A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Aprendizagem Colaborativa: A relação Professor-Aluno na nova dinâmica do Ensino e do Aprendizado Prof. Artur Motta Colégio Rui Barbosa.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Aprendizagem Colaborativa: A relação Professor-Aluno na nova dinâmica do Ensino e do Aprendizado Prof. Artur Motta Colégio Rui Barbosa."— Transcrição da apresentação:

1 Aprendizagem Colaborativa: A relação Professor-Aluno na nova dinâmica do Ensino e do Aprendizado Prof. Artur Motta Colégio Rui Barbosa

2 Aprendizagem cooperativa ou colaborativa é um processo onde os membros do grupo ajudam e confiam uns nos outros para atingir um objetivo acordado.

3 Cuidado para não reduzir apenas à questão da TECNOLOGIA...

4 Quem são os membros do grupo? AlunosProfessores GestoresFamílias

5 Qual é o objetivo estabelecido? O Projeto Político- Pedagógico da Escola

6 Algumas questões sobre o PPP

7 Esse acordo (PPP) existe? Ele é claro e compreensível para todos? Ele é público? É conhecido? Serve como parâmetro para as escolhas de todos? Qual é o nosso grau de adesão e contribuição para com ele?

8

9 Como os membros do grupo se enxergam e identificam uns aos outros? Velhos Jovens Masculino Feminino Patrões Empregados Professor Alunos Família Escola

10 Como os membros do grupo se enxergam e identificam uns aos outros? Velhos Jovens Masculino Feminino PatrõesEmpregados Professor Alunos Família Escola Família Masculino Velhos Jovens Feminino Professor Patrões EscolaEmpregados Alunos

11 Na Sala de Aula

12 Trabalhar em Grupos não é uma novidade para nós...

13 Grupo de Aprendizagem Colaborativa Interdependência positiva Não há interdependência Grupo de Trabalho Tradicional

14 Grupo de Aprendizagem Colaborativa Responsabilidade individual Não há responsabilidade individual Grupo de Trabalho Tradicional

15 Grupo de Aprendizagem Colaborativa Heterogeneidade Homogeneidade Grupo de Trabalho Tradicional

16 Grupo de Aprendizagem Colaborativa Liderança partilhada Liderança indicada Grupo de Trabalho Tradicional

17 Grupo de Aprendizagem Colaborativa Responsabilidade mútua e compartilhada Sem partilha de responsabilidades Grupo de Trabalho Tradicional

18 Grupo de Aprendizagem Colaborativa Preocupação com a aprendizagem de todos os membros do grupo Sem preocupação com a aprendizagem dos outros Grupo de Trabalho Tradicional

19 Grupo de Aprendizagem Colaborativa Ênfase na tarefa e na sua continuidade Ênfase na tarefa Grupo de Trabalho Tradicional

20 Grupo de Aprendizagem Colaborativa Ensino direto das e nas relações interpessoais Relações interpessoais pressupostas Grupo de Trabalho Tradicional

21 Grupo de Aprendizagem Colaborativa Professor observa e intervém Professor não intervém Grupo de Trabalho Tradicional

22 Grupo de Aprendizagem Colaborativa O grupo acompanha sua produtividade O grupo não acompanha sua produtividade Grupo de Trabalho Tradicional

23 Numa frase, podemos dizer que o importante é o grupo, como ele trabalha e que obtenha resultados para todos! Mesmo que haja valores e talentos individuais, eles devem se colocar no contexto do GRUPO.

24 Tudo isso tem a ver com o modo como nos relacionamos com os Alunos

25 Algumas reflexões sobre a relação Professor-Aluno... amigos no Facebook seguidores no twiter amigos particulares PROFISSIONALIDADE A boa relação se mede pelo quanto de êxito nossos alunos alcançam nas suas diversas modalidades de aprendizado.

26 Algumas reflexões sobre a relação Professor-Aluno... valoreshábitos atitudes CAPACIDADE DE TRANSCENDER Sem descuidar das aprendizagens próprias de cada disciplina, atentar para a importância de que os alunos transcendam nossos conteúdos e atividades, formando-se para a vida através do que somos e fazemos.

27 Algumas reflexões sobre a relação Professor- Aluno... Revisão daquilo que já fazemos... o quanto dessa construção já existe? quanto ainda falta? enxergar possibilidades de qualificação das relações, onde antes não as enxergávamos.

28 Algumas experiências de Aprendizagem Colaborativa Novos formatos de TRABALHO EM GRUPO Monitoria entre Pares Monitoria intraescolar Monitoria extraescolar Estudos na Internet Auxiliares da Escola Auxiliares do Professor

29 Dependendo dos critérios de avaliação do trabalho dos professores, alguns podem afirmar que são bons professores sem se preocuparem com nada disso... Pode ser... Mas, como afirma Morales (1999), descuidar de nosso relacionamento com os alunos pode ser nossa grande ocasião perdida. Concluindo...

30 Perguntas, questionamentos, propostas, etc...


Carregar ppt "Aprendizagem Colaborativa: A relação Professor-Aluno na nova dinâmica do Ensino e do Aprendizado Prof. Artur Motta Colégio Rui Barbosa."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google