A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Carlos Alberto Batista Maciel Inácio França

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Carlos Alberto Batista Maciel Inácio França"— Transcrição da apresentação:

1

2 Carlos Alberto Batista Maciel Inácio França
Boa intenção não basta! Um convite para desvendar a prática com crianças e adolescentes Carlos Alberto Batista Maciel Inácio França

3 Fornecer aos profissionais das organizações governamentais e não governamentais, um conjunto de reflexões capazes de subsidiar as discussões e a compreensão crítica: tanto dos fenômenos sociais em que se inserem as crianças e adolescentes, quanto do fazer profissional, ou seja, das atividades e práticas no cotidiano institucional das organizações.

4 Eixos Eixos temáticos, apresentados ao longo do trabalho.
A divisão por eixo, porém, é meramente didática, limitada ao contexto do estudo. A realidade das instituições é a síntese de múltiplas e simultâneas determinações. Em seguida à abordagem teórica inicial, sempre que possível, foram apontados exemplos práticos para auxiliar a formulação do conhecimento de modo mais acessível.

5 O processo de Trabalho I – O objeto do Trabalho II – Os Instrumentos de Trabalho III – O Produto de Trabalho

6 Trabalho das Organizações
Conceito de Trabalho: senso comum / conhecimento crítico; Qualificação / Desqualificação das formas de trabalho. Formas de trabalho não econômicas: Pouca valorização; Obstáculos ao aprimoramento dos processos de trabalho; Moralização das formas de Trabalho.

7 Processo de Trabalho Objeto do Trabalho; Matéria prima.
Instrumentos de Trabalho; Ferramentas que multiplicam a força produtiva do ser humano. Produto do Trabalho. Dimensão teleológica.

8

9 Fenômeno Social A forma de interpretação do fenômeno orienta também a intervenção sobre ele. Fenômenos sociais como fatos prontos  busca de encaixes (estigma; fórmulas; etc). Desconsideração dos processos socio-históricos que constroem os fenômenos.

10

11 Espaço Social Espaço é relacional: carregado de história, de correlação de forças, etc. É estruturado e estruturante; Desconhecer o espaço (com suas relações) limita a capacidade de intervenção.

12

13 Campo Social Campo social: estrutura hierarquizada de relações sociais; Os indivíduos situam-se em disposições no campo; Cada disposição no campo implica em privilégios e obrigações específicas; A participação no Campo Social requisita o envolvimento do indivíduo. As práticas em um campo são construídas.

14

15 Ancoramento Institucional
Permite desnaturalizar as práticas sociais realizadas pelos indivíduos; As ações (práticas) institucionais e indivíduais vinculam-se a determinadas visões de homem e de mundo originas em processos históricos particulares. Pergunta importante: Por que? Determinado julgamento de valor; determinado comportamento; etc.

16

17 Família Instituição contraditória: protege / desprotege;
Efeitos contemporâneos sobre a família: ampliação da autonomia das crianças; diluição dos símbolos de autoridade tradicionais. Educar para a autorregulação, para o autocontrole, para a individualização, etc. Espaço preparado para o indivíduo e não par ao coletivo; Espaço intergeracional complexo.

18

19 Atenção Integral Intersetorialidade: superar o isolamento das políticas setoriais. Superação de práticas fragmentadas. Rede: produto de uma construção permanente. Usuário: ser inteiro e não fragmentado.


Carregar ppt "Carlos Alberto Batista Maciel Inácio França"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google