disponível. Conhecimento profundo do trabalho. Atitude profissional. Habilidade para desempenhar as tarefas (treinamento). Assumir a responsabilidade que não tempo para o cumprimento da tarefa Carga de Trabalho

23 Aumentar as atividades ( ocupar-se com coisas úteis ) Rever itens futuros. Repassar atividades completadas. Ignorar e controlar distrações Adesão aos procedimentos Usar de julgamento Em BAIXA carga de trabalho Carga de Trabalho

24 TESTE: Avalie sua carga de trabalho Marque os pontos de acordo com esta escala: 0 = às vezes; 2 = quase sempre; 3 = sempre. Depois some o total e verifique sua pontuação Tenho dificuldade para sair da cama e enfrentar o dia, pois tenho muito o que fazer ( ) Às vezes, fico paralisado de medo e ansiedade por causa da carga de trabalho ( ) Costumo trabalhar no horário do almoço ( ) Fico zangado ou deprimido por conta do trabalho excessivo ( ) Tenho problema para delegar trabalho ( ) Acho impossível dizer não no trabalho ( ) Raramente tenho a sensação da coisa bem-feita ( ) Ofereço-me para fazer coisas para as quais sei que não terei tempo ( ) Não durmo de preocupação sobre como vou terminar tudo. ( ) Sinto-me culpado se tirar um tempo para mim, pois acho que deveria estar fazendo algo produtivo. ( )

25 Carga de Trabalho PONTUAÇÃO Zona Verde: 0 a 10 - Parece que você está lidando bem com seus compromissos. Continue assim, já que está funcionando para você. Zona Amarela: 11 a 20 - Cuidado! Você está na zona de perigo. Procure um jeitinho para diminuir os compromissos e arranje mais tempo e espaço para si. Zona Vermelha: 21 a 30 - Você está sobrecarregado e tem de reavaliar seus horários e atividades, para evitar sérias conseqüências a seu bem-estar Este texte é baseado no livro Aprenda a usar o tempo Autora Lucy MacDonald, psicóloga canadense Lançamento Publifolha 23/01/ h28 Folha Online

26 Carga de Trabalho Bom Trabalho


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