A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Biblioteca Escolar e Sala de Aula: pontos de encontro através do Trabalho Colaborativo AEMV - Sec. SecundárioAdelina Freire - Junho de 20101.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Biblioteca Escolar e Sala de Aula: pontos de encontro através do Trabalho Colaborativo AEMV - Sec. SecundárioAdelina Freire - Junho de 20101."— Transcrição da apresentação:

1 Biblioteca Escolar e Sala de Aula: pontos de encontro através do Trabalho Colaborativo AEMV - Sec. SecundárioAdelina Freire - Junho de 20101

2 Biblioteca Escolar e Sala de Aula: pontos de encontro através do Trabalho Colaborativo AEMV - Sec. SecundárioAdelina Freire - Junho de Algumas bases teóricas que fundamentam o trabalho colaborativo BE Sala de Aula. Partilha de experiências simples de trabalho colaborativo para a aprendizagem com base nos recursos da BE

3 Biblioteca Escolar e Sala de Aula: pontos de encontro através do Trabalho Colaborativo AEMV - Sec. SecundárioAdelina Freire - Junho de A informação em suportes variados aumenta exponencialmente

4 Biblioteca Escolar e Sala de Aula: pontos de encontro através do Trabalho Colaborativo AEMV - Sec. SecundárioAdelina Freire - Junho de ESCOLA MEDIAR OS PROCESSOS COGNITIVOS QUE PERMITEM TRANSFORMAR INFORMAÇÃO EM CONHECIMENTO ESCOLA MEDIAR OS PROCESSOS COGNITIVOS QUE PERMITEM TRANSFORMAR INFORMAÇÃO EM CONHECIMENTO Tarefa dos Professores Bibliotecários e Disciplinares TRABALHO COLABORATIVO

5 Biblioteca Escolar e Sala de Aula: pontos de encontro através do Trabalho Colaborativo AEMV - Sec. SecundárioAdelina Freire - Junho de O Professor Bibliotecário pode: Assumir o seu papel de líder na proposta de trabalho colaborativo. Argumentar que o apoio pericial de dois profissionais só pode melhorar as aprendizagens dos alunos. Clarificar conceitos Colaboração em diferentes graus Para Incentivar a Colaboração BE / Aula

6 Biblioteca Escolar e Sala de Aula: pontos de encontro através do Trabalho Colaborativo AEMV - Sec. SecundárioAdelina Freire - Junho de (…) pode: Resumir e divulgar alguns resultados positivos da colaboração estudos internacionais. Divulgar colaborações bem sucedidas já efectuadas na escola, clarificando a simplicidade do processo. Realçar os objectivos comuns à BE e aos professores.

7 Biblioteca Escolar e Sala de Aula: pontos de encontro através do Trabalho Colaborativo AEMV - Sec. SecundárioAdelina Freire - Junho de 20107

8 Biblioteca Escolar e Sala de Aula: pontos de encontro através do Trabalho Colaborativo AEMV - Sec. SecundárioAdelina Freire - Junho de Suscitar um pequeno processo reflexivo junto dos professores, visando desencadear a colaboração com o professor bibliotecário. Como? Estando presente em reuniões dos vários departamentos, organizando encontros de sensibilização na BE… Clarificação de Conceitos com os Professores

9 Biblioteca Escolar e Sala de Aula: pontos de encontro através do Trabalho Colaborativo AEMV - Sec. SecundárioAdelina Freire - Junho de Trabalho Isolado Caracterizava o passado do prof. bibliotecário que quase desconhecia o que se passava na área curricular e esta usava pouco dos recursos materiais e humanos da biblioteca. Prof. bibl. permanecia na BE, fazia o trabalho biblioteconómico e limitava-se a prestar apoio aos utilizadores que o solicitavam. (1) Cf. DOLL, Carol (2005), Collaboration and school library media specialist. Lanham: Scarecrow Press. Clarificação de Conceitos com os Professores (1)

10 Biblioteca Escolar e Sala de Aula: pontos de encontro através do Trabalho Colaborativo AEMV - Sec. SecundárioAdelina Freire - Junho de Cooperação Prof. bibliotecário divulga os materiais da BE e conversa com os professores quando os encontra nos espaços da escola. Identifica as temáticas que estão a ser estudadas, para que as mesmas tenham expressão na colecção da BE. O ensino da literacia da informação ocorre numa determinada altura do ano, para um público específico, desligada do currículo.

11 Biblioteca Escolar e Sala de Aula: pontos de encontro através do Trabalho Colaborativo AEMV - Sec. SecundárioAdelina Freire - Junho de Coordenação O prof. bibliotecário tenta informar-se sobre o que cada professor está a ensinar e, com base nisto, disponibiliza na biblioteca documentos livro e digitais para apoio às unidades de ensino. Adopta modelos de ensino de competências em literacia da informação. Este ensino preocupa-se em complementar o que os alunos estão a aprender nas aulas.

12 Biblioteca Escolar e Sala de Aula: pontos de encontro através do Trabalho Colaborativo AEMV - Sec. SecundárioAdelina Freire - Junho de Colaboração Nível de envolvimento mais completo. O prof. bibliotecário colabora activamente com os professores da escola na planificação, execução e avaliação de aulas / unidades de ensino / projectos. Os objectivos concentram-se em resultados de longo prazo visão holística e dinâmica do currículo.

13 Biblioteca Escolar e Sala de Aula: pontos de encontro através do Trabalho Colaborativo AEMV - Sec. SecundárioAdelina Freire - Junho de Uma relação de trabalho baseada na confiança entre dois ou mais participantes vistos como iguais, envolvidos numa partilha de pensamentos, de planos e na criação de situações de ensino integrado. (…) TRABALHO COLABORATIVO É… (1) (1) Cf. MONTIEL-OVERALL, Patricia (2005) «Toward a theory of collaboration for teachers and librarians», in American association of school librarians, 8. Disponível em:http://www.ala.org/ala/aasl/aaslpubsandjournals/slmrb/slmr contents/volumP82005/theory.htm (acedido em 10/12/2005).http://www.ala.org/ala/aasl/aaslpubsandjournals/slmrb/slmr contents/volumP82005/theory.htm

14 Biblioteca Escolar e Sala de Aula: pontos de encontro através do Trabalho Colaborativo AEMV - Sec. SecundárioAdelina Freire - Junho de (…) Através de perspectivas e objectivos comuns, são criadas oportunidades de aprendizagem que integram os conhecimentos específicos de cada área e a literacia da informação, (…) COLABORAÇÃO PORQUE…

15 Biblioteca Escolar e Sala de Aula: pontos de encontro através do Trabalho Colaborativo AEMV - Sec. SecundárioAdelina Freire - Junho de (…) por intermédio de co-planificação, co-execução e co-avaliação da evolução dos estudantes ao longo do processo de ensino, de modo a melhorar as suas aprendizagens em todas as áreas do currículo. (Montiel-Overall, 2005). COLABORAÇÃO …

16 Biblioteca Escolar e Sala de Aula: pontos de encontro através do Trabalho Colaborativo AEMV - Sec. SecundárioAdelina Freire - Junho de COLABORAÇÃO

17 Biblioteca Escolar e Sala de Aula: pontos de encontro através do Trabalho Colaborativo AEMV - Sec. SecundárioAdelina Freire - Junho de Resultados de Estudos Internacionais (1) O desempenho académico dos alunos aumenta quando: o professor bibliotecário colabora com os outros professores para criar experiências de aprendizagem motivadoras usando os recursos da biblioteca escolar (Colorado I e Colorado II ); os alunos receberam com frequência instrução em literacia da informação pelo professor bibliotecário (Alaska ); (1) Cf. Estudos de Keith Lance, Ross Todd e outros, publicados pela U.S. National Commission on Libraries and Information Science, em School libraries work! (2006: 9-11). Disponível em: images/slw_04.pdf (acedido em 7/11/2008)http://librarypublishing.scholastic.com/content/stores/LibraryStore/pages/

18 Biblioteca Escolar e Sala de Aula: pontos de encontro através do Trabalho Colaborativo AEMV - Sec. SecundárioAdelina Freire - Junho de …quando: existe um elevado grau de verdadeira colaboração entre o prof. bibl. e o professor de sala de aula, num vasto leque de actividades (Illinois ). Comprovam ainda que: a colecção da BE só produz efeitos positivos nos resultados académicos dos alunos quando ela é integrada em iniciativas a nível de toda a escola para integrar a literacia da informação na abordagem da escola ao currículo (Pennsylvania ).

19 Biblioteca Escolar e Sala de Aula: pontos de encontro através do Trabalho Colaborativo AEMV - Sec. SecundárioAdelina Freire - Junho de O TRABALHO COLABORATIVO

20 Biblioteca Escolar e Sala de Aula: pontos de encontro através do Trabalho Colaborativo AEMV - Sec. SecundárioAdelina Freire - Junho de O Trabalho colaborativo para o ensino de competências em Literacia da Informação, integradas nas aprendizagens de âmbito curricular METODOLOGIAS ACTIVAS auto-aprendizagem Pedagogia de Projecto Ensino Baseado em Recursos …

21 Biblioteca Escolar e Sala de Aula: pontos de encontro através do Trabalho Colaborativo AEMV - Sec. SecundárioAdelina Freire - Junho de 2010 OS TRÊS Cês * Co- planificação: - longo prazo (quando necessário); - médio prazo; - curto prazo. * Co-leccionação: - mais de uma aula; - preferencialmente na BE. * Co-avaliação: - do processo de aprendizagem dos alunos; - do trabalho colaborativo entre os professores. 21

22 Biblioteca Escolar e Sala de Aula: pontos de encontro através do Trabalho Colaborativo AEMV - Sec. SecundárioAdelina Freire - Junho de a)Longo prazo ( anual ) - em reunião de equipa, após as planificações feitas pelos professores nos respectivos departamentos. b) Médio Prazo (Unidade didáctica / Projecto) - com cada professor (ou pequeno grupo de prof. da mesma disciplina). Os colaboradores dividem tarefas na construção de alguns materiais a utilizar nas aulas. c) Curto Prazo (aula a aula) - com cada professor, para articular as sequências de aula em team teaching. 1º C - Co-planificação

23 Biblioteca Escolar e Sala de Aula: pontos de encontro através do Trabalho Colaborativo AEMV - Sec. SecundárioAdelina Freire - Junho de a)Longo prazo (anual) - Quando há um conjunto de professores com quem o prof. bibl. vai colaborar, forma-se uma equipa que planifica em conjunto Objectivos GeraisObjectivos Específicos Calenda- rização Ano /Turma Disci- plina Prof.Conteúdo(s) Disciplinares Objectivos específicos comuns às áreas curriculares e à BE Nº de sessões previstas com intervenção da BE Um Exemplo

24 Biblioteca Escolar e Sala de Aula: pontos de encontro através do Trabalho Colaborativo AEMV - Sec. SecundárioAdelina Freire - Junho de b) Médio Prazo ( Unidade /Projecto) - com cada professor (ou pequeno grupo de prof. da mesma disciplina). Disciplina : Professor: Ano/Turma(s): Data(s) Prevista (s): Espaço(s): CONTEÚDOS DE REFERÊNCIA: COMPETÊNCIAS A DESENVOLVER: METODOLOGIA: RECURSOS NECESSÁRIOS: AVALIAÇÃO: OBSERVAÇÕES:

25 Biblioteca Escolar e Sala de Aula: pontos de encontro através do Trabalho Colaborativo AEMV - Sec. SecundárioAdelina Freire - Junho de c) Curto Prazo (aulas) - Articulação das sequências de aula TEAM-TEACHING não TURN- TEACHI NG Disciplina: __Professor(a): Ano/Turma(s): Data(s) : Hora(s): 1ª, 2ª… intervenção da BE Espaço: Sequência das actividades a desenvolver com os alunos: Materiais:Professor que lidera (1) (1 ) Embora um dos professores possa assumir em algumas alturas a liderança, não se pretende um ensino à vez mas um verdadeiro ensino em equipa. Um exemplo

26 Biblioteca Escolar e Sala de Aula: pontos de encontro através do Trabalho Colaborativo AEMV - Sec. SecundárioAdelina Freire - Junho de No geral, esta etapa exige: a cada professor - um máximo de três encontros de trabalho com o Prof. Bib. ao Prof. Bibliotecário - algum trabalho prévio de pesquisa nas áreas de investigação dos alunos. - uma flexibilização (consentida) do seu horário para viabilizar encontros e aulas a co-leccionar.

27 Biblioteca Escolar e Sala de Aula: pontos de encontro através do Trabalho Colaborativo AEMV - Sec. SecundárioAdelina Freire - Junho de Não Perder de vista o objectivo comum: Integrar a Literacia da Informação nos conteúdos disciplinares Pode pensar-se esta co-leccionação em 3 fases: a) Formação inicial de utilizadores. b) Apoio à Aprendizagem com Base nos Recursos da BE c) Apresentação dos trabalhos de pesquisa (alunos) e recolha de alguns pontos fortes e fracos dos trabalhos (profs.) 2º C - Co-leccionação

28 Biblioteca Escolar e Sala de Aula: pontos de encontro através do Trabalho Colaborativo AEMV - Sec. SecundárioAdelina Freire - Junho de a) A formação inicial de utilizadores. Duas sessões na BE, nas 1ª s semanas de aulas (lidera o Prof. Bib. e o Prof. disciplinar intervém estimulando para o debate, e apoiando a realização das actividades). OBJECTIVOS: Saber utilizar os recursos da biblioteca (só para novos alunos) 1 aula Dar uma perspectiva global das diversas fases de pesquisa 1 aula Uso de guiões de pesquisa

29 Biblioteca Escolar e Sala de Aula: pontos de encontro através do Trabalho Colaborativo AEMV - Sec. SecundárioAdelina Freire - Junho de Plano da sessão de trabalho À Descoberta da BE Apresentação sobre a Pesquisa no catálogo informatizado Localizar os documentos na estante e compreender a CDU O Guia da Biblioteca Escolar Ficha de avaliação da actividade. 1ª aula na BE - Exemplos dos Materiais Usados 2ª aula na BE - Exemplos dos Materiais Usados Guião de pesquisa fornecido a todos os alunos Apresentação do Guião de Pesquisa

30 Biblioteca Escolar e Sala de Aula: pontos de encontro através do Trabalho Colaborativo AEMV - Sec. SecundárioAdelina Freire - Junho de Quando os alunos iniciam as suas pesquisas, é importante Proporcionar-lhes um momento de reflexão sobre a pesquisa na Internet e a avaliação dos sites a que acedem. Material de apoio Dependendo da natureza do trabalho, as aulas seguintes destinam-se a apoiar os alunos nas diferentes fases da pesquisa. b) Apoio à Aprendizagem com Base nos Recursos da BE

31 Biblioteca Escolar e Sala de Aula: pontos de encontro através do Trabalho Colaborativo AEMV - Sec. SecundárioAdelina Freire - Junho de Quando se trata de projectos que os alunos têm que desenvolver também fora do tempo dos tempos curriculares, o prof. bibl. presta apoio aos alunos. Estes podem marcar encontros com o prof. bibliotecário. Instrumento de registo utilizados para os encontros com os alunos. N. B. – ajuda se o prof. da disciplina for lembrando a necessidade desses encontros e se se mostrar informado sobre o empenho dos alunos.

32 Biblioteca Escolar e Sala de Aula: pontos de encontro através do Trabalho Colaborativo AEMV - Sec. SecundárioAdelina Freire - Junho de Tanto na apresentação oral dos trabalhos, quanto na apresentação escrita, é importante que os colaboradores identifiquem alguns dos pontos fortes e fracos, e que seja dado um feedback aos alunos. Comentário aos trabalhos dos alunos c) Apresentação dos trabalhos de pesquisa

33 Biblioteca Escolar e Sala de Aula: pontos de encontro através do Trabalho Colaborativo AEMV - Sec. SecundárioAdelina Freire - Junho de Por vezes, os professores apercebem-se de pontos fracos generalizados que poderão motivar a construção de mais materiais de apoio aos alunos. Exemplo: Como apresentar trabalhos oralmenteComo apresentar trabalhos oralmente Como apresentar trabalhos escritosComo apresentar trabalhos escritos

34 Biblioteca Escolar e Sala de Aula: pontos de encontro através do Trabalho Colaborativo AEMV - Sec. SecundárioAdelina Freire - Junho de Durante as aulas co-leccionadas, os professores observam a aplicação das competências de localização, utilização e tratamento da informação. Grelha de observação preenchida pelos 2 professores no fim de cada aula 3º C - Co-avaliação

35 Biblioteca Escolar e Sala de Aula: pontos de encontro através do Trabalho Colaborativo AEMV - Sec. SecundárioAdelina Freire - Junho de A informação recolhida sobre o domínio destas competências tem um carácter formativo, visando sobretudo levar os próprios alunos à identificação dos seus pontos fortes e fracos nesta área.

36 Biblioteca Escolar e Sala de Aula: pontos de encontro através do Trabalho Colaborativo AEMV - Sec. SecundárioAdelina Freire - Junho de O Prof. Bibliotecário manifesta a sua opinião em relação à avaliação das competências em Literacia da Informação. O professor disciplinar mantém a sua soberania na avaliação sumativa do conteúdo e da forma dos trabalhos. Na avaliação final da disciplina, os trabalhos realizados com base nos recursos da BE devem contar com uma percentagem definida nos critérios de cada departamento curricular / disciplina.

37 Biblioteca Escolar e Sala de Aula: pontos de encontro através do Trabalho Colaborativo AEMV - Sec. SecundárioAdelina Freire - Junho de AVALIAÇÃO DA COLABORAÇÃO É útil que haja uma avaliação do trabalho colaborativo desenvolvido, tendo em vista a possível melhoria de alguns aspectos no futuro.avaliação do trabalho colaborativo O que correu bem? O que podia ser melhorado? Os recursos da BE corresponderam às necessidades? O trabalho colaborativo trouxe benefícios para as aprendizagens dos alunos? Que aprendizagens fizeram os alunos?

38 Biblioteca Escolar e Sala de Aula: pontos de encontro através do Trabalho Colaborativo AEMV - Sec. SecundárioAdelina Freire - Junho de EXEMPLOS DE TRABALHO COLABORATIVO

39 Biblioteca Escolar e Sala de Aula: pontos de encontro através do Trabalho Colaborativo AEMV - Sec. SecundárioAdelina Freire - Junho de Um exemplo simples e adaptável Trabalho colaborativo entre os professores Bib. e de Filosofia Projecto – a desenvolver entre o início do segundo período e meados do terceiro. Área de colaboração – Literacia da informação integrada nos conteúdos disciplinares. Público Alvo – alunos de 10.º ano.

40 Biblioteca Escolar e Sala de Aula: pontos de encontro através do Trabalho Colaborativo AEMV - Sec. SecundárioAdelina Freire - Junho de Indicações aos alunos Cada grupo (4 elementos) - um trabalho de pesquisa sobre um subtema dentro do tema central : TEMAS E PROBLEMAS DA SOCIEDADE CONTEMPORÂNEA Globalização, Direitos Humanos e Direitos das Mulheres Início em Janeiro e apresentação em Maio. Dossiê de pesquisa A entregar ao professor trabalho escrito A apresentar à turma apresentação oral

41 Biblioteca Escolar e Sala de Aula: pontos de encontro através do Trabalho Colaborativo AEMV - Sec. SecundárioAdelina Freire - Junho de Apoio da BE a)Localização da informação nos documentos livro e não-livro. b) Selecção dos documentos mais pertinentes, e avaliação dos sites da Internet. c) Recolha da informação nos documentos seleccionados. d) Incentivo a um tratamento pessoal da informação.

42 Biblioteca Escolar e Sala de Aula: pontos de encontro através do Trabalho Colaborativo AEMV - Sec. SecundárioAdelina Freire - Junho de Critérios de avaliação Para além de critérios mais específicos da disciplina de Filosofia: - processo de pesquisa (Bib.); - apropriação individual da informação (Filosofia); - aspectos formais do trabalho escrito e da apresentação oral (os dois professores).

43 Biblioteca Escolar e Sala de Aula: pontos de encontro através do Trabalho Colaborativo AEMV - Sec. SecundárioAdelina Freire - Junho de ª etapa – Formação em literacia da informação: O Trabalho Colaborativo Entre os Professores * Clarificar o sistema de classificação da BE (CDU) e elucidar sobre estratégias de pesquisa do ficheiro da biblioteca e da Internet. * Fornecer aos alunos um modelo de pesquisa em várias etapas (LUTA). Local – Biblioteca. Tempo – minutos da aula de Fil. Responsável – Prof. Bib. e Professor de Fil. 43

44 Biblioteca Escolar e Sala de Aula: pontos de encontro através do Trabalho Colaborativo AEMV - Sec. SecundárioAdelina Freire - Junho de ª etapa – Acompanhamento do processo de pesquisa: * Acompanhar o início do processo de investigação, nomeadamente apoiando uma pesquisa exploratória na BE e a elaboração de um plano de trabalho com as tarefas específicas a desenvolver em cada etapa. * Avaliar a informação encontrada na Internet. Local - Biblioteca. Tempo – minutos da aula de Fil. Responsável – Prof. de Fil. e Prof. Bib.

45 Biblioteca Escolar e Sala de Aula: pontos de encontro através do Trabalho Colaborativo AEMV - Sec. SecundárioAdelina Freire - Junho de ª etapa – Acompanhamento do projecto ao longo do ano. Local – Biblioteca. Tempo – Ao longo do ano e por solicitação dos alunos Acertar horários com os grupos de trabalho, de modo a poder apoiá-los a todos. Responsável – Prof. Bibliotecário 4ª etapa – Acompanhamento da apresentação dos trabalhos. Local – Sala de aula. Tempo – minutos. Responsáveis – Professores de Filosofia e Bibl.

46 Biblioteca Escolar e Sala de Aula: pontos de encontro através do Trabalho Colaborativo AEMV - Sec. SecundárioAdelina Freire - Junho de ª etapa – Apreciação dos trabalhos. Conteúdo – Professor de Filosofia. Forma – Professor Bibliotecário. N.B. Publicar o(s) melhor(es) trabalho(s) ou notícias sobre os trabalhos realizados na página Web da escola / BE é uma maneira de celebrar o trabalho dos alunos. 6ª etapa – Avaliação do trabalho colaborativo desenvolvido (os dois prof.).

47 Biblioteca Escolar e Sala de Aula: pontos de encontro através do Trabalho Colaborativo AEMV - Sec. SecundárioAdelina Freire - Junho de Outras Possibilidades Um trabalho deste tipo pode ser desenvolvido: em projecto alargado no âmbito uma temática específica ou de uma unidade didáctica.

48 Biblioteca Escolar e Sala de Aula: pontos de encontro através do Trabalho Colaborativo AEMV - Sec. SecundárioAdelina Freire - Junho de Pode ser feito: a Português e Língua estrangeira (autores, temáticas literárias ou outras); a História (historiadores ou factos históricos importantes…); nas áreas científicas (descobertas importantes; cientistas famosos…).

49 Biblioteca Escolar e Sala de Aula: pontos de encontro através do Trabalho Colaborativo AEMV - Sec. SecundárioAdelina Freire - Junho de A ideia pode servir para outros ciclos de ensino, de modo simplificado e adaptado ao grau de desenvolvimento dos alunos. No Ensino Básico, as NAC são propícias a este tipo de trabalho.

50 Biblioteca Escolar e Sala de Aula: pontos de encontro através do Trabalho Colaborativo AEMV - Sec. SecundárioAdelina Freire - Junho de Etapas do trabalho colaborativo: 1ª- Debateu com o prof. Bib. a possibilidade de planificar em comum a unidade temática «The British press», integrada no domínio de referência «Os mass media e a comunicação global». - Identificaram-se os recursos disponíveis na BE. - Determinaram-se os objectivos comuns (L. I.). 2ª- Procedeu-se à co-planificação da unidade didáctica. Outro Exemplo - Uma Unidade didáctica

51 Biblioteca Escolar e Sala de Aula: pontos de encontro através do Trabalho Colaborativo AEMV - Sec. SecundárioAdelina Freire - Junho de Na fase da co-planificação Traçaram-se os objectivos: a) conhecer e utilizar o vocabulário específico do tema em estudo (Ing); b) aplicar regras do sistema linguístico (Ing); c) contribuir para que os alunos desenvolvam estratégias de metacognição sobre as fases de localização, selecção e uso da informação (Ing + BE): formular questões de pesquisa; usar palavras-chave nas suas pesquisas; utilizar estratégias adequadas à pesquisa na rede de Internet; avaliar a informação acedida através da rede de Internet; recolher informação pertinente, tendo em conta os objectivos de pesquisa. d) promover a autonomia na aprendizagem (Ing. + BE).

52 Biblioteca Escolar e Sala de Aula: pontos de encontro através do Trabalho Colaborativo AEMV - Sec. SecundárioAdelina Freire - Junho de Definiram-se as estratégias: * turma dividida em cinco grupos; cada grupo tinha uma actividade de pesquisa: - a história dos jornais britânicos; - a Fleet Street; - as maiores revistas britânicas em circulação; - tipos de notícias em diferentes jornais; - diferentes abordagens de uma notícia. Recursos da BE Doc. Livro Internet (já existentes) Jornais Ingleses (adquiridos)

53 Biblioteca Escolar e Sala de Aula: pontos de encontro através do Trabalho Colaborativo AEMV - Sec. SecundárioAdelina Freire - Junho de º – Deu-se início à unidade didáctica a) Tema introduzido na sala de aula com indicação da tarefa final da unidade (2 aulas) b) Actividade de pesquisa na BE (1 aula co-leccionada) - grupos na Internet deviam aplicar critérios de avaliação aos sites a que acediam (cf. LUTA). - grupos que trabalhavam com os jornais autênticos deviam utilizar uma ficha para elaborar questões de investigação (cf. LUTA). c) Finalização e apresentação dos trabalhos (1 aula) d) Publicação dos trabalhos escritos na página da escola na Internet ( secção - A Step Forward).

54 Biblioteca Escolar e Sala de Aula: pontos de encontro através do Trabalho Colaborativo AEMV - Sec. SecundárioAdelina Freire - Junho de – Avaliou-se o trabalho colaborativo - Avaliação do processo com os alunos. - Avaliação do trabalho colaborativo, com base nos seguintes aspectos:Avaliação do trabalho colaborativo, com base nos seguintes aspectos: * o processo de planificação da colaboração (dificuldades, tempo exigido, ambiente de trabalho); * a co-leccionação de aulas com o parceiro da colaboração (aspectos a alterar / manter …); * a participação dos colaboradores na avaliação do trabalho dos alunos (a existência, ou não, de co-avaliação; as limitações a esta vertente da colaboração);

55 Biblioteca Escolar e Sala de Aula: pontos de encontro através do Trabalho Colaborativo AEMV - Sec. SecundárioAdelina Freire - Junho de * Leitura das obras de ficção aconselhadas pelos programas de línguas, pelo PNL, ou relacionadas com a História, com a Filosofia, com áreas científicas… * Colaboração que pode desenvolver-se no âmbito de actividades como os Círculos de Leitura ou Contratos de Leitura Trabalho de colaboração /cooperação na área da promoção da leitura

56 Biblioteca Escolar e Sala de Aula: pontos de encontro através do Trabalho Colaborativo AEMV - Sec. SecundárioAdelina Freire - Junho de No final, os alunos podem, ou não, produzir textos críticos / literários / intimistas sobre os livros lidos, a avaliar pelo prof. da disciplina e pelo prof. bibliotecário. Os melhores textos podem ser seleccionados para expor nos painéis da BE e publicar na página web da escola / BE. - Podem ainda apresentar o(s) livro(s) lido(s) a outros colegas.

57 Biblioteca Escolar e Sala de Aula: pontos de encontro através do Trabalho Colaborativo AEMV - Sec. SecundárioAdelina Freire - Junho de Embora não possa ser permanente, a colaboração para o desenvolvimento dos objectivos transversais (Literacia da Informação e a Promoção da Leitura) deve abranger todos os alunos em algum momento do seu percurso escolar, em cada ciclo de ensino. Para (in) acabar …

58 Biblioteca Escolar e Sala de Aula: pontos de encontro através do Trabalho Colaborativo AEMV - Sec. SecundárioAdelina Freire - Junho de Esta colaboração viabiliza a intersecção da BE com a Sala de Aula, permitindo à BE a assunção de todo o seu valor dentro da escola. Os alunos têm o apoio pericial de ambos os profissionais, pelo que a qualidade das suas aprendizagens tenderá a melhorar. Para (in) acabar …

59 Biblioteca Escolar e Sala de Aula: pontos de encontro através do Trabalho Colaborativo AEMV - Sec. SecundárioAdelina Freire - Junho de OBRIGADA PELA VOSSA ATENÇÃO Adelina Freire

60 Biblioteca Escolar e Sala de Aula: pontos de encontro através do Trabalho Colaborativo AEMV - Sec. SecundárioAdelina Freire - Junho de Exemplos de documentos em suporte digital, concebidos por alunos do 10º ano de escolaridade para servirem de suporte às apresentações orais dos seus trabalhos de pesquisa sobre racismo e xenofobia ; direitos humanos e tráfico de crianças, efectuados no âmbito da disciplina de Filosofia, em trabalho colaborativo com a Biblioteca e usando os seus recursosracismo e xenofobia direitos humanos e tráfico de crianças


Carregar ppt "Biblioteca Escolar e Sala de Aula: pontos de encontro através do Trabalho Colaborativo AEMV - Sec. SecundárioAdelina Freire - Junho de 20101."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google