A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

EVOLUÇÃO DO PENSAMENTO ECONÔMICO

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "EVOLUÇÃO DO PENSAMENTO ECONÔMICO"— Transcrição da apresentação:

1 EVOLUÇÃO DO PENSAMENTO ECONÔMICO
UNIVERSIDADE CATÓLICA DE GOIÁS Departamento de Comunicação Social Curso de graduação em Jornalismo Seminários Temáticos IV (Economia) Profª Caroline Magalhães

2 EVOLUÇÃO DO PENSAMENTO ECONÔMICO
Na Antiguidade: a Economia era estudada como parte da Filosofia social, moral e ética. Mercantilismo ( ): políticas para atrair e manter metais preciosos em um país. Os pensadores deste período não chegaram a produzir análises coerentes da economia.

3 EVOLUÇÃO DO PENSAMENTO ECONÔMICO
Fisiocracia ( ): formada por um grupo de reformadores sociais franceses, discípulos intelectuais de François Quesnay. Período de transição entre o Feudalismo e o Capitalismo (caos social/Rev. Francesa); Defendiam o comércio e a indústria; Proposta de imposto único sobre a agricultura.

4 EVOLUÇÃO DO PENSAMENTO ECONÔMICO
Adam Smith ( ): primeiro a elaborar um modelo coerente do sistema capitalista. Opositor dos mercantilistas; Defendia a livre concorrência e a não intervenção do Estado na economia; Suas idéias serviram de base para a Teoria do Valor-Trabalho; Autor de “A Riqueza das Nações”.

5 EVOLUÇÃO DO PENSAMENTO ECONÔMICO
Thomas R. Malthus ( ): colocou a economia em sólidas bases empíricas. Período: Revolução Industrial; Defensor da Teoria do Valor Trabalho; Excesso de população é a causa de todos os males da sociedade; Subestimou o ritmo tecnológico.

6 EVOLUÇÃO DO PENSAMENTO ECONÔMICO
Por volta de 1780, Jeremy Bentham e Jonh Stuart Mill publicaram trabalhos que deram origem ao UTILITARISMO. Essas teorias influenciaram o filósofo Condillac, que apresentou uma teoria do valor fundada na utilidade, pressupondo que o valor de um bem se forma pela satisfação que ele representa ao consumidor. Neste contexto, o valor se forma por sua demanda.

7 EVOLUÇÃO DO PENSAMENTO ECONÔMICO
David Ricardo ( ): foi quem primeiro formatou a Teoria do Valor Trabalho de forma coerente. Defendia que embora todas as mercadorias que tinham valor tivessem utilidade, a utilidade não estabeleceria o valor; Tratou dos problemas do comércio internacional e defendeu o livre-cambismo.

8 EVOLUÇÃO DO PENSAMENTO ECONÔMICO
Karl Marx ( ): defensor da Teoria Valor Trabalho, estudou o problema dos detentores dos meios de produção; exploração da mão-de-obra; lucro sobre o trabalhador; mais-valia. Fazia duras críticas ao capitalismo.

9 EVOLUÇÃO DO PENSAMENTO ECONÔMICO
Alfred Marshall ( ): foi o fundador do grupo tradicional da economia neoclássica do século XX, que combina sua defesa do capitalismo com uma grande flexibilidade. - Contribuiu para a Teoria Valor Utilidade, elaborando a noção de elasticidade preço da demanda.

10 EVOLUÇÃO DO PENSAMENTO ECONÔMICO
Jonh Mayard Keynes ( ): apresentou um programa de ação para a promoção do pleno emprego. Suas idéias foram divulgadas pós-crise de 1929. Propôs o fim do laissez-faire (mercado livre – chavão do liberalismo); Defendia a intervenção do Estado; Acreditava no capitalismo.

11 EVOLUÇÃO DO PENSAMENTO ECONÔMICO
Monetaristas (neoliberais): defendiam a baixa interverção do Estado; Fiscalistas: defendiam a alta intervenção do Estado; recomendam o uso de políticas fiscais ativas; Pós-Keynesianos: defendem o papel ativo do Estado; enfatizam o papel da especulação financeira.

12 EVOLUÇÃO DO PENSAMENTO ECONÔMICO
EXERCÍCIOS EM SALA A Teoria do Valor Trabalho é defendida por quais pensadores? As bases da Teoria do Valor Trabalho estão na obra “A Riqueza das Nações”. Quem é o autor deste livro? Que outras idéias foram defendidas por este estudioso clássico? A Teoria da Demanda é baseada na Teoria do Valor Trabalho ou na Teoria do Valor Utilidade? Explique. Cite um pensador que defendeu a Teoria do Valor Utilidade.


Carregar ppt "EVOLUÇÃO DO PENSAMENTO ECONÔMICO"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google