A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

KANBAN Por: Jessica Nunes e Karine Oliveira.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "KANBAN Por: Jessica Nunes e Karine Oliveira."— Transcrição da apresentação:

1 KANBAN Por: Jessica Nunes e Karine Oliveira

2 O que é kanban?!

3 Kanban é uma palavra japonesa que significa cartão sinalizador

4 É uma ferramenta de processo que ajuda a trabalhar de modo mais eficaz;
É uma ferramenta de controle visual para acompanhar o trabalho à medida que ele flui através das várias etapas do fluxo; É altamente adaptativo.

5 Kanban está bastante relacionado com o conceito de Sistemas Puxados do Toyota Production System (TPS). Tradicionalmente, antes da Toyota, a grande maioria das indústrias utilizava sistema de produção empurrada. Um sistema de produção empurrada caracteriza-se quando a primeira operação do processo recebe uma ordem de produção e a executa, empurrando o resultado da operação atual para a operação seguinte.

6 Alguns princípios Visualize seu fluxo de trabalho:
-Divida o trabalho em partes, escreva cada item em um cartão e coloque na parede. -Use colunas nomeadas para ilustrar onde cada item está no fluxo de trabalho. Limite o trabalho em progresso (WIP - work in progress) – associe limites explícitos para quantos itens podem estar em progresso em cada estado do fluxo de trabalho.

7 Exemplo:

8 Um quadro de atividades está relacionado a um fluxo de trabalho, não necessariamente a uma equipe.

9 Em Kanban é necessário estabelecer algumas regras básicas definindo quem usa e como deve ser usado o quadro de atividades, quem pode modificá-lo e onde.

10 KANBAN – COMO FUNCIONA Visualiza o fluxo de trabalho
- Nesta etapa o trabalho é dividido em partes, cada item é escrito no cartão e colocado no quadro. - É definido os nomes das colunas para ilustrar em qual estado do fluxo de trabalho o item está. Limita o trabalho em progresso (WIP - work in progress) - Nesta etapa são associados limites para a quantidade de itens que podem estar em progresso em cada estado do fluxo de trabalho

11 KANBAN - COMO FUNCIONA Acompanha o tempo de execução da tarefa
- Nesta etapa é observado o tempo médio para completar um item (Lead Time) - É necessário otimizar o processo para que o tempo de execução seja menor e mais previsível possível.

12 KANBAN - Exemplo de Quadro 1
Partes do trabalho Limites de WIP Cartões

13 KANBAN - Equipe Equipes multifuncionais são opcionais.
Os quadros de atividades não precisam pertencer exclusivamente a uma única equipe. Um quadro de atividades está relacionado a um fluxo de trabalho, não necessariamente a uma equipe. É necessário estabelecer algumas regras básicas definindo quem usa e como deve ser usado o quadro de atividades.

14 Define prioridades na coluna 1.
Faz o desenvolvimento e testa. Coluna 2 e 3 Especialistas Product Owner A entrega é feita por uma equipe especializada. Coluna 4 Desenvolvedores Equipe multifuncional

15 KANBAN - Equipe Equipes Kanban tentam minimizar o tempo de execução e equilibra o fluxo, de modo que indiretamente criam um incentivo para quebrar itens em pedaços relativamente menores e com aproximadamente o mesmo tamanho. Desta forma eles podem medir a velocidade simplesmente em termos de quantos itens foram concluídos por unidade de tempo (por exemplo, requisitos ou funcionalidades por semana).

16 KANBAN – Exemplo de Quadro 3
Podemos ter diversos produtos fluindo através do mesmo quadro branco. Podemos distingui-los utilizando diferentes cartões coloridos:

17 KANBAN – Exemplo de Quadro 4

18 Especificação do Quadro 4
No exemplo acima, a coluna “Backlog” é, apenas, uma lista de coisas desejáveis, sem qualquer ordem especial. A coluna “Selecionados” contém os itens com maiores prioridades, com o limite Kanban igual a 2. Desta forma, deve conter apenas 2 itens com alta prioridade ao mesmo tempo. Sempre que a equipe estiver pronta para começar a trabalhar em um novo item, ela irá pegar o primeiro item da coluna “Selecionados”. A qualquer momento o Product Owner poderá fazer mudanças nas colunas “Backlog” e “Selecionados”, mas não poderá mudar as demais colunas. A coluna Desenvolver foi dividida em Iniciado e Pronto para dar à equipe de produção a oportunidade de saber quais itens eles podem mover para a produção. O limite de 3 é compartilhado pelas duas sub-colunas.

19 Exemplo de Quadro 5

20 KANBAN É um sistema Lean e Ágile Usa controle de cronograma
Usa Transparência para direcionar a melhoria do processo Baseado em equipes auto organizáveis Opção de escolher qualquer plano de prioridade (ou mesmo nenhum) Usa o Lead time como padrão métrico para o planejamento e melhoria de processos. As mudanças realizam-se assim que a equipe estiver disponível (ao invés de em horários fixos) Pode-se ou não ter um product backlog, e pode-se ou não ser priorizado.

21 KANBAN Reuniões diárias não são prescritas
Não é prescrito nenhum gráfico em especial É mais fácil criar um fluxo regular se os itens estiverem aproximadamente uniformizados. Equipes multifuncionais opcionais. Equipes de Especialistas autorizada. WIP limitado diretamente (por situação do fluxo de trabalho) Pode adicionar novos itens sempre que houver capacidade disponível Quadros kanban podem ser compartilhados por várias equipes ou individualmente Kanban deixa quase tudo em aberto. As únicas restrições são: Visualize Seu Fluxo de Trabalho e Limite Suas Atividades em Andamento.

22 Referencia


Carregar ppt "KANBAN Por: Jessica Nunes e Karine Oliveira."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google