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Universidade de Lisboa - Instituto de Educação Aprendizagem com as TIC ENSINO PRESENCIAL, B-LEARNING E E-LEARNING Docentes: Professora Doutora Guilhermina.

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1 Universidade de Lisboa - Instituto de Educação Aprendizagem com as TIC ENSINO PRESENCIAL, B-LEARNING E E-LEARNING Docentes: Professora Doutora Guilhermina Miranda Doutora Joana Coelho Trabalho realizado por: Ana Teresa Ramirez Carlos Cavaco Fernando Miranda João Raimundo Óscar Santos 1

2 2 UMA MUDANÇA INEVITÁVEL!

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4 ENSINO PRESENCIAL

5 Transmissão de conteúdos Aulas teóricas Transparências Livros, artigos, apontamentos Aplicação de conceitos Aulas teórico-práticas Aulas práticas MODELO PEDAGÓGICO PRESENCIAL

6 Trabalho de grupo Aulas práticas Laboratórios, projectos Avaliação Testes/Frequências/Exames Projectos Trabalhos escritos e apresentações MODELO PEDAGÓGICO PRESENCIAL

7 Algumas características do sistema educativo tradicional (Neto, 1990): Utiliza-se o termo aluno, professor e turma; Estudantes e professores limitados pela situação geográfica e horários, estão fisicamente presentes; Estudantes habituados a serem indivíduos passivos. ENSINO PRESENCIAL - Características

8 Algumas características do sistema educativo tradicional (Neto, 1990): Uso quase exclusivo do papel; Os manuais de ensino quando chegam às escolas muitas vezes já estão desactualizados; Bibliotecas com recursos escassos relativamente ao nº de alunos e à informação existente sobre determinado assunto. ENSINO PRESENCIAL - Características

9 Ao docente cabe a responsabilidade de: Concepção de programas e conteúdos; Concepção de estratégias e actividades pedagógicas; Animação e dinamização do curso e dos alunos; Apoio pedagógico ; Avaliação. ACTORES E RESPONSABILIDADES

10 Ao aluno cabe a responsabilidade de: Participação nas aulas; Apreensão dos conteúdos; Realização de tarefas estabelecidas, incluindo testes e exames, aplicando os conteúdos aprendidos. ACTORES E RESPONSABILIDADES

11 Para salientar conceitos importantes o professor aplica: Técnicas de entoação de Voz Técnicas de Expressão corporal Gestos Movimentos dos olhos Expressões da face AMBIENTE EDUCACIONAL - TÉCNICAS

12 O professor e os alunos estão no mesmo espaço físico a uma hora pré-determinada para a realização de uma aula. O ensino presencial permite tirar partido da componente social da aprendizagem. O ambiente educacional pode ter por base uma abordagem instrutiva instrucionista e/ou construtivista. AMBIENTE EDUCACIONAL

13 Professor alunos professoraluno AMBIENTE EDUCACIONAL Abordagem InstrucionistaAbordagem Construtivista

14 MEIOS E MATERIAIS - EVOLUÇÃO

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17 17 MODELO PEDAGÓGICO PRESENCIAL Resumo Transmissão de conteúdos Aulas teóricas Transparências Livros, artigos, apontamentos Aplicação de conceitos Aulas teórico-práticas Aulas práticas Trabalho de grupo Aulas práticas Laboratórios Projectos Avaliação Testes Projectos Trabalhos escritos e apresentações Fonte: Figueiredo, A. D. (2009). Estratégias e modelos para a educação online, p. 38. In G. L. Miranda (org.). ensino online e aprendizagem multimédia (pp ). Lisboa. Relógio dÁgua Editores.

18 Actualmente o ensino presencial começa a envolver cada vez mais uma componente de trabalho a distância, suportada por ferramentas, como por exemplo, os LMS, os Blogs, as redes sociais, etc, numa perspectiva que combina o modelo presencial com o modelo a distância. 18 MODELO PRESENCIAL NA ACTUALIDADE

19 DO MODELO PRESENCIAL AO MODELO A DISTÂNCIA Revista portuguesa de pedagogia, Ano 42-2, ano 2008,

20 DO MODELO PRESENCIAL AO MODELO A DISTÂNCIA Revista portuguesa de pedagogia, Ano 42-2, ano 2008,

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22 22 CONCEITO Segundo Naidu (2006), é um conjunto de actividades educativas realizadas individualmente ou em grupos de trabalho, on-line ou off-line, e de forma síncrona ou assíncrona através de computadores em rede e outros dispositivos electrónicos.

23 23 OBJECTIVOS Democratizar o acesso à educação; Reduzir custos; Aumentar a autonomia e independência do aluno/formando; Incentivar a educação permanente; Aplicar recursos tecnológicos e de multimédia para o enriquecimento do aluno/formando.

24 24 OBSTÁCULOS O conservadorismo e acomodação quanto aos métodos tradicionais de aprendizagem; A falta de hábito no uso das tecnologias usadas em e-learning.

25 25 Naidu (2006) citando Romiszowski (2004), considera: Individualizada no seu próprio ritmo e-learning online; Individualizada no seu próprio ritmo e-learning offline; Baseada em e-learning em grupo síncrona; Baseada em e-learning em grupo de forma assíncrona. MODALIDADES

26 26 MODALIDADES

27 27 Segundo Naidu (2006): As organizações que tradicionalmente ofereciam programas de educação apenas presenciais apostam em sistemas de e-learning, um nicho de mercado em crescimento fortemente apoiado na vertente espaço e tempo. O sector empresarial aposta no e-learning como forma de racionalizar os custos, em actividades de formação do pessoal. TENDÊNCIAS

28 28 Segundo Naidu (2006) são um conjunto de ferramentas de software que permitem a gestão e facilitação de uma gama de aprendizagem e actividades de ensino e serviços. Características da maioria dos LMSs Capacidade de fornecimento de conteúdos curso; Gestão de operações de aula on-line; Rastreamento e relatórios de progresso de aluno; Avaliação dos resultados da aprendizagem; Relato de realização e de execução de ganhar tarefas; Gestão de registos de estudantes. SISTEMAS DE GESTÃO DE APRENDIZAGEM (LMS) ONLINE

29 29 Exemplos Blackboard, WebCT, FirstClass, Moodle e Lotus Learning Space. SISTEMAS DE GESTÃO DE APRENDIZAGEM (LMS) ONLINE

30 30 Instrumentos de Apoio aos Formandos: Possibilidades de interactividade; Comunicação on-line entre estudantes (síncrona e assíncrona); Comunicação on-line Aluno - Instituição (síncrona e assíncrona); Recursos, Biblioteca, Consultas; Feedback sobre os Trabalhos. DESENVOLVIMENTO DE MODELOS DE CURSOS DE APRENDIZAGEM ONLINE

31 31 Mecanismos disponibilizados aos Docentes Concepção e desenvolvimento de cursos; Estrutura e flexibilidade pedagógica; Monitorização da actividade de aprendizagem; Ferramentas de gestão de grupos; Questionários, Avaliação e Trabalhos; Suporte para Gráficos, Áudio e Vídeo, Animações; Facilidade de utilização. DESENVOLVIMENTO DE MODELOS DE CURSOS DE APRENDIZAGEM ONLINE

32 32 VANTAGENS DO E-LEARNING Inovação em processos de formação; Redução e racionalização dos recursos; Flexibilidade de ensino e aprendizagem; Auto-formação; Flexibilidade temporal; Formação para activos; Interactividade fácil; Distribuição rápida dos conteúdos; Acessibilidade da valorização pessoal ou profissional; Ritmo personalizado;

33 33 VANTAGENS DO E-LEARNING Personalização dos conteúdos transmitidos; Disponibilidade permanente dos conteúdos de aprendizagem; Custos menores quando comparados à aprendizagem tradicional; Redução do tempo necessário para o formando; Possibilidade de aprendizagem para um grande número de pessoas ao mesmo tempo; Diversificação da oferta de cursos.

34 34 DESVANTAGENS DO E-LEARNING Ausência de relação humana formador/formandos; Conteúdos mais generalistas; Contingência tecnológica - largura de banda e terminais; Exige alguns conhecimentos tecnológicos; Reduzida confiança neste tipo de estratégias educativas; Custos elevados dos cursos e do material; Pressupõe a utilização de um computador ligado à corrente; Pouco à vontade com as novas tecnologias por parte significativa da população; Necessidade de maior esforço para motivação dos alunos; Exigência de maior disciplina e auto-organização por parte do aluno;

35 35 DESVANTAGENS DO E-LEARNING A criação e o preparo do curso on-line é geralmente mais demorada do que a da aprendizagem; Não gera a possibilidade da existência de vínculos relacionais, que apenas o processo de interacção presencial permite; O custo de implementação da estrutura para o desenvolvimento programa de E-learning é alto; Dificuldades técnicas relativas à Internet e à velocidade de transmissão de imagens e vídeos; Limitações no desenvolvimento da socialização do aluno; Limitações em alcançar objectivos e na área afectiva pelo empobrecimento da troca directa de experiência entre professor e aluno.

36 36 MODELO PEDAGÓGICO PRESENCIAL MODELO PEDAGÓGICO A DISTÂNCIA Transmissão de conteúdos Aulas teóricasConteúdos escritos TransparênciasConteúdos multimédia Livros, artigos, apontamentosLivros, artigos Aplicação de conceitos Aulas teórico-práticasTrabalho autónomo Aulas práticasTrabalho cooperativo Trabalho de grupo Aulas práticas Trabalho cooperativo Laboratórios Projectos Avaliação TestesTestes objectivos ProjectosSimulações Trabalhos escritos e apresentaçõesTrabalhos escritos Projectos Portefólios Fonte: Figueiredo, A. D. (2009). Estratégias e modelos para a educação online, p. 38, 41. In G. L. Miranda (org.). ensino online e aprendizagem multimédia (pp ). Lisboa. Relógio dÁgua Editores.

37 É um processo de aprendizagem que combina práticas e métodos do ensino/aprendizagem presencial e a distância. 37

38 É centrado no aluno Permite percursos de aprendizagem diferenciados Promove a auto-aprendizagem e a auto- regulação da aprendizagem Desenvolve aprendizagem em ambiente tecnológico evoluído Promove diferentes tipos de interacção Potencia o desenvolvimento de diferentes modelos de aprendizagem 38

39 39 SÍNCRONOASSÍNCRONOMISTO AULA PRESENCIAL + VÍDEO, CONFERÊNCIA, CHAT, QUADRO PARTILHADO,… AULA PRESENCIAL + FÓRUNS, CORREIO,… AULA PRESENCIAL + VÍDEO, CONFERÊNCIA, CHAT, QUADRO PARTILHADO + FÓRUNS, CORREIO,…

40 Porque maximiza as potencialidades do ensino presencial e a distância, permitindo tirar partido, nas sessões presenciais, da componente social da aprendizagem. Porque tira partido do interesse que a tecnologia desperta nos alunos. Porque potencia atingir níveis mais profundos de aprendizagem. 40

41 OBJECTIVOS EDUCATIVOS TAXONOMIA DE BLOOM 41

42 Que teoria devo ter por base na elaboração de um curso/actividade pedagógica? InstrucionismoConstrutivismo Na aprendizagem introdutória Na aprendizagem avançada especializada Aprender a aprender 42

43 43 MODELO PEDAGÓGICO COMBINADO Transmissão de conteúdos Conteúdos escritos Conteúdos multimédia Livros, artigos Sessões presenciais Aplicação de conceitos Trabalho autónomo Trabalho cooperativo Sessões presenciais Trabalho de grupo Trabalho cooperativo Sessões presenciais Avaliação Testes objectivos simulações Trabalhos escritos Projectos Portefólios Apresentações Fonte: Figueiredo, A. D. (2009). Estratégias e modelos para a educação online, p. 40. In G. L. Miranda (org.). ensino online e aprendizagem multimédia (pp ). Lisboa. Relógio dÁgua Editores.

44 44 PLANEAR UMA ACTIVIDADE PEDAGÓGICA ONLINE FORMULAÇÃO DE OBJECTIVOS DEFINIÇÃO DE TEORIAS DE APRENDIZAGEM DESENHO DE ESTRATÉGIAS DIDÁCTICAS (Interacção, síncrona ou assíncrona, …) CONCEPÇÃO DA ACTIVIDADE Professor

45 45 PLANEAR UMA ACTIVIDADE PEDAGÓGICA ONLINE OBJECTIVOS – em função das realizações esperadas e não dos conteúdos DISPONIBILIZAÇÃO DE TODOS OS RECURSOS (Incluindo exemplos de trabalhos realizados por outros alunos) PLANO DE AVALIAÇÃO OPERACIONALIZAÇÃO DA ACTIVIDADE Aluno TAREFAS A REALIZAR E CALENDARIZAÇÃO

46 online e-learning b-learning Utilização das tecnologias Tempo gasto na aprendizagem online presencial UTILIZAÇÃO DAS TECNOLOGIAS – TEMPO GASTO NA APRENDIZAGEM 46 Fonte: Heinze, A. & Procter, C. (2004). Reflections on the use of blended learning., p. 1. Retirado em 4 de Outubro de 2010 de https://

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48 48 QUE ESCOLA QUEREMOS ?!

49 49 Actualmente utiliza-se o regime de b-learning ou e-learning essencialmente em educação/formação de adultos. Será viável no ensino básico e secundário?

50 50 BIBLIOGRAFIA Coutinho, C. & Junior, J. (2006). A complexidade e os modos de aprender na sociedade do conhecimento. In COLÓQUIO DA SECÇÃO PORTUGUESA DA ASSOCIATION FRANCOPHONE INTERNATIONALE DE RECHERCHE SCIENTIFIQUE EN EDUCATION, 14, Lisboa, Portugal, 2006 – Para um balanço da investigação em educação de 1960 a 2005 : teorias e práticas : actas do Colóquio da AFIRSE. [Lisboa : Universidade de Lisboa, 2006]. Retirado em 4 de Outubro de 2010 de https://repositorium.sdum.uminho.pt/bitstream/1822/6501/1/Afirse%202007%20Final.pdfhttps://repositorium.sdum.uminho.pt/bitstream/1822/6501/1/Afirse%202007%20Final.pdf Ferreira, M. & Silva, B. (2009). Docência online: uma tessitura pedagógica/comunicacional. In SILVA, B. [et. al.], org. – Congresso Internacional Galego-Português de Psicopedagogia : actas do Congresso, 10, Braga, Portugal, Braga : CIEd - Universidade do Minho. ISBN p Retirado em 4 de Outubro de 2010 de https://repositorium.sdum.uminho.pt/bitstream/1822/9970/1/DOC%C3%8ANCIA%20ONLINE%20 -%20UMA%20TESSITURA%20PEDAG%C3%93GICACOMUNICACIONAL.pdf https://repositorium.sdum.uminho.pt/bitstream/1822/9970/1/DOC%C3%8ANCIA%20ONLINE%20 -%20UMA%20TESSITURA%20PEDAG%C3%93GICACOMUNICACIONAL.pdf Gomes, M. (2005). Desafios de e-learning: Do conceito às práticas. In SILVA, Bento D. ; ALMEIDA, Leandro S., coord. – Actas do Congresso Galaico-Português de Psicopedagogia, 8, Braga, Portugal, 2005 [CD-ROM]. Braga : Centro de Investigação em Educação do Instituto de Educação e Psicologia da Universidade do Minho, ISBN p Retirado em 4 de Outubro de 2010 de https://repositorium.sdum.uminho.pt/bitstream/1822/3339/1/Educa%C3%A7%C3%A3o- online.pdf https://repositorium.sdum.uminho.pt/bitstream/1822/3339/1/Educa%C3%A7%C3%A3o- online.pdf

51 51 Gomes, M. (2008). Reflexões sobre a adopção institucional do e-learning : novos desafios, novas oportunidades. e-Curriculum [Em linha]. 3:2 (2008). [Consult. 30 Jan. 2009]. Disponível em: ISSN Retirado em 4 de Outubro de 2010 de https://repositorium.sdum.uminho.pt/bitstream/1822/8678/1/gomesmj_08.pdf ISSN https://repositorium.sdum.uminho.pt/bitstream/1822/8678/1/gomesmj_08.pdf Heinze, A. & Procter, C. (2004). Reflections on the use of blended learning. Retirado em 4 de Outubro de 2010 de https:// Mota, J. (2009). Da Web 2.0 ao e-Learning 2.0: aprender na rede. Dissertação de Mestrado, Versão Online, Universidade Aberta. Retirado em 6 de Outubro de 2010 de Miranda, G. (2009). Ensino online e aprendizagem multimédia. Lisboa: Relógio dágua. Naidu, S. (2006). E-Learning, A Guidebook of Principles, Procedures and Practices. Melbourne: Commonwealth Educational Media Center for Asia (CEMCA). Retirado em 4 de Outubro de NSWDET Country Areas Program Regional Consultants in conjunction with the NSWDET Rural and Distance Education Unit.(2010). Blended learning any time, any how, many ways. New South Wales Department of Education and Training – Australia. Retirado em 5 de Outubro de 2010 de Torrão, S. & Tiirmaa-Oras, S. (2007). Blended learning: research reports & examples of best practices. Coordinated by University of Tartu, Estonia. Retirado em 5 de Outubro de 2010 de pendium.pdf. pendium.pdf


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