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Biblioteca Escolar e Sala de Aula: pontos de encontro através do Trabalho Colaborativo AEMV - Sec. SecundárioAdelina Freire - Junho de 20101.

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1 Biblioteca Escolar e Sala de Aula: pontos de encontro através do Trabalho Colaborativo AEMV - Sec. SecundárioAdelina Freire - Junho de 20101

2 Biblioteca Escolar e Sala de Aula: pontos de encontro através do Trabalho Colaborativo AEMV - Sec. SecundárioAdelina Freire - Junho de 20102 Algumas bases teóricas que fundamentam o trabalho colaborativo BE Sala de Aula. Partilha de experiências simples de trabalho colaborativo para a aprendizagem com base nos recursos da BE

3 Biblioteca Escolar e Sala de Aula: pontos de encontro através do Trabalho Colaborativo AEMV - Sec. SecundárioAdelina Freire - Junho de 20103 A informação em suportes variados aumenta exponencialmente

4 Biblioteca Escolar e Sala de Aula: pontos de encontro através do Trabalho Colaborativo AEMV - Sec. SecundárioAdelina Freire - Junho de 20104 ESCOLA MEDIAR OS PROCESSOS COGNITIVOS QUE PERMITEM TRANSFORMAR INFORMAÇÃO EM CONHECIMENTO ESCOLA MEDIAR OS PROCESSOS COGNITIVOS QUE PERMITEM TRANSFORMAR INFORMAÇÃO EM CONHECIMENTO Tarefa dos Professores Bibliotecários e Disciplinares TRABALHO COLABORATIVO

5 Biblioteca Escolar e Sala de Aula: pontos de encontro através do Trabalho Colaborativo AEMV - Sec. SecundárioAdelina Freire - Junho de 20105 O Professor Bibliotecário pode: Assumir o seu papel de líder na proposta de trabalho colaborativo. Argumentar que o apoio pericial de dois profissionais só pode melhorar as aprendizagens dos alunos. Clarificar conceitos Colaboração em diferentes graus Para Incentivar a Colaboração BE / Aula

6 Biblioteca Escolar e Sala de Aula: pontos de encontro através do Trabalho Colaborativo AEMV - Sec. SecundárioAdelina Freire - Junho de 20106 (…) pode: Resumir e divulgar alguns resultados positivos da colaboração estudos internacionais. Divulgar colaborações bem sucedidas já efectuadas na escola, clarificando a simplicidade do processo. Realçar os objectivos comuns à BE e aos professores.

7 Biblioteca Escolar e Sala de Aula: pontos de encontro através do Trabalho Colaborativo AEMV - Sec. SecundárioAdelina Freire - Junho de 20107

8 Biblioteca Escolar e Sala de Aula: pontos de encontro através do Trabalho Colaborativo AEMV - Sec. SecundárioAdelina Freire - Junho de 20108 Suscitar um pequeno processo reflexivo junto dos professores, visando desencadear a colaboração com o professor bibliotecário. Como? Estando presente em reuniões dos vários departamentos, organizando encontros de sensibilização na BE… Clarificação de Conceitos com os Professores

9 Biblioteca Escolar e Sala de Aula: pontos de encontro através do Trabalho Colaborativo AEMV - Sec. SecundárioAdelina Freire - Junho de 20109 Trabalho Isolado Caracterizava o passado do prof. bibliotecário que quase desconhecia o que se passava na área curricular e esta usava pouco dos recursos materiais e humanos da biblioteca. Prof. bibl. permanecia na BE, fazia o trabalho biblioteconómico e limitava-se a prestar apoio aos utilizadores que o solicitavam. (1) Cf. DOLL, Carol (2005), Collaboration and school library media specialist. Lanham: Scarecrow Press. Clarificação de Conceitos com os Professores (1)

10 Biblioteca Escolar e Sala de Aula: pontos de encontro através do Trabalho Colaborativo AEMV - Sec. SecundárioAdelina Freire - Junho de 201010 Cooperação Prof. bibliotecário divulga os materiais da BE e conversa com os professores quando os encontra nos espaços da escola. Identifica as temáticas que estão a ser estudadas, para que as mesmas tenham expressão na colecção da BE. O ensino da literacia da informação ocorre numa determinada altura do ano, para um público específico, desligada do currículo.

11 Biblioteca Escolar e Sala de Aula: pontos de encontro através do Trabalho Colaborativo AEMV - Sec. SecundárioAdelina Freire - Junho de 201011 Coordenação O prof. bibliotecário tenta informar-se sobre o que cada professor está a ensinar e, com base nisto, disponibiliza na biblioteca documentos livro e digitais para apoio às unidades de ensino. Adopta modelos de ensino de competências em literacia da informação. Este ensino preocupa-se em complementar o que os alunos estão a aprender nas aulas.

12 Biblioteca Escolar e Sala de Aula: pontos de encontro através do Trabalho Colaborativo AEMV - Sec. SecundárioAdelina Freire - Junho de 201012 Colaboração Nível de envolvimento mais completo. O prof. bibliotecário colabora activamente com os professores da escola na planificação, execução e avaliação de aulas / unidades de ensino / projectos. Os objectivos concentram-se em resultados de longo prazo visão holística e dinâmica do currículo.

13 Biblioteca Escolar e Sala de Aula: pontos de encontro através do Trabalho Colaborativo AEMV - Sec. SecundárioAdelina Freire - Junho de 201013 Uma relação de trabalho baseada na confiança entre dois ou mais participantes vistos como iguais, envolvidos numa partilha de pensamentos, de planos e na criação de situações de ensino integrado. (…) TRABALHO COLABORATIVO É… (1) (1) Cf. MONTIEL-OVERALL, Patricia (2005) «Toward a theory of collaboration for teachers and librarians», in American association of school librarians, 8. Disponível em:http://www.ala.org/ala/aasl/aaslpubsandjournals/slmrb/slmr contents/volumP82005/theory.htm (acedido em 10/12/2005).http://www.ala.org/ala/aasl/aaslpubsandjournals/slmrb/slmr contents/volumP82005/theory.htm

14 Biblioteca Escolar e Sala de Aula: pontos de encontro através do Trabalho Colaborativo AEMV - Sec. SecundárioAdelina Freire - Junho de 201014 (…) Através de perspectivas e objectivos comuns, são criadas oportunidades de aprendizagem que integram os conhecimentos específicos de cada área e a literacia da informação, (…) COLABORAÇÃO PORQUE…

15 Biblioteca Escolar e Sala de Aula: pontos de encontro através do Trabalho Colaborativo AEMV - Sec. SecundárioAdelina Freire - Junho de 201015 (…) por intermédio de co-planificação, co-execução e co-avaliação da evolução dos estudantes ao longo do processo de ensino, de modo a melhorar as suas aprendizagens em todas as áreas do currículo. (Montiel-Overall, 2005). COLABORAÇÃO …

16 Biblioteca Escolar e Sala de Aula: pontos de encontro através do Trabalho Colaborativo AEMV - Sec. SecundárioAdelina Freire - Junho de 201016 COLABORAÇÃO

17 Biblioteca Escolar e Sala de Aula: pontos de encontro através do Trabalho Colaborativo AEMV - Sec. SecundárioAdelina Freire - Junho de 201017 Resultados de Estudos Internacionais (1) O desempenho académico dos alunos aumenta quando: o professor bibliotecário colabora com os outros professores para criar experiências de aprendizagem motivadoras usando os recursos da biblioteca escolar (Colorado I - 1993 e Colorado II - 2000); os alunos receberam com frequência instrução em literacia da informação pelo professor bibliotecário (Alaska - 1999); (1) Cf. Estudos de Keith Lance, Ross Todd e outros, publicados pela U.S. National Commission on Libraries and Information Science, em School libraries work! (2006: 9-11). Disponível em: http://librarypublishing.scholastic.com/content/stores/LibraryStore/pages/ images/slw_04.pdf (acedido em 7/11/2008)http://librarypublishing.scholastic.com/content/stores/LibraryStore/pages/

18 Biblioteca Escolar e Sala de Aula: pontos de encontro através do Trabalho Colaborativo AEMV - Sec. SecundárioAdelina Freire - Junho de 201018 …quando: existe um elevado grau de verdadeira colaboração entre o prof. bibl. e o professor de sala de aula, num vasto leque de actividades (Illinois - 2005). Comprovam ainda que: a colecção da BE só produz efeitos positivos nos resultados académicos dos alunos quando ela é integrada em iniciativas a nível de toda a escola para integrar a literacia da informação na abordagem da escola ao currículo (Pennsylvania - 2000).

19 Biblioteca Escolar e Sala de Aula: pontos de encontro através do Trabalho Colaborativo AEMV - Sec. SecundárioAdelina Freire - Junho de 201019 O TRABALHO COLABORATIVO

20 Biblioteca Escolar e Sala de Aula: pontos de encontro através do Trabalho Colaborativo AEMV - Sec. SecundárioAdelina Freire - Junho de 201020 O Trabalho colaborativo para o ensino de competências em Literacia da Informação, integradas nas aprendizagens de âmbito curricular METODOLOGIAS ACTIVAS auto-aprendizagem Pedagogia de Projecto Ensino Baseado em Recursos …

21 Biblioteca Escolar e Sala de Aula: pontos de encontro através do Trabalho Colaborativo AEMV - Sec. SecundárioAdelina Freire - Junho de 2010 OS TRÊS Cês * Co- planificação: - longo prazo (quando necessário); - médio prazo; - curto prazo. * Co-leccionação: - mais de uma aula; - preferencialmente na BE. * Co-avaliação: - do processo de aprendizagem dos alunos; - do trabalho colaborativo entre os professores. 21

22 Biblioteca Escolar e Sala de Aula: pontos de encontro através do Trabalho Colaborativo AEMV - Sec. SecundárioAdelina Freire - Junho de 201022 a)Longo prazo ( anual ) - em reunião de equipa, após as planificações feitas pelos professores nos respectivos departamentos. b) Médio Prazo (Unidade didáctica / Projecto) - com cada professor (ou pequeno grupo de prof. da mesma disciplina). Os colaboradores dividem tarefas na construção de alguns materiais a utilizar nas aulas. c) Curto Prazo (aula a aula) - com cada professor, para articular as sequências de aula em team teaching. 1º C - Co-planificação

23 Biblioteca Escolar e Sala de Aula: pontos de encontro através do Trabalho Colaborativo AEMV - Sec. SecundárioAdelina Freire - Junho de 201023 a)Longo prazo (anual) - Quando há um conjunto de professores com quem o prof. bibl. vai colaborar, forma-se uma equipa que planifica em conjunto Objectivos GeraisObjectivos Específicos Calenda- rização Ano /Turma Disci- plina Prof.Conteúdo(s) Disciplinares Objectivos específicos comuns às áreas curriculares e à BE Nº de sessões previstas com intervenção da BE Um Exemplo

24 Biblioteca Escolar e Sala de Aula: pontos de encontro através do Trabalho Colaborativo AEMV - Sec. SecundárioAdelina Freire - Junho de 201024 b) Médio Prazo ( Unidade /Projecto) - com cada professor (ou pequeno grupo de prof. da mesma disciplina). Disciplina : Professor: Ano/Turma(s): Data(s) Prevista (s): Espaço(s): CONTEÚDOS DE REFERÊNCIA: COMPETÊNCIAS A DESENVOLVER: METODOLOGIA: RECURSOS NECESSÁRIOS: AVALIAÇÃO: OBSERVAÇÕES:

25 Biblioteca Escolar e Sala de Aula: pontos de encontro através do Trabalho Colaborativo AEMV - Sec. SecundárioAdelina Freire - Junho de 201025 c) Curto Prazo (aulas) - Articulação das sequências de aula TEAM-TEACHING não TURN- TEACHI NG Disciplina: __Professor(a): Ano/Turma(s): Data(s) : Hora(s): 1ª, 2ª… intervenção da BE Espaço: Sequência das actividades a desenvolver com os alunos: Materiais:Professor que lidera (1) (1 ) Embora um dos professores possa assumir em algumas alturas a liderança, não se pretende um ensino à vez mas um verdadeiro ensino em equipa. Um exemplo

26 Biblioteca Escolar e Sala de Aula: pontos de encontro através do Trabalho Colaborativo AEMV - Sec. SecundárioAdelina Freire - Junho de 201026 No geral, esta etapa exige: a cada professor - um máximo de três encontros de trabalho com o Prof. Bib. ao Prof. Bibliotecário - algum trabalho prévio de pesquisa nas áreas de investigação dos alunos. - uma flexibilização (consentida) do seu horário para viabilizar encontros e aulas a co-leccionar.

27 Biblioteca Escolar e Sala de Aula: pontos de encontro através do Trabalho Colaborativo AEMV - Sec. SecundárioAdelina Freire - Junho de 201027 Não Perder de vista o objectivo comum: Integrar a Literacia da Informação nos conteúdos disciplinares Pode pensar-se esta co-leccionação em 3 fases: a) Formação inicial de utilizadores. b) Apoio à Aprendizagem com Base nos Recursos da BE c) Apresentação dos trabalhos de pesquisa (alunos) e recolha de alguns pontos fortes e fracos dos trabalhos (profs.) 2º C - Co-leccionação

28 Biblioteca Escolar e Sala de Aula: pontos de encontro através do Trabalho Colaborativo AEMV - Sec. SecundárioAdelina Freire - Junho de 201028 a) A formação inicial de utilizadores. Duas sessões na BE, nas 1ª s semanas de aulas (lidera o Prof. Bib. e o Prof. disciplinar intervém estimulando para o debate, e apoiando a realização das actividades). OBJECTIVOS: Saber utilizar os recursos da biblioteca (só para novos alunos) 1 aula Dar uma perspectiva global das diversas fases de pesquisa 1 aula Uso de guiões de pesquisa

29 Biblioteca Escolar e Sala de Aula: pontos de encontro através do Trabalho Colaborativo AEMV - Sec. SecundárioAdelina Freire - Junho de 201029 Plano da sessão de trabalho À Descoberta da BE Apresentação sobre a Pesquisa no catálogo informatizado Localizar os documentos na estante e compreender a CDU O Guia da Biblioteca Escolar Ficha de avaliação da actividade. 1ª aula na BE - Exemplos dos Materiais Usados 2ª aula na BE - Exemplos dos Materiais Usados Guião de pesquisa fornecido a todos os alunos Apresentação do Guião de Pesquisa

30 Biblioteca Escolar e Sala de Aula: pontos de encontro através do Trabalho Colaborativo AEMV - Sec. SecundárioAdelina Freire - Junho de 201030 Quando os alunos iniciam as suas pesquisas, é importante Proporcionar-lhes um momento de reflexão sobre a pesquisa na Internet e a avaliação dos sites a que acedem. Material de apoio Dependendo da natureza do trabalho, as aulas seguintes destinam-se a apoiar os alunos nas diferentes fases da pesquisa. b) Apoio à Aprendizagem com Base nos Recursos da BE

31 Biblioteca Escolar e Sala de Aula: pontos de encontro através do Trabalho Colaborativo AEMV - Sec. SecundárioAdelina Freire - Junho de 201031 Quando se trata de projectos que os alunos têm que desenvolver também fora do tempo dos tempos curriculares, o prof. bibl. presta apoio aos alunos. Estes podem marcar encontros com o prof. bibliotecário. Instrumento de registo utilizados para os encontros com os alunos. N. B. – ajuda se o prof. da disciplina for lembrando a necessidade desses encontros e se se mostrar informado sobre o empenho dos alunos.

32 Biblioteca Escolar e Sala de Aula: pontos de encontro através do Trabalho Colaborativo AEMV - Sec. SecundárioAdelina Freire - Junho de 201032 Tanto na apresentação oral dos trabalhos, quanto na apresentação escrita, é importante que os colaboradores identifiquem alguns dos pontos fortes e fracos, e que seja dado um feedback aos alunos. Comentário aos trabalhos dos alunos c) Apresentação dos trabalhos de pesquisa

33 Biblioteca Escolar e Sala de Aula: pontos de encontro através do Trabalho Colaborativo AEMV - Sec. SecundárioAdelina Freire - Junho de 201033 Por vezes, os professores apercebem-se de pontos fracos generalizados que poderão motivar a construção de mais materiais de apoio aos alunos. Exemplo: Como apresentar trabalhos oralmenteComo apresentar trabalhos oralmente Como apresentar trabalhos escritosComo apresentar trabalhos escritos

34 Biblioteca Escolar e Sala de Aula: pontos de encontro através do Trabalho Colaborativo AEMV - Sec. SecundárioAdelina Freire - Junho de 201034 Durante as aulas co-leccionadas, os professores observam a aplicação das competências de localização, utilização e tratamento da informação. Grelha de observação preenchida pelos 2 professores no fim de cada aula 3º C - Co-avaliação

35 Biblioteca Escolar e Sala de Aula: pontos de encontro através do Trabalho Colaborativo AEMV - Sec. SecundárioAdelina Freire - Junho de 201035 A informação recolhida sobre o domínio destas competências tem um carácter formativo, visando sobretudo levar os próprios alunos à identificação dos seus pontos fortes e fracos nesta área.

36 Biblioteca Escolar e Sala de Aula: pontos de encontro através do Trabalho Colaborativo AEMV - Sec. SecundárioAdelina Freire - Junho de 201036 O Prof. Bibliotecário manifesta a sua opinião em relação à avaliação das competências em Literacia da Informação. O professor disciplinar mantém a sua soberania na avaliação sumativa do conteúdo e da forma dos trabalhos. Na avaliação final da disciplina, os trabalhos realizados com base nos recursos da BE devem contar com uma percentagem definida nos critérios de cada departamento curricular / disciplina.

37 Biblioteca Escolar e Sala de Aula: pontos de encontro através do Trabalho Colaborativo AEMV - Sec. SecundárioAdelina Freire - Junho de 201037 AVALIAÇÃO DA COLABORAÇÃO É útil que haja uma avaliação do trabalho colaborativo desenvolvido, tendo em vista a possível melhoria de alguns aspectos no futuro.avaliação do trabalho colaborativo O que correu bem? O que podia ser melhorado? Os recursos da BE corresponderam às necessidades? O trabalho colaborativo trouxe benefícios para as aprendizagens dos alunos? Que aprendizagens fizeram os alunos?

38 Biblioteca Escolar e Sala de Aula: pontos de encontro através do Trabalho Colaborativo AEMV - Sec. SecundárioAdelina Freire - Junho de 201038 EXEMPLOS DE TRABALHO COLABORATIVO

39 Biblioteca Escolar e Sala de Aula: pontos de encontro através do Trabalho Colaborativo AEMV - Sec. SecundárioAdelina Freire - Junho de 201039 Um exemplo simples e adaptável Trabalho colaborativo entre os professores Bib. e de Filosofia Projecto – a desenvolver entre o início do segundo período e meados do terceiro. Área de colaboração – Literacia da informação integrada nos conteúdos disciplinares. Público Alvo – alunos de 10.º ano.

40 Biblioteca Escolar e Sala de Aula: pontos de encontro através do Trabalho Colaborativo AEMV - Sec. SecundárioAdelina Freire - Junho de 201040 Indicações aos alunos Cada grupo (4 elementos) - um trabalho de pesquisa sobre um subtema dentro do tema central : TEMAS E PROBLEMAS DA SOCIEDADE CONTEMPORÂNEA Globalização, Direitos Humanos e Direitos das Mulheres Início em Janeiro e apresentação em Maio. Dossiê de pesquisa A entregar ao professor trabalho escrito A apresentar à turma apresentação oral

41 Biblioteca Escolar e Sala de Aula: pontos de encontro através do Trabalho Colaborativo AEMV - Sec. SecundárioAdelina Freire - Junho de 201041 Apoio da BE a)Localização da informação nos documentos livro e não-livro. b) Selecção dos documentos mais pertinentes, e avaliação dos sites da Internet. c) Recolha da informação nos documentos seleccionados. d) Incentivo a um tratamento pessoal da informação.

42 Biblioteca Escolar e Sala de Aula: pontos de encontro através do Trabalho Colaborativo AEMV - Sec. SecundárioAdelina Freire - Junho de 201042 Critérios de avaliação Para além de critérios mais específicos da disciplina de Filosofia: - processo de pesquisa (Bib.); - apropriação individual da informação (Filosofia); - aspectos formais do trabalho escrito e da apresentação oral (os dois professores).

43 Biblioteca Escolar e Sala de Aula: pontos de encontro através do Trabalho Colaborativo AEMV - Sec. SecundárioAdelina Freire - Junho de 2010 1ª etapa – Formação em literacia da informação: O Trabalho Colaborativo Entre os Professores * Clarificar o sistema de classificação da BE (CDU) e elucidar sobre estratégias de pesquisa do ficheiro da biblioteca e da Internet. * Fornecer aos alunos um modelo de pesquisa em várias etapas (LUTA). Local – Biblioteca. Tempo – 90 + 45 minutos da aula de Fil. Responsável – Prof. Bib. e Professor de Fil. 43

44 Biblioteca Escolar e Sala de Aula: pontos de encontro através do Trabalho Colaborativo AEMV - Sec. SecundárioAdelina Freire - Junho de 201044 2ª etapa – Acompanhamento do processo de pesquisa: * Acompanhar o início do processo de investigação, nomeadamente apoiando uma pesquisa exploratória na BE e a elaboração de um plano de trabalho com as tarefas específicas a desenvolver em cada etapa. * Avaliar a informação encontrada na Internet. Local - Biblioteca. Tempo – 90+90 minutos da aula de Fil. Responsável – Prof. de Fil. e Prof. Bib.

45 Biblioteca Escolar e Sala de Aula: pontos de encontro através do Trabalho Colaborativo AEMV - Sec. SecundárioAdelina Freire - Junho de 201045 3ª etapa – Acompanhamento do projecto ao longo do ano. Local – Biblioteca. Tempo – Ao longo do ano e por solicitação dos alunos Acertar horários com os grupos de trabalho, de modo a poder apoiá-los a todos. Responsável – Prof. Bibliotecário 4ª etapa – Acompanhamento da apresentação dos trabalhos. Local – Sala de aula. Tempo – 90 + 45 minutos. Responsáveis – Professores de Filosofia e Bibl.

46 Biblioteca Escolar e Sala de Aula: pontos de encontro através do Trabalho Colaborativo AEMV - Sec. SecundárioAdelina Freire - Junho de 201046 5ª etapa – Apreciação dos trabalhos. Conteúdo – Professor de Filosofia. Forma – Professor Bibliotecário. N.B. Publicar o(s) melhor(es) trabalho(s) ou notícias sobre os trabalhos realizados na página Web da escola / BE é uma maneira de celebrar o trabalho dos alunos. 6ª etapa – Avaliação do trabalho colaborativo desenvolvido (os dois prof.).

47 Biblioteca Escolar e Sala de Aula: pontos de encontro através do Trabalho Colaborativo AEMV - Sec. SecundárioAdelina Freire - Junho de 201047 Outras Possibilidades Um trabalho deste tipo pode ser desenvolvido: em projecto alargado no âmbito uma temática específica ou de uma unidade didáctica.

48 Biblioteca Escolar e Sala de Aula: pontos de encontro através do Trabalho Colaborativo AEMV - Sec. SecundárioAdelina Freire - Junho de 201048 Pode ser feito: a Português e Língua estrangeira (autores, temáticas literárias ou outras); a História (historiadores ou factos históricos importantes…); nas áreas científicas (descobertas importantes; cientistas famosos…).

49 Biblioteca Escolar e Sala de Aula: pontos de encontro através do Trabalho Colaborativo AEMV - Sec. SecundárioAdelina Freire - Junho de 201049 A ideia pode servir para outros ciclos de ensino, de modo simplificado e adaptado ao grau de desenvolvimento dos alunos. No Ensino Básico, as NAC são propícias a este tipo de trabalho.

50 Biblioteca Escolar e Sala de Aula: pontos de encontro através do Trabalho Colaborativo AEMV - Sec. SecundárioAdelina Freire - Junho de 201050 Etapas do trabalho colaborativo: 1ª- Debateu com o prof. Bib. a possibilidade de planificar em comum a unidade temática «The British press», integrada no domínio de referência «Os mass media e a comunicação global». - Identificaram-se os recursos disponíveis na BE. - Determinaram-se os objectivos comuns (L. I.). 2ª- Procedeu-se à co-planificação da unidade didáctica. Outro Exemplo - Uma Unidade didáctica

51 Biblioteca Escolar e Sala de Aula: pontos de encontro através do Trabalho Colaborativo AEMV - Sec. SecundárioAdelina Freire - Junho de 201051 Na fase da co-planificação Traçaram-se os objectivos: a) conhecer e utilizar o vocabulário específico do tema em estudo (Ing); b) aplicar regras do sistema linguístico (Ing); c) contribuir para que os alunos desenvolvam estratégias de metacognição sobre as fases de localização, selecção e uso da informação (Ing + BE): formular questões de pesquisa; usar palavras-chave nas suas pesquisas; utilizar estratégias adequadas à pesquisa na rede de Internet; avaliar a informação acedida através da rede de Internet; recolher informação pertinente, tendo em conta os objectivos de pesquisa. d) promover a autonomia na aprendizagem (Ing. + BE).

52 Biblioteca Escolar e Sala de Aula: pontos de encontro através do Trabalho Colaborativo AEMV - Sec. SecundárioAdelina Freire - Junho de 201052 Definiram-se as estratégias: * turma dividida em cinco grupos; cada grupo tinha uma actividade de pesquisa: - a história dos jornais britânicos; - a Fleet Street; - as maiores revistas britânicas em circulação; - tipos de notícias em diferentes jornais; - diferentes abordagens de uma notícia. Recursos da BE Doc. Livro Internet (já existentes) Jornais Ingleses (adquiridos)

53 Biblioteca Escolar e Sala de Aula: pontos de encontro através do Trabalho Colaborativo AEMV - Sec. SecundárioAdelina Freire - Junho de 201053 3º – Deu-se início à unidade didáctica a) Tema introduzido na sala de aula com indicação da tarefa final da unidade (2 aulas) b) Actividade de pesquisa na BE (1 aula co-leccionada) - grupos na Internet deviam aplicar critérios de avaliação aos sites a que acediam (cf. LUTA). - grupos que trabalhavam com os jornais autênticos deviam utilizar uma ficha para elaborar questões de investigação (cf. LUTA). c) Finalização e apresentação dos trabalhos (1 aula) d) Publicação dos trabalhos escritos na página da escola na Internet ( secção - A Step Forward).

54 Biblioteca Escolar e Sala de Aula: pontos de encontro através do Trabalho Colaborativo AEMV - Sec. SecundárioAdelina Freire - Junho de 201054 4 – Avaliou-se o trabalho colaborativo - Avaliação do processo com os alunos. - Avaliação do trabalho colaborativo, com base nos seguintes aspectos:Avaliação do trabalho colaborativo, com base nos seguintes aspectos: * o processo de planificação da colaboração (dificuldades, tempo exigido, ambiente de trabalho); * a co-leccionação de aulas com o parceiro da colaboração (aspectos a alterar / manter …); * a participação dos colaboradores na avaliação do trabalho dos alunos (a existência, ou não, de co-avaliação; as limitações a esta vertente da colaboração);

55 Biblioteca Escolar e Sala de Aula: pontos de encontro através do Trabalho Colaborativo AEMV - Sec. SecundárioAdelina Freire - Junho de 201055 * Leitura das obras de ficção aconselhadas pelos programas de línguas, pelo PNL, ou relacionadas com a História, com a Filosofia, com áreas científicas… * Colaboração que pode desenvolver-se no âmbito de actividades como os Círculos de Leitura ou Contratos de Leitura Trabalho de colaboração /cooperação na área da promoção da leitura

56 Biblioteca Escolar e Sala de Aula: pontos de encontro através do Trabalho Colaborativo AEMV - Sec. SecundárioAdelina Freire - Junho de 201056 No final, os alunos podem, ou não, produzir textos críticos / literários / intimistas sobre os livros lidos, a avaliar pelo prof. da disciplina e pelo prof. bibliotecário. Os melhores textos podem ser seleccionados para expor nos painéis da BE e publicar na página web da escola / BE. - Podem ainda apresentar o(s) livro(s) lido(s) a outros colegas.

57 Biblioteca Escolar e Sala de Aula: pontos de encontro através do Trabalho Colaborativo AEMV - Sec. SecundárioAdelina Freire - Junho de 201057 Embora não possa ser permanente, a colaboração para o desenvolvimento dos objectivos transversais (Literacia da Informação e a Promoção da Leitura) deve abranger todos os alunos em algum momento do seu percurso escolar, em cada ciclo de ensino. Para (in) acabar …

58 Biblioteca Escolar e Sala de Aula: pontos de encontro através do Trabalho Colaborativo AEMV - Sec. SecundárioAdelina Freire - Junho de 201058 Esta colaboração viabiliza a intersecção da BE com a Sala de Aula, permitindo à BE a assunção de todo o seu valor dentro da escola. Os alunos têm o apoio pericial de ambos os profissionais, pelo que a qualidade das suas aprendizagens tenderá a melhorar. Para (in) acabar …

59 Biblioteca Escolar e Sala de Aula: pontos de encontro através do Trabalho Colaborativo AEMV - Sec. SecundárioAdelina Freire - Junho de 201059 OBRIGADA PELA VOSSA ATENÇÃO beesmv@gmail.com Adelina Freire

60 Biblioteca Escolar e Sala de Aula: pontos de encontro através do Trabalho Colaborativo AEMV - Sec. SecundárioAdelina Freire - Junho de 201060 Exemplos de documentos em suporte digital, concebidos por alunos do 10º ano de escolaridade para servirem de suporte às apresentações orais dos seus trabalhos de pesquisa sobre racismo e xenofobia ; direitos humanos e tráfico de crianças, efectuados no âmbito da disciplina de Filosofia, em trabalho colaborativo com a Biblioteca e usando os seus recursosracismo e xenofobia direitos humanos e tráfico de crianças


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